Checkpoint Charlie em Berlim: Como Visitar, Dicas e Informações


Checkpoint Charlie em Berlim: Como Visitar, Dicas e Informações

A cidade de Berlim é repleta de história sobre a Segunda Guerra Mundial, o Nazismo e o Muro de Berlim. Nós tivemos a oportunidade de passar em vários locais históricos durante nossos roteiros pela cidade e um dos mais conhecidos é o Checkpoint Charlie. Abaixo você encontra mais sobre o local e o que encontrar durante sua visita.

Como Chegar no Checkpoint Charlie?

O Checkpoint Charlie fica no centro da cidade de Berlim e com certeza você vai passar perto do local durante um roteiro pela cidade de Berlim.

Se você deseja chegar diretamente ao local, é preciso pegar o metro da U-bahn da linha U6 e descer na estação U Kochstr./Checkpoint Charlie que é a estação que fica praticamente no Checkpoint Charlie.

Veja aqui nosso post mostrando como usar o transporte público de Berlim.

Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie era um posto militar que ficava entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante o período da Guerra Fria. O nome Charlie vem da nomeação de outros postos da Alemanha seguindo o alfabéticao fonética onde o posto militar de Helmstedt se chamava Checkpoint Alpha e o de Dreilinden se chamava Checkpoint Bravo.

O Checkpoint Charlie se tornou um símbolo da Guerra Fria e representou, juntamente com o Muro de Berlim (veja aqui tudo sobre o Muro de Berlim), a separação mais visível entre o leste e o oeste. Atualmente você encontra fotos de guardas em destaque e, vendo o Checkpoint Charlie pelo lado americano (leste), você irá ver a foto de um soldado russo. Em contrapartida, avisando o Checkpoint Charlie pelo lado soviético (oeste), você irá ver a foto de um soldado americano.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Checkpoint Charlie

Visão a Partir do Lado Americano

Checkpoint Charlie

Visão a Partir do Lado Soviético

Com a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, o posto foi removido em junho de 1990 e a cabine original onde ficava o guarda foi removida. Entretanto, no ano 2000, foi colocada uma reprodução da cabine no mesmo local onde se encontrava a original. A placa com a frase “Você está deixando o setor americano” é um dos itens mais fotografados de Berlim.

Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie

O Checkpoint Charlie é uma das principais atrações de Berlim. Porém, não foi uma das nossas atrações preferidas. Apesar de sua história, ele se tornou muito “turístico” onde você encontra pessoas nas ruas tentando carimbar seu passaporte por preços altos, personagens vestidos de soldados para tirar fotos e outras coisas que tiram um pouco da história que este local possui.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)