Vale do Rio Claro na Chapada dos Guimarães


O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães em Mato Grosso é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é um lugar com belezas naturais encantadoras. Um dos passeios que você pode realizar é chamado de Vale do Rio Claro que dá uma dimensão da região e ainda é possível se refrescar em suas águas. Abaixo você encontra tudo o que você precisa saber sobre estas atividades.

Como Visitar o Vale do Rio Claro?

A primeira coisa que você deve ter em mente quando pensa em fazer o Vale do Rio Claro é que, assim como o Circuito das Cachoeiras, este passeio é feito dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães que é administrado pelo Instituto Chico Mendes e, por este motivo, é obrigatória a contratação de um guia. A entrada para o início do circuito é trancada por um cadeado e apenas guias autorizados podem retirar a chave.

Desta maneira, procure por guias autorizados na Chapada dos Guimarães para fazer este passeio. No nosso caso, recomendamos a Manoela Laurindo que fez todos os passeios da região conosco. O telefone e whatsapp dela é 65 9943-5651.

No Vale do Rio Claro você encontra 3 trilhas que te levam para as seguintes atrações: Poço Verde, Poço das Antas e a Crista do Galo. Se você optar por ir a pé, serão aproximadamente 15 km por todo o circuito, porém, é um caminho bastante complicado se tiver sol já que não há muitas áreas de sombra durante o trajeto. No nosso caso, optamos por ir de carro e pegamos apenas algumas trilhas menores onde o 4×4 não chegava.

O valor para a realização dessa atividade é de R$ 80 por pessoa e há um adicional se você for de 4×4 que precisa cotado diretamente com o guia.

Crista do Galo

A Crista do Galo foi a primeira parada que fizemos durante o passeio do Vale do Rio Claro e foi um dos que mais gostamos. A Crista do Galo é uma formação rochosa que lembra a crista de um galo e que fica em uma elevação no meio da Chapada dos Guimarães.

Crista do Galo Vista Panoramica

Crista do Galo – Vista Panorâmica

Crista do Galo Vista Panoramica

Crista do Galo – Vista Panorâmica

É possível subir nesta elevação e ter uma vista panorâmica da Chapada dos Guimarães. Com certeza foi um dos pontos altos da nossa viagem e uma imagem que não vamos esquecer tão facilmente.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Crista do Galo Vista Panoramica

Crista do Galo

Crista do Galo Vista Panoramica

Crista do Galo – Vista Panorâmica

Poço das Antas

Saindo da Crista do Galo nos encaminhamos para o Poço das Antas que é uma piscina natural em plena Chapada dos Guimarães. É possível entrar nas suas águas e se refrescar, fator muito importante se você encarou a trilha para chegar até o local e precisará encarar a trilha da volta

Poco das Antas Vale do Rio Claro

Poço das Antas – Vale do Rio Claro

Poco das Antas Vale do Rio Claro

Poço das Antas – Vale do Rio Claro

Se tiver uma câmera subaquática ou um snorkel, tenta levar com você neste dia. O Poço das Antas possui uma infinidade de peixes que não possuem nenhum problema em nadar perto dos visitantes.

Saindo do Poço das Antas nós voltamos para o 4×4 e nos encaminhamos para outro passeio já que tínhamos agendado o Vale do Rio Claro e a Cidade de Pedra no mesmo dia. Sendo assim, não visitamos o Poço Verde. Se você tiver pouco tempo na região, recomendamos fazer o Vale do Rio Claro juntamente com a Cidade de Pedra.

Site Oficial da Chapada dos Guimarães: http://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)