Onde Ver o Muro de Berlim: Principais Locais na Cidade


Onde Ver o Muro de Berlim: Principais Locais na Cidade

Onde Ver o Muro de Berlim?

Com certeza uma das razões que fazem os turistas visitar a cidade de Berlim é para ver os restos do Muro de Berlim que foi o divisor da Alemanha e do mundo depois da Segunda Guerra Mundial. Para entender realmente a importância que o Muro de Berlim teve para a história do mundo, você pode ler o nosso post sobre o Memorial do Muro de Berlim e Centro de Documentação onde contamos mais de toda a sua origem, importância e sua queda. Mesmo depois da sua queda, há alguns lugares onde é possível ver o Muro de Berlim e vamos pontuar neste post os principais deles.

Muro de Berlim na East Side Gallery

Muro de Berlim

East Side Gallery

A East Side Gallery é uma galeria de arte em Berlim a céu aberto com uma extensão de um pouco mais de 1.316m, sendo considerada a mais longa galeria de arte a céu aberto do mundo. Ela está localizada no lado leste do antigo muro de Berlim que foi preservado da demolição. Pela sua extensão e sua importância, a East Side Gallery é considerada o melhor lugar para ver o muro de Berlim.

Veja nosso post mostrando como chegar e como visitar a East Side Gallery em Berlim.

East Side Gallery

East Side Gallery

East Side Gallery

East Side Gallery

Memorial do Muro de Berlim e Centro de Documentação

O Memorial do Muro de Berlim é o local que melhor retrata toda a história do Muro de Berlim. Ele pode ser dividido em duas partes: uma parte externa que é o próprio memorial e uma parte interna (Centro de Documentação) que dá mais detalhes sobre os acontecimentos.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

A própria rua onde o memorial está localizado, Bernauer Straße, possui uma história única já que ela estava literalmente na divisão entre os dois lados da cidade de Berlim. A rua estava no setor francês (bairro Wedding), mas os prédios do sul da rua pertenciam ao setor soviético (bairro Mitte). Imagine o desespero das pessoas quando o muro começou a ser construído e as pessoas não podiam mais circular e se viram bloqueadas. Esta rua também serviu como tentativas de fugas desesperadas onde pessoas dos prédios usavam cordas para descer para o lado ocidental e até mesmo se jogavam das janelas. Como represália, as autoridades da Alemanha Oriental mandaram cimentar as janelas dos apartamentos que também começaram a ser evacuados.

O Memorial do Muro de Berlim possui um trecho conservado do muro de Berlim que é mais impactante do que a East Side Gallery. Neste local o muro de Berlim é visto como ele realmente era, uma grande parece cinza, bem diferente das obras de arte que já cobriram esta cor cinzenta na East Side Gallery.

Muro de Berlim

Muro de Berlim

Muro de Berlim e Faixa da Morte

Muro de Berlim e Faixa da Morte

Topografias do Terror

O trecho externo da exibição permanente Topografias do Terror é outro local onde é ver um pedaço intacto do muro de Berlim que possui o mesmo aspecto que o Muro de Berlim localizado no Centro de Documentação, bem diferente do pedaço do Muro de Berlim que se localiza na East Side Gallery.

Aproveite também para visitar o Museu Topografias do Terror que se localiza em um local histórico. No local onde está o edifício do museu se encontrava a sede da Gestapo (polícia secreta nazista), o comando da SS e a Central de Segurança do Reich. Estes 3 temas fazem parte da exibição permanente do museu que mostra toda a história e os crimes que estas instituições cometeram durante o Terceiro Reich.

Muro de Berlim nas Topografias do Terror

Muro de Berlim nas Topografias do Terror

Há alguns outros lugares que possuem um trecho muito pequeno do muro que pode passar até despercebido. O que não passa despercebido é a inscrição no chão em vários lugares que mostra por onde o muro passava durante a divisão de Berlim. Com certeza você vai passar diversas vezes por elas durante o seu roteiro pela cidade.

E você? Conhece mais lugares onde ver o Muro de Berlim? Deixe nos comentários.

 

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)