Lago Grey e Glaciar Grey: Primeiro Dia do Circuito W em Torres del Paine 2


Neste post falaremos sobre as nossas impressões de conhecer o Lago Grey e Glaciar Grey durante o nosso primeiro dia no Circuito W em Torres del Paine, um dos circuitos de trekking mais procurados do parque e também da Patagônia. Se você precisa de informações iniciais para programar sua viagem em Torres del Paine e realizar o Circuito W por conta própria, veja os nossos guias:

Mapa Circuito W

Mapa Circuito W

Primeiro Dia do Circuito W: Lago Grey e Glaciar Grey

Como decidimos fazer o Circuito W pela Rota Invertida (veja aqui as possíveis rotas) começamos o primeiro dia em Torres del Paine chegando no Circuito W através do catamarã que leva os visitantes da parada Pudeto ao cais próximo ao Refúgio Paine Grande. Da passagem do primeiro dia para o segundo dia nos hospedaríamos no próprio Refúgio Paine Grande o que nos possibilitou deixar a mochila cargueira no refúgio e fazer a caminhada apenas com a mochila de ataque.

Lago Pehoe

Lago Pehoé

A caminhada começou por volta das 13h e o dia estava um pouco nublado, mas sem chuva. Caminhamos do Refúgio Paine Grande até o Mirador do Glaciar Grey que fica a 11km do Refúgio Paine Grande. A distância entre estes dois pontos é de 11km, totalizando 22km de trecho ida e volta.

Trilha Lago Grey e Glaciar Grey

Trilha Lago Grey e Glaciar Grey

O começo da trilha que leva ao Lago Grey e Glaciar Grey é bem tranquilo de ser feito, com uma inclinação baixa e trechos bem abertos. Assim como em diversos pontos do Parque Nacional Torres del Paine, há árvores queimadas que foram consequência de um grande incêndio ocorrido no parque em 2012 causado por um turista imprudente. De qualquer maneira, isso não tirou a beleza do local que continua impressionante.

Trilha Lago Grey e Glaciar Grey

Trilha Lago Grey e Glaciar Grey

Trilha Lago Grey e Glaciar Grey

Trilha Lago Grey e Glaciar Grey

A trilha começa a ficar mais íngreme e mais difícil de ser feita, mas depois de 3,5km (desde o Refúgio Paine Grande) você é recompensado por uma bela vista da Laguna los Patos, um lugar muito bonito e impressionante que já mostra que o Parque Nacional Torres del Paine é único. Neste ponto venta muito, o que faz com que tenham pequenas ondulações na água.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Laguna los Patos

Laguna los Patos

Laguna los Patos

Laguna los Patos

Laguna los Patos

Laguna los Patos

O caminho continua beirando a montanha à sua direita e o lago à sua esquerda e não demora muito até que você chega no primeiro mirante do Lago Grey, sendo também possível avistar o Glaciar Grey mais ao fundo. A coloração cinza da água é proveniente de um processo chamado abrasão onde o gelo arrasta fragmentos de rocha que ficam dispersos na água.

Trilha Lago Grey e Glaciar Grey

Trilha Lago Grey e Glaciar Grey

Lago Grey e Glaciar Grey

Lago Grey e Glaciar Grey

Lago Grey

Lago Grey

O trecho mais difícil do primeiro dia está depois do primeiro mirante do Lago Grey já que você começa a descer por um caminho bem íngreme. Depois de passar por esta parte mais difícil, a trilha se torna novamente mais aberta até chegar no Refúgio Grey que fica um pouco antes do mirante do Lago Grey e Glaciar Grey.

O mirante do Lago Grey e Glaciar Grey está um pouco depois do acampamento Grey que fica ao lado do refúgio de mesmo nome. No mirante você consegue observar com mais detalhes a imensidão do Glaciar Grey e também ver grandes blocos de gelo formados perto da margem do Lago Grey.

Lago Grey e Glaciar Grey

Lago Grey e Glaciar Grey

Lago Grey e Glaciar Grey

Lago Grey e Glaciar Grey

Como nós tínhamos programado dormir no Refúgio Paine Grande, fizemos todo o caminho de volta. Se você tiver bastante tempo disponível, dá para ficar no Refúgio Grey (reservando antecipadamente) e voltar ao Refúgio Paine Grande no dia seguinte. Porém, neste último caso você precisará levar a sua mochila cargueira. O Refúgio Paine Grande que possui uma ótima estrutura e é uma boa opção de hospedagem para quem deseja um conforto maior durante a realização do Circuito W.

Refugio Paine Grande

Refúgio Paine Grande

No total, andamos 22km para realizar o trecho ida e volta e o nosso tempo de caminhada foi de aproximadamente 8 horas. Foi um dia puxado já que tivemos que fazer toda a caminhada em metade de um dia, mas com certeza valeu a pena já que as paisagens durante todo o caminho são de tirar o fôlego.

Mais Informações

Preço da entrada em Torres del Paine (alta temporada): 18.000 pesos chilenos (R$ 80,00)
Site Oficial de Torres del Paine: http://www.torresdelpaine.com/

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

2 pensamentos em “Lago Grey e Glaciar Grey: Primeiro Dia do Circuito W em Torres del Paine