Guia Inicial para Amsterdam: Dicas e Informações Gerais


Guia Inicial para Amsterdam

É sempre válido ter um guia inicial contendo informações gerais sobre a cidade que você irá visitar. Desta maneira, você consegue fazer um planejamento mais adequado sobre sua hospedagem, a época do ano para ir e outros fatores que influenciam no sucesso ou perrengue da sua viagem. Pensando nisto, fizemos este guia inicial para Amsterdam para ajudar a planejar sua viagem para Amsterdam, a capital dos Países Baixos que é um dos destinos obrigatórios para quem visita a Europa e onde tivemos a oportunidade de ficar por 3 dias (leia aqui o nosso relato completo de viagem).

Guia Inicial para Amsterdam

Guia Inicial para Amsterdam

Cidade de Amsterdam

Os Países Baixos – comumente chamado de Holanda (veja aqui um vídeo em inglês mostrando a diferença) – estão localizados na Europa Ocidental e fazem fronteira com Bélgica e Alemanha. Sua capital, Amsterdam, é a maior cidade dos Países Baixos e seu nome deriva do Rio Amstel (Amstelredamme – dam/barragem no Rio Amstel). Ela é famosa por seus canais fotogênicos, seu porto, seus inúmeros museus, a Red Light District, seus coffeshops e sua liberdade de expressão.

Mapa dos Paises Baixos

Mapa dos Paises Baixos

Quando ir para Amsterdam?

A cidade de Amsterdam pode ser visitada em qualquer época do ano, inclusive no inverno onde muitas pessoas evitam. Durante esta época venta forte e faz bastante frio, mas em compensação você vê a cidade um pouco mais vazia e consegue aproveitar mais os museus de fama internacional. Além disso, é possível ver os holandeses praticando um dos seus esportes favoritos: a patinação no gelo.

Já no verão as temperaturas sobem, a cidade toma vida e fica muito mais cheia de turistas. Uma grande vantagem é que os dias ficam mais longos, sendo ideais para quem procura atividades ao ar livre como passeios de bicicleta, curtir um parque verde ou ainda andar pelos seus canais.

Se prefere temperaturas mais amenas, opte pelas estações intermediárias. Na primavera (final de março até o final de junho) o país fica mais colorido com a chegada da época das flores, e no outono (final de setembro até final de dezembro) ele já está mais cinza anunciando a chegada do inverno, mas ainda não é tão frio quanto o início do ano.

Câmbio em Amsterdam

Se você vai chegar em Amsterdam de trem, muito provavelmente já passou por outra cidades da Europa e, como a moeda local é o Euro, é possível que você já tenha dinheiro para usar na cidade. Se Amsterdam é a sua primeira cidade, recomendamos comprar Euros em alguma casa de câmbio do Brasil já que o câmbio na cidade não é favorável.

Seguro Viagem é Obrigatório em Amsterdam?

Se você não tem passaporte da União Européia ou dupla cidadania, você precisará contratar um serviço de seguro viagem. Os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen (Áustria, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal, França, Espanha, Alemanha, Suécia, Grécia, Itália e Islândia) exigem o seguro viagem, e nestes casos, a cobertura de assistência médica precisa ser de no mínimo 30 mil euros. Durante as nossas viagens não tivemos que apresentar comprovante de contratação do seguro viagem nestes países, mas se eles pedirem e você não tiver, você poderá ter a entrada no país negada. Leia mais sobre o Seguro Viagem Obrigatório.

Faça seu seguro viagem nos links da Mondial Assistance do nosso blog. Você não vai pagar nada a mais por isso, ganha 15% de desconto e o blog ganha uma comissão do Mondial Assistance. Você viaja tranquilo com um seguro viagem confiável e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham !

Hospedagem em Amsterdam

Por ser uma cidade muito turística, Amsterdam oferece diversas opções de hotéis e hostels para todos os gostos. Há duas principais regiões que você pode ficar hospedado: próximo da estação central ou na região de Museumplein.

Os hotéis e hostels próximos a estação central de Amsterdam (Amsterdam Centraal Station) são onde a maioria dos turistas ficam e a grande vantagem é estar próximo as atrações do centro como a Dam Square, Anne Frank House, Red Light District, Oude Kerk e etc. Em contrapartida, as atrações da Museumplein (Van Gogh Museum, Rijksmuseum, Heineken Experience e etc) ficam um pouco mais distantes e você precisará usar o transporte público para chegar, o que é bem fácil de ser feito (veja aqui o nosso post mostrando como usar o transporte público em Amsterdam). Dependendo de onde você ficar, haverá um grande fluxo de pessoas durante a noite e, se você quiser um pouco mais de sossego, precisará escolher um local um pouco mais tranquilo nesta região. Veja aqui as opções de hospedagem da região Central de Amsterdam.

A região da Museumplein fica mais distante da Amsterdam Centraal Station e isso significa que você precisará se deslocar de transporte público para chegar até esta estação e também nas atrações que ficam no centro da cidade. Em contrapartida, as atrações da Museumplein podem ser visitadas a pé e ela também é uma região mais tranquila de se hospedar. Veja aqui as opções de hospedagem da região da Museumplein.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Nós optamos pelo Albus Hotel Amsterdam, localizado na Vijzelstraat 49. Esta é uma localização intermediária entre a Amsterdam Centraal Station e a Museumplein, o que nos possibilitou o deslocamento a pé em grande parte das atrações da cidade, mas também tinha a opção de pegar o transporte público na mesma rua que estávamos hospedados.

Veja mais opções de hospedagem em Amsterdam e faça sua reserva clicando neste link. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma hospedagem bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham !

Transporte Público em Amsterdam

Se locomover em Amsterdam não é uma tarefa difícil: a cidade conta com diversos tipos de transporte público, como bondes, ônibus metro e trens. Particularmente, achamos que o bonde (tram) é o melhor transporte para se locomover dentro da cidade já que ele te deixa em grande parte das atrações.

Veja aqui o nosso post mostrando como usar o transporte público em Amsterdam.

Transporte Publico em Amsterdam Mapa Tram

Transporte Publico em Amsterdam – Mapa Tram – Clique para Ver o Mapa Completo

Devido a seus inúmeros canais, uma outra maneira de se locomover é Amsterdam é através de barco. A cidade conta com algumas empresas que oferecem o serviço de Hop-On, Hop-Off de barco pelos canais. Nós fizemos um tour de barco com a See Amsterdam Tours e contamos aqui como foi nossa experiência.

O Que Fazer em Amsterdam?

Apesar de ser conhecida pelo Red Light District e pelos seus coffeeshops liberais, a cidade de Amsterdam possui inúmeras atrações para todos os gostos. Listamos abaixo o que fizemos durante os nossos 3 dias de viagem pela cidade e, clicando no nome das atrações, você vê o post específico sobre cada uma delas:

Museus em Amsterdam

Atividades ao Ar Livre em Amsterdam

Outras Atividades em Amsterdam

A cidade de Amsterdam também conta com o seu cartão turístico. O I Amsterdam City Card é um cartão que oferece acesso a diversas atrações da cidade como museus, zoológico, igrejas, entre outros. Há também alguns tours guiados para serem feitos e um passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Além das atrações, o I Amsterdam City Card também vem com acesso ilimitado ao transporte público da GVB (veja aqui o nosso post sobre o transporte público em Amsterdam), mapas e um guia para usar o cartão.  A maioria das atrações possui acesso gratuito, mas em algumas delas você recebe o desconto por estar portando o cartão.

Veja aqui o nosso post com todas as informações sobre o I Amsterdam City Card.

I Amsterdam City Card

I Amsterdam City Card

Comprar Ingressos para as Atrações em Amsterdam

O blog my Destination Anywhere possui uma parceria com a empresa TicketBar na aquisição de ingressos para diversas atrações em Amsterdam. A TicketBar é uma empresa confiável e, depois da compra efetivada, envia o ingresso por e-mail.

Você pode ver neste link todas opções de ingressos em Amsterdam e fazer sua compra clicando neste link. Você tem desconto em várias atrações, evita filas e o blog ainda ganha uma comissão da TicketBar. Você consegue visitar uma atração bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham !

Quanto Dias Ficar em Amsterdam?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de responder, não importa a cidade que vá conhecer. Isso irá depender muito do seu estilo de viagem e do que você gosta de fazer. Assim como comentamos no nosso relato de viagem pela cidade, achamos que 3 dias são suficientes para conhecer as principais atrações que a cidade tem a oferecer.


I Amsterdam LogoO blog my Destination Anywhere recebeu apoio da Press Office da Amsterdam Marketing durante a viagem pela cidade. A parceria foi realizada, mas a opinião no relato é pessoal.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Katia Nunes
Me encontre

Katia Nunes

Katia Nunes é autora do blog my Destination Anywhere. Adora viajar para cidade grande, mas também gosta de ir para lugares mais isolados. Já pisou em 7 países e só pensa em aumentar a lista a cada ano que passa.
Katia Nunes
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)