Guia Inicial para Cusco: Dicas e Informações Gerais 2


É sempre válido ter um guia inicial contendo informações gerais sobre a cidade que você irá visitar. Desta maneira, você consegue fazer um planejamento mais adequado sobre sua hospedagem, a época do ano para ir e outros fatores que influenciam no sucesso ou perrengue da sua viagem. Pensando nisto, fizemos este post para ajudar a planejar sua viagem para Cusco, uma das cidades mais importantes do Peru e o ponto de partida para conhecer mais a história do império inca e visitar as ruínas de Machu Picchu. Nós tivemos a oportunidade de ficar 5 dias em Cusco (veja neste link o nosso relato de viagem neste período) durante o mês de Julho de 2014.

Cidade de Cusco

O Peru está localizado a oeste da América do Sul e Cusco é uma das suas principais cidades. Cusco também foi a capital administrativa e cultural do Império Inca, o que a torna o ponto de partida para conhecer mais a história desta civilização. Apesar da cidade possuir mais de 300 mil habitantes, grande parte das atrações turísticas, restaurantes, casas de câmbio, agências de viagem, hotéis e etc, ficam concentradas no centro, sendo a Plaza das Armas o melhor ponto de referência.

Mapa de Cusco

Mapa de Cusco

Além das atrações que ficam dentro da cidade, há ainda diversos sítios arqueológicos que ficam ao seu redor, sendo os principais Qenqo, Tambomachay e Sacsayhuaman. Há ainda os sítios arqueológicos que ficam no Vale Sagrados dos Incas como Písac e Ollantaytambo. Machu Picchu, a principal ruína do Império Inca, está localizada a 130km de distância de Cusco e pode ser acessada através de trens que partem de estações da região.

Mapa Sitios Arqueologicos de Cusco e Vale Sagrado dos Incas

Mapa da Região de Cusco

Vacina Contra Febre Amarela

O Peru é um dos países listados na Organização Mundial da Saúde (veja aqui a lista) como área de risco de contaminação da febre amarela (primeira coluna da lista), mas o país não obriga que viajantes provenientes de outros países tomem a vacina. O Brasil, por sua vez, também não obriga que viajantes voltando de áreas de risco tomem a vacina. Porém, mesmo assim a ANVISA recomenda a vacinação contra a febre amarela.

Para garantir, nós tomamos a vacina contra a febre amarela (validade de 10 anos) e emitimos o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) que é o documento válido durante uma viagem. Para emitir este documento, primeiramente vá até um posto de saúde e tome gratuitamente a vacina contra a febre amarela. Com o comprovante de vacinação em mãos, vá até um dos Centro de Orientação para a Saúde do Viajante da ANVISA (veja aqui a lista) para emitir gratuitamente o seu CIVP (observe que em alguns locais o CIVP só é emitido se a vacinação foi feita na mesma unidade).

Quando Ir para Cusco e Machu Picchu?

A região de Cusco possui duas estações bem definidas: o inverno seco e o verão chuvoso. E estação seca, que vai de Maio a Setembro, possui baixa precipitação e temperaturas que variam entre 19°C e 0°C nos meses de Julho e Agosto e entre 19°C e 4°C durante os meses de Maio, Junho e Setembro. Já a estação chuvosa, que vai de Outubro a Abril, possui alta precipitação e temperaturas que variam entre 19°C e 6°C durante todos estes meses.

A nossa recomendação é se programar para ir para Cusco e Machu Picchu durante a estação seca já que a precipitação é baixa e você pegará mais dias de céu claro. Os melhores meses são Maio e Setembro pois a quantidade de turistas é um pouco menor e os preços um poucos mais baratos se comparados aos meses de Junho, Julho e Agosto, alta temporada e período que coincide com as férias escolares no Brasil. Já na estação chuvosa o lugar estará bem mais vazio e os preços ainda mais baixos, mas a chance de pegar tempo ruim é alta e isso pode prejudicar os seus passeios pela região.

Câmbio em Cusco

A moeda do Peru é o Nuevo Sole e em Cusco há diversas casas de câmbio para trocar o seu dinheiro. Se possível, recomendamos trocar uma pequena quantidade de dinheiro no aeroporto de Lima (para quem está chegando de viagem por este local) apenas para ir do aeroporto de Cusco até o seu hotel. Depois que estiver na cidade, procure por casas de câmbio na região da Plaza de Armas e Av. El Sol. Além das casas de câmbio, alguns hotéis possuem ótimas taxas e vale a pena perguntar se eles trocam o seu dinheiro. Uma outra possibilidade é trocar em restaurantes ou lojas, mas a taxa pode não ser tão boa quanto a das casas de câmbio e hotéis.

Hospedagem em Cusco

Não tem muito o que inventar em relação à hospedagem em Cusco. Grande parte das opções ficam localizadas próxima à Plaza de Armas e é nesta região que você deve procurar por opções de hospedagem. Ao redor da Plaza de Armas você encontra diversos restaurantes, bares, lojas de souvenires, casas de câmbio e agências de turismo.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Nós ficamos hospedados no Hotel Santa Maria que se encontra ao lado da Plaza de Armas e é uma ótima opção para quem deseja um bom custo-benefício em Cusco.

Veja mais opções de hospedagem em Cusco e faça sua reserva clicando neste link. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma hospedagem bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham !

Passeios em Cusco

Há diversas atrações dentro da cidade de Cusco e nos sítios arqueológicos que ficam localizados na região. Durante a nossa viagem, pudemos realizar vários deles e abaixo você encontra o nosso índice. Também fizemos um Guia de Passeios em Cusco para que você possa programar sua viagem de acordo com os horários dos passeios:

Para entrar em grande parte das atrações que ficam em Cusco e nos seus arredores você precisa do Boleto Turístico de Cusco que é um boleto oficial vendido pelo COSITUC (Comitê de Serviços Integrados Turísticos e Culturais de Cusco) e é um item imprescindível. Veja aqui o nosso post completo sobre como comprar o Boleto Turístico de Cusco. 

Boleto Turistico de Cusco

Boleto Turístico de Cusco

Transporte em Cusco

Para as atrações que ficam dentro da cidade de Cusco, você não precisa de transporte já que todas elas ficam muito próximas da Plaza de Armas e é possível ir andando. Já para os sítios arqueológicos da região, o Vale Sagrado dos Incas e as terraças de Moray e as salineras de Maras é preciso contratar alguma agência de turismo que já possui o transporte incluído no preço do passeio. Uma outra opção é negociar com um motorista particular para te levar nestes locais, mas acreditamos que não vale a pena pois o preço será maior e ele não é um guia especializado, o que faz com que as informações passadas possam não ser precisas.

O único transporte que você precisa ter mais informações e se programar com antecedência é o trem para Machu Picchu. Há diversas opções de horários de ida e volta que partem de estações de trem na região. Assim, fizemos um post específico para você programar sua viagem de trem para Machu Picchu e volta para Cusco.

Trem para Machu Picchu Peru Rail Vistadome

Trem para Machu Picchu – Peru Rail Vistadome

Quantos Dias Ficar em Cusco?

Esta é uma pergunta muito difícil de ser respondida e depende muito do que você deseja conhecer. Para conhecer a cidade de Cusco, fazer os passeios pelos sítios arqueológicos ao redor da cidade, Moras e Moray, Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu, aconselhamos ficar pelo menos 5 dias inteiros (veja o nosso relato de viagem de 5 dias na região). Se tiver mais dias disponíveis, você pode ir até Arequipa e Puno e conhecer o Lago Titicaca, na divisa com a Bolívia.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

2 pensamentos em “Guia Inicial para Cusco: Dicas e Informações Gerais

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Mary, eu indico ir sozinha sim. Cusco e Machu Picchu possuem ótima estrutura para o turismo e não vejo problemas de você ir sozinha. De qualquer maneira, se você gosta de ficar em hostel, há grandes chances de você encontrar algum brasileiro (a) para fazer alguns roteiros com você por lá.
      Abraços