Transporte Público em Munique: Dicas, Informações e Horários 3


Veja nosso post contando como usar o transporte público em Munique: como usar, como comprar, mapa, tipos de bilhetes, preços e horário de funcionamento.

Munique foi a segunda cidade que visitamos durante a nossa viagem pela Alemanha e, como já tínhamos entendido um pouco do sistema de transporte alemão durante a nossa visita em Frankfurt, foi bem mais fácil de entender o sistema logo no começo. Assim como todo o sistema de transporte da Alemanha, o transporte público em Munique funciona muito bem e é uma ótima opção para você se locomover dentro da cidade.

Transporte Público em Munique

Há basicamente 3 tipos de transporte público em Munique: U-Bahn, S-Bahn e Bonde Elétrico (Tram). O U-Bahn é o metro e as suas linhas cobrem todo o centro da cidade e os subúrbios mais próximos do centro. Já o S-Bahn é uma linha de trem de superfície que leva para os locais mais afastados, mas ela também possui diversas linhas e estações no centro da cidade. O terceiro tipo de transporte público em Munique é o bonde elétrico (Tram) que também funciona muito bem, mas ele funciona em alguns locais mais específicos.

As opções são tantas que você terá mais de uma opção para chegar em determinado local. O mapa do transporte público em Munique assusta quem não está acostumado com grandes redes de transporte, mas ele funciona muito bem e geralmente você tem mais de uma opção para fazer um determinado trajeto. No site oficial do sistema de transporte você encontra vários mapas do transporte público de Munique e todas as informações necessárias para você não ter nenhuma surpresa na sua viagem. Além disso, através deste link o mapa é possível planejar uma rota entre dois pontos da melhor maneira possível.

Mapa do Transporte Público em Munique

Mapa do Transporte Público em Munique

O sistema de transporte público em Munique funciona por uma identificação de letras e números. As estações que começam com U correspondem às estações da U-Bahn, as que começam com S correspondem às estações da S-Bahn e as estações que apenas possuem números dentro dos quadrados correspondem ao bonde elétrico (tram).

Conexão do Transporte Público com o Aeroporto de Munique

Uma grande vantagem do transporte público em Munique é que ele também faz conexão com o Aeroporto Internacional de Munique que é responsável pelos voos que chegam na cidade.

Para ir do Aeroporto de Munique para o centro da cidade é bem fácil e você deve pegar as linhas S1 ou S8 da S-bahn. As estações ficam há alguns metros dos Terminais 1 e 2 do Aeroporto de Munique e há diversas placas indicando o caminho. A partir destas linhas você já consegue chegar no centro da cidade, além de também passar na estação central da cidade (Hauptbhanhof) de onde partem diversos trens regionais.

Como Usar o Transporte Público em Munique

Depois de usar o transporte público em Munique por umas duas vezes você já estará bem familiarizado com o sistema e a vantagem é que esta experiência também servirá em outras cidades da Alemanha já que os sistemas são bem parecidos.

Mesmo que você não tenha salvo o mapa no celular ou levado ele de alguma forma, achamos que o transporte é muito bem sinalizado, principalmente as linhas da S-Bahn e U-Bahn.

Um choque cultural para quem é brasileiro é a ausência de catracas nas estações de trem, metro e mesmo dentro dos bondes elétricos. Porém, não tente dar uma de esperto e tentar usar o sistema sem estar portanto um bilhete válido pois se você for pego a multa é bem alta. Depois de comprado o bilhete você deve validá-lo nas máquinas azuis que estão disponíveis em todas as estações da S-bahn e U-bahn e também nos pontos do bonde elétrico (tram). Sem o bilhete validado, não é possível saber a partir de onde você começou a usar o transporte (o valor depende da distância percorrida)



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (use o código promocional ANYWHERE5 para ter 5% de desconto).

Validacao do Bilhete em Munique

Validação do Bilhete em Munique

Assim como o metro de Paris, fique esperto para entrar e sair do transporte público em Munique já que as portas só irão abrir se você apertar o botão localizado na porta, caso contrário ela permanece fechada enquanto o transporte está parado na estação.

Dica: bahnhof, em alemão, significa estação de trem. Em diversos lugares você verá escrito Hauptbahnhof (Estação de Trem Central) ou simplesmente Hbf. Da mesma forma, você encontra outras estações principais como Südbahnhof que é a estação principal do sul e Nordbahnhof que é a estação principal do norte.

Como Comprar o Bilhete do Transporte Público em Munique

Há uma grande variedade de bilhetes de transporte público e você deve encontrar aquele que será mais adequado ao que pretende fazer, quantos dias irá ficar na cidade, quais atrações irá visitar etc. O bilhete para o transporte público em Munique pode ser comprado nas diversas máquinas que ficam espalhadas pelas estações da S-Bahn e U-Bahn e também nas paradas dos trams.

Abaixo você encontra os principais tipos de bilhete do transporte público em Munique e o preço de cada um deles (preços de Maio/2015):

– Single Trip (Einzelne Fahrten): o bilhete single trip é válido para quem deseja usar o transporte público em Munique de vez em quando, ou seja, para quem irá visitar grande parte das atrações da cidade a pé ou vai ficar pouco tempo na cidade. Há dois dois de single trip: Single Ticket e o Stripe Ticket.

Single Ticket: o single ticket, como o próprio nome já fiz, é um bilhete único válido para apenas uma viagem, ou seja, para fazer um trajeto de ida e volta você precisará de dois single ticket. O single ticket é válido por zona (Munique tem 4 zonas) e você define a zona na hora da compra do seu bilhete. Você fará grande parte das atrações dentro dos limites da zona 1 (mostrado no mapa acima) e irá sair da zona apenas quando for para se locomover de/para o Aeroporto de Munique. O valor para as viagens dentro da Zona 1 custa 2,70 Euros.

Stripe Ticket: o stripe ticket é um cartela com diversos tickets (vamos chamá-los de tiras) que é mais flexível. Diferentemente do single ticket, você não precisa definir a zona em que irá usar o bilhete, mas você deve usar a quantidade de tiras de acordo com a zona. Por exemplo, para viagens dentro da zona 1 você precisará de 2 tiras. A cada mudança de zona você deve adicionar mais 2 tiras. Por exemplo, para uma viagem entre as zonas 1 e 2, você irá usar 4 tiras. Como dissemos anteriormente, dificilmente você irá ultrapassar a zona 1, usando regularmente 2 tiras. Pode parecer confuso, mas uma grande vantagem do stripe ticket é que ele possui um modo de short trip. Caso você ande até 2 estações da S-bahn e U-Bahn ou 4 pontos do bonde elétrico (tram) você não precisa de 2 tiras, mas apenas de 1 tira. O valor para 2 tiras é de 2,60 Euros.

Obs: lembre-se de validar o seu bilhete antes de embarcar. Se estiver usando os bilhetes stripe ticket, valide a quantidade de tiras necessárias para realizar o seu trajeto.

– Day Ticket (Tageskarten): o bilhete day ticket é válido para quem deseja simplificar e usar apenas um bilhete para uma determinada quantidade de dias. Apesar de facilitar bastante as coisas, você deve usar bastante o transporte público em Munique neste período para que esta modalidade compense. O bilhete ilimitado para 1 dia custa 6,20 Euros e para 3 dias custa 15,50 Euros. Estes preços são válidos para quem irá realizar todos os trajetos dentro da zona 1, mas também é possível comprar o ticket para sair da zona 1 por um valor mais caro.

Horário de Funcionamento

O transporte público em Munique não funciona 24 horas por dia e o sistema possui um sistema de horários diferentes em cada lugar. Assim, a melhor maneira é consultar o próprio site do transporte público em Munique para saber o timetable de cada estação: http://www.muenchen.de/int/en/traffic/timetables/timetables.html

Mais Informações

Site do Transporte Público em Munique: http://www.mvv-muenchen.de/en/homepage/index.html

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

3 pensamentos em “Transporte Público em Munique: Dicas, Informações e Horários