Transporte Público em Amsterdam: Dicas e Informações 10


Veja nosso post mostrando como usar o transporte público em Amsterdam, dicas, informações, mapa e preços para não passar aperto na sua viagem.

Quem acompanha o nosso blog sabe que geralmente fugimos de aluguel de carro durante as nossas viagens e raramente pegamos algum táxi. O nosso meio de transporte dentro de grandes cidades é o transporte público (ônibus, metro, trem, bonde) e em Amsterdam não podia ser diferente, até porque o transporte público funciona muito bem. Assim, neste post vamos falar sobre o transporte público em Amsterdam: como usar, preços e algumas dicas adicionais para você não ter nenhuma surpresa durante a sua viagem.

Transporte Público em Amsterdam

Como dissemos anteriormente, o transporte público em Amsterdam funciona muito bem, principalmente se comparado a alguns lugares da América Latina.

A grande empresa que opera o transporte público em Amsterdam é a GVB que possui os famosos bondes elétricos (trams), metros, ônibus e balsas da cidade. A empresa Connexxion é bem menor e opera apenas algumas linhas de ônibus, incluindo a linha que sai do aeroporto para o centro de Amsterdam (veja o nosso post indicando como pegar este ônibus). Há ainda a NS que opera os trens intermunicipais e você vai utilizá-la se você se deslocar para um lugar um pouco mais distante ou mesmo se escolher o trem como transporte entre o Aeroporto de Schiphol e o centro de Amsterdam. 

Com exceção do trem que pegamos do Aeroporto de Schiphol para o centro de Amsterdam (operado pela NS), todo o nosso transporte dentro da cidade de Amsterdam foi feito através dos bondes elétricos (trams) que cobrem grande parte das atrações da cidade. Assim, neste post daremos foco para este tipo de transporte que será o mais utilizado por quem visita a cidade.

Como Usar o Transporte Público em Amsterdam: Trams

O tram será o transporte que você irá mais usar em Amsterdam já que ele te deixa em grande parte das atrações da cidade. Abaixo você encontra um mapa simplificado da malha de tram da região central de Amsterdam:

Transporte Publico em Amsterdam Mapa Tram

Transporte Publico em Amsterdam – Mapa Tram – Clique para Ver o Mapa Completo

Os pontos onde os trams param são bem identificado e geralmente eles ficam no canteiro central de uma rua. Não é necessário dar sinal para o tram parar pois ele para em todos os pontos obedecendo um horário pré-determinado. Assim, exceto quando há algum problema, eles são pontuais e você consegue ver o tempo para o próximo tram chegar no painel eletrônico localizado nos pontos.

O trajeto que o tram faz na ida é o mesmo trajeto que ele faz na volta. Assim, se na sua rua passar o tram 16 (como era o nosso caso quando ficamos hospedados no Albus Hotel), o 16 irá passar tanto no sentido centro (Amsterdam Centraal Station) quanto no sentido bairro.

Quando o tram parar no ponto você precisa observar o sentido de entrada pois as portas possuem sentidos diferentes. Em algumas só é possível entrar (como a do motorista) e em outras só é possível sair (a última porta). As portas intermediárias podem ter um sentido duplo ou serem apenas de saída. De qualquer maneira, na porta há uma identificação de sentido proibido ou permitido. Depois de ver qual é a porta de entrada, você deve apertar o botão para a porta abrir ou ela se abrirá automaticamente se alguém dentro do tram já apertou o botão.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (use o código promocional ANYWHERE5 para ter 5% de desconto).

A partir do momento que você entrar no tram é preciso pagar pelo transporte pode ser feito de duas maneiras: cartão de passe (diário ou recarregável) ou cartão descartável. A primeira delas é a mais fácil e a mais econômica e no tópico seguinte falaremos sobre os tipos de passes disponíveis. A maioria das pessoas irão usar o cartão de passe (diário ou recarregável) e, se for o seu caso, assim que entrar no tram é preciso fazer o check in encostando o seu cartão de passe no leitor. Da mesma maneira, você deve fazer o check out quando sair do tram. Para quem for usar o transporte apenas uma vez e decidir usar o cartão descartável, você pode comprar diretamente com o motorista ou o cobrador e seu cartão descartável terá validade de uma hora.

Apesar de não ter um controle sobre os passageiros que entram e saem, não tente ser esperto e sair sem pagar. O valor da multa para quem for pego é de 35 Euros mais o valor da passagem.

Transporte Público em Amsterdam: Tipos de Passes

Como dissemos anteriormente, há três tipos principais de cartões que podem ser usados para o transporte público em Amsterdam: cartão de passe descartável, cartão de passe diário e cartão de passe recarregável. A sua decisão deve ser feita com base na quantidade de dias que você irá ficar na cidade e quanto irá usar o transporte público. Apesar do post ser mais focado para quem for usar os trams, estes passes também são válidos para os transportes de ônibus e metro da GVB (não inclui a Connexxion e NS).

  • Cartão Descartável: esse é o mais comum e pode ser comprado diretamente nos trams. O custo unitário é de 2,90 Euros (o preços é referência de Janeiro/2015) e vale para uma hora de viagem. Achamos que o valor unitário é bem caro e só vale a pena se você for usar muito pouco o transporte público em Amsterdam ou está apenas de passagem pela cidade.
  • Cartão de Passe Diário: este é um cartão ilimitado que vale por uma certa quantidade de dias. O mais básico é o de 24 horas que custa 7,50 Euros, mas também há o de 48 horas (12 Euros), 72 horas (16,50 Euros) e até outros mais longos como o de 168 horas (os preços são referência de Janeiro/2015). Uma vantagem de usar este tipo de cartão é que ele é válido pela quantidade de horas, ou seja, se começar a usar o cartão às 23h de um dia ele será válido até às 23h do dia seguinte. Você pode consultar todos os cartões de passe diário no site oficial da GVB. Na nossa opinião, esta é a melhor opção para quem visita a cidade.
  • Cartão de Passe Recarregável: este cartão é mais indicado para quem vai ficar muito tempo na cidade. Há dois tipos de cartões recarregáveis: anônimo e identificado. Em ambos você precisa pagar 7,50 Euros apenas pelo cartão mais a tarifa do transporte que depende da distância percorrida, sendo a tarifa do cartão anônimo mais cara do que a do cartão recarregável. Se você quiser entender direitinho como funciona este sistema e como a tarifa é calculada para os dois casos, recomendamos ler o blog do Ducs Amsterdam.
  • I Amsterdam City Card: pra quem quer usar o transporte público e ainda ter entrada gratuita em diversas atrações da cidade, uma boa opção é comprar o I Amsterdam City Card. Há 3 opções de I Amsterdam City Card: 24 horas, 48 horas e 72 horas. O cartão que vem no I Amsterdam City Card é o cartão de passe diário e a quantidade de horas é equivalente à quantidade de horas do seu I Amsterdam City Card. Por exemplo, se você comprou o I Amsterdam City Card de 48 horas, o seu cartão de passe diário será de 48 horas. Veja aqui mais informações sobre o I Amsterdam City Card.

Onde Comprar o Passe para o Transporte Público em Amsterdam

Há diversas localizações que você pode comprar o seu cartão de passe: máquinas da GVB nas estações de Amsterdam, Tobacco shops, supermercados, e dentro de alguns trams também há a possibilidade de comprar. Porém, a maneira mais fácil é ir até uma loja na GVB que lá você encontra todos os tipos de passes e também mais informações sobre o transporte público em Amsterdam.

Mais Informações

Site Oficial da GVB: http://en.gvb.nl/


 

I Amsterdam LogoO blog my Destination Anywhere recebeu apoio da Press Office da Amsterdam Marketing para a aquisição do I Amsterdam City Card. A parceria foi realizada, mas a opinião no relato é pessoal.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Katia Nunes
Me encontre

Katia Nunes

Katia Nunes é autora do blog my Destination Anywhere. Adora viajar para cidade grande, mas também gosta de ir para lugares mais isolados. Já pisou em 7 países e só pensa em aumentar a lista a cada ano que passa.
Katia Nunes
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

10 pensamentos em “Transporte Público em Amsterdam: Dicas e Informações