Reserva do Abade em Pirenópolis: Visitando a Cachoeira do Abade 1


A cidade de Pirenópolis é uma joia escondida no centro-oeste brasileiro. Suas ruas estreitas, casas coloniais e sua infinidade de cachoeiras fazem com que ela seja perfeita para passar um feriado prolongado. Um dos lugares mais procurados é a Reserva do Abade que possui uma ótima estrutura e algumas cachoeiras, como o Poço do Sossego, Cachoeira Landi, Cachoeira do Cânion e a própria Cachoeira do Abade. Veja abaixo como chegar, como visitar, preços, dicas e mais informações.

Como Chegar na Reserva do Abade?

A Reserva do Abade Grande fica localizada na porção nordeste da cidade. Durante a sua viagem para a cidade você perceberá que a melhor maneira para chegar nas cachoeiras é de carro próprio ou carro alugado.

Se deseja alugar um carro, o blog my Destination Anywhere possui uma parceria com a empresa Rent Cars para comparação de preços de aluguel de carro em diferentes companhias. A Rent Cars é uma empresa confiável e segura. 

Você pode acessar o site clicando nesse link. Ao utilizar o link do nosso site, você não paga nada a mais por isso e o blog ainda ganha uma comissão da Rent Cars. Você consegue os melhores valores nas diárias de aluguel e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham!

Partindo do centro de Pirenópolis você deve ir até a Igreja do Bonfim e de lá pegar a estrada com destino as cachoeiras. No mapa abaixo é possível ver a localização da Reserva do Abade que fica a 17Km da saída da cidade, logo depois da Reserva Vargem Grande que também tivemos a oportunidade de visitar (veja aqui tudo sobre a Reserva Vargem Grande)

Mapa Cachoeiras de Pirenopolis

Mapa Cachoeiras de Pirenópolis

Reserva do Abade

Chegando na Reserva do Abade você deve pagar o valor de R$ 30 reais por pessoa pois as cachoeiras se situam em uma área privada. Depois de passar pela portaria você percorre mais um trecho para chegar ao centro de informações e estacionamento.

Reserva do Abade

Reserva do Abade

Neste ponto você terá mais informações sobre como chegar até as cachoeiras. Há duas opções: uma trilha curta de 400 metros que leva diretamente para a Cachoeira do Abade e uma outra opção que é pegar uma trilha mais longa de 2,5 Km que passa por toda a reserva e pelas outras cachoeiras, terminando na Cachoeira do Abade, onde você poderá voltar para o centro de informações pelo caminho de 400m. As trilhas são bem tranquilas de serem realizadas, mas o sol é bem castigante e é preciso levar água.

Reserva do Abade Mapa

Reserva do Abade Mapa

Poço do Sossego

Depois de percorrer aproximadamente 1 Km de trilha chegamos ao primeiro ponto de parada que é o Poço do Sossego. Não há muito locais para banho, apenas um pequeno poço (e fundo) que fica bastante movimentado. De qualquer maneira, é um ponto onde você pode parar para se refrescar antes de continuar a trilha.

Poço do Sossego

Poço do Sossego

Poço do Sossego

Poço do Sossego

Mirante do Bugio

O Mirante do Bugio não faz parte do circuito. Ele é um caminho de ida e volta a partir do Poço do Sossego e, a partir do Mirante do Bugio, você tem uma bela vista da região. O mirante tem esse nome por uma espécie de macaco que visita o local de vez em quando.

Cachoeira do Landi

Depois de voltar ao Poço do Sossego você andará por mais uns 500 metros até chegar a Cachoeira do Landi que é aproximadamente no meio do circuito. Particularmente esta foi a cachoeira que mais gostamos pois ela possui uma boa área para o banho, uma queda d’água pequena onde é possível ficar embaixo e várias áreas de sombra onde é possível sentar e relaxar.

Cachoeira do Landi

Cachoeira do Landi

Cachoeira do Landi

Cachoeira do Landi

Ponte Tremedeira

Entra a Cachoeira do LandiCachoeira do Cânion tem a Ponte Tremedeira que é uma ponte de madeira onde apenas duas pessoas podem passar por vez. Ela realmente pode ser chamada de tremedeira pois balança bastante enquanto você passa por ela.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Ponte Tremedeira Reserva do Abade

Ponte Tremedeira

Ponte Tremedeira Reserva do Abade

Ponte Tremedeira

Ponte Tremedeira Reserva do Abade

Altura da Ponte Tremedeira

Cachoeira do Cânion

A Cachoeira do Cânion fica bem mais próxima da própria Cachoeira do Abade e também possui um bom poço para um banho. Por ficar em uma zona mais escura, a água é mais gelada do que as outras cachoeiras. De qualquer maneira, vale a pena procurar uma pedra para descansar um pouco e apreciar a beleza dos cânions que compões o cenário.

Cachoeira do Cânion

Cachoeira do Cânion

Cachoeira do Cânion

Cachoeira do Cânion

Cachoeira do Abade

A Cachoeira do Abade é muito bonita, mas gostamos mais da Cachoeira do Landi por ser um pouco mais tranquila. Como a Cachoeira do Abade é a mais próxima do centro de informações, muitos turistas acabam visitando apenas esta cachoeira.

Cachoeira do Abade

Cachoeira do Abade

Cachoeira do Abade

Cachoeira do Abade

A Cachoeira do Abade possui uma boa área para o banho e você ainda pode se aventurar atrás da queda d’água onde há uma região de pedras que você pode ficar descansando por um tempo.

Restaurante do Abade

A Reserva do Abade possui o Restaurante do Abade que vale muito a pena. O restaurante funciona no regime de valor único e ele é de R$ 35 reais para comer a vontade. Como não poderia deixar de ser, a comida é muito saborosa.

Restaurante do Abade

Restaurante do Abade

Restaurante do Abade

Restaurante do Abade

Restaurante do Abade

Restaurante do Abade

Dicas para Visitar a Reserva do Abade

  • Leve protetor solar pois o sol é realmente escaldante
  • Respeite as indicações: na Cachoeira do Abade não é permitido ficar abaixo da queda d’água por riscos de acidentes e na Cachoeira do Landi não é permitido subir pelas pedras
  • Há salva vidas na Cachoeira do Abade e na Cachoeira do Cânion
  • Leve seu alimento (alimento leve como frutas e um lanche natural) e água. Apesar do local possuir um restaurante ótimo (diferentemente da Reserva Vargem Grande) e que realmente vale a pena, você precisará se alimentar durante a manhã ou durante a tarde.
  • Não é permitido a entrada com isopor.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a Travel Mobile

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

Um pensamento em “Reserva do Abade em Pirenópolis: Visitando a Cachoeira do Abade