Roteiro de Viagem de 4 Dias – Roma – Itália


Roteiro de Viagem de 4 Dias - Roma - Itália

A cidade de Roma é a capital da Itália e é a maior cidade do país. Roma é considerada um museu a céu aberto com praças monumentais que possuem esculturas de artistas famosos e muita história em ruínas espalhadas pela cidade. Nós tivemos a oportunidade de passar em vários locais históricos durante nossos roteiros pela cidade, mas a cidade também tem muito mais a oferecer. Nós ficamos 4 dias em Roma durante o mês de Dezembro/2014 e você pode encontrar abaixo as principais atrações da cidade e um roteiro do que fazer em cada um dos dias.

Como Chegar em Roma?

Você chegará na cidade pelo Aeroporto de Fiumicino e é bem fácil de locomover até a cidade. Há um trem disponível que te deixa diretamente em Roma e é a melhor maneira de chegar até a cidade. Veja aqui o nosso post contando como fazer este trajeto.

Para quem já está na Europa, vale a pena considerar o transporte ferroviário. Porém, é necessário verificar se este caminho irá compensar versus o trajeto de avião. Uma das grandes vantagens é que você já chega na cidade na Estação Termini que já está no centro da cidade e a partir da estação você tem acesso a diversos setores da cidade através do transporte público de Roma.

Veja aqui o nosso post mostrando tudo o que você precisa saber para usar o transporte em Roma.

Metro de Roma

Mapa do Metro de Roma

Primeiro Dia – Castelo Santo Ângelo, Piazza Navona, Panteão, Fontana di Trevi

Chegamos em Roma no meio da manhã e já nos encaminhamos para o Hotel Sonnino onde iríamos nos hospedar. Este hotel fica no charmoso bairro de Trastevere e, apesar de ficar um pouco mais longe das atrações da cidade, é um ótimo local para conhecer uma Roma mais tradicional (veja aqui nosso post sobre o Hotel Sonnino).

Hotel Sonnino Quarto

Quarto

Saindo do hotel fomos conhecer o Castelo de Santo Ângelo. O local começou como um mausoléu do Imperador Adriano e só foi chamado de castelo durante a época medieval onde os papas começaram a usar o Castelo de Santo Ângelo no começo do século XIV. Desta maneira, o local também possui diversas características relacionadas a igreja como capelas, santuários, quartos papais, entre outros. Uma das mais marcante é o Passetto di Borgo que conecta o Castelo de Santo Ângelo até a Basílica de São Pedro no Vaticano (assim como aparece no filme Anjos e Demônios). Veja nosso post que fala mais sobre o Castelo de Santo Ângelo e como você pode visitá-lo.

Ponte Santo Angelo

Ponte Santo Angelo

Saímos do local e fomos andando até a região mais central onde passamos pela Piazza Navona que é uma das mais célebres de Roma devido a uma escultura impressionante chamada de Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) que é datada de 1651 e foi esculpida por Bernini.

Piazza Navona Fonte dos Quatro Rios

Piazza Navona – Fonte dos Quatro Rios

Piazza Navona Bernini

Piazza Navona – Escultura de Bernini

Continuamos a nossa visita visitando o Panteão de Roma. A palavra Panteão significa “relativo a todos os deuses” e esta construção faz homenagem aos deuses pagãos da roma antiga. Nós fizemos uma visita no Panteão de Roma e você pode ler neste link mais informações. 

Panteao de Roma

Panteão de Roma

O nosso roteiro do primeiro dia ainda passou pela Fontana di Trevi que é a mais famosa da cidade. Possui cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura e é a mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália. Esta fonte merece um post apenas para el, mas infelizmente durante o final de 2014 e boa parte de 2015 ela estava fechada para visitação e não conseguimos boas fotos do local.

Voltamos para o hotel e, como estávamos cansados da viagem, resolvemos experimentar uma pizzaria que ficava bem próxima: Ai Marmi. É preciso chegar cedo ou ter uma pouco de paciência na fila pois o local é bastante procurado. O ambiente é muito simples e as mesas e cadeiras são apertadas, mas isso acabou dando um clima mais familiar e descontraído. Veja nosso post com mais informações sobre o local e outras opções de gastronomia na cidade.

Pizzaria Ai Marmi

Pizzaria Ai Marmi

Segundo Dia – Galleria Borghese, Villa Borghese, Piazza di Spagna, Piazza del Popolo

O nosso segundo dia em Roma começou com a visita na Galleria Borghese que foi um dos lugares que mais gostamos na cidade. É uma galeria de arte privada que pertenceu a Scipione Borghese que tinha uma imensa paixão por obras de arte e investiu na aquisição de esculturas, pinturas e outros itens de grande valor cultural. Ele foi o patrono do pintor Caravaggio e do escultor Bernini, financiando várias obras destes artistas para colocar em sua coleção pessoal. Veja aqui nosso post contando mais sobre a Galleria Borghese.

Galleria Borghese

Galleria Borghese – Interior

A Galleria Borghese está localizada dentro da Villa Borghese que é um ótimo lugar para um passeio ao ar livre em Roma e também dá uma ótima vista do alto da cidade.

Veja neste link mais sobre a Villa Borghese.

Veja neste link os melhores lugares para ver a cidade de Roma do alto.

Villa Borghese

Villa Borghese

Villa Borghese Roma Vista do Alto

Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos em Destaque

Saindo da Villa Borghese visitamos várias praças da região central de Roma. Começamos pela Piazza di Spagnia que também é uma das mais famosas, mas foi a que menos gostamos pela quantidade de pessoas e um comércio ambulante intenso. É nela que está localizada a famosa escadaria que possui 135 degraus.

Piazza di Spagna

Piazza di Spagna

Caminhamos pela Via del Babuíno até chegar a Piazza del Popolo. Nero morreu nessa praça e o povo de Roma pediu ao papa que construísse uma igreja no lugar para esquecerem da morte dele naquele local que também falavam que era assombrado. O papa permitiu, mas o povo deveria ajudar a pagar por essa praça que ficou conhecido como a “Praça do Povo“.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (use o código promocional ANYWHERE5 para ter 5% de desconto).

Piazza del Popolo Roma

Piazza del Popolo

Terceiro Dia – Museus Vaticanos, Capela Sistina, Túmulo de São Pedro, Basílica de São Pedro

O nosso terceiro dia em Roma foi dedicado a visita ao Vaticano, um país que fica localizado dentro da cidade. Começamos visitando os Museus Vaticanos que possui coleção muito rica de esculturas, pinturas, cerâmicas, tapeçarias e outros objetos de grande valor que foram colecionados pelos papas ao longo dos tempos. Veja aqui tudo o que você precisa saber para visitar os Museus Vaticanos.

Museus Vaticanos

Museus Vaticanos

Se você pensa em não visitar os Museus Vaticanos, pode voltar atrás com essa ideia. A Capela Sistina fica dentro dos Museus Vaticanos e, sem sombra de dúvidas, é a obra artística mais completa que já vimos. É um local magnífico que vale a pena ser observado por pelo menos uma hora. É permitido tirar fotos em todos os locais dos Museus Vaticanos, exceto dentro da Capela Sistina. É preciso bom senso e não usar roupas curtas, falar alto e tentar tirar fotos. dentro do Museu que está localizada a Capela Sistina. Veja aqui mais sobre a Capela Sistina.

Capela Sistina Teto

Capela Sistina Teto

Saindo dos Museus Vaticanos tínhamos um horário marcado para conhecer o Túmulo de São Pedro e a Necrópoles. Este não é um tour muito conhecido, mas recomendamos demais pois foi um dos lugares mais emocionantes que já visitamos. Você passará por baixo da Basília de São Pedro e visitará a Necrópoles que possui uma grande quantidade de túmulos de católicos. Dentro eles, é possível ver uma pequena caixa onde acredita-se que estão enterrados os restos mortais do apóstolo Pedro. Veja nosso post sobre a visita ao Túmulo de São Pedro e Necrópoles.

Uma outra vantagem de visitar o túmulo de São Pedro é que você já sai dentro da Basílica de São Pedro. A história da Basílica de São Pedro é uma das mais interessantes e deve ser conhecida para você apreciar melhor a sua visita. Você pode ler aqui a história da basílica e como fazer a sua visita.

Basilica de Sao Pedro Interior

Basílica de São Pedro – Interior

Terminamos o nosso dia com uma caminhada pelas ruas de Trastevere que é um dos mais tradicionais da cidade e conhecido pela sua grande oferta de bares e restaurantes tradicionais (veja aqui tudo sobre o bairro de Trastevere). Já aproveitamos para conhecer uma outra pizzaria que fica no local: Dar Poeta. Achamos que foi uma dos melhores locais que comemos na cidade e com certeza vale a pena visitar. Veja nosso post com mais informações sobre o local e outras opções de gastronomia na cidade.

Pizzaria Dar Poeta

Pizzaria Dar Poeta

Quarto Dia – Coliseu, Monte Palatino, Fórum Romano, Altar da Pátria

O nosso último dia foi dedicado a visitar de alguns clássicos da cidade de Roma. Começamos com uma visita pelo Coliseu onde eram realizados diversos espetáculos. Os combates entre gladiadores, chamados muneras, não eram pagos pelo Estado, mas sim por indivíduos em busca de prestígio e poder. Outro tipo de espetáculos era a caça de animais, ou venatio, onde eram utilizados animais selvagens importados da África. Embaixo da arena é possível ver grandes fossos com com altura de um prédio de dois andares onde se concentravam os gladiadores, animais e todo o pessoal que organizava os duelos que ocorreriam na arena. Veja como foi a nossa visitar ao Coliseu e como fazer a sua reserva para visitar o local.

Coliseu

Coliseu

Continuamos o nosso dia visitando o Monte Palatino. É no Monte Palatino que se encontravam, agora em ruínas, o Palácio Augustano (Domus Augustana), também conhecido como Palácio do Augusto ou Palácio do Imperador. Foi o segundo a ser construído e corresponde à metade leste do complexo. A outra metade, um pouco mais antiga, é ocupada pelo Palácio Flávio (Domus Flavia), a área pública dedicada às funções oficiais do imperador.

Estadio Palatino

Estádio Palatino

Ao lado do Monte Platino se encontra o Fórum Romano, outro local obrigatório para se visitar na cidade. Durante séculos o Fórum Romano foi o local onde a vida pública de Roma era realizada: cerimônias, eleições, discursos públicos, processos criminais e o centro de assuntos comerciais. Atualmente o Fórum Romano é um grande espaço que possui algumas ruínas com fragmentos arquitetônicos e um sítio constante de escavações.

Forum Romano

Fórum Romano

Terminamos a nossa viagem por Roma visitando o Monumento Nacional a Vittorio Emanuele II ou Altar da PátriaApesar de imponente, possui diversas ressalvas da população romana. Primeiramente ele foi construído em uma área do Monte Capitolino (os Museus Capitolinos ficam atrás do monumento) e era uma área com vestígios medievais. Uma outra controversa é que a construção é muito grande e fora de proporção para o local, se tornando demasiadamente chamativa que foi apelidada de bolo de casamento. Outro aspecto que o povo romano prefere esquecer é que ele serviu para discursos fascistas de Benito Mussolini. Veja aqui mais sobre este monumento e como você pode visitá-lo.

Monumento Nacional a Vittorio Emanuele II

Monumento Nacional a Vittorio Emanuele II

Uma vantagem do monumento é que ele também dá uma linda vista da cidade de Roma e foi ótimo para fecharmos o nosso roteiro durante o dia pela cidade. Veja os melhores lugares para ver a cidade de Roma do alto.

Monumento a Vittorio Emanuele II do Alto

Vista para o Coliseu

A noite ainda fomos em outro restaurante em Trastevere. O Dar Sor Olimpio al Drago é um restaurante que possui diversas opções de pratos para comer em Roma, desde peixes e carnes até massas. Porém, como estávamos na cidade de Roma, resolvemos experimentar a massa e também tivemos um ótimo jantar. Veja nosso post com mais informações sobre o local e outras opções de gastronomia na cidade.

Restaurante Dar Sor Olimpio al Drago

Restaurante Dar Sor Olimpio al Drago

Quantos Dias Ficar em Roma?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de responder, não importa a cidade que vá conhecer. Isso irá depender muito do seu estilo de viagem e do que você gosta de fazer. Porém, achamos que 4 dias foram suficientes para conhecer as principais atrações que Roma tem a oferecer.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)