Memorial do Holocausto e Centro de Informações em Berlim


Memorial do Holocausto e Centro de Informações em Berlim

A cidade de Berlim é repleta de história sobre a Segunda Guerra Mundial, o Nazismo e o Muro de Berlim. Nós tivemos a oportunidade de passar em vários locais históricos durante nossos roteiros pela cidade e um dos mais comoventes foi a nossa visita ao Memorial do Holocausto e o Centro de Informações que fica embaixo do local. Veja abaixo mais sobre estes locais e também sobre o que você irá encontrar durante sua visita.

Como Chegar no Memorial do Holocausto?

O Memorial do Holocausto fica no centro da cidade de Berlim, muito próximo ao Brandenburg Gate, Postdamer Platz e do Tiergarten. Desta maneira, é bem fácil passar por este local durante um roteiro pela cidade de Berlim.

Se você deseja chegar diretamente ao local, é preciso pegar o metro da U-bahn da linha U2 e descer na estação U Mohrenstr. que é a estação mais perto do Memorial do Holocausto. A partir da saída da estação você estará a um quarteirão do memorial.

Veja aqui nosso post mostrando como usar o transporte público de Berlim.

Como Visitar o Memorial do Holocausto?

O Memorial do Holocausto é um local aberto e ele pode ser visitado durante todos os dias da semana e em qualquer horário do dia. Por este motivo, a visita é gratuita.

Embaixo do Memorial do Holocausto você também encontra o Centro de Informações que dá mais informações sobre este período da história da Alemanha e, na nossa opinião, é também uma visita obrigatória. O Centro de Informações funciona nos seguintes horários:

Meses de Abril até Setembro – terça-feira à domingo – 10h às 20h
Meses de Outubro até Março – terça-feira à domingo – 10h às 19h

Ele não funciona de segunda-feira e nos dias entre 24 de Dezembro e 26 de Dezembro. Em todos os outros feriados o Centro de Informações está aberto.

A visita ao centro de informações também é gratuita, mas esteja preparado para enfrentar uma longa fila. No dia que fomos estava bem frio e mesmo assim ficamos por cerca de uma hora na fila.

Veja mais opções de ingressos em Berlim e faça sua compra clicando neste link. Você tem desconto em várias atrações, evita filas e o blog ainda ganha uma comissão da TicketBar. Você consegue visitar uma atração bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham !

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto ou Memorial aos Judeus Mortos da Europa é um memorial que faz homenagem aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista. Ele começou a ser construído em 2003 e foi finalizado em 2004, tendo como base o projeto do arquiteto Peter Eisenman.

O memorial foi construído em um local que fazia parte da “Faixa de Morte” (veja aqui o nosso post sobre o Muro de Berlim e como era a Faixa da Morte). O Memorial do Holocausto possui 2.711 blocos de concreto cinza escuro que são distribuídos em fileiras paralelas sob uma superfície ondulada. Os blocos possuem 2,38m e 0,95m de largura, sendo que a sua altura varia entre 0,2m e 4,8m.

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

Os caminhos formados entre os blocos são ondulados e provocam uma certa vertigem. Essa foi exatamente a intenção do arquiteto que quis mostrar, segundo seu próprio texto, que este efeito seria  “para produzir uma atmosfera confusa e intranquila, e toda a escultura visa representar um sistema supostamente ordenado que perdeu o contato com a razão humana”.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

O Memorial do Holocausto também causou muita polêmica. Algumas pessoas não gostam de sua estética pois lembra um cemitério que acaba sendo uma referência ruim. Outras críticas vem do fato que este local apenas faz referência aos judeus mortos no holocausto e esquece de outras minorias que também foram perseguidas durante o regime nazista. Desta maneira, outros memoriais foram construídos como o Memorial para os Sinti e Roma e também o memorial dedicado aos homossexuais que foram perseguidos durante o regima nazista (veja aqui a lista completa e o local de cada um deles).

Centro de Informações

O Centro de Informações fica embaixo do Memorial do Holocausto e é um lugar cheio de histórias emocionantes sobre a perseguição dos judeus na Alemanha e na Europa. Ele possui 800 metros quadrados e no local você encontra detalhes e histórias sobre pessoas e famílias que foram vítimas do holocausto.

Centro de Informações

Centro de Informações

Estas histórias são contadas através de cartas, frases, áudios, imagens e todas outras formas de comunicação. Porém, mesmo sendo um lugar multimídia, é um lugar silencioso onde cada pessoa fica com seus pensamento sobre tudo o que aconteceu durante este período nebuloso do mundo.

Centro de Informacoes Cartas

Cartas

Centro de Informacoes Cartas

Cartas

Centro de Informacoes Familias de Judeus

Famílias de Judeus

Aliada a visita no Campo de Concentração de Sachsenhausen, esta foi uma das visitas mais emocionantes que visitamos durante todas as nossas viagens. Achamos que a visita vale muito a pena já que através dela é possível entender até onde vai a maldade dos homens e para lembrar do que não devemos fazer.

Centro de Informações

Centro de Informações

Mais Informações

Memorial do Holocausto: http://www.stiftung-denkmal.de/en/memorials/the-memorial-to-the-murdered-jews-of-europe.html
Centro de Informações do Holocausto: http://www.stiftung-denkmal.de/en/exhibitions/information-centre.html

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)