Guia Inicial para Roma: Dicas e Informações Gerais


Guia Inicial para Roma: Dicas e Informações Gerais

Guia Inicial para Roma

É sempre válido ter um guia inicial contendo informações gerais sobre a cidade que você irá visitar. Desta maneira, você consegue fazer um planejamento mais adequado sobre sua hospedagem, a época do ano para ir e outros fatores que influenciam no sucesso ou perrengue da sua viagem. Pensando nisto, fizemos este guia inicial para Roma para ajudar a planejar sua viagem para Roma na Itália, cidade muito conhecida pela sua gastronomia e por ser um museu a céu aberto.

Cidade de Roma

A cidade de Roma está localizada na Itália e também é a sua capital. A principal característica da cidade é o seu rico legado cultural, social e histórico. Sua história abrange mais de dois mil e quinhentos anos que começou com sua fundação lendária em 753 a.C.

Roma é uma das mais antigas cidades continuadamente ocupadas na Europa e é conhecida como “A Cidade Eterna”, uma ideia expressa por poetas escritores. Seu legado pode ser visto olhando ao seu redor em qualquer ponto da cidade, o que a torna um museu a céu aberto.

Quando Ir para Roma?

A cidade de Roma pode ser visitada em qualquer época do ano, inclusive no inverno onde muitas pessoas evitam. Durante o inverno faz frio, mas não é comum nevar na cidade, mesmo em temperatura baixas como 1°C e 2°C. Uma desvantagem no inverno é que escurece mais cedo e muitas vezes você precisa priorizar as atividades ao ar livre com mais rigor para não pegar o local mais escuro, mas em compensação a cidade é um pouco mais vazia e você consegue fazer com mais calma sua visitas.

Já no verão as temperaturas sobem, a cidade toma vida e fica muito mais cheia de turistas. Uma grande vantagem é que os dias ficam mais longos, sendo ideais para quem procura atividades ao ar livre como passeios de bicicleta ou curtir um parque verde. Apesar disso, lembre-se que as filas serão mais longas em qualquer lugar que você for e, consequentemente, os hotéis ficam mais caros.

Se prefere temperaturas mais amenas, opte pelas estações intermediárias. Na primavera (final de março até o final de junho) o país fica mais colorido com a chegada da época das flores, e no outono (final de setembro até final de dezembro) ele já está mais cinza anunciando a chegada do inverno, mas ainda não é tão frio quanto o início do ano.

Câmbio em Roma

Se você vai chegar em Roma de trem, muito provavelmente já passou por outra cidades da Europa e, como a moeda local é o Euro, é possível que você já tenha dinheiro para usar na cidade. Se Roma é a sua primeira cidade, recomendamos comprar Euros em alguma casa de câmbio do Brasil já que o câmbio na cidade não é favorável.

Seguro Viagem é Obrigatório em Roma?

Se você não tem passaporte da União Européia ou dupla cidadania, você precisará contratar um serviço de seguro viagem. Os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen (Áustria, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal, França, Espanha, Alemanha, Suécia, Grécia, Itália e Islândia) exigem o seguro viagem, e nestes casos, a cobertura de assistência médica precisa ser de no mínimo 30 mil euros. Durante as nossas viagens não tivemos que apresentar comprovante de contratação do seguro viagem nestes países, mas se eles pedirem e você não tiver, você poderá ter a entrada no país negada. Leia mais sobre o Seguro Viagem Obrigatório.

Faça seu seguro viagem nos links da Mondial Assistance do nosso blog. Você não vai pagar nada a mais por isso, ganha 15% de desconto e o blog ganha uma comissão do Mondial Assistance. Você viaja tranquilo com um seguro viagem confiável e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham !

Hospedagem em Roma

Por ser uma cidade turística, Roma oferece diversas opções de hotéis para todos os gostos. Há duas principais regiões que você pode ficar hospedado: Centro de Roma ou na região de Trastevere. Neste guia inicial para Roma nós damos mais informações sobre estas duas opções.

Os hotéis do centro de Roma são onde a maioria dos turistas ficam e, na nossa opinião, esta também é a melhor localidade se você está procurando comodidade para sua locomoção. Ela fica mais próxima de grande parte dos pontos turísticos da cidade e possui várias opções de restaurantes, bares e lojas.

A região central que fica próxima da Piazza Navona e Panteão são onde a maioria das pessoas ficam e a região é caracterizada por vendedores ambulantes, gelaterias e diversos pontos turísticos. Apesar de possuir alguns bons hotéis, eles são mais difíceis de serem encontrados nessa região e são caros devido a sua localização. Veja aqui opções de hospedagem próximo da Piazza Navona.

A região central que fica próxima  a Piazza del Popolo é um pouco mais tranquila para se hospedar, mas ainda fica no miolo dos pontos turísticos. Geralmente os hotéis no entorno desta região são mais caros do que as opções acima, mas eles também possuem uma melhor infraestrutura. É uma boa opção se você procura um conforto maior e mais tranquilidade, mas mesmo assim gosta de estar perto dos pontos turísticos. Veja aqui opções de hospedagem próximo da Piazza del Popolo.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (use o código promocional ANYWHERE5 para ter 5% de desconto).

Já os hotéis da região de Trastevere ficam um pouco mais distantes dos pontos turísticos de Roma, tornando necessário o uso do transporte público de Roma com mais frequência, mas ainda sim é uma boa opção de hospedagem em Roma. Uma das grandes vantagens dessa região é sua agitada vida noturna com restaurantes e bares (veja aqui um post inteiro sobre a região), muitos deles oferecendo as opções mais tradicionais da culinária italiana. Uma outra vantagem é que ela é mais barata do que as opções do centro de Roma. Veja aqui opções de hospedagem em Trastevere.

Nós tivemos oportunidade de nos hospedar no Hotel Sonnino (veja aqui como foi a nossa hospedagem) e escolhemos este local por três motivos: localização, facilidade para acessar o transporte público e o um ótimo custo-benefício. O Hotel Sonnino fica na região de Trastevere que é melhor região de Roma para aproveitar sua rica culinária e seus bares, mas ainda é uma região bem calma. Porém, ela não fica exatamente no meio dos pontos turísticos, sendo necessário o transporte público de Roma para acessá-los. A vantagem é que o hotel fica na principal avenida de Trastevere de onde partem ônibus para os diversos pontos turísticos da cidade, além de ficar próximo a estação de trem de Trastevere que é ideal para quem chega de avião na cidade (veja como fazer o caminho do aeroporto para o centro de Roma).

Veja mais opções de hospedagem em Roma e faça sua reserva clicando neste link. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma hospedagem bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham !

Transporte Público em Roma

Há basicamente 3 tipos de transporte público em Roma: metro, tram e ônibus. O uso de cada tipo de transporte vai depender de onde você está hospedado, como você chegará na cidade e quais são os seus principais pontos de interesse para visitar.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o metro de Roma não é a melhor opção. Apesar deste sistema de transporte público ser eficiente, o metro de Roma é extremamente simples e limitado, sendo que as estações abrangem apenas uma pequena porção da cidade. Além disso, grande parte dos pontos turísticos não estão localizados próximo do metro e você precisará usar outro tipo de transporte público para se locomover. Abaixo você pode encontra o mapa do metro de Roma.

Como você precisará chegar no centro histórico, é necessário usar outros tipos de transporte público em Roma. As opções restante são tram (bonde elétrico) e ônibus. As duas opções são bem parecidas e acabamos usando as duas durante as nossas andanças pelas cidade. Os pontos de ônibus são muito bem sinalizados e os letreiros mostram o número do ônibus/tram e a rota de cada linha.

Veja aqui nosso post contando tudo sobre o transporte público de Roma.

Metro de Roma

Mapa do Metro de Roma

O que Fazer em Roma?

Apesar de ser conhecida por seu rico legado cultural e histórico, a cidade de Roma possui inúmeras atrações para todos os gostos. Listamos abaixo o que fizemos durante os nossos 4 dias de viagem pela cidade e, clicando no nome das atrações, você vê o post específico sobre cada uma delas:

Museus em Roma

Galleria Borghese: Uma Galeria de Arte em Roma
Panteão de Roma: Como Visitar, Dicas e Informações
Castelo de Santo Ângelo: Como Visitar, Dicas e Informações
Coliseu de Roma: Como Visitar, Dicas e Informações
Monte Palatino em Roma: Como Visitar, Dicas e Informações
Fórum Romano: Como Chegar, Como Visitar, Dicas e Informações

Vaticano

Museus Vaticanos: Uma Visita Imperdível em Roma
Basílica de São Pedro: Como Visitar, Dicas e Informações
Túmulo de São Pedro e Necrópoles: O Melhor Tour do Vaticano

Outras Atividades em Roma

Villa Borghese: Um Passeio ao Ar Livre em Roma
Monumento Nacional a Vittorio Emanuele ou Altar da Pátria
Onde Ver a Cidade de Roma do Alto: Dicas dos Melhores Lugares

Quantos Dias Ficar em Roma?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de responder, não importa a cidade que vá conhecer. Isso irá depender muito do seu estilo de viagem e do que você gosta de fazer. Porém, achamos que 5 dias são suficientes para conhecer as principais atrações que a cidade de Roma tem a oferecer.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)