Lago Nordenskjold: Terceiro Dia do Circuito W em Torres del Paine


Neste post falaremos sobre as nossas impressões de conhecer um pouco mais do Lago Nordenskjold durante o nosso terceiro dia no Circuito W em Torres del Paine, um dos circuitos de trekking mais procurados do parque e também da Patagônia. Se você precisa de informações iniciais para programar sua viagem em Torres del Paine e realizar o Circuito W por conta própria, veja os nossos guias:

Mapa Circuito W

Mapa Circuito W

Terceiro Dia do Circuito W: Lago Nordenskjold

Como decidimos fazer o Circuito W pela Rota Invertida (veja aqui as possíveis rotas) começamos o terceiro dia em Torres del Paine saindo do Acampamento los Cuernos onde nos hospedamos depois do nosso segundo dia no Circuito W. Da passagem do terceiro dia para o quarto dia nos hospedaríamos no Refúgio las Torres e, por este motivo, tivemos que levar a nossa mochila cargueira conosco.

Já sabíamos que este seria o dia mais curto de caminhada em Torres del Paine. Enquanto no primeiro dia andamos por 22km e no segundo dia andamos por 26km, neste dia percorremos metade desta distância. Começamos a caminhada por volta das 10h em mais um dia bastante chuvoso. Caminhamos do Acampamento los Cuernos até o Refúgio las Torres e a distância percorrida durante todo este trajeto foi de cerca de 11km.

Refugio los Cuernos

Refúgio los Cuernos ao lado do Lago Nordenskjold

No começo da trilha você encontra alguns trechos de subida até chegar em uma altitude de 243 metros, sendo que o início da trilha começa na altitude de 18 metros bem no nível do Lago Nordenskjold. Este desnível de mais de 200 metros faz com que alguns trechos sejam íngremes, mas depois de passar pela maior altitude você enfrenta poucas variações de inclinação.

Boa parte da trilha do terceiro dia é feita beirando o Lago Nordenskjold e há diversos pontos que é possível observar mais a imensidão deste lago que é um dos mais conhecidos do Parque Nacional Torres del Paine. Estes são ótimos pontos para descansar um pouco e fotografar a região, mas no dia que fizemos esta caminhada o tempo estava bem chuvoso e foi difícil fazer boas fotos do local.

Trilha para o Refugio las Torres

Trilha para o Refúgio las Torres – Lago Nordenskjold

Lago Nordenskjold

Lago Nordenskjold

Lago Nordenskjold

Lago Nordenskjold

Algum tempo depois você começa a se afastar do Lago Nordenskjold e entra em um trecho um pouco mais fechado com árvores. Entre os trechos de árvores você encontra algumas grandes passagens com diversas pedras onde, geralmente, há a passagem de um rio. Nestes pontos deve-se tomar cuidado com lesões e observar com antecedência onde é a continuação da trilha.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Trilha Refugio las Torres Circuito W

Trilha para o Refúgio las Torres

Trilha Refugio las Torres Circuito W

Trilha para o Refúgio las Torres

Depois deste trecho você chega em um grande clarão onde é possível tomar duas rotas. A rota da direita continua o caminho até o Refúgio e Acampamento las Torres e o caminho da esquerda é um atalho para o Refúgio e Acampamento Chileno. Assim, escolha a rota que terminará na sua opção de hospedagem para este dia (veja nossa recomendação no final do post). Como tínhamos feito a reserva para o Refúgio las Torres, seguimos caminho pela direita.

Atalho para o Chileno

Ponto de Atalho para o Chileno

Atalho para o Chileno

Atalho para o Chileno

O tempo ainda estava chuvoso, mas mesmo assim conseguimos ver que o caminho até o Refúgio las Torres é muito bonito. Você começa a observar campos mais abertos com lagos centrais que dão uma ar especial ao local. Depois de mais algum tempo você chega na Hostería las Torres, uma das opções de hospedagem perto do Acampamento e Refúgio las Torres. A Hostería las Torres é uma das hospedagens mais famosas de Torres del Paine, mas ela possui um preço mais alto e é mais indicada para quem não vai fazer o Circuito W e só quer aproveitar mais as paisagens do seu entorno.

Trilha Refugio las Torres Circuito W

Trilha para o Refúgio las Torres

Trilha Refugio las Torres Circuito W

Trilha para o Refúgio las Torres

Hosteria las Torres

Hostería las Torres

Como nós tínhamos programado dormir no Refúgio las Torres, passamos pela Hostería las Torres até chegarmos no refúgio. Ele possui uma ótima estrutura e é uma boa opção de hospedagem para quem deseja um conforto maior durante a realização do Circuito W. Porém, neste ponto acreditamos que cometemos um erro durante a nossa programação.

Refugio las Torres

Refúgio las Torres

Observando o mapa oficial de Torres del Paine, o Refúgio e Acampamento Chileno ficam a uma distância bem menor do Mirador las Torres do que o Refúgio e Acampamento las Torres. Assim, seria melhor reservar a hospedagem no Refúgio Chileno e ter seguido pelo atalho que leva até este refúgio. O caminho do terceiro dia passaria de 11km para 16km, mas em compensação percorreríamos uma distância menor no quarto dia até chegar ao Mirador las Torres. Assim, fazer uma programação com antecedência é essencial para realizar o Circuito W (veja aqui o nosso guia inicial para Torres del Paine).

No total, andamos 11km e o nosso tempo de caminhada foi de aproximadamente 5 horas. Apesar de ter sido um dia mais tranquilo e uma caminhada mais leve, sentimos o nosso joelho doendo muito quando chegamos ao Refúgio las Torres. Achamos que foi o excesso de esforço que fizemos durante o segundo dia de caminhada em Torres del Paine, mas neste ponto já não tínhamos certeza se conseguiríamos completar o quarto e último dia de caminhada em Torres del Paine.

Mais Informações

Preço da entrada em Torres del Paine (alta temporada): 18.000 pesos chilenos (R$ 80,00)
Site Oficial de Torres del Paine: http://www.torresdelpaine.com/

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)