Roteiro de Viagem de 5 dias – Alemanha – Berlim


A cidade de Berlim é a capital da Alemanha e é a maior cidade do país. Berlim é repleta de história sobre a Segunda Guerra Mundial, o Nazismo e o Muro de Berlim. Nós tivemos a oportunidade de passar em vários locais históricos durante nossos roteiros pela cidade, mas a cidade também tem muito mais a oferecer. Nós ficamos 5 dias em Berlim durante o mês de Dezembro/2014 e você pode encontrar abaixo as principais atrações da cidade e um roteiro do que fazer em cada um dos dias.

Como Chegar em Berlim?

Você chegará na cidade pelo Aeroporto de Tegel ou, se estiver viajando com a Easyjet, você chegará pelo Aeroporto de Schönefeld. Dependendo do aeroporto, há maneiras diferentes de se chegar até o centro da cidade e nós temos um post dedicado ao trajeto dos aeroporto até o centro de Berlim. Veja aqui o nosso post contando como fazer este trajeto.

Para quem já está na Alemanha, vale a pena considerar o transporte ferroviário. A companhia de trem na Alemanha que possui os melhores preços é a DB Bahn e neste caso você já desce diretamente na estação central de Berlim (Berlim Hauptbahnhof) de onde é possível se locomover para os outros pontos da cidade.

Veja aqui o nosso post mostrando tudo o que você precisa saber para usar o transporte em Berlim.

Mapa do Transporte Público de Berlim - Fonte: http://www.s-bahn-berlin.de/

Mapa do Transporte Público de Berlim – Fonte: http://www.s-bahn-berlin.de/

Primeiro Dia – East Side Gallery, Memorial ao Muro de Berlim, Charlottenburg Palace, Mercado de Natal de Berlim

No primeiro dia de Munique já fomos conhecer toda a história do Muro de Berlim começando pela East Side Gallery. A East Side Gallery é uma galeria de arte em Berlim a céu aberto com uma extensão de um pouco mais de 1.316m, sendo considerada a mais longa galeria de arte a céu aberto do mundo. Ela está localizada no lado leste do antigo muro de Berlim que foi preservado da demolição. Pela sua extensão e sua importância, a East Side Gallery é considerada o melhor lugar para ver o muro de Berlim.

 Veja aqui mais informações sobre a East Side Gallery.

East Side Gallery

East Side Gallery

Apesar da East Side Gallery ser incrível e ser a maior extensão do Muro de Berlim que ainda está inteiro, você acaba não tendo muitas informações sobre como o muro foi construído e destruído. Para isso, é necessário ir até o Memorial do Muro de Berlim que, na nossa opinião, é o local mais completo para entender toda a história do Muro de Berlim, desde sua origem até a sua queda, passando pelas dificuldade encontradas pelos cidadãos para conviver com esta barreira física que foi construída em apenas uma madrugada.

 Veja aqui como visitar o Memorial do Muro de Berlim.

Centro de Documentacao Memorial do Muro de Berlim

Centro de Documentação

Continuamos o nosso dia fazendo uma visita no Palácio Charlottenburg. O Palácio Charlottenburg é um palácio localizado na cidade de Berlim que muito tempo serviu como residência de verão da primeira rainha da Prússia, Sophie Charlotte, que deu nome ao próprio palácio. Este é um dos locais mais visitados na cidade de Berlim, tanto pelo seu palácio quanto pelos seus belos jardins.

Veja aqui como visitar o Palácio Charlottenburg em Berlim.

Palacio Charlottenburg

Palácio Charlottenburg

O nosso roteiro do primeiro dia terminou visitando um dos diversos Mercados de Natal de Berlim, o Mercado de Natal de Charlottenburg que é montado em frente ao palácio. Os Mercados de Natal são a grande atração do inverno europeu e contam com artesanatos locais, presentes de natal, decoração para casa, esculturas e outros itens relacionados ao tema natalino. Além disso, a oferta de comes e bebes é grande, contando com comidas e bebidas típicas.

Veja aqui os principais locais que acontece o Mercado de Natal de Berlim. 

Charlottenburg no Natal

Charlottenburg no Natal

Segundo Dia – Torre de TV de Berlim, Museu DDR, Mercado de Natal de Berlim

O nosso segundo dia em Berlim começou com uma visita até a Torre de TV de Berlim. A Torre de TV de Berlim ou Berliner Fernsehturm é uma antena de televisão de 368 metros de altura que se localiza na Alexanderplatz, centro da cidade de Berlim, e um dos melhores locais para ver Berlim do alto.

Nós fizemos uma breve visita no local e aqui você encontra mais informações.

Vista da Torre de TV de Berlim

Vista da Cidade de Berlim do Alto

Continuamos a nossa visita visitando o Museu DDR (DDR Museum) que é um museu localizado na antiga Alemanha Oriental que fica ao lado do Rio Spree. Seu próprio nome é derivado da Deutsche Demokratische Republik e sua exibição mostra o estilo de vida do lado alemão que foi marcado pela ditadura, socialismo e fechado para o restante do mundo ocidental.

Veja aqui nossas impressões sobre o Museu DDR e como fazer sua visita.

Museu DDR

Museu DDR

O nosso roteiro do primeiro dia terminou visitando outro Mercado de Natal de Berlim, o Mercado de Natal de Rothaus. Este é o principal Mercado de Natal de Berlim e fica localizado no bairro de Mitte, entre o prédio da prefeitura (Rotes Rathaus) e a Torre de TV de Berlim. A grande atração deste mercado de natal é a roda gigante que fica localizada no local, além de uma pista de patinação no gelo que dá a volta na Fonte de Netuno (Neptunbrunnen).

Veja aqui os principais locais que acontece o Mercado de Natal de Berlim.

Mercado de Natal de Berlim Rotes Rathaus Roda Gigante

Roda Gigante

Terceiro Dia – Catedral de Berlim, Altes Museum, Neues Museum, Pergamonmuseum

O nosso terceiro dia em Berlim foi dedicado a uma visita na Ilha dos Museus (Museumsinsel). A visita começou na Catedral de Berlim ou Berliner Dom que é a maior igreja protestante da cidade de Berlim e também uma das construções mais fotografadas da cidade. Com certeza é uma visita obrigatória para quem vai viajar para a cidade de Berlim.

Veja aqui nosso post mostrando como visitar a Catedral de Berlim. 

Catedral de Berlim

Catedral de Berlim

Uma coisa que você ter em mente quando visitar Berlim é que os principais museus da cidade ficam localizados no mesmo local: Ilha dos Museus (Museumsinsel). Esta ilha possui cinco importantes museus de Berlim: Pergamonmuseum (Museu Pergamon), Altes Museum (Museu Antigo), Neues Museum (Museu Novo), Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga) e Bode Museum (Museu Bode). Nós visitamos no mesmo dia o Pergamonmuseum, Altes Museum e o Neues Museum.

O Pergamonmuseum (Museu Pergamon) começou a ser construído em 1910 e só terminou em 1930. Este museu é reconhecido como um dos museus mais importantes do mundo e recebe cerca de 850 mil visitantes todos os anos. Sua coleção conta com diversos exemplares da antiguidade clássica como o Altar de Pérgamo e as Portas do Mercado de Mileto.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Veja aqui mais sobre o Pergamonmuseum e como visitá-lo.

Portas do Mercado de Mileto

Portas do Mercado de Mileto

O Neues Museum (Museu Novo) foi construído entre os anos de 1843 e 1855, mas foi fechado depois da Segunda Guerra Mundial por estar severamente danificado. Ele foi reconstruído e reabriu no ano de 2009. A exposição inclui coleções sobre o Antigo Egito, Pré-História e história recente. Dentre os artefatos que o museu abriga está o busto da rainha egípcia Nefertiti.

Veja aqui mais sobre o Neues Museum e como visitá-lo.

Neues Museum Berlim

Neues Museum

O Altes Museum (Museu Antigo) foi construído entre os anos de 1822 e 1830 e é considerado o mais importante do mundo sobre a temática Romana, Grega e Etrúria.

Veja aqui mais sobre o Altes Museum e como visitá-lo.

Altes Museum Berlim

Altes Museum

Quarto Dia – Campo de Concentração de Sachsenhausen, Topografias do Terror e Checkpoint Charlie

No quarto dia em Berlim fomos visitar uma das atrações mais comoventes e que fica nos arredores da cidade. O Campo de Concentração de Sachsenhausen funcionou entre os anos de 1936 e 1945 e foi o primeiro campo de concentração da Alemanha, ou seja, ele era um projeto piloto que serviu de modelo para os outros campos de concentração que foram construídos durante a época da ascensão do Partido Nacional Socialista e durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Veja aqui tudo o que você precisa saber para visitar o Campo de Concentração de Sachsenhausen.

Arbeit Macht Frei

Arbeit Macht Frei

Neutral Zone

Neutral Zone

Nosso quarto dia continuou visitando o Museu Topografias do Terror que se localiza no mesmo local que se encontrava a sede da Gestapo (polícia secreta nazista), o comando da SS e a Central de Segurança do Reich. Estes 3 temas fazem parte da exibição permanente do museu que mostra toda a história e os crimes que estas instituições cometeram durante o Terceiro Reich.

Veja aqui mais informações sobre as Topografias do Terror e como visitar.

Topografias do Terror Entrada

Entrada

Nosso dia terminou visitando um dos lugares mais conhecidos de Berlim: Checkpoint Charlie. O Checkpoint Charlie era um posto militar que ficava entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante o período da Guerra Fria. O nome Charlie vem da nomeação de outros postos da Alemanha seguindo o alfabéticao fonética onde o posto militar de Helmstedt se chamava Checkpoint Alpha e o de Dreilinden se chamava Checkpoint Bravo.

Veja mais sobre o Checkpoint Charlie e como fazer a sua visita.

Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie – Visão a Partir do Lado Americano

Quinto Dia – Palácio do Reichstag, Tiergarten, Brandenburg Tor, Memorial do Holocausto

O nosso último dia começou com uma visita no Palácio do Reichstag que é o prédio do parlamento federal da Alemanha e está localizado no distrito de Mitte em Berlim. Esta construção possui uma história incrível e uma arquitetura linda, sendo um ótimo lugar para tirar belas fotos. Além disso, é possível subir gratuitamente na cúpula do Palácio do Reichstag.

Veja como visitar o Palácio do Reichstag e visitar sua cúpula.

Palacio do Reichstag

Palácio do Reichstag

O nosso roteiro continuou dando uma rápida passada no Tiergarten que é um parque urbano localizado no distrito de Mitte e muito perto do Palácio do Reichstag e Brandenburg Tor. O Tiergarten é imenso e é o segundo maior parque público da Alemanha, ficando atrás apenas do Englischer Garten em Munique. Como era inverno e estava nevando bastante, nem aproveitamos muito o parque, mas deu para perceber que ele é incrível e deve ser uma ótima visita durante dias mais quentes.

Tiergarten

Tiergarten

Tiergarten

Tiergarten

Do lado do Tiergarten você encontra o Brandenburg Tor, um dos cartões postais da cidade. O Portão de Brandemburgo é um portal na cidade de Berlim que foi encomendado por Frederico Guilherme II da Prússia e foi construído no final do século XVIII.

Portao de Brandemburgo

Portão de Brandemburgo

Pertinho do Brandenburg Tor está o Memorial do Holocausto ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa  que é um memorial que faz homenagem aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista. Ele começou a ser construído em 2003 e foi finalizado em 2004, tendo como base o projeto do arquiteto Peter Eisenman.

Veja aqui a localização e como chegar no Memorial do Holocausto em Berlim.

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

O Centro de Informações fica embaixo do Memorial do Holocausto é um lugar que deve ser visitado, mas você precisa ter um emocional muito bom porque a visita é comovente. O local é cheio de histórias emocionantes sobre a perseguição dos judeus na Alemanha e na Europa. Ele possui 800 metros quadrados e no local você encontra detalhes e histórias sobre pessoas e famílias que foram vítimas do holocausto.

Veja aqui mais sobre o Centro de Informações do Memorial do Holocausto em Berlim.

Centro de Informacoes Cartas

Cartas

Quantos Dias Ficar em Berlim?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de responder, não importa a cidade que vá conhecer. Isso irá depender muito do seu estilo de viagem e do que você gosta de fazer. Porém, achamos que 5 dias foram suficientes para conhecer as principais atrações que Berlim tem a oferecer.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)