Transporte Público em Berlim: Como Usar, Dicas e Informações 11


Veja como usar, mapa, preços, como comprar os bilhetes, dicas e informações úteis sobre o Transporte Público em Berlim que conta com o trem, metro e tram.

Berlim foi a terceira cidade que visitamos durante a nossa viagem pela Alemanha e, como já tínhamos entendido um pouco do sistema de transporte alemão durante a nossa visita em Frankfurt e Munique, foi bem mais fácil de entender o sistema logo no começo. Assim como todo o sistema de transporte da Alemanha, o transporte público em Berlim funciona muito bem e é uma ótima opção para você se locomover dentro da cidade.

Transporte Público em Berlim

Há basicamente 4 tipos de transporte público em Berlim: U-Bahn, S-Bahn, Bonde Elétrico (Tram) e ônibus. O U-Bahn é o metro e as suas linhas cobrem todo o centro da cidade e os subúrbios mais próximos do centro. Já o S-Bahn é uma linha de trem de superfície que leva para os locais mais afastados, mas ela também possui diversas linhas e estações no centro da cidade. O terceiro tipo de transporte público em Berlim é o bonde elétrico (Tram) que também funciona muito bem, mas ele funciona em alguns locais mais específicos. O último tipo de transporte público em Berlim é o ônibus, mas como não usamos este tipo de transporte na cidade (os outros foram suficientes), vamos focar nos que usamos.

Mapa do Transporte Público em Berlim - Fonte: http://www.s-bahn-berlin.de/

Mapa do Transporte Público em Berlim – Fonte: http://www.s-bahn-berlin.de/

As opções são tantas que você terá mais de uma opção para chegar em determinado local. O mapa do transporte público em Berlim assusta quem não está acostumado com grandes redes de transporte, mas ele funciona muito bem e geralmente você tem mais de uma opção para fazer um determinado trajeto. No site oficial do sistema de transporte você encontra o mapa em pdf do transporte público de Berlim e todas as informações necessárias para você não ter nenhuma surpresa na sua viagem.

O sistema de transporte público em Berlim funciona por uma identificação de letras e números. As estações que começam com U correspondem às estações da U-Bahn, as que começam com S correspondem às estações da S-Bahn e as estações que começam com M dentro dos quadrados correspondem ao bonde elétrico (tram).

Como Usar o Transporte Público em Berlim

Depois de usar o transporte público em Berlim por umas duas vezes você já estará bem familiarizado com o sistema e a vantagem é que esta experiência também servirá em outras cidades da Alemanha já que os sistemas são bem parecidos.

Mesmo que você não tenha salvo o mapa no celular ou levado ele de alguma forma, achamos que o transporte é muito bem sinalizado, principalmente as linhas da S-Bahn e U-Bahn.

As áreas em Berlim são divididas em zonas e para cada área que for, você deve adquirir um bilhete específico com uma tarifa específica. No total, são 3 zonas: A (centro expandido), B (onde encontra-se o aeroporto de Tegel) e C (onde encontra-se o aeroporto Schönefeld e a região de Postdam).



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (use o código promocional ANYWHERE5 para ter 5% de desconto).

Um choque cultural para quem é brasileiro é a ausência de catracas nas estações de trem, metro e mesmo dentro dos bondes elétricos. Porém, não tente dar uma de esperto e tentar usar o sistema sem estar portanto um bilhete válido pois se você for pego a multa é bem alta. Em todas as estações há uma máquina amarela para que você valide o seu ticket.

Assim como o metro de Paris, fique esperto para entrar e sair do transporte público em Berlim já que as portas só irão abrir se você apertar o botão localizado na porta, caso contrário ela permanece fechada enquanto o transporte está parado na estação.

Dica: bahnhof, em alemão, significa estação de trem. Em diversos lugares você verá escrito Hauptbahnhof (Estação de Trem Central) ou simplesmente Hbf. Da mesma forma, você encontra outras estações principais como Südbahnhof que é a estação principal do sul e Nordbahnhof que é a estação principal do norte.

Como Comprar o Bilhete do Transporte Público em Berlim

Há uma grande variedade de bilhetes de transporte público e você deve encontrar aquele que será mais adequado ao que pretende fazer, quantos dias irá ficar na cidade, quais atrações irá visitar e etc. O bilhete para o transporte público em Berlim pode ser comprado nas diversas máquinas que ficam espalhadas pelas estações da S-Bahn e U-Bahn e também nas paradas dos trams.

Abaixo você encontra os principais tipos de bilhete do transporte público em Berlim e o preço de cada um deles (preços de Maio/2015):

Single Ticket: esse é o bilhete simples e os preços variam de acordo com a região que irá:

– Berlin AB: 2,70 euros
– Berlin BC: 3 euros
– Berlin ABC: 3,30 euros

Grupo de 5 pessoas: se estiver viajando 5 pessoas, pode economizar com esse ticket:

– Berlin AB: 16,90 euros
– Berlin BC: 17,20 euros
– Berlin ABC: 17,40 euros

Day ticket: ticket válido para inúmeras viagens durante um dia

– Berlin AB: 6,90 euros
– Berlin BC: 7,20 euros
– Berlin ABC: 7,40 euros

7 day ticket: ticket válido para inúmeras viagens durante 7 dias

– Berlin AB: 29,50 euros
– Berlin BC: 30,50 euros
– Berlin ABC: 36,50 euros

Tourist Tickets: estes são os passes para os turistas que vem inclusos quando você adquire algum dos cartões turísticos da cidade. Berlim tem muitos cartões turístico, mas apenas o Berlin CityTour Card e o Berlin Welcome Card possuem algum benefício para o transporte público em Berlim. Na página oficial você encontra as diferentes tarifas que ambos oferecem e algumas outras combinações de compras com outros tipo de tickets.

Mais Informações

Site do Transporte Público em Berlim: http://www.s-bahn-berlin.de/en


Visit BerlinO blog my Destination Anywhere recebeu apoio da Visit Berlin durante a viagem para Berlim. A parceria foi realizada, mas a opinião no relato é pessoal.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Katia Nunes
Me encontre

Katia Nunes

Katia Nunes é autora do blog my Destination Anywhere. Adora viajar para cidade grande, mas também gosta de ir para lugares mais isolados. Já pisou em 7 países e só pensa em aumentar a lista a cada ano que passa.
Katia Nunes
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

11 pensamentos em “Transporte Público em Berlim: Como Usar, Dicas e Informações

  • Majo Coelho

    Olá

    Por favor tenho duas dúvidas:
    1) se Eu comprar o 7 day ticket: ticket válido para inúmeras viagens durante 7, Eu começar usar dia primeiro ele vale até o dia 7 as 3 horas do dia seguinte ( no caso até 3:00 horas do dia 8)?
    2) vale para : U-Bahn, S-Bahn, Bonde Elétrico (Tram) e ônibus

    muito obrigada

    Majo

    • Erick Stengrat

      Olá Majo, o 7-day ticket é contado no dia, ou seja, se você validar às 15h do primeiro dia, você terá até meia noite do dia 7 (contando o primeiro dia) para usar. Ele vale para todos os transportes.
      Abraços

  • MARIA CRISTINA HENNES SAMPAIO

    Olá querida! Meu marido e eu chegaremos a noite ao aeroporto de Tefel e temos de nos deslocar a Berlin mitte, Kraussenstrasse 35-36.
    Que tipo de transporte podemos pegar? Grata. Cristina – Recife

    • Erick Stengrat

      Oi Neuza, no mapa do post dá para você ver o trajeto que precisa fazer. Basicamente você precisa pegar o metro da Hbf até a Friedrichstr. e de lá fazer uma baldeação simples que vai até a estação Gesundbrunnen. Todas as estações de Berlim são muito bem identificadas e é bem difícil se perder.
      Abraços

  • neuza siqueira

    Fernanda,
    Muito muito boa suas informações! Chegarei de trem em Berlim (estação Hauptbahnhof) vindo de Praga em outubro. Gostaria de saber qual a melhor maneira para chegar ao meu hotel, Hotel Holiday Inn Mitte , que no site diz que ele fica perto da estação de Metrô de Gesundbrunnen. Tenho opção de ir de tram?
    abs

  • Fernanda Scafi

    Adorava andar de UBahn e SBahn pra cima e pra baixo em Berlim! Aí veio uma greve maldita da DB e o SBahn que era o que eu mais usava parou de funcionar por dias… Tive que aprender a me virar com ônibus e foi bem fácil (só um pouco mais demorado). Os trams estão na antiga parte oriental da cidade, mas logo logo chegarão por exemplo na Hauptbahnhof. Uma área que achei que tem pouca estação de U ou S é a Ilha dos Museus, mas logo isso tb será resolvido com a construção de uma linha nova no metrô – atualmente a Unter den Linden e a proximidade da Rotes Rathaus está um caos por conta disso. Ah, quando a DB entra em greve, além dos trens para outras cidades, o SBahn tb para, mas o UBahn que é administrado por outra empresa continua funcionando!

    • Erick Stengrat

      Oi Fernanda…nossa, que complicado ficar sem o transporte por causa de uma greve, mas são coisas que acabam acontecendo em viagem. Bom saber que dá para se virar bem com ônibus…nós acabamos não usando durante o nosso tempo em Berlim pois a U-Bahn e S-Bahn já atendia muito bem !!!
      Abraços