Roteiro de Viagem de 4 dias – Chapada dos Guimarães


Veja um relato de viagem que mostra o roteiro de viagem de 4 dias pela Chapada dos Guimarães no Matro Grosso e os principais passeios para fazer na região.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães em Mato Grosso é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é um lugar com belezas naturais encantadoras. Nós ficamos 4 dias na Chapada dos Guimarães durante o mês de Janeiro/2016 e você pode encontrar abaixo as principais atrações da região cidade e um roteiro do que fazer em cada um dos dias.

Como Chegar na Chapada dos Guimarães?

A Chapada dos Guimarães é acessada através da cidade de mesmo nome que fica no entorno do parque nacional. A cidade está localizada a aproximadamente 90 minutos de Cuiabá, por uma estrada asfaltada e de fácil acesso.

Se você estiver viajando de maneira bem econômica, a partir de Cuiabá existem ônibus que fazem o trajeto até a cidade da Chapada dos Guimarães. Porém, se puder gastar um pouco mais, vale a pena alugar um carro em Cuiabá e ir dirigindo até a cidade. A estrada é bem interessante e na cidade você ficará mais livre para visitar alguns pontos turísticos que ficam no entorno da cidade como a Cachoeira Véu da Noiva e o Mirante do Centro Geodésico.

Primeiro Dia – Vale do Rio Claro e Cidade de Pedra

No nosso primeiro dia da cidade já fizemos um dos passeios mais conhecidos da região: Vale do Rio Claro. No Vale do Rio Claro você encontra 3 trilhas que te levam para as seguintes atrações: Poço Verde, Poço das Antas e a Crista do Galo. O Poço Verde e Poço das Antas são piscinas naturais onde é possível se refrescar e a Crista do Galo dá uma linda vista panorâmica da Chapada dos Guimarães.

Veja nosso post mostrando tudo sobre o Vale do Rio Claro e como você pode realizar sua visita.

Crista do Galo Vista Panoramica

Crista do Galo

Poco das Antas Vale do Rio Claro

Poço das Antas – Vale do Rio Claro

Saindo do Vale do Rio Claro fomos até a Cidade de Pedra que é outro clássico da região. Neste passeio é possível observar melhor os paredões da chapada que possuem aproximadamente 350 metros de desnível e ainda ver do topo toda a paisagem da região.

O nome Cidade de Pedra vem das formações rochosas que ficam nas proximidades do mirante e que lembram uma cidade de pedra, esculpida anos pela ação da chuva e do vento.

Veja nosso post mostrando tudo sobre a Cidade de Pedra e como você pode realizar sua visita.

Cidade de Pedra Mirante (2)

Mirante

Segundo Dia – Circuito das Cachoeiras

No nosso segundo dia da cidade fizemos o passeio mais procurado da região: Circuito das Cachoeiras. O Circuito das Cachoeiras é um trajeto de 9 km por dentro do parque nacional que passa por várias cachoeiras da região, além de mostrar mais como é toda a diversidade da flora e da fauna do cerrado brasileiro. A trilha é leve a moderada e, apesar do trajeto parecer longo, as várias paradas no caminho não deixam os visitantes cansados. Em algumas cachoeiras é possível se banhar.

Veja nosso post mostrando tudo sobre o Circuito das Cachoeiras e como você pode realizar sua visita.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto.

Cachoeira Veu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira da Andorinha Chapada dos Guimaraes

Cachoeira da Andorinha

Terceiro Dia – Circuito das Cavernas

No nosso terceiro dia da cidade fizemos o Circuito das Cavernas que é um trajeto realizado por trilhas de aproximadamente 6 km e, ao contrário do Circuito das Cachoeiras que possui várias opções para banho, no circuito das cavernas não há opções de lugares para se refrescar. Porém, são lugares misteriosos e com uma beleza incrível que vale a pena serem conhecidos.

Veja nosso post mostrando tudo sobre o Circuito das Cavernas e como você pode realizar sua visita.

Gruta Lagoa Azul

Gruta Lagoa Azul

Caverna Aroe Jari Boca Principal

Caverna Aroe Jari – Boca Principal

Quarto Dia – Mirante do Centro Geodésico

Como estávamos de carro alugado, aproveitamos o quarto e último dia para conhecer o Mirante do Centro Geodésico que é um local que fica a poucos quilômetro da cidade e de onde é possível avistar toda a região da Chapada dos Guimarães e, se o tempo estiver limpo, é possível avistar a cidade de Cuiabá.

Veja nosso post mostrando tudo sobre o Mirante do Centro Geodésico e como você pode realizar sua visita.

Mirante do Centro Geodesico

Mirante do Centro Geodésico

Ainda tivemos tempo para almoçar no Restaurante Atmã que é o restaurante mais conhecido da Chapada dos Guimarães por estar localizado dentro do Resort Atmã de onde é possível ter uma linda vista da paisagem. Ele só funciona no almoço e o atendimento é ótimo. Em relação a comida, ela é muito saborosa e possui opções diversificadas. É um preço mais salgado do que os restaurantes que ficam no centro da cidade: o preço dos pratos varia entre 40 reais e 60 reais. Porém, achamos que é um ótimo local para conhecer, tanto pela vista quanto pela comida.

Veja aqui mais sobre este restaurante e também outras opções de gastronomia na Chapada dos Guimarães.

Atma Resaurante

Atmã Resaurante

Quantos Dias Ficar na Chapada dos Guimarães?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de responder, não importa a cidade que vá conhecer. Isso irá depender muito do seu estilo de viagem e do que você gosta de fazer. Porém, achamos que 4 dias foram suficientes para conhecer as principais atrações que a Chapada dos Guimarães tem a oferecer.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)