Circuito das Cachoeiras na Chapada dos Guimarães 2


O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães em Mato Grosso é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é um lugar com belezas naturais encantadoras. Uma das atividades mais conhecidas da região é o Circuito das Cachoeiras, um trajeto que passa por diversas cachoeiras de dentro do parque nacional. Abaixo você encontra tudo o que você precisa saber sobre este passeio.

Como Fazer o Circuito das Cachoeiras na Chapada dos Guimarães?

A primeira coisa que você deve ter em mente quando pensa em fazer o circuito das cachoeiras é que este passeio é feito dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães que é administrado pelo Instituto Chico Mendes e, por este motivo, é obrigatória a contratação de um guia. A entrada para o início do circuito é trancada por um cadeado e apenas guias autorizados podem retirar a chave. A única exceção é a Cachoeira Véu da Noiva que fica fora dos limites deste circuito.

Desta maneira, procure por guias autorizados na Chapada dos Guimarães para fazer este passeio. No nosso caso, fizemos com uma guia super indicada que é a Manoela Laurindo que fez todos os passeios da região conosco. O telefone e whatsapp dela é 65 9943-5651. O valor para a realização do Circuito das Cachoeiras é de R$ 50 por pessoa e não há adicional para entrada no parque.

Circuito das Cachoeiras

Como precisávamos pegar a chave para o início do Circuito das Cachoeiras, a nossa guia nos levou para conhecer a Cachoeira Véu da Noiva que é a mais famosa da região. É importante informar que esta cachoeira não está inclusa no circuito e pode ser visitada gratuitamente em qualquer momento do dia. A distância entre o local e o centro da cidade é de 12km. O acesso é super fácil e você pode chegar de carro até o estacionamento que fica a apenas 1 km de caminhada por uma trilha leve.

A Cachoeira Véu da Noiva possui uma queda livre de 86 metros e, além da cachoeira, o vale e as escarpas do morro, que são formadas por arenito, aumentam a beleza do local.

Cachoeira Veu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva

Mirante da Cachoeira Veu da Noiva

Mirante da Cachoeira Véu da Noiva

Saindo do Mirante da Cachoeira Véu da Noiva pegamos a rodovia asfaltada até passarmos pela porteira com cadeado de onde se iniciava a estrada de terra que dá acesso ao circuito. Fomos com nosso próprio carro alugado e o trajeto era bem tranquilo de ser feito.

Circuito das Cachoeiras Caminho

Caminho

O Circuito das Cachoeiras é um trajeto de 9 km por dentro do parque nacional que passa por várias cachoeiras da região, além de mostrar mais como é toda a diversidade da flora e da fauna do cerrado brasileiro. A trilha é leve a moderada e, apesar do trajeto parecer longo, as várias paradas no caminho não deixam os visitantes cansados. Em algumas cachoeiras é possível se banhar.

Flora da Chapada dos Guimaraes

Flora da Chapada dos Guimarães

Como é um circuito fechado, há duas opções de trajeto: começando pela Casa de Pedra ou começando pela Cachoeira da Andorinha. Na primeira, você começa com o trajeto mais longo até chegar na primeira cachoeira e depois anda menos no final do circuito, terminando na caverna Casa de Pedra. Já a segunda opção é o caminho oposto: possui um trajeto mais curto no início até a Casa de Pedra, mas a volta para os carros depois da Cachoeira da Andorinha é mais longa.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto.

A Manoela sugeriu a segunda opção pois o tempo não estava tão bom e havia previsão de chuva para o final da manhã. Desta maneira, poderíamos aproveitar melhor a Cachoeira da Andorinha que é a mais interessante do circuito.

Chegamos na Cachoeira da Andorinha que realmente foi a mais interessante e tivemos um ótimo banho depois da primeira caminhada. Ela é a mais alta de todo o circuito, com aproximadamente 30 metros de queda d’água, e, sem dúvida, a mais bonita de todas.

Cachoeira da Andorinha Chapada dos Guimaraes

Cachoeira da Andorinha

Continuando pelo circuito, fomos conhecer a Cachoeira da Prainha que possui a menor queda d’água de todas, mas é uma ótima opção pois ela possui bastante areia ao seu redor, sendo ideal para sentar e relaxar enquanto observa a região ou mesmo tomar um banho na sua piscina natural.

Cachoeira da Prainha Chapada dos Guimaraes

Cachoeira da Prainha

Neste momento começou a cair uma chuva muito forte e não conseguimos tirar boas fotos das próximas cachoeiras. Passamos pela Cachoeira do Degrau que, como o próprio nome sugere, é formada por degraus que fazem uma espécie de escadaria. A próxima cachoeira é a Cachoeira do Pulo que tem cerca de três metros de altura onde muitas pessoas saltavam a partir do seu topo, mas a prática foi proibida após alguns acidentes. A continuação do Circuito das Cachoeiras é feita na Cachoeira Sonrisal que possui este nome pelo movimento da água formar espuma.

A chuva tinha dado uma trégua e conseguimos conhecer melhor a Cachoeira Sete de Setembro. Ela possui uma queda d’água de aproximadamente dois metros de altura e sua correnteza é bem leve, sendo que ela é ideal para um banho no final do seu passeio.

Cachoeira Sete de Setembro Chapada dos Guimaraes

Cachoeira Sete de Setembro

O Circuito das Cachoeiras terminou na Casa de Pedra que é uma caverna de arenito que fica no caminho do circuito. Ela não é muito profunda, mas há alguns espaços onde alguns roedores menores se abrigam.

Casa de Pedra Chapada dos Guimaraes

Casa de Pedra

A duração total do Circuito das Cachoeiras é de aproximadamente 6 horas e com certeza é uma ótima maneira de conhecer mais as belezas naturais da Chapada dos Guimarães. Juntamente com o Circuito das Cavernas, é um passeio essencial para conhecer mais a região.

Site Oficial da Chapada dos Guimarães: http://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

2 thoughts on “Circuito das Cachoeiras na Chapada dos Guimarães