Machu Picchu: Como Chegar, Como Visitar e Comprar Ingresso 8


Durante uma viagem para Machu Picchu você precisa de várias informações úteis para fazer o seu planejamento de maneira adequada: como chegar, quais as opções para visitar Machu Picchu, onde se hospedar, como comprar os ingressos e o preço de cada um deles. Pensando nisso, fizemos este Guia para Machu Picchu para ajudar na sua programação.

Machu Picchu

Machu Picchu

Onde se Hospedar para Visitar em Machu Picchu?

Você tem 3 opções de locais para se hospedar antes de partir para Machu Picchu: Cusco, Ollantaytambo ou Aguas Calientes. A combinação destes locais vai depender do seu planejamento e de quantos dias você tiver programado para visitar Machu Picchu.

Mapa Sitios Arqueologicos de Cusco e Vale Sagrado dos Incas

Mapa

Por exemplo, se você tiver programado dois dias para visitar Machu Picchu, é possível se hospedar em Cusco na primeira noite, pegar o trem na estação de Poroy em Cusco na manhã do primeiro dia para chegar em Aguas Calientes um pouco antes do almoço, visitar Machu Picchu durante a tarde e se hospedar em Aguas Calientes para visitar novamente a cidade inca no dia seguinte inteiro.

Uma outra opção para quem programou dois dias para visitar Machu Picchu é se hospedar em Ollantaytambo na primeira noite, pegar o trem na estação de Ollantaytambo na manhã do primeiro dia para chegar em Aguas Calientes ainda pela manhã, visitar Machu Picchu durante o resto do dia e se hospedar em Aguas Caliantes para visitar novamente a cidade inca no dia seguinte inteiro.

Mesmo que você tenha programado dois dias para visitar Machu Picchu, ainda achamos que vale a pena chegar em Aguas Calientes na primeira noite e ficar duas noites hospedado neste povoado para visitar por dois dias inteiros o parque de Machu Picchu. Se você tiver programado apenas um dia, recomendamos ainda mais se hospedar em Aguas Calientes na primeira noite para aproveitar o dia todo em Machu Picchu.

Veja opções de hospedagem em Cusco e faça sua reserva clicando neste link.
Veja opções de hospedagem em Ollantaytambo e faça sua reserva clicando neste link.
Veja mais opções de hospedagem em Aguas Calientes e faça sua reserva clicando neste link

Através dos links acima você encontra opções de hospedagem para as 3 regiões. Todas estas opções direcionam para o site do Booking que é o sistema que nós usamos e temos parceria no blog. Reservando através dos nossos links você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma hospedagem bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog.

Como Chegar em Machu Picchu?

Atualmente há duas maneiras de se chegar em Machu Picchu: trem ou andando. A primeira é a mais tradicional onde você pega um trem na estação Poroy em Cusco ou na estação Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas. Os trens chegam no povoado de Aguas Calientes que é o vilarejo mais próximo de Machu Picchu e de lá você pega uma van que anda por mais 20 minutos até chegar na entrada do parque. O custo da van é de 19 dólares para o trajeto ida e volta e 10 dólares para apenas um trajeto (ida ou volta) caso o visitante queria subir de van e descer a pé ou vice-versa. Os valores são referente à Julho de 2014.

Para quem procura por longas caminhadas, uma opção é ir caminhando através da Trilha Inca que é mundialmente conhecida e atrai aventureiros de vários países.

Nós fomos de trem para Machu Picchu e você pode ler neste link todas as informações que precisa para comprar o ingresso do trem, de onde partem os trens e os melhores horários para chegar no local. 

Trem para Machu Picchu Peru Rail Vistadome

Trem para Machu Picchu – Peru Rail Vistadome

Como Visitar Machu Picchu?

A melhor maneira de entender as suas possibilidades de visita durante sua ida a Machu Picchu é através do mapa oficial do parque:



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Mapa de Machu Picchu

Mapa de Machu Picchu

Entrada de Machu Picchu

Entrada de Machu Picchu

A van que parte de Aguas Calientes te deixa nos pontos 2 e 3 que é onde está a entrada do parque Machu Picchu. Neste local você encontra os diversos guias de turismo que reúnem os visitantes para levá-los para uma visita guiada dentro do parque, há banheiros disponíveis pelo valor de 1 Nuevo Sole, armários para guardar os seus pertences (leve apenas o básico dentro do parque e recomendamos deixar as suas coisas no hotel em Aguas Calientes) e também alguns lugares para comer com um preço salgado. Por exemplo, um refrigerante e um lanche custam aproximadamente 25 Nuevos Soles.

Pelo mapa você observa que há diversos caminhos disponíveis. A rota vermelha passa pelos principais pontos da cidade inca e a rota azul é uma rota de retorno para a entrada do parque que também passa por outros pontos interessantes dentro de Machu Picchu. Já as rotas em amarelo podem ser consideradas rotas adicionais, algumas gratuitas e outras pagas a parte.

A rota tradicional (vermelha + azul) demora cerca de 3 horas para ser feita, já considerando algumas paradas no caminho. A nossa recomendação é realizar esta rota com um guia especializado pois desta maneira você conseguirá entender cada setor de Machu Picchu e o papel que cada um deles tinha dentro da sociedade. Já as rotas em amarelo possuem trilhas de nível fácil, médio e difícil, com diferentes durações de percurso. Se você quiser fazer a rota tradicional e todas as rotas alternativas, é preciso reservar dois dias em Machu Picchu. Se você quiser realizar a rota tradicional e mais uma ou duas rotas alternativas, um dia inteiro é suficiente. Agora se você saiu de Cusco para chegar em Machu Picchu um pouco antes do almoço e só terá este dia para visitar, será possível apenas fazer a rota tradicional pelo pouco tempo que você terá no local.

Quanto Custa o Ingresso para Machu Picchu?

O preço do ingresso para Machu Picchu depende de quais rotas adicionais você deseja realizar já que algumas delas são pagas a parte:

Machu Picchu: este é o ingresso básico que dá o direito de visitar a cidade inca de Machu Picchu e realizar as rotas adicionais que não possuem custo adicional: Intipunku (Trilha da Porta do Sol na parte esquerda do mapa) e Puente Inka (Trilha da Ponte Inca na parte esquerda do mapa). Custo do Ingresso Machu Picchu: 126 Nuevos Soles (valor de Julho de 2014).

Machu Picchu + Huayna Picchu: este ingresso dá o direito de visitar a cidade inca de Machu Picchu, realizar a subida na montanha de Huayna Picchu que é aquela que aparece nas fotos de cartão postal do local e também realizar as duas rotas adicionais acima que não possuem custo (Trilha da Porta do Sol e Trilha da Ponte Inca). É importante mencionar que há apenas 400 ingressos por dia para ingressar em Huayna Picchu (200 ingressos para a entrada entre às 7h e 8h e mais 200 ingressos para a entrada entre às 10h e 11h) e é preciso comprar com antecedência se você quiser subir em Huayna Picchu. Custo do Ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu: 150 Nuevos Soles (valor de Julho de 2014).

Machu Picchu + Montanha: este ingresso dá o direito de visitar a cidade inca de Machu Picchu, realizar a subida na montanha de Machu Picchu e também realizar as duas rotas adicionais que não possuem custo (Trilha da Porta do Sol e Trilha da Ponte Inca). É importante mencionar que há apenas 400 ingressos por dia para ingressar na Montanha Machu Picchu (400 ingressos para a entrada das 7h-11h) e é preciso comprar com antecedência se você quiser subir esta montanha. Custo do Ingresso Machu Picchu + Montanha: 140 Nuevos Soles (valor de Julho de 2014).

Como as opções das rotas adicionais de Huayna Picchu e Montanha Machu Picchu possuem horários estabelecidos para a entrada e estes são na parte da manhã, não é possível realizar estes dois percursos no mesmo dia. Assim, se você quiser realizar Huayna Picchu e também Montanha Machu Picchu, reserve dois dias inteiros para visitar Machu Picchu.

Como Comprar Ingresso para Machu Picchu?

Se você estiver viajando com excursões, provavelmente o ingresso para Machu Picchu já estará incluso. Se você estiver fechando tudo com uma agência de Cusco é mais fácil de conseguir os ingressos para Machu Picchu e para as rotas adicionais, mas é bom comparar os preços com o site oficial para saber se a sua agência não está colocando um valor muito alto. O nosso ingresso foi adquirido pela Fabulous Peru Tours que foi a agência que fechamos todos os nossos passeios na região. A Fabulous Peru Tours é credenciada no Ministério do Turismo do Peru que dá uma segurança maior para os turistas que procuram por agências sérias na região.

É possível comprar o ingresso por conta própria para Machu Picchu através do site oficial do parque (http://www.machupicchu.gob.pe/). No momento da compra você escolhe o dia da visita e o tipo de ingresso de acordo com a sua escolha de roteiro e recebe um código de reserva. Anote este código pois ele será usado para entrar na aba “Pagos ou Pagamento” e realizar o pagamento. Depois do pagamento concretizado, entre na aba “Check In” para confirmar a data da sua visita.

Se você não conseguir comprar através deste sistema (você precisa de cartão de crédito Visa e ele precisa ser Verified by Visa), tente verificar com a sua agência de turismo o custo para comprar com eles. Se você usa o cartão pré-pago VTM (Visa Travel Money), ele já é Verified by Visa e pode ser uma boa alternativa em relação ao cartão de crédito.

Mais Informações

Horário de Funcionamento de Machu Picchu: 6h às 16h30min
Site Oficial: http://www.machupicchu.gob.pe/

E você? Possui mais alguma dica para visitar Machu Picchu? Deixe nos comentários.


Fabulous Peru Tours

O blog my Destination Anywhere recebeu apoio da Fabulous Peru Tours para a aquisição do ingresso para Machu Picchu. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

8 pensamentos em “Machu Picchu: Como Chegar, Como Visitar e Comprar Ingresso

  • freddy

    Porque escolher Peru para sua próxima viagem?
    Cada dia as pessoas se perguntam para onde quiserem viajar na sua próxima férias. Convido-lhes a visitar Peru. Um país mágico e incomparável que durante os últimos anos teve uma evolução favorável a nível econômico, cultural, social e turístico.
    As razões de porque deveria visitar Peru é porque possui uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu, a cidadela perdida dos Incas do século XV que foi descoberta no século passado, você visualiza a harmonia da natureza junto com o trabalho perfeito logrado na sua arquitetura.

    Por outra parte a riqueza natural e cultural do Peru é diversificada e que tudo o mundo pode apreciar em suas manifestações culturais expressadas em seu folclore, gastronomia, costumes e tradições que ainda os peruanos preservam além do que a modernidade muda tudo o jeito de vida.
    Sim alguém precisa de mais informações visite nosso site: http://machupicchupacotes.com.br/

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Freddy…o Pero é incrível mesmo e até hoje lembro das paisagens e cultura incríveis ! Obrigado por nos ajudar a proporcionar essa experiência !
      Abraços

  • Sara Carvalho Matanzaz

    Estou com uma dúvida para comprar os ingressos, quero ir a Machu Picchu no sábado e no domingo subir o Huayna Picchu. Como faço com as datas? qual data coloco para comprar, a de sábado ou a de domingo, ou preciso fazer os dois no mesmo dia?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Sara, no seu caso você precisará comprar dois ingressos se quiser ir em dois dias: um para Machu Picchu e outro para Machu Picchu + Huayna Picchu. Se tiver apenas um dia, compre o ingresso de Machu Picchu + Huayna Picchu…desta maneira você terá direito a subir na montanha Huayna Picchu e terá acesso a cidade de Machu `Picchu.
      Abraços

  • Cleide Nakada

    Parabens e obrigado Erick pelo post,de tds q pesquisei o seu e o + completo,didatico e elucidativo,tinha varias duvidas q seu post respondeu,e o melhor de forma mta clara,vlw.E q bom q existe pessoas c/o vc,bjs!!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Cleide, tudo bem?
      Muito obrigado pela mensagem. Fico muito feliz em poder ter ajudado e são estas mensagens que me fazem continuar com o trabalho do blog !!! Se tiver alguma dúvida que não está no post me avisa !
      Beijos e obrigado novamente 🙂

    • Erick Stengrat Autor do post

      Fala Leonardo, beleza cara? Olha, este eu não conhecia…obrigado pelo complemento do post 🙂 !!! Parece ser modo aventura on mesmo…hahah
      Abraços