Recife: Roteiro pelas Principais Atrações do Centro Histórico 1


Recife: Roteiro pelas Principais Atrações do Centro Histórico

A cidade de Recife em Pernambuco é amplamente conhecida por seu carnaval e suas praias, principalmente a Praia de Boa Viagem. Porém, a cidade também possui diversos pontos turísticos e históricos que tivemos a oportunidade de conhecer. Abaixo você encontra um roteiro por Recife e as principais atrações do seu centro histórico.

Centro Histórico de Recife

Centro Histórico de Recife

Como Chegar no Centro Histórico de Recife

Para chegar no centro histórico de Recife a melhor maneira que encontramos foi pegar um Uber que saiu da Praia de Boa Viagem e nos custou R$ 10 reais. Nós pegamos o Uber na praia de Boa Viagem e descemos no Marco Zero de Recife para iniciar o nosso roteiro.

Se quiser chegar de ônibus, a partir de qualquer ponto da cidade você pode pegar as linhas com destino ao pontos abaixo: Cais da Alfândega – Cais do Apolo – Cais de Santa Rita – Av. Marquês de Olinda – Rua Madre de Deus – Marco Zero – Av. Alfredo Lisboa.

Outra maneira é alugar um carro, mas não fizemos esta escolha pois achamos o valor do Uber bem em conta. Se deseja alugar um carro, o blog my Destination Anywhere possui uma parceria com a empresa Rent Cars para comparação de preços de aluguel de carro em diferentes companhias. A Rent Cars é uma empresa confiável e segura. 

Você pode acessar o site clicando nesse link. Ao utilizar o link do nosso site, você não paga nada a mais por isso e o blog ainda ganha uma comissão da Rent Cars. Você consegue os melhores valores nas diárias de aluguel e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham!

Centro Histórico de Recife

A cidade de Recife foi uma das cidades mais importantes da época do Brasil Colônia e fazia parte da Capitania de Pernambuco, a mais rica do país. Ela foi sede da colônia da Nova Holanda por 24 anos que teve como um dos administradores o conde Maurício de Nassau. O Centro Histórico do Recife, juntamente com o centro histórico de Olinda, é um dos conjuntos mais importantes no que que refere ao patrimônio do barroco do Brasil.

Nós começamos o nosso roteiro pelo marco zero de Recife. O Marco Zero está localizado na Praça Rio Branco e é o local da fundação da cidade de Recife e o ponto inicial de contagem das distâncias. Na Praça Rio Branco também acontece um dos maiores movimentos da cidade na época do Carnaval.

Marco Zero de Recife

Marco Zero de Recife

Praça Rio Branco

Praça Rio Branco

A partir da Praça Rio Branco é possível ver algumas esculturas do Instituto Ricardo Brennand que é um dos pontos turísticos mais interessantes do Recife, também conhecido como Parque das Esculturas. É um ótimo local para quem gosta de artes ao ar livre. Infelizmente não conseguimos visitar, mas a partir do Marco Zero você pode pegar diversos barcos que te levam até o local.

Parque das Esculturas Francisco Brennand

Parque das Esculturas Francisco Brennand

Em volta da Praça Rio Branco você ainda encontra diversos armazéns que possuem restaurantes, lojas e muito comércio local. Estes locais fazem parte do projeto Porto Novo Recife que está transformando os antigos armazéns portuários em um grande polo de turismo, serviços, entretenimento e lazer.

Armazéns do Porto

Armazéns do Porto

Armazéns do Porto

Armazéns do Porto

Ainda nas proximidades você encontra a Igreja Madre de Deus que foi construída em 1709. 



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Igreja Matriz Madre de Deus

Igreja Matriz Madre de Deus

Um fato bem interessante do centro histórico do Recife é que há um circuito da poesia onde é possível passar por diversas estátuas de poetas da cidade. Durante o nosso trajeto, passamos por Chico Science e Antônio Maria, mas há diversos outros que podem ser visitados.

Circuito da Poesia Recife

Circuito da Poesia Recife

Estátua Chico Science

Estátua Chico Science

Estátua Antônio Maria

Estátua Antônio Maria

Outro ponto de destaque do centro histórico é a Torre Malakoff que foi construída entre 1853 e 1855. Esse é um dos pontos turísticos mais famosos do Recife, que hoje abriga um espaço cultural e científico com exposições diversas e um observatório astronômico.

Torre Malakoff

Torre Malakoff

Durante o nosso roteiro pelo centro do Recife ainda tivemos a oportunidade de visitar dois museus. O primeiro é o Paço do Frevo que conta mais sobre a história do frevo, cultura e toda a influência que o Frevo possui no carnaval. É um museu interessante que vale a visita se você se interessa pelo assunto (veja aqui mais sobre o Paço do Frevo).

Paço do Frevo

Paço do Frevo

Paço do Frevo

Paço do Frevo

Paço do Frevo

Paço do Frevo

Outro museu que é muito interessante e o que mais gostamos é o Cais do Sertão que faz uma homenagem à cultura, às histórias e ao povo sertanejo brasileiro. Nós tivemos a oportunidade de visitar o Cais do Sertão e você encontra aqui tudo que você precisa saber sobre ele.

Museu Cais do Sertão

Museu Cais do Sertão

Exposição Luiz Gonzaga

Exposição Luiz Gonzaga

Nós recomendamos reservar um dia inteiro para visitar o centro histórico do Recife. Com certeza é uma ótima experiência e uma peça essencial da sua viagem pela cidade.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a Travel Mobile

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

Um pensamento em “Recife: Roteiro pelas Principais Atrações do Centro Histórico

  • Abdias Júnior

    Faltou muita coisa, mas parabéns pela matéria. A região mostrada é basicamente a do bairro do Recife, ou seja, o entorno do Marco Zero. Mas tem muito mais coisas: o maravilhoso conjunto arquitetônico da Praça da República, as muitas igrejas barrocas do bairro de Santo Antônio a exemplo da Capela Dourada e da Basílica do Carmo (local onde a cabeça de Zumbi dos Palmares ficou exposta)… enfim, é muita coisa! Sugiro que dê uma olhadinha no artigo “Centro Histórico do Recife” na Wikipédia:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Hist%C3%B3rico_do_Recife