Castelo de Neuschwanstein: O Castelo da Cinderela em Munique 11


Castelo de Neuschwanstein: O Castelo da Cinderela em Munique

O Castelo de Neuschwanstein é um palácio construído na metade do século XIX perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen no sudoeste da Alemanha, já nas proximidades da fronteira com a Áustria. Ele possui uma beleza incrível e é uma das atrações mais visitadas pelos turistas que vão até Munique, principal cidade de onde é possível o palácio. A beleza do lugar é tão impressionante que o próprio Walt Disney, depois de visitar o palácio, se inspirou para criar o Castelo da Cinderela, um dos símbolos da empresa.

Como Chegar no Castelo de Neuschwanstein saindo de Munique?

O Castelo de Neuschwanstein fica na cidade de Füssen e pode ser acessado de carro ou trem. Se você for de carro, o caminho é de aproximadamente 125km e demora uma hora e meia para ser completado. Já se você escolher ir de trem, o trajeto é de aproximadamente duas horas e você não precisa se preocupar em dirigir. Como fomos de trem, vamos contar como chegar ao Castelo de Neuschwanstein de trem.

O ponto de partida para quem vai de Munique é a estação central da cidade (Hauptbahnhof) e você deve pegar um trem com destino a estação de Füssen. Você tem duas opções para comprar o bilhete de trem para o palácio:

Bilhete Regular

O bilhete regular é válido para o trajeto de trem de ida e volta para Füssen saindo da estação central de Munique (Hauptbahnhof). Você pode comprá-lo na hora ou mesmo antecipadamente através do site oficial da Deutsche Bahn (http://www.bahn.de/i/view/GBR/en/index.shtml). Cada bilhete custa por volta de 26 Euros e você terá um gasto total de aproximadamente 52 Euros apenas para o trajeto de trem ida e volta entre Munique e Füssen. É caro para uma viagem e uma boa opção para economizar é usar o Bayern Ticket.

Bayern Ticket

Uma ótima alternativa para quem deseja economizar é utilizar o Bayern Ticket. O Bayern Ticket (“Passe da Baviera“) é um dos “Ländern Ticket” (Passes Estaduais) que são oferecidos pela Deutsche Bahn. Eles são válidos por um dia dentro do estado da Baviera e estão inclusos os trens regionais (RegionalExpress, RegionalBahn) e o transporte público dentro da cidade de Munique e Füssen (S-Bahn, ônibus, U-Bahn). Você pode comprá-lo na hora através das máquinas eletrônicas, escolhendo a opção “All Offers” e depois a opção “Leisure and special offers”.

O grande diferencial do Bayern Ticket frente ao ticket regular é que ele custa 23 Euros e é válido para o dia todo. Assim, por este preço você já faz o trajeto ida e volta. Uma outra vantagem é que você precisa pagar apenas 5 Euros a mais por passageiro viajando com você (limite de 4 passageiros por Bayern Ticket). Por exemplo, se você estiver viajando com 3 pessoas, você pagará 33 Euros para o trajeto ida e volta (23 Euros + 5 Euros + 5 Euros) das 3 pessoas.

Com certeza o Bayern Ticket é a opção mais econômica para chegar na estação de Füssen, mas ele possui uma restrição: nos dias de semana ele começa a valer a partir das 9h da manhã e no final de semana ele vale o dia inteiro. Portanto, se for usar o Bayern Ticket procure ir no Castelo de Neuschwanstein no final de semana para ter mais flexibilidade no horário. Se não tiver esta flexibilidade e precisar ir durante a semana, você tem duas opções: comprar a bilhete regular para um horário mais cedo ou comprar o Bayern Ticket e reservar o ingresso para o Castelo de Neuschwanstein com antecedência.

Depois de chegar na estação de Füssen você ainda precisará se deslocar até a bilheteria do palácio que fica a uma distância de 10 minutos de ônibus. Os ônibus que fazem este trajeto são os ônibus de número 73 e 78 e eles ficam estacionados do lado de fora da estação de trem de Füssen. Não tem como errar pois todas as pessoas que descerem do trem estarão fazendo o mesmo trajeto. Para quem já estiver usando o Bayern Ticket, ele também é válido para este trajeto de ônibus.

Castelo de Neuschwanstein Bilheteria

Bilheteria

Como Comprar Ingresso para o Castelo de Neuschwanstein?

O ingresso para o Castelo de Neuschwanstein pode ser comprado na hora ou reservado com antecedência. Abaixo você encontra as vantagens e desvantagens de cada opção:

Comprar o Ingresso para o Castelo de Neuschwanstein com Antecedência

Esta opção é boa para quem quiser usar o Bayern Ticket durante a semana pois, como o Bayern Ticket começa a valer a partir das 9h, o primeiro trem para Füssen depois deste horário sai apenas às 9h53min e chega um pouco antes do meio-dia. Se você deixar para comprar na hora você só vai conseguir visitar o palácio no final da tarde.

Comprando com antecedência você usa uma fila especial na bilheteria para retirar o seu ingresso. A grande desvantagem desta opção é que você precisa se programar muito bem para chegar até Füssen pois se você perder o horário não é possível remarcá-lo e você perderá o valor que pagou pelo ingresso. Nossa dica é se programar para chegar com pelo menos 90 minutos de antecedência em Füssen já que você precisará pegar o ônibus para ir até a bilheteria e depois subir até o castelo.

Comprar o Ingresso para o Castelo de Neuschwanstein na Bilheteria

Essa opção é boa para quem está usando o Bayern Ticket durante o final de semana ou vai para Füssen com o bilhete regular. Com estas opções você consegue sair no primeiro trem para Füssen (7h53min durante a semana ou 8h53min no final de semana) e chegar junto com a primeira leva de turistas e visitar o palácio nos primeiros horários.

Além disso, visitando o palácio mais cedo você consegue programar melhor como irá subir até o local e ainda tem tempo para visitar outras atrações da região, como o próprio Castelo de Hohenschwangau.

Quanto Custa o Ingresso para o Castelo de Neuschwanstein na Bilheteria

Comprando pela internet ou na bilheteria você irá pagar 12 Euros para visitar o Castelo de Neuschwanstein, 12 Euros para visitar o Castelo de Hohenschwangau (fica praticamente no mesmo local) ou usar o King’s Ticket e pagar 23 Euros pelos dois.

O ingresso com antecedência pode ser comprado através do site: http://www.hohenschwangau.de/543.html e há uma taxa extra de 1,80 Euros para a emissão ticket online.

Subindo no Castelo de Neuschwanstein

Depois de retirar o seu ingresso você precisa subir até o Castelo de Neuschwanstein que pode ser feito a pé ou de ônibus. A subida a pé demora cerca de 40 minutos por um caminho íngreme, mas é totalmente asfaltado. Subindo de ônibus você deverá pegar mais um fila para o ônibus, pagar o valor de 1,80 Euros (o Bayern Ticket não é válido) e o trajeto demora cerca de 5 minutos para ser feito, mas ele é feito por outro caminho.

Castelo de Neuschwanstein Sinalizacao

Sinalização

Subindo de ônibus você é deixado próximo a Marienbrücke (Ponte Maria) que é o melhor ponto para fotografar o Castelo de Neuschwanstein. Subindo a pé você chega direto no Castelo de Neuschwanstein. A nossa dica é subir de ônibus, visitar a Marienbrücke, visitar o Castelo de Neuschwanstein e depois descer a pé. Se você fizer o caminho inverso, você ainda terá mais uma subida entre o Castelo de Neuschwanstein e a Marienbrücke.

Mapa do Castelo de Neuschwanstein

Mapa do Castelo de Neuschwanstein

Marienbrücke

A vista da Marienbrücke é com certeza a melhor vista para o Castelo de Neuschwanstein, não apenas pelo palácio, mas mas por todo o ambiente que ele está inserido. É um cenário digno de um conto de fadas que o próprio Walt Disneyse inspirou. A ponte é estreita e há muitas pessoas para fotografar, se tornando uma tarefa que exige paciência, mas que é totalmente compensadora.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Castelo de Neuschwanstein Marienbrucke

Marienbrücke

Castelo de Neuschwanstein Vista da Marienbrucke

Vista da Marienbrücke

Castelo de Neuschwanstein Vista da Marienbrucke

Vista da Marienbrücke

Se você for no inverno tome cuidado pois a ponte fica escorregadia. Além disso, dependendo da quantidade de neve que estiver acumulada, a ponte pode estar fechada por segurança.

Observação: de acordo com o site oficial do Castelo de Neuschwanstein a partir de 3 de agosto de 2015 a Marienbrücke estará fechada para reforma e tem previsão de volta apenas em maio de 2016.

Castelo de Neuschwanstein

O nome Neuschwanstein é uma referência ao “Cavaleiro do Cisne“, Lohengrin, da ópera de Richard Wagner com o mesmo nome. O desenho do Castelo de Neuschwanstein foi esboçado pelo próprio Rei Luís II da Baviera no século XIX. Segundo suas palavras em uma carta para Richard Wagner:

“É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pollat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (…) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira benção ao mundo.”

Castelo de Neuschwanstein Arredores

Vista dos Arredores

Castelo de Neuschwanstein Arredores

Vista dos Arredores – Destaque para o Castelo de Hohenschwangau

O castelo ainda estava em construção quando o Rei Luís II da Baviera faleceu e ele nunca chegou a morar no local. Porém, quando visitar o interior do castelo você poderá ver as influências do cisne, elemento principal da ópera de Richard Wagner que inspirou Luís II na construção do palácio.

O palácio possui todos os elementos que vemos em filmes: uma grande portaria, um caramanchão, uma ponte e está inserido em um ambiente complemente espetacular. O efeito do conjunto é altamente teatral, tanto no exterior como no interior. Não é estranho que o Castelo de Neuschwanstein participou da final das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é um cartão postal da Alemanha e ainda um dos edifícios mais fotografados do país.

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein

O tour com o horário marcado é realizado através de uma visita guiada que é totalmente pontual. A visita no interior do palácio dura 30 minutos e não é permitido fotografar no interior, embora não será possível esquecer o cenário magnífico dos seus aposentos.

Castelo de Hohenschwangau

O Castelo de Hohenschwangau também fica na mesma região e é uma ótima opção de passeio depois de visitar o Castelo de Neuschwanstein. O Castelo de Hohenschwangau foi a residência de infância do Rei Luís II da Baviera, tendo sido construído pelo seu pai, o Rei Maximiliano II da Baviera. Após a morte de seu pai, o Reu Luís II da Baviera resolveu construir o Castelo de Neuschwanstein a partir de uma pedra proveniente do palácio do seu pai.

Castelo de Hohenschwangau

Castelo de Hohenschwangau

Castelo de Hohenschwangau

Castelo de Hohenschwangau

Castelo de Hohenschwangau

Castelo de Hohenschwangau

A visita funciona da mesma maneira que o Castelo de Neuschwanstein. Você deve subir até o palácio a partir da bilheteria (a subida é bem rápida e você chega em aproximadamente 10 minutos a pé). A visita no Castelo de Hohenschwangau é guiada, pontual e também não é permitido tirar fotos do seu interior.

Mais Informações

Site do Castelo de Neuschwanstein: http://www.neuschwanstein.de/englisch/tourist/index.htm
Site do Castelo de Hohenschwangau: http://www.hohenschwangau.de/430.html


Turismo Munique

O blog my Destination Anywhere recebeu apoio da Muenchen.de durante a viagem para Munique. A parceria foi realizada, mas a opinião no relato é pessoal.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a Travel Mobile

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

11 pensamentos em “Castelo de Neuschwanstein: O Castelo da Cinderela em Munique

  • FERNANDO

    Enfim achei uma materia que explique com detalhes e simplicidade tudo que eu preciso. Estou indo dia 19/03/2018 para este lugar maravilhoso e espero poder fazer tudo que foi explicado. Muito Obrigado

  • Grazi

    Olá! Vou dia 28/12, reservei meu ingresso para às 13:45 (já há poucas opções de horários disponíveis!) e o trem chega em Füssen às 11:55. Estou com medo de não dar tempo de retirar o ingresso até 1 hora antes (12:45) o que você acha? A fila para retirar ingresso comprado pela internet costuma demorar? (Ainda mais alta temporada)?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Grazi, a fila para quem comprou antecipadamente anda mais rápido do que a fila normal. O importante é você chegar na estação de Fussen e não perder tempo…pegar o seu ingresso e já entrar na fila para pegar o ônibus para ir ao castelo. Chegando lá, visite o castelo antes e depois curta as belezas dos arredores.
      Abraços

  • Carla

    Olá Erick,
    Parabéns pelo blog, muito organizado e explicativo!
    Estou me organizando para conhecer o Castelo de Neuschwanstein em outubro, porém vi a informação que a ponte Marienbrücke estará fechada. Você sabe se é possível o acesso ao castelo sem ela? Se sim, como seria?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Carla, tudo bem? Obrigado pelos elogios. Em relação ao acesso ao castelo, ele é feito da mesma maneira que é descrito no post. A ponte Marienbrücke fica um pouco mais ao lado do Castelo, mas você não precisa passar por ela para chegar até o castelo. São caminhos independentes.
      Abraços

      • Ana Luisa

        Erick, tbm estou com viagem marcada para setembro, quando a ponte estará fechada. Como faço para ter aquela vista famosa do castelo? Existe uma alternativa para a ponte?

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Ana, infelizmente aquela vista clássica só pode ser obtida através da ponte, mas você ainda terá muitas vistas bonitas do Castelo e de toda a região…dá para aproveitar demais 🙂 !!! Claro que o ideal seria se a ponte tivesse aberta, mas estes são imprevistos que temos durante viagens !!
          Abraços

  • Lilian Azevedo de Moraes

    Olá,Erick
    Puxa,estou adorando os posts pois estou organizando uma viagem com meu marido e um dos filhos para Alemanhae uma das cidades escolhida é Munique.Pretendemos circular só de trem e estava dando uma pesquisada no site da DB e achei os preços bem caros entre várias cidades alemãs.Aproveitando a sua experiência que visitou recentemente e circulou de trem vc tb achou caras os tickets ?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Lilian, tudo bem? Que bom que os posts estão ajudando a organizar sua viagem ! Eu também não achei os trechos muito baratos, mas a melhor opção para trechos na Alemanha ainda é a DB. Você está tentando comprar com quanto tempo de antecedência? Se for muito antes, os preços ainda não estão muito bons !
      Abraços

      • LILIAN AZEVEDO DE MORAES

        Olá,Erick
        Nós vamos em Outubro e comecei a pesquisar os preços pois sempre na Europa nós fazemos de trem mas cheguei a pensar se valeria alugar um carro já que estamos em 3 adultos,minha preocupação são pedágios,gps,cidades pequenas/estacionamento etc….
        Obrigada pela atenção,vou monitorando as passagens e compro mais perto
        Vocês vão ao TchÊncontro ? Se forem nos vemos lá
        um abraço,Lilian.

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Lilian, eu até vi um post no VnV que fala que os preços começam a ficar bons com 81 dias antes da viagem. Então é válido ir monitorando os preços.
          Infelizmente não vamos ao TchÊncontro pois perdemos o tempo de inscrição e não tinha mais vagas 🙁 ! Mas com certeza nos encontramos por aí…
          Abraços