Eixo Monumental de Brasília: Roteiro pelos Principais Pontos


No final de semana de 24 a 26 de Abril aconteceu em Brasília o #EncontroBSB, o primeiro encontro de blogs de viagem na região. A responsável pelo evento foi a Camila, do blog Ensaios de Viagem, e contou com a colaboração dos blogs Nós no Mundo e Colecionando Imãs.

Blogs Participantes do #EncontroBSB - Foto por Alessandra Fratus do blog Tô Pensando em Viajar

Blogs Participantes do #EncontroBSB – Foto por Alessandra Fratus do blog Tô Pensando em Viajar

Eixo Monumental

O Eixo Monumental de Brasília é a avenida localizada no centro do plano piloto. No total são 16 km que liga a Rodoferroviária (oeste) até a Praça dos Três Poderes (leste). Ao longo do eixo monumental é possível encontrar diversos prédios do governo, sendo que vários foram projetados por Oscar Niemeyer. Além disso, você encontra museus, monumentos e outros pontos turísticos, sendo um passeio perfeito para conhecermos em um dia.

Durante os dois dias que passamos em Brasília, dedicamos uma manhã para conhecer alguns dos principais pontos do Eixo Monumental junto com o Diego e a Anna Bárbara do blog Nós no Mundo, que conhecem tudo de Brasília e puderam nos dar diversas dicas nos contar muito da sua história. Também estiveram presentes a Laura do Colecionando Viagens e a Glacy do Blog da Glacy.

Como Visitar o Eixo Monumental?

Uma das opções mais viáveis para se conhecer Brasília é alugar um carro já que a cidade é bem grande e se locomover de transporte público não é tão fácil. Porém, por esta deficiência no transporte público, o aluguel de carro não é uma opção econômica e o preços das diárias de aluguel de carro podem ser bem salgadas.

Como as distância no eixo monumental são bem grandes, andar a pé pode ser complicado, principalmente se o dia estiver ensolarado. Uma boa opção é alugar uma bicicleta para andar pelo eixo monumental que faz com que o passeio seja mais agradável. Além disso, Brasília dispõe daqueles ônibus turísticos e recomendamos ler o post do blog Nós no Mundo para se informar e ver se vale a pena.

Principais Pontos do Eixo Monumental

São diversos os prédios e edifícios que podem ser visitados no decorrer do eixo monumental de Brasília e abaixo você encontra os principais deles que podemos visitar durante o nosso tour pelo local:

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1970, a Catedral Metropolitana de Brasília (Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida) é um espetáculo a parte, tanto no exterior como no interior.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Seus 16 pilares curvos podem simbolizar uma coroa de espinhos, a Torre do Campanário ao seu lado possui 4 sinos de tamanhos diferentes que representam as Caravelas de Cristóvão Colombo (Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica) e seus 4 apóstolos na entrada (João, Lucas, Marcos e Mateus) formam o exterior da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

No interior da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é possível ver a clareza transparecida pelos seus enormes vitrais e a leveza simbolizada pelos anjos flutuantes no centro da Catedral.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida - Interior

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida – Interior

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida - Interior

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida – Interior

Museu Nacional

Sua cúpula perfeita de 90 metros foi desenhada por Oscar Niemeyer. O Museu Nacional faz com que parte da área do eixo monumental se torne uma obra de arte e no local é possível encontrar diversas exposições ao longo do ano.

Museu Nacional

Museu Nacional

Congresso Nacional

Projetado por Oscar Niemeyer, o Congresso Nacional é a sede do Poder Legislativo e é composto por um edifício em formato de um H e duas cúpulas que abrigam a Câmara dos Deputados (cúpula voltada para cima) e o Senado Federal (cúpula voltada para baixo).

Congresso Nacional

Congresso Nacional

As cúpulas representam duas ideias distintas: a cúpula da Câmara dos Deputados está voltada para cima pois representa uma mentalidade aberta a novas ideias enquanto a cúpula do Senado, voltada para baixo, representa um local fechado para reflexão e maturidade dos seus representantes.

Além desse prédio, há um anexo da Câmara dos Deputados. Diariamente, o Congresso Nacional oferece visitas guiadas de 9:00 às 17:30, começando no Salão Negro (acesso pela rampa principal). A visita dura 50 minutos, e a entrada é gratuita.

Supremo Tribunal Federal

O Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância do Poder Judiciário. Sua função fundamental é de servir como mantenedor da Constituição Federal de 1988, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça à Constituição.

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto é a sede oficial do gabinete do Presidente do Brasil e representa o Poder Executivo. Desenhado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 1960. É possível assistir a troca da Guarda Oficial (Dragões da Independência) todos os dias a cada 2 horas, sendo a primeira às 8h e a última às 18h.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Palácio do Planalto

Palácio do Planalto

Panteão da Pátria

O Panteão da Pátria é um monumento que se localizada na Praça dos 3 Poderes e foi projetado por Oscar Niemeyer em 1985 e inaugurado em 7 de setembro de 1986. Ele faz uma homenagem a todos aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira. Perto do Panteão da Pátria é possível encontrar uma escadaria para tirar uma foto incrível da Praça dos Três Poderes.

Panteão da Pátria

Panteão da Pátria

Panteão da Pátria

Panteão da Pátria

Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes ganhou esse nome pois reúne a sede do Poder Executivo (Palácio do Planalto), Poder Legislativo (Congresso Nacional) e Poder Judiciário (Supremo Tribunal Federal).

Praça dos Três Poderes

Praça dos Três Poderes

Praça dos Três Poderes

Praça dos Três Poderes

Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça está localizado entre o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios. Foi desenhado por Oscar Niemeyer em 1957 e é a Sede do Ministério da Justiça.

Palacio da Justiça

Palacio da Justiça

Torre da TV

Com 224 metros de altura e projetada por Lúcio Costa (o mesmo que projetou as Superquadras), a Torre da TV serve como um mirante 360° para toda a cidade de Brasília.

Torre da TV

Torre da TV

Torre da TV

Torre da TV

Eu Amo Brasília - Torre da TV

Eu Amo Brasília – Torre da TV

Eu Amo Brasília - Torre da TV

Eu Amo Brasília – Torre da TV

Com esta linda vista de Brasília nós terminamos o nosso roteiro pelo Eixo Monumental. Ainda faltaram alguns locais para serem visitados, tanto no exterior quanto no interior, mas esta será uma desculpa para voltar para a cidade em uma outra oportunidade.


 

O #EncontroBsB foi idealizado e organizado por Camilla Kafino do Ensaios de Viagem, aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril de 2015 na cidade de Brasília, Distrito Federal, e contou com a colaboração de Camila Torres (Colecionando Ímãs) e Diego Paiva (Nós no Mundo), patrocínio de Melhores Destinos e Experimente Brasília.

Contou os seguintes Blogs participantes:

E os apoio dos seguintes parceiros:
#EncontroBsB_parceirosSO

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Katia Nunes
Me encontre

Katia Nunes

Katia Nunes é autora do blog my Destination Anywhere. Adora viajar para cidade grande, mas também gosta de ir para lugares mais isolados. Já pisou em 7 países e só pensa em aumentar a lista a cada ano que passa.
Katia Nunes
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)