Mirador las Torres: Quarto Dia do Circuito W em Torres del Paine 2


Neste post falaremos sobre as nossas intenções de conhecer o Mirador las Torres durante o nosso quarto dia no Circuito W em Torres del Paine, um dos circuitos de trekking mais procurados do parque e também da Patagônia. Se você precisa de informações iniciais para programar sua viagem em Torres del Paine e realizar o Circuito W por conta própria, veja os nossos guias:

Mapa Circuito W

Mapa Circuito W

Quarto Dia do Circuito W: Mirador las Torres

Como decidimos fazer o Circuito W pela Rota Invertida (veja aqui as possíveis rotas) começamos o quarto dia em Torres del Paine saindo do Refúgio las Torres onde nos hospedamos depois do nosso terceiro dia no Circuito W. Depois do quarto dia voltaríamos até o Refúgio las Torres para pegar a van que leva até a parada Laguna Amarga de onde pegaríamos o ônibus no final da tarde com destino a Puerto Natales. Desta maneira, foi possível deixar a mochila cargueira no refúgio e subir apenas com a mochila de ataque.

Refugio las Torres

Refúgio las Torres

Já sabíamos que este seria o dia mais complicado em Torres del Paine. Apesar da distância de ida e volta ser de 19km que é um pouco menor do que a distância do primeiro dia (22km) e do segundo dia  (26km), a subida até o Mirador las Torres é complicada de ser feita, principalmente no seu trecho final onde a inclinação é bem alta. Assim, você deve estar preparado para uma exigência física maior.

Se você acompanhou o nosso relato do segundo dia e do terceiro dia, já foi possível ver que estávamos com uma lesão no joelho, uma velha conhecida que já nos causou outros problemas no passado. De qualquer maneira, decidimos começar a nossa caminhada rumo ao Mirador las Torres para ver se conseguiríamos chegar até o seu final. A dor era grande, mas a vontade de subir também era.

Trilha Mirador las Torres

Região do Refúgio las Torres

Trilha Mirador las Torres

Região do Refúgio las Torres

O começo da trilha é íngreme e em um terreno mais deserto, mas ainda estávamos apenas no início de uma longa caminhada até o Mirador las Torres, um dos mirantes mais bonitos de Torres del Paine. A medida que você vai subindo é possível ver uma bela paisagem que fica para trás, com montanhas verdes e alguns lagos centrais. Com certeza uma das vistas mais bonitas que tivemos durante a nossa viagem para Torres del Paine.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Trilha Mirador las Torres

Trilha Mirador las Torres

Trilha Mirador las Torres

Trilha Mirador las Torres

Neste ponto da caminhada já parávamos muito mais do que andávamos, o nosso joelho estava muito dolorido e a outra perna começou a doer já que forçamos mais a perna que o joelho não doía. Seguimos com muita dificuldade até encontrar uma placa que mostrou que estávamos apenas na metade do caminho da primeira subida. Vimos no relógio que tínhamos caminhado por 4 horas, sendo que o tempo total estimado de trajeto era de 9 horas (ida e volta). Ou seja, gastaríamos todo este tempo apenas para subir e talvez não tivéssemos tempo para voltar ou a nossa lesão poderia piorar muito. Assim, com uma certa decepção, resolvemos parar neste ponto, observar a paisagem e voltar para o refúgio para não forçar ainda mais o joelho.

Distancia Mirador las Torres

Distância Mirador las Torres

Trilha Mirador las Torres

Trilha Mirador las Torres

Claro que gostaríamos que ter ido até o Mirador las Torres, mas também tivemos que respeitar os nossos limites. Analisando um pouco mais a situação depois que finalizamos o Circuito W, mudaríamos dois fatores que talvez nos ajudariam a chegar até o Mirador las Torres:

no segundo dia que subimos o Vale do Francês, resolvemos seguir adiante até chegar ao Mirante Britânico. Apesar da paisagem de lá ser muito bonita como vimos em outros blogs, o tempo estava muito ruim e não conseguimos ver nada a partir do Mirante Britânica. Assim, tivemos um grande esforço extra que acabou não valendo a pena.

– observando o mapa oficial de Torres del Paine, o Refúgio e Acampamento Chileno ficam a uma distância bem menor do Mirador las Torres do que o Refúgio e Acampamento las Torres. Assim, na passagem do terceiro dia para o quarto dia seria melhor reservar a hospedagem no Refúgio Chileno e ter seguido pelo atalho que leva até este refúgio durante o terceiro dia de trekking. O caminho do terceiro dia passaria de 11km para 16km, mas em compensação percorreríamos uma distância menor no quarto dia até chegar ao Mirador las Torres.

Não sabemos se mudando estes dois fatores teríamos conseguido chegar até o Mirador las Torres no quarto dia já que a lesão no joelho era grande, mas estes seriam os dois itens que olharíamos com mais atenção durante a nossa programação em Torres del Paine. Assim, é preciso se programar com antecedência se você quiser terminar com sucesso o seu circuito. Infelizmente não conseguimos, mas ficamos felizes com o nosso percurso e também já temos um incentivo para voltar ao parque que é um dos locais mais bonitos de toda a Patagônia.

Torres del Paine

Torres del Paine

Mais Informações

Preço da entrada em Torres del Paine (alta temporada): 18.000 pesos chilenos (R$ 80,00)
Site Oficial de Torres del Paine: http://www.torresdelpaine.com/

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

2 pensamentos em “Mirador las Torres: Quarto Dia do Circuito W em Torres del Paine