Van Gogh Museum: Uma Experiência Imperdível em Amsterdam


Van Gogh Museum é um dos museus mais procurados de Amsterdam e recebe uma grande quantidade de turistas anualmente. Este museu é completamente dedicado ao artista Vincent Van Gogh e possui a maior coleção do mundo de trabalhos, pinturas e cartas de Van Gogh, tornando o seu trabalho artístico acessível para todos que visitam a cidade. É uma visita incrível de ser feita e abaixo você encontra mais sobre o museu e sobre o artista.

Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh

Como Chegar no Van Gogh Museum?

O Van Gogh Museum fica localizado na região da Museumplein (Praça dos Museus) no endereço Paulus Potterstraat 7. A partir do centro você pode ir facilmente andando até o local, mas se você quiser chegar de transporte público, a maneira mais fácil é pegar um bonde (tram). O Van Gogh Museum pode ser acessado pelos trams 2, 3, 5 e 12, descendo na estação Van Baerlestraat que fica praticamente ao lado do museu. Veja nosso post mostrando como se locomover de transporte público em Amsterdam.

Como Visitar o Van Gogh Museum?

O Van Gogh Museum abre diariamente das 9h às 17h, mas entre o começo de Março e o final de Agosto ele fica aberto até às 18h. Se você quiser aproveitar ainda mais o seu dia na cidade de Amsterdam e curtir o museu durante a noite, o Van Gogh Museum possui uma programação especial de sexta-feira (geralmente com alguma banda tocando dentro de um espaço no museu) e neste dia da semana o museu fica aberto até às 22h.

Os ingressos podem ser adquiridos na hora ou com antecedência. O ingresso pode ser comprado neste link através do site nosso parceiro TicketBar que é uma empresa bem confiável na venda de ingressos online. Se você quer combinar o museu Van Gogh com um passeio de barco por Amsterdam, é possível conseguir desconto neste combo comprando os ingressos através deste link que também direciona para o nosso parceiro TicketBar. A entrada é gratuita para portadores do I Amsterdam City Card, embora para este caso você precise pegar a fila comum.

Veja mais opções de ingressos em Amsterdam e faça sua compra clicando neste link. Você tem desconto em várias atrações, evita filas e o blog ainda ganha uma comissão da TicketBar. Você consegue visitar uma atração bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham !

Van Gogh Museum

Van Gogh Museum

Para quem deseja conhecer ainda mais e entrar no detalhes de cada uma das obras, há um guia multimídia que pode ser adquirido no próprio local pelo preço de 5 Euros (valor de Janeiro/2015). Além de áudio, este guia multimídia também possui uma tela que mostra mais detalhes sobre cada obra do artista.

Exceto em algumas áreas bem específicas, não é permitido tirar fotos do interior do museu. Todas as fotos abaixo foram gentilmente cedidas pelo museu.

Van Gogh Museum

Vincent Van Gogh (1853-1890) foi um pintor holandês pós-impressionista que é considerado um dos melhores de todos os tempos. O seu talento é mostrado por pinceladas rápidas e intensas, cores fortes, movimento e bidimensionalidade, mas sua obra só foi conhecida após sua morte onde diversos itens de sua coleção foram exibidos em Paris no ano de 1907. Van Gogh passou por diversas frustrações na sua vida e sofreu de doenças mentais onde cortou a sua própria orelha depois de um surto psicótico. O artista se internou deliberadamente em um centro de tratamento mental, mas sucumbiu a própria doença e se matou com dois tiros no peito quando tinha apenas 37 anos de idade.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Van Gogh Museum

Van Gogh Museum – Imagem Cedida pelo Museu – Fotógrafo: Jan-Kees Steenman

O Van Gogh Museum conta com 4 seções divididas em 4 pisos, cada uma delas mostrando trabalhos que foram feitos pelo artista em fases diferentes de sua vida. Por exemplo, logo no primeiro piso do museu você encontra dezenas de pinturas de auto retrato onde Vincent Van Gogh tentava aprimorar o seu estilo e suas competências ao longo de sua carreira.

Auto Retrato Van Gogh

Auto Retrato de Van Gogh – Imagem Cedida pelo Museu – Fotógrafo: Jan-Kees Steenman

Ala Porta Retrato Van Gogh Museum

Seção Porta Retrato do Van Gogh Museum – Imagem Cedida pelo Museu – Fotógrafo: Jan-Kees Steenman

O segundo piso mostra todo o desenvolvimento do artista e como Van Gogh encontrou sua vocação entre os anos de 1883 e 1889. No começo deste período ele morava no campo e pintou cenas relacionada a este tema, sendo sua obra “The Potato Eaters” de 1885 a mais conhecida durante esta época. Em 1886, Van Gogh muda para Paris e através do seu irmão Theo conhece os artistas impressionistas Monet e Renoir, mas não se adapta ao estilo impressionista e cria o pós-impressionismo com pinceladas energéticas e fortes contrastes de cores. Já no ano de 1888 ele muda para Arles, no sul da França, onde começa a pintar diversos quadros que tornaram o seu estilo conhecido no mundo todo, vários deles com elementos naturais como o girassol que é bem retratado na sua obra prima “Sunflowers” de 1889.

Van Gogh Museum

Van Gogh Museum – Imagem Cedida pelo Museu – Fotógrafo: Jan-Kees Steenman

Foi no final deste período que o artista começou a sofrer de surtos psicóticos e este tema é abordado em outro piso do museu. No ano de 1888, depois de uma briga em Arles com seu colega Paul Gauguin, Van Gogh o persegue e o ameaça com uma navalha. Se sentindo culpado, Van Gogh volta para sua casa e corta parte da orelha direita e oferece de presente para uma prostituta. O pintor é internado em um hospital psiquiátrico e, sendo rejeitado por amigos e pela cidade, pede para ser internado no hospital psiquiátrico Saint-Paul-de-Mausole na região da Provença. Como a região do hospital possuía muito trigo, olivas e vinhedos, estes elementos foram fonte de inspiração para suas pinturas dentro do hospital. Van Gogh volta para Paris no ano de 1890 e começa a se tratar com o especialista Paul Gachet (retratado em uma outra obra prima “Retrato de Doutor Gachet“). Durante este período Van Gogh pinta aproximadamente um quadro por dia, mas o artista acaba sucumbindo a doença e atira no próprio peito em 27 de julho de 1890.

Apesar de muitas pessoas conhecerem o episódio da orelha cortada de Van Gogh, o museu conta de uma maneira única toda a vida do artista, suas influências, pinturas e outros aspectos mais pessoais. É uma experiência única e uma das atrações mais recomendadas para quem visita a cidade de Amsterdam.

Mais Informações

Site Oficial do Van Gogh Museum: http://www.vangoghmuseum.nl/en/


 

I Amsterdam LogoO blog my Destination Anywhere recebeu apoio da Press Office da Amsterdam Marketing e do Museu Van Gogh para a realização da visita. A parceria foi realizada, mas a opinião no relato é pessoal.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)