Transporte Público em Roma: Como Usar, Dicas e Informações 5


Roma foi a única cidade italiana que visitamos durante a nossa primeira viagem pela Europa e, como tínhamos acabado de chegar na cidade, foi preciso entender como funcionava o seu sistema de transporte. Apesar de algumas limitações, achamos que o sistema de transporte público em Roma funciona bem e é uma ótima opção para você se locomover dentro da cidade.

Transporte Público em Roma

Há basicamente 3 tipos de transporte público em Roma: metro, tram e ônibus. O uso de cada tipo de transporte vai depender de onde você está hospedado, como você chegará na cidade e quais são os seus principais pontos de interesse para visitar.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o metro de Roma não é a melhor opção. Apesar deste sistema de transporte público ser eficiente, o metro de Roma é extremamente simples e limitado, sendo que as estações abrangem apenas uma pequena porção da cidade. Além disso, grande parte dos pontos turísticos não estão localizados próximo do metro e você precisará usar outro tipo de transporte público para se locomover. Abaixo você pode encontra o mapa do metro de Roma:

Metro de Roma

Mapa do Metro de Roma

Atualmente estão em funcionamento as linhas A e B. A linha C está em obras e ainda não há previsão de inauguração visto que Roma possui diversas relíquias arqueológicas e ainda não se sabe como o metro irá passar por algumas áreas.

Como você precisará chegar no centro histórico, é necessário usar outros tipos de transporte público em Roma. As opções restante são tram (bonde elétrico) e ônibus. As duas opções são bem parecidas e acabamos usando as duas durante as nossas andanças pelas cidade. Os pontos de ônibus são muito bem sinalizados e os letreiros mostram o número do ônibus/tram e a rota de cada linha.

Transporte Publico em Roma Onibus

Transporte Público em Roma – Ônibus

Uma outra dica é usar o site (http://www.atac.roma.it/index.asp?lingua=ENG) onde você consegue colocar o seu local e origem e o seu local de destino e ver quais as linhas de ônibus e tram que fazem este trajeto. Além disso, usamos bastante os mapas do Google que apontam quais linhas de transporte parar em determinado local.

Como Comprar o Bilhete do Transporte Público em Roma

Uma das vantagens do transporte público em Roma é que ele é integrado, ou seja, os bilhetes valem para todos os transportes. Antes de comprar os bilhetes é importante fazer um planejamento de viagem para ver quantas vezes você precisará usar o transporte público em Roma. Abaixo você encontra os bilhetes que valem para o transporte público em Roma:



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

– BIT (biglietto integrato a tempo) – custa 1,50 Euro e vale por 100 minutos a partir da validação. Através dele você pode fazer números ilimitados de viagem de ônibus e bonde + uma viagem de metro.

– BIG (biglietto integrato giornaliero) – custa 6 Euros e dura um dia inteiro a partir da validação. Através dele você pode fazer números ilimitados de viagem de ônibus, bonde e metro.

– BTI (biglietto turístico integrato) – custa 18 euros e dura 3 dias inteiros a partir da validação. Através dele você pode fazer números ilimitados de viagem de ônibus, bonde e metro.

– CIS (carta integrata settimanale) – custa 24 Euros e dura 7 dias a partir da validação. Através dele você pode fazer números ilimitados de viagem de ônibus, bonde e metro.

– Roma Pass – uma ótima opção é usar o Roma Pass que, além do transporte público ilimitado para os dias que são válidos, dá acesso gratuito a atrações e desconto. Veja aqui nosso post que conta como funciona o Roma Pass. 

Os bilhetes para o transporte público de Roma podem ser comprados nos guichês das estações de metro ou em tabacarias espalhadas por toda a cidade (procure pelo T de Tabacco). Além disso, dentro de alguns ônibus/tram há máquinas que vendem os bilhetes, mas você precisa estar com o valor certo do bilhete e não é garantido que você irá entrar no transporte e terá uma máquina a sua disposição.

Importante: depois de entrar no ônibus/tram, não há nenhum cobrador e o motorista não irá pedir o seu bilhete. Porém, você precisa validar o seu bilhete nas máquinas amarelas. Esta validação possui o dia e o local e é a maneira que os fiscais usam para saber quando você começou a utilizar o transporte público em Roma.

Conexão do Aeroporto de Roma com o Transporte Público

Uma das vantagens do transporte público em Roma é que ele faz conexão com o Aeroporto de Fiumicino e com certeza este é melhor meio para se locomover do aeroporto até o centro de Roma, principalmente se você estiver viajando sozinho ou com uns dois acompanhantes. No próprio aeroporto há várias placas que indicam o caminho para o transporte público que possui duas opções:

Trem Regional (FLI): os trens regionais possuem intervalos de 15 minutos (segunda-feira até sexta-feira) e intervalos e 30 minutos (sábados, domingos e feriados). Ele para nas estações Tiburtina, Ostiense, Trastevere e chega na estação Termini (estação central de Roma que faz conexão com a linha A e B do metro) depois de 55 minutos que saiu do Aeroporto de Fiumicino. O custo é de 8 Euros e o bilhete é comprado nas máquinas do aeroporto.

Leonardo Express: esta é a maneira mais rápida e cômoda para se chegar a estação Termini. Ele funciona em intervalos de 30 minutos e depois de 30 minutos você chegará na estação Termini, sem parar em nenhuma estação. O custo é de 14 Euros e o bilhete é comprado nas máquinas do aeroporto.

Mais Informações

Horário de Funcionamento do Transporte Público em Roma: 

Metro: 05h30min até às 23h30min todos os dias da semana. Nas sextas e sábados o metro vai até 1h30min
Ônibus: 05h30min até às 0h

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

5 thoughts on “Transporte Público em Roma: Como Usar, Dicas e Informações