Superquadra Experience: O Cotidiano de Brasília por Brasilienses 3


No final de semana de 24 a 26 de Abril aconteceu em Brasília o #EncontroBSB, o primeiro encontro de blogs de viagem na região. A responsável pelo evento foi a Camila, do blog Ensaios de Viagem, e contou com a colaboração dos blogs Nós no Mundo e Colecionando Imãs.

Blogs Participantes do #EncontroBSB - Foto por Alessandra Fratus do blog Tô Pensando em Viajar

Blogs Participantes do #EncontroBSB – Foto por Alessandra Fratus do blog Tô Pensando em Viajar

Superquadra Experience

Como parte do evento fizemos um roteiro chamado Superquadra Experience que é oferecido pelo Experimente Brasília. Sua proposta é conhecermos a pé a Superquadra 308S que traduz um novo conceito de morar em Brasília. O roteiro foi conduzido pelo Ylian Miranda, morador da própria superquadra, que sabe contar com detalhes cada ponto deste complexo que só pode ser encontrado em Brasília.

A Superquadra foi um projeto realizado pelo urbanista Lúcio Costa junto com o projeto do Plano Piloto de Brasília. Sua ideia era a criação de quarteirões com prédios residenciais com acesso livre, comércio local, escolas, cinema, igrejas e etc. O projeto foi desenhado para que o local tivesse apenas uma via de acesso de veículos, possibilitando um tráfego mais calmo e com menor velocidade. Em resumo, uma Superquadra formaria uma unidade de vizinhança, onde as pessoas poderiam crescer e possuir uma boa relação com as pessoas ao seu redor.

Nossa rota começou na Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Igrejinha. Esta capela foi projetada por Oscar Niemeyer com o objetivo de pagar uma promessa feita por Sarah Kubitschek para curar sua filha. O formato da capela faz referência a um chapéu de freira e seus azulejos são uma obra de Athos Bulcão.

Igreja Nossa Senhora de Fátima

Igreja Nossa Senhora de Fátima

Azulejos da Igreja Nossa Senhora de Fátima por Athos Bulcão

Azulejos da Igreja Nossa Senhora de Fátima por Athos Bulcão

Interior da Igreja

Interior da Igreja Nossa Senhora de Fátima

Um pouco mais adiante chegamos na entrada de acesso a Superquadra 308S, onde conhecemos um pouco mais da história da Superquadra e de Brasília. Parte deste história foi contada pelo dono da banca de jornal que está na quadra desde o seu início e conta que ele mesmo plantou duas árvores que se encontram ao lado de seu estabelecimento.

O Pessoal do Experimente Brasília

O Pessoal do Experimente Brasília

Entendendo Brasília

Entendendo Brasília

Entrada da Superquadra 308S

Entrada da Superquadra 308S

A Banca de Jornal

A Banca de Jornal

Depois nos encaminhamos para os prédios residenciais da Superquadra e, na nossa opinião, essa foi uma das partes que mais nos impressionaram. Como sempre moramos em São Paulo, a vida atrás das grades dos prédios daqui sempre foi muito comum. Chegar em Brasília e ver os diversos prédios da Superquadra sem muros, sem grades e sem portões foi uma surpresa muito boa. O paisagismo também faz parte da Superquadra e alguns locais foram projetos de Burle Marx.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Prédios da Superquadra - Lago em Frente a Entrada do Prédio

Prédios da Superquadra – Lago em Frente a Entrada do Prédio

Prédios da Superquadra - Paisagismo Presente

Prédios da Superquadra – Paisagismo Presente

Prédios da Superquadra - Entrada do Prédio

Prédios da Superquadra – Entrada do Prédio

Prédio Residencial da Superquadra 308S

Prédio Residencial da Superquadra 308S

Depois de sentarmos em diversos locais da Superquadra 308S para entender mais a sua história e ver como este espaço é um local de convívio entre as pessoas, nos encaminhamos ao Centro Cultural Renato Russo. Infelizmente o centro cultural encontra-se fechado por falta de apoio, mas no seu entorno há alguns grafites que valem a pena serem vistos.

Centro Cultural Renato Russo

Centro Cultural Renato Russo

Centro Cultural Renato Russo

Centro Cultural Renato Russo

Centro Cultural Renato Russo

Centro Cultural Renato Russo

A Alessandra Fratus, do blog Tô Pensando em Viajar, fez um vídeo bem legal que mostra um pouco da nossa experiência durante o roteiro da Superquadra Experience e mais um pouco de como foi o evento #EncontroBSB.

A rota Superquadra Experience oferecida pelo Experimente Brasília é um passeio totalmente diferente daqueles padrões oferecidos por agências e você consegue conhecer o cotidiano e a vida em Brasília por um outro ângulo. Ele é oferecido em grupos ou privativo e maiores informações podem ser obtidas diretamente no site do Experimente Brasília.

 



O #EncontroBsB foi idealizado e organizado por Camilla Kafino do Ensaios de Viagem, aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril de 2015 na cidade de Brasília, Distrito Federal, e contou com a colaboração de Camila Torres (Colecionando Ímãs) e Diego Paiva (Nós no Mundo), patrocínio de Melhores Destinos e Experimente Brasília.

Contou os seguintes Blogs participantes:

E os apoio dos seguintes parceiros:
#EncontroBsB_parceirosSO

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Katia Nunes
Me encontre

Katia Nunes

Katia Nunes é autora do blog my Destination Anywhere. Adora viajar para cidade grande, mas também gosta de ir para lugares mais isolados. Já pisou em 7 países e só pensa em aumentar a lista a cada ano que passa.
Katia Nunes
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

3 thoughts on “Superquadra Experience: O Cotidiano de Brasília por Brasilienses