Cervejarias de Munique: Augustiner, Hofbräuhaus e Paulaner 5


Durante nossas viagens gostamos de abrir espaço para visitar cervejarias locais e um dos melhores locais para se fazer este tipo de visita é na cidade de Munique na Alemanha. As cervejarias de Munique são famosas pelo mundo todo e, se você conhece cervejas, com certeza já se deparou com algum rótulo produzido em Munique. Nós tivemos a oportunidade de visitar 3 cervejarias em Munique durante a nossa visita pela cidade em Dezembro de 2015 e abaixo você encontra mais informações sobre cada uma delas.

Cervejarias de Munique

Atualmente existem 6 cervejarias de Munique: HofbräuhausPaulaner, AugustinerHacker-PschorrSpatenAying. Estas cervejarias possuem fábricas nas cidades e também são as marcas que podem ser comercializadas durante o festival Oktoberfest.

Infelizmente nós não tivemos a oportunidade de fazer um tour nas cervejarias de Munique (como fizemos na Samuel Adams em Boston e na Brooklyn Brewewy em Nova York), mas a vantagem de estar em uma cidade cervejeira é que estas cervejarias possuem diversos restaurantes e bares na cidade de Munique onde é possível aproveitar uma cerveja de qualidade, acompanhada de comida alemã e um clima muito animado que só a cidade de Munique consegue proporcionar em termos de cervejaria. Abaixo você encontra a nossa experiência de visitar 3 cervejarias de Munique: AugustinerHofbräuhausPaulaner.

Augustiner

A cervejaria Augustiner ou Augustiner-Bräu é a cervejaria mais antiga de Munique e foi fundada no ano de 1328. As suas cervejas são encontradas majoritariamente na região de Munique, mas atualmente a cervejaria vem se expandindo e também é possível encontrar os seus rótulos fora dos limites da cidade e da Alemanha.

O local mais famoso para tomar uma Augustiner e ainda provar a culinária alemã fica na própria fábrica Augustinerbräu localizada no endereço Landsberger Str. 35. Além dele, há diversos outros espaços na cidade de Munique e com certeza você irá passar por algum durante sua estadia pela cidade. Infelizmente não fomos no local mais tradicional, mas tivemos a oportunidade de visitar a Augustiner am Dom que fica no centro histórico de Munique (Frauenplatz 8) em frente à Frauenkirche.

Cervejarias de Munique - Augustiner am Dom

Cervejarias de Munique – Augustiner am Dom

Augustiner am Dom Ambiente

Augustiner am Dom – Ambiente

Augustiner am Dom Ambiente

Augustiner am Dom – Ambiente

A Augustiner am Dom funciona tanto como uma cervejaria quanto um restaurante e é muito frequentada por alemães, principalmente no final da tarde. Com uma ambiente muito agradável, é um ótimo programa para ser fazer em Munique e vale a pena uma visita. Os preços dos pratos variam entre 15 Euros e 25 Euros e as cervejas custam por volta de 5 Euros (500mL). Site Oficial: http://www.augustineramdom.de/en

Augustiner am Dom Cervejas

Cervejas

Augustiner am Dom Comida

Comida

Hofbräuhaus

A Hofbräuhaus é uma das cervejarias de Munique que possui a história mais interessante. Ela foi fundada em 1589 pelo Duque Willian V da Baviera para ter que evitar que este tivesse que comprar cervejas de outros locais, sendo que a cervejaria foi de uso exclusivo até o ano de 1828. Um outro fato curioso é que a Hofbräuhaus serviu como palco político durante a Segunda Guerra Mundial onde, em 24 de fevereiro de 1920, Hitler apresentou o Programa dos 25 Pontos que foi aprovado por 2000 pessoas. O edifício onde está a cervejaria foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruído em 1958.

Também conhecida por Hofbräuhaus am Platz, o edifício histórico está localizado na Platzl 9 no centro histórico de Munique. Nós tivemos a oportunidade de realizar uma visita no local e, se você tiver tempo de visitar apenas uma cervejaria na cidade, opte pela Hofbräuhaus. Esta foi a cervejaria mais legal que visitamos no mundo: o ambiente é muito grande, altamente animado (tanto pelas pessoas quanto pela banda alemã que toca músicas tradicionais) e com certeza você fará diversos amigos já que grande parte das mesas são comunitárias. Nós conhecemos algumas pessoas que estavam fazendo uma viagem de volta ao mundo e foi uma das melhores noites que tivemos durante a nossa viagem.

Hofbrauhaus Ambiente

Hofbräuhaus – Ambiente

Hofbrauhaus Ambiente

Hofbräuhaus – Ambiente

Os preços dos pratos variam entre 10 Euros e 17 Euros e as cervejas custam 8 Euros (1 Litro de cerveja em uma caneca ótima para brindar sem medo). Site Oficial: http://www.hofbraeuhaus.de/



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Hofbrauhaus Cervejas

Caneca da Hofbräuhaus

Hofbrauhaus Comida

Comida

É possível realizar um tour pela cervejaria Hofbrauhaus, mas ele é feito na fábrica da cervejaria nos arredores de Munique, no endereço Hofbräuallee 1. Para chegar no local, a melhor maneira é usar o transporte público, usando o S-bahn (S2) e descendo na estação München-Riem ou usando o U-bahn (U2) descendo na estação Messestadt-Ost. Veja aqui nosso post mostrando como usar o transporte público em Munique.

Ele é realizado de segunda-feira à quinta-feira às 10h e é preciso fazer reserva com antecedência através deste site. O tour é feito em inglês e custa 10 Euros (sem um lanche) e 15 Euros (com um lanche).

Paulaner

Talvez a Paulaner seja uma das cervejarias de Munique mais conhecidas do mundo. O nome Paulaner é proveniente da Paulaner Orden que era uma ordem religiosa fundada por São Francisco de Paula e o logotipo da cervejaria  mostra a figura de um santo. A cervejaria existe desde de 1634 e passou por diversas transformações ao longo dos anos que tornaram a cervejaria mais global.

Paulaner Logotipo

Paulaner – Logotipo

Assim como a Augustiner, a Paulaner possui algumas cervejarias em Munique. Nós tivemos a oportunidade de visitar a Paulaner Bräuhaus localizada na Kapuzinerpl. 5 que funciona tanto como uma cervejaria quanto um restaurante e é muito frequentada por alemães. Com uma ambiente muito agradável, é um ótimo programa para ser fazer em Munique. Os preços dos pratos variam entre 15 Euros e 25 Euros e as cervejas custam por volta de 6 Euros (500mL).

Cervejarias de Munique - Paulaner Bräuhaus

Cervejarias de Munique – Paulaner Bräuhaus

Paulaner Brauhaus Ambiente

Paulaner Bräuhaus – Ambiente

Paulaner Brauhaus Cervejas

Cervejas

Paulaner Brauhaus Comida

Comida

É possível realizar um tour pela cervejaria Paulaner, mas ele é feito na fábrica da cervejaria nos arredores de Munique, no endereço Falkenstraße 11. Para chegar no local, a melhor maneira é usar o transporte público, usando o U-bahn (U1 ou U2) e descendo na estação Kolumbusplatz ou usando o bonde elétrico (tram 17 ou N17) descendo na estação Mariahilfplatz. Veja aqui nosso post mostrando como usar o transporte público em Munique.

Ele é realizado de segunda-feira à sexta-feira às 12h30min ou às 3h30min e é preciso fazer reserva com antecedência através deste site. O tour é feito em inglês e custa 8 Euros (inclui um lanche).

Infelizmente não tivemos tempo para realizar nenhum tour em um das cervejarias de Munique, mas com certeza será um dos programas quanto voltarmos para a cidade. E vocês? Já fizeram algum tour por algumas das cervejarias de Munique?


Turismo Munique

O blog my Destination Anywhere recebeu apoio da Muenchen.de durante a viagem para Munique. A parceria foi realizada, mas a opinião no relato é pessoal.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a Travel Mobile

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

5 pensamentos em “Cervejarias de Munique: Augustiner, Hofbräuhaus e Paulaner

  • Iago Figueirôa

    Você sabe dizer se no mês de Janeiro a Hofbräuhaus fica lotada? Quer dizer, dá para entrar lá sem ter que esperar muito? Parabéns pela iniciativa do blog e tenho que admitir que este Blog me deu uma danada de uma água na boca xD

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Iago, a Hofbräuhaus é lotada o ano inteiro. Mas a rotatividade é bem grande lá dentro…dependendo da quantidade de pessoas que você estiver, é mais difícil encontrar mesas para sentar. Se estiver em até 3 pessoas, você encontra lugares em mesas de outras pessoas para se sentar (isso é comum por lá).
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Também tenho saudades viu Wesley…rolou muito prost! com a galera da mesa que eu tinha acabado de conhecer ! hahaha…parecia que éramos melhores amigos !!! Muito bom o lugar…