Centro de Florianópolis: Roteiro pelos Principais Pontos da Cidade 2


Como é costume durante as nossas viagens, um roteiro a pé pelo centro da cidade é um item obrigatório de ser feito e em Florianópolis não podia ser diferente, apesar das grandes atrações da cidade se concentrarem em suas praias paradisíacas. Abaixo você encontra um mapa que mostra as principais atrações que podem ser visitadas no centro de Florianópolis..

Mapa - Roteiro pelo centro de Florianópolis

Mapa – Roteiro pelo centro de Florianópolis

Centro de Florianópolis

Nosso roteiro pelo centro de Florianópolis foi feito em uma terça-feira de Carnaval, ou seja, em um feriado e o local estava bastante vazio. Não nos sentimos inseguros, mas como todo centro de grandes cidades brasileiras é preciso ficar atento com qualquer movimento suspeito.

Não tivemos tempo de passar por todos os pontos do centro de Florianópolis, mas tivemos a oportunidade de visitar a Catedral Metropolitana de Florianópolis (1), a Praça XV de Hassis (5), o Monumento aos Mortos na Guerra do Paraguai (6), Palácio Rosado e Museu Cruz e Sousa (7 e 8), a Figueira Centenária (9), o Largo da Alfândega (11), o Mercado Público de Florianópolis (15) e a Rua Felipe Schmidt (21).

Catedral Metropolitana de Florianópolis

Começamos o nosso roteiro pelo centro de Florianópolis visitando a Catedral Metropolitana da cidade. Em 1651, Francisco Dias Velho ergueu uma capela no local e entre 1753 e 1773 foi construída a primeira igreja. Em 1922 a Catedral Metropolitana de Florianópolis foi ampliada e acrescentadas as duas torres com o carrilhão com cinco sinos, o maior conjunto da América do Sul.

Catedral Metropolitana

Catedral Metropolitana

Praça XV de Hassis

Em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis de encontra a Praça XV de Hassis. Nos jardins da praça, arborizado durante o século XIX, foram plantadas espécies de grande porte – palmeiras imperiais, fícus indianos, cravos da índia e tamareiras. Seu piso recebeu mosaicos que formam figuras folclóricas da Ilha de Santa Catarina.

Praça XV

Praça XV de Hassis

Praça XV

Praça XV de Hassis

Monumento aos Mortos na Guerra do Paraguai

Na Praça XV de Hassis se encontra um monumento em homenagem aos catarinenses mortos no maior conflito armado internacional da América do Sul: Guerra do Paraguai. Ao redor estão os bustos de catarinenses famosos como o poeta Cruz e Sousa, o pintor Victor Meirelles, o historiador José Boiteux e Jerônimo Coelho, fundador da imprensa em Santa Catarina.

Monumento Guerra do Paraguai

Monumento aos Mortos na Guerra do Paraguai

Palácio Rosado e Museu Cruz e Sousa

O Palácio Rosado foi construído entre 1750 e 1765 e sua estrutura lembra um “sobradão” colonial. No Salão Vermelho estão várias pinturas a óleo dos Governadores, o quadro de S. Bruggemann, de 1826, que retrata a cidade de Nossa Senhora do Desterro e uma cópia a óleo da “Primeira Missa no Brasil”, de autoria de Sebastião Vieira Fernandes, discípulo de Victor Meirelles.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

O Museu Cruz e Sousa foi transferido para o local em agosto de 1986, nome dado em homenagem ao grande poeta simbolista nascido em Desterro.

Palácio Rosado

Palácio Rosado

Figueira Centenária

A Figueira Centenária da Praça XV de Hassis é uma das atrações do centro de Florianópolis de grande destaque. Em uma manhã de verão do mês de fevereiro de 1891 a jovem figueira com vinte anos foi retirada do jardim da matriz e movida para onde está até hoje.

Figueira

Figueira Centenária

Largo da Alfândega

O Largo da Alfândega no centro de Florianópolis abriga o prédio de relevância histórica e arquitetônica, construído em 1876, onde funcionava a antiga alfândega da cidade. O Largo é palco de shows e manifestações artísticas-culturais, com destaque para a Feira Catarinense do Livro, promovida todos os anos pela Câmara Catarinense do Livro.

Largo da Alfandega

Largo da Alfandega

Largo da Alfandega

Largo da Alfandega

Mercado Público de Florianópolis

Em 1845, a pesca era vendida em tendas rústicas em plena praça pública, sem qualquer condição de preservação na qualidade do produto. Em 1847, o mercado público começou a ser construído e em 1851 estava pronto, mas teve que ser demolido porque a estrutura estava comprometida. Foi reconstruído e inaugurado em 1899.

Mercado Publico

Mercado Publico

Rua Felipe Schmidt

Inicialmente chamada de rua dos Moinhos de Vento, é uma das ruas mais antigas do centro de Florianópolis. Foi na metade do século XIX que começou a se desenvolver e se expandir. Era o melhor caminho para chegar-se ao cemitério, no alto do morro, onde hoje se encontra o Parque da Luz. A partir da metade do século XX tornou-se em uma rua de intenso comércio.

Felipe Schmidt

Felipe Schmidt

Felipe Schmidt

Felipe Schmidt

De acordo com o mapa do início do post, ainda tínhamos diversos locais para visitar, mas não tivemos tempo durante os nossos 4 dias pela cidade. De qualquer maneira, é um passeio que vale a pena ser feito para conhecer um pouco mais do centro de Florianópolis, locais foras do roteiro turístico pelas praias da ilha de Santa Catarina.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Katia Nunes
Me encontre

Katia Nunes

Katia Nunes é autora do blog my Destination Anywhere. Adora viajar para cidade grande, mas também gosta de ir para lugares mais isolados. Já pisou em 7 países e só pensa em aumentar a lista a cada ano que passa.
Katia Nunes
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

2 thoughts on “Centro de Florianópolis: Roteiro pelos Principais Pontos da Cidade