Parque Metropolitano de Santiago: Um Incrível Parque Urbano


O Parque Metropolitano de Santiago é um complexo que possui diversas atividades ao ar livre e é um dos lugares favoritos da população de Santiago para passar um dia livre. Ele é o maior parque urbano do Chile e quarto maior do mundo. Fazer uma visita no local é um programa obrigatório na cidade de Santiago e vamos listar neste post algumas atividades que podem ser feitas no local e o que fizemos durante a nossa visita.

Como Chegar no Parque Metropolitano de Santiago?

O Parque Metropolitano de Santiago pode ser acessado por carro, bicicleta ou a pé. Atualmente há 7 entradas diferentes para o parque e a escolha depende do tipo de atividade que você for realizar:

Parque Metropolitano de Santiago Acesso

Parque Metropolitano de Santiago – Vias de Acesso

– Entrada 1 – Pío Nono (Pío Nono 450, Recoleta – Metro Baquedano):  acesso a pé, de bicicleta ou de carro. A estação de metro Baquedano é a que está mais próxima desta entrada (veja aqui tudo o que você precisa saber para usar o metro de Santiago).

– Entrada 2 – Pedro de Valdivia (Pedro de Valdivia Norte s/n – Metro Pedro de Valdivia): acesso a pé, de bicicleta ou de carro. A estação de metro Pedro de Valdivia é a que está mais próxima desta entrada (veja aqui tudo o que você precisa saber para usar o metro de Santiago).

– Entrada 3 – Parque Bicentenario de la Infancia (Av. Perú 1001, Recoleta Metro Cerro Blanco): acesso somente a pé. A estação de metro Cerro Blanco é a que está mais próxima desta entrada (veja aqui tudo o que você precisa saber para usar o metro de Santiago).

– Entrada 4 – Pirámide (Pirámide s/n): acesso a pé ou de bicicleta, mas não há nenhuma estação de metro com fácil acesso nesta entrada.

– Entrada 5 – Santos Dumont (Santos Dumont s/n): acesso somente a pé. A estação de metro Cerro Blanco é a que está mais próxima desta entrada (veja aqui tudo o que você precisa saber para usar o metro de Santiago).

– Entrada 6 – Santa María (av. Santa María s/n): acesso a pé ou de bicicleta. A estação de metro Pedro de Valdivia é a que está mais próxima desta entrada (veja aqui tudo o que você precisa saber para usar o metro de Santiago).

– Entrada 7 – Bosque Santiago (Camino La Pirámide 6000):  acesso a pé, de bicicleta ou de carro, mas não há nenhuma estação de metro com fácil acesso nesta entrada.

Como Visitar o Parque Metropolitano de Santiago?

A visita ao Parque Metropolitano de Santiago depende da atividade que você deseja realizar no local. Dentro deste complexo você encontra funicular, zonas de picnic, piscinas, trilhas, jardins, mirantes, praças, bosques, santuários e até mesmo um zoológico. Visitar todos estes locais em apenas um dia é impossível e, se você quiser aproveitar diversos locais diferentes do Parque Metropolitano de Santiago, você precisará de uns 2 dias completos.

Parque Metropolitano de Santiago Mapa

Parque Metropolitano de Santiago – Mapa

Se você não possui todo este tempo e quer fazer uma visita rápida, é recomendado focar nas zonas que ficam próximas às entradas 1 e 2 onde estão as principais atrações do parque:

Entrada 1 (Pío Nono): esta entrada dá acesso para o funicular, o mirante do Cerro de San Cristóbal, o zoológico, o Santuário de la Inmaculada Concepción e algumas trilhas.

Entrada 2 (Pedro de Valdivia): esta entrada dá acesso para as principais zonas de picnic, a piscina Tepahue, Jardim Botânico e Jardim Japonês, Casa da Cultura Anahuac e algumas trilhas.

Uma vez dentro do parque você pode se locomover entre estes locais através de trilhas muito bem sinalizadas. Um teleférico também está sendo construído para ligar os diversos pontos de interesse ao longo do parque.

Nós recomendados dar uma olhada no site oficial do parque para entender mais cada um dos locais que podem ser visitados e programar sua visita de acordo com o seu interesse: http://www.pms.cl/ 

Visitando o Parque Metropolitano de Santiago

Como tínhamos programado pouco tempo para visitar o Parque Metropolitano de Santiago, focamos apenas nas atrações que estão localizadas na Entrada 1 (Pío Nono). Tivemos a oportunidade de fazer a trilha do Zorro Vidal que possui 2,6km e é o caminho para acessar o Santuário de la Inmaculada Concepción que fica no Cerro Cristóbal, com uma linda vista para a cidade de Santiago.

Trilha do Zorro Vidal

A trilha do Zorro Vidal é a maneira mais fácil de se chegar caminhando até o cume do Cerro San Cristóbal, local que está o Santuário de la Inmaculada Concepción.  Apesar de ser um caminho de 2,6km, ele é percorrido de maneira lenta pela alta inclinação da subida. Uma vantagem é que há algumas áreas de descanso durante a subida e elas também possuem pontos de água. Assim, se você pensa em fazer este caminho, é bom levar uma garrafa de água para ir abastecendo durante a sua subida ou descida.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto.

Trilha Zorro Vidal

Trilha do Zorro Vidal

Trilha do Zorro Vidal Subida

Trilha do Zorro Vidal – Subida

Trilha do Zorro Vidal Zona de Descanso

Trilha do Zorro Vidal – Zona de Descanso

Nós fizemos o caminho de subida e descida através da trilha do Zorro Vidal e demoramos cerca de 40 minutos para subir e um pouco mais de 10 minutos para descer.

Funicular

Uma boa opção para quem quiser evitar a caminhada de subida e/ou descida é usar o funicular que faz a ascensão até o Cerro San Cristóbal. A estação fica próxima à entrada 1 (Pío Nono) e o ingresso pode ser comprado no local.

O custo do trajeto nos dias de semana é de 1500 Pesos Chilenos para apenas uma viagem ou 2000 Pesos Chilenos para duas viagens (caso você queira subir e descer de funicular). Já nos finais de semana e feriados o custo é de 1950 Pesos Chilenos para apenas uma viagem ou 2600 Pesos Chilenos para duas viagens.

O funicular funciona de terça-feira a domingo das 10h às 20h e na segunda-feira das 13h às 20h.

Cerro San Cristóbal – Santuário de la Inmaculada Concepción

Um dos principais motivos para visitar o Parque Metropolitano de Santiago é para ter uma vista incrível da cidade de Santiago. Esta vista é obtida através do topo do Cerro San Cristóbal que é acessado através da trilha do Zorro Vidal ou pelo funicular.

Cerro San Cristobal

Cerro San Cristóbal

Cerro San Cristobal

Cerro San Cristóbal

Cerro San Cristobal

Cerro San Cristóbal

No mesmo local está localizado o Santuário de la Inmaculada Concepción onde há algumas comemorações festivas para a população de Santiago e um local muito interessante para ser visitado.

Santuario de la Inmaculada Concepcion

Santuário de la Inmaculada Concepción

Santuario de la Inmaculada Concepcion

Santuário de la Inmaculada Concepción

Capilla la Maternidad de Maria

Capilla la Maternidad de Maria

Infelizmente não tivemos mais tempo para realizar outras atividades dentro do Parque Metropolitano de Santiago, mas gostaríamos de ter visitado a região da entrada 2 para ver outras atrações dentro do parque. Se você tiver pouco tempo em Santiago, foque nas atrações que ficam perto das entradas 1 e 2, mas se tiver um pouco mais de tempo e gostar de atividades ao ar livre, visite outros pontos do Parque Metropolitano de Santiago que é um ótimo programa na cidade de Santiago.

Mais Informações

Site Oficial do Parque Metropolitano de Santiago: http://www.pms.cl/
Horário de Funcionamento: todos os dias do ano. Durante o verão ele funciona das 8h30min até às 20h e durante o inverno das 8h30min às 19h.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)