Metro de Santiago: Dicas, Informações e Horários 7


Neste post vamos falar sobre o metro de Santiago: como usar, tarifas, horários de funcionamento e algumas dicas adicionais para você não ter nenhuma surpresa durante a sua viagem para a capital chilena.

Metro de Santiago

A cidade de Santiago possui mais de 6 milhões de habitantes e uma das maneiras que a população da cidade encontra para se locomover é através do seu eficiente sistema de metro. Apesar de parecer pequeno, o metro de Santiago possui mais de 100 km de extensão e 108 estações que são divididas entre 5 linhas.

Metro de Santiago

Metro de Santiago

O sistema do metro atual possui 5 linhas que são identificadas por número e cor. A linha 1 (vermelha) faz o trajeto San Pablo <-> Los Dominicos, a linha 2 (laranja) faz o trajeto Vespucio Norte <-> La Cisterna, a linha 4 (azul escura) faz o trajeto Tobalaba <-> Plaza de Puente Alto, a linha 4A (azul clara) faz o trajeto Vicuña Mackenna <-> La Cisterna e a linha 5 (cinza) faz o trajeto Plaza de Maipú <-> Vicente Valdés.

O metro de Santiago é muito fácil de ser usado. Ele é bem parecido com os sistemas que existem no Brasil onde as estações não possuem muitas conexões e é fácil se encontrar, sendo que cada lado da plataforma vai para uma direção. Se passou de alguma estação, dá para voltar sem ter que pagar uma nova tarifa.  Se mesmo assim você estiver em dúvida, no site do metro de Santiago você encontra um planejador de viagem que te ajuda a planejar uma rota entre dois pontos da melhor maneira possível.

Conexão do Metro de Santiago com Aeroporto

Não há conexão direta do metro de Santiago com o Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez. Se você precisa chegar na cidade ou no aeroporto e não quer pagar por um táxi que custa aproximadamente 15.000 Pesos Chilenos (R$ 60,00), há um serviço de ônibus chamado de Centropuerto que faz o trajeto Aeroporto Arturo Merino Benítez <-> Centro de Santiago.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

O ponto do ônibus do Centropuerto se localiza logo na saída do aeroporto e ele é bem identificado. No trajeto para o centro de Santiago ele passará pelas estações de metro Barrancas da linha 5 e as estações Pajaritos, La Rejas, San Alberto Hurtado, U. de Santiago, Estación Central, U.L.A. e Los Heróes, todas da linha 1. Já para quem vai do centro de Santiago para o aeroporto, as opções de pontos são um pouco menores: Los Heróes, Estación Central, U. de Santiago, San Alberto Hurtado, Las Rejas e Pajaritos, todas da linha 1.

A frequência de saída do Centropuerto é de aproximadamente 10 minutos e ele funciona das 6h às 23h30min para quem vai para o centro de Santiago e das 6h às 22h30min para quem vai para o aeroporto. O custo é de 1.450 Pesos Chilenos para cada trajeto ou 2.800 Pesos Chilenos se você comprar o trajeto ida e volta. O tempo de viagem é de aproximadamente 30 minutos.

Mais Informações: http://www.centropuerto.cl/

Como Comprar Bilhete para o Metro de Santiago

Grande parte das atrações turísticas de Santiago ficam na região central e você não irá usar o metro tão frequentemente. Assim, a melhor opção é comprar os bilhetes avulsos que podem ser adquiridos nas bilheterias das estações. O preço varia de acordo com o horário e dia da semana:

– Segunda-feira à sexta-feira:

Horário de Pico (7h – 9h e 18h – 20h): 700 Pesos Chilenos
Horário Médio (6h30min – 7h, 9h – 18h, 20h – 20h45min): 640 Pesos Chilenos
Horário Fora de Pico (6h – 6h30min, 20h45min às 23h): 590 Pesos Chilenos

– Sábados, Domingos e Feriados:

Todos os Horários: 640 Pesos Chilenos

É importante mencionar que o valor que você pagou ficará armazenado no bilhete e a leitura será feita quando você passar pela catraca, ou seja, se você comprou um bilhete no horário fora de pico, não usou e quer usá-lo no horário de pico, ele não irá funcionar e você terá que pagar a diferença na bilheteria.

Os preços são relativos ao mês de Setembro de 2014. Os valores atualizados podem ser vistos no site: http://www.metrosantiago.cl/guia-viajero/tarifas

Horário de Funcionamento do Metro de Santiago

O metro de Santiago funciona de segunda-feira à sexta-feira das 6h às 23h30min, aos sábados ele funciona das 6h30min às 23h30min e aos domingos e feriados ele funciona das 8h às 23h. O fechamento e abertura de algumas estações variam um pouco em relação aos horários acima (veja aqui todo os horários exatos).

Mais Informações

Site do Metro de Santiago: http://www.metrosantiago.cl/

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

7 pensamentos em “Metro de Santiago: Dicas, Informações e Horários

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Sabrina…o metro funciona normalmente. Os horários colocados são horários de abertura e fechamento do metro.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Vanessa, não acho que vale a pena levar pesos chilenos do Brasil. Para os países da América do Sul eu levo dólares e troco o mínimo no aeroporto do local (apenas para chegar até meu hotel) e depois troco o restante na cidade. Acho que vale mais a pena e você pode controlar melhor o quanto você vai trocar…se por acaso não usar, você ainda consegue usar os dólares para outra viagem !
      Abraços

  • Mylena

    Oi Erick!
    Já estou planejando minha viagem para Santiago em dezembro…
    Não vejo a hora de embarcar – a contagem regressiva começou!!! 🙂
    Obrigada pelas dicas.
    Um abraço
    Mylena

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Mylena, que legal ! Os posts de Santiago vão começar a sair para te ajudar no seu planejamento…ao longo do mês de outubro vamos publicar alguns !!!
      Abraços e obrigado pela visita novamente 🙂 !!!