Campo de Concentração de Sachsenhausen nos Arredores de Berlim 4


cidade de Berlim é repleta de história sobre a Segunda Guerra Mundial, o Nazismo e o Muro de Berlim. Nós tivemos a oportunidade de passar em vários locais históricos durante nossos roteiros pela cidade e um dos mais comoventes foi a nossa visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen que fica nos arredores da cidade. Veja abaixo mais sobre este local e também sobre o que você irá encontrar durante sua visita.

Como Chegar no Campo de  Concentração de Sachsenhausen?

O Campo de Concentração de Sachsenhausen é um dos diversos campos de concentração da Alemanha e ele fica nos arredores da cidade de Berlim, mas ainda sim é facilmente acessado.

Você precisa chegar na linha S1 e entrar no trem em direção a estação Oranienburg (última estação do norte) e o trajeto dura um pouco mais de uma hora. Descendo da estação, você ainda precisa pegar um ônibus (linhas 804 com destino a Malz ou linha 821 com destino a Sachsenhausen) e descer depois de aproximadamente 5 minutos em frente à entrada do Campo de Concentração de Sachsenhausen.  Se quiser ir a pé, o trajeto entre a saída da estação Oranienburg até a entrada do campo de concentração é de 20 minutos.

Veja aqui nosso post mostrando como usar o transporte público de Berlim.

Caminho para Sachsenhausen

Caminho para Sachsenhausen

Como Visitar o Campo de  Concentração de Sachsenhausen?

A visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen pode ser visitado durante o ano todo. Entre 15 de Março e 14 de Outubro ele funciona das 8h30min às 18h e entre 15 de Outubro e 14 de Março ele funciona das 8h30min às 16h30min.

Campo de Concentração de Sachsenhausen

Campo de Concentração de Sachsenhausen

A visita é gratuita, mas há pouca informação disponível para ser lida no campo de concentração. Desta maneira, recomendamos demais o aluguel de um áudio-guia pelo valor de 3 Euros. O áudio-guia é ótimo e passa com muita emoção toda a tensão do lugar que já viveu anos de terror.

Veja mais opções de ingressos em Berlim e faça sua compra clicando neste link. Você tem desconto em várias atrações, evita filas e o blog ainda ganha uma comissão da TicketBar. Você consegue visitar uma atração bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham !

Campo de Concentração de Sachsenhausen

O Campo de Concentração de Sachsenhausen é uma das atrações mais emocionantes de Berlim. Ele funcionou entre os anos de 1936 e 1945 e foi o primeiro campo de concentração da Alemanha, ou seja, ele era um projeto piloto que serviu de modelo para os outros campos de concentração que foram construídos durante a época da ascensão do Partido Nacional Socialista e durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Campo de Concentração de Sachsenhausen

Campo de Concentração de Sachsenhausen

A importância deste campo era tão grande que, no ano de 1938, o escritório administrativo de todos os campos de concentração foi localizado no Campo de Concentração de Sachsenhausen. Desta maneira, antes de entrar no próprio campo de concentração, você passa por alguns prédios que servirão de escritórios administrativos.

Administrativo Campo de Concentracao

Sede Administrativa

A entrada no campo de concentração é marcada pela frase Arbeit Macht Frei que significa “O Trabalho Liberta“. Esta frase está esculpida nos portões de diversos campos de concentração e foi um dos marcos do regime nazista neste período.

Arbeit Macht Frei

Arbeit Macht Frei

Apesar do campo de concentração ser aberto e você conseguir circular livremente por toda a sua extensão, nosso caminho foi feito seguindo o áudio-guia. Há pontos de parada durante toda a visita e o áudio-guia vai explicando cada aspecto do campo de concentração a a importância de cada item para o funcionamento adequado do local.  Por exemplo, a Zona Neutra era o local máximo que os prisioneiros poderiam chegar e, como a própria frase “Es wird ohne Anruf sofort scharf geschossen” anuncia, “Tiros Serão Disparados Sem Aviso“.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto.

Campo de Concentração de Sachsenhausen

Campo de Concentração de Sachsenhausen

Neutral Zone

Neutral Zone

Neutral Zone

Neutral Zone

Você também passará pelos locais que serviram de dormitório para os prisioneiros, bem como lavatórios e banheiros. Todos os locais são extremamente carregados e vimos várias pessoas emocionadas no local. Desta maneira, aliada a uma neve intensa que caia no dia, a visita é extremamente fria.

Lavatorio Campo de Concentracao

Lavatório

Banheiro Campo de Concentracao

Banheiro

Outros locais no Campo de Concentração de Sachsenhausen também emocionam como as prisões e a ala hospitalar onde, além de estudar algumas doenças, os nazistas realizavam experimentos com os prisioneiros. Você também passará pelo crematório onde milhares de pessoas foram queimadas.

Prisao Campo de Concentracao

Prisão

Ala Hospitalar Campo de Concentracao

Ala Hospitalar

Crematorio Campo de Concentracao

Crematório

Mais de 200.000 pessoas foram aprisionadas no Campo de Concentração de Sachsenhausen entre os anos de 1936 e 1945. No começo o local serviu para prisioneiros políticos do regime nazista, mas aos poucos ele também foi usado para prisão de pessoas consideradas de raça inferior. Milhares de pessoas morreram de fome, doença, trabalho forçado ou apenas como uma política de extermínio por parte da SS (entenda as instituições de terror neste post). O Campo de Concentração de Sachsenhausen funcionou até 1945 depois que ele foi liberado pelas forças soviéticas.

Memorial Campo de Concentração de Sachsenhausen

Memorial Campo de Concentração de Sachsenhausen

A visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen ou qualquer outro campo de concentração não é fácil de ser feita e é realmente emocionante. Achamos que a visita vale muito a pena já que através dela é possível entender até onde vai a maldade dos homens e para lembrar do que não devemos fazer.

Mais Informações

Site do Campo de Concentração de Sachsenhausen: http://www.stiftung-bg.de/gums/en/

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

4 thoughts on “Campo de Concentração de Sachsenhausen nos Arredores de Berlim

  • Ana Cláudia

    Estou simplesmente encantada com seu blog. São tantas informações e os detalhes e facilidades que você coloca para nos ajudar em nossos roteiros, são realmente perfeitos. Esse áudio guia em português é locado no próprio site da Sachsenhausen? Muito obrigada pela grande ajuda que está nos fornecendo. Minha estadia de 05 dias em Berlim em dezembro será exatamente como você colocou aqui.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Ana, tudo bem? Muito obrigado pelos elogios e que bom que você gostou do conteúdo. Em relação ao áudio guia, ele pode ser alugado diretamente em Sachsenhausen.
      Abraços