Centro Histórico de Paraty: As Belezas Coloniais no Rio de Janeiro


Veja um roteiro pelo Centro Histórico de Paraty com um mapa e as principais atrações desta região de Paraty que está localizada no Rio de Janeiro.

O Centro Histórico de Paraty é considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”. Este fator pode ser observado durante uma caminhada pelas suas ruas que é um dos programas mais interessante para se fazer na cidade de Paraty. Abaixo você encontra mais informações sobre esta região e o que ver por lá.

Centro Histórico de Paraty

Quem visita Paraty está buscando por praias, seja as praias mais próximas do centro da cidade (veja aqui um post completo), praias desertas (veja aqui um post completo) ou mesmo praias da região como Trindade (veja aqui um post completo). Porém, quem dedica um tempo a uma visita ao centro histórico de Paraty encontrará grandes surpresas em uma pequena área que é mostrada abaixo.

Centro Histórico de Paraty

Centro Histórico de Paraty

Sua ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artística. Seus casarões coloniais hoje abrigam muitas lojas, pousadas e restaurantes.

Centro Histórico de Paraty

Centro Histórico de Paraty

Casarões de Paraty

Casarões de Paraty

Casarões de Paraty

Casarões de Paraty

Durante a noite o centro continua com vida, principalmente nos bares e restaurantes que aproveitam para colocar mesas e cadeiras na calçada e, não raro, acompanhado por uma música tradicional brasileira.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (use o código promocional ANYWHERE5 para ter 5% de desconto).

Centro Histórico de Paraty

Centro Histórico de Paraty

Além dos bares, restaurantes e casarões, outros destaques do centro histórico de Paraty são as suas igrejas. A Igreja Santa Rita está localizada no largo de mesmo nome e é a igreja mais antiga da cidade. Ela possui arquitetura jesuíta e no seu interior é possível ver características do barroco-rococó.

Igreja Santa Rita Paraty

Igreja Santa Rita

Outro destaque religioso é a Igreja da Matriz que foi inaugurada em 7 de setembro de 1873. Possui estilo neoclássico e uma imponente edificação. Na frente da igreja se encontra a Praça da Matriz que é muito frequentada por moradores e turistas.

Igreja da Matriz Paraty

Igreja da Matriz

Praça da Matriz Paraty

Praça da Matriz

Depois de visitar a região da Praça da Matriz e Igreja da Matriz não deixe de atravessar uma pequena ponte que passa sobre o Rio Perequê Açu. Do outro lado desta ponte você chegará em um calçadão que dá uma linda vista para o Centro Histórico de Paraty e com certeza renderá belas fotos como esta abaixo.

Paraty Vista do Pontal

Paraty Vista do Pontal

Andar pelo centro histórico de Paraty é uma das melhores atividades para se fazer na cidade e com certeza vale passar pelo menos metade de um dia se perdendo pelas suas ruas de paralelepípedos enquanto observa suas construções coloniais.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)