Trem para Machu Picchu: Como Comprar, Dicas e Informações 2


Um dos primeiros itens que você deve verificar antes de fechar a sua viagem para Cusco é saber como você irá fazer para ir desta cidade até Machu Picchu. Isto porque não há muitas maneiras de se chegar nesta cidade inca e, dependendo da época do ano, você pode ter dificuldades para encontrar opções que se adequem exatamente ao seu roteiro. Pensando nisto, fizemos este post para te ajudar na programação de uma viagem entre Cusco e Machu Picchu.

Como Chegar em Machu Picchu?

Atualmente há duas maneiras de se chegar em Machu Picchu: trem ou andando. A primeira é a mais tradicional onde você pega um trem que vai até o povoado de Aguas Calientes que é o vilarejo mais próximo de Machu Picchu e de lá pega uma van que anda por mais 20 minutos até chegar na entrada do parque. O custo da van é de 19 dólares para o trajeto ida e volta e 10 dólares para apenas um trajeto (ida ou volta) caso o visitante queria subir de van e descer a pé ou vice-versa. Os valores são referente à Julho de 2014.

Para quem procura por longas caminhadas, uma opção é ir caminhando através da Trilha Inca que é mundialmente conhecida e atrai aventureiros de vários países. Como nós fomos para Machu Picchu através de trem, este post irá focar nesta maneira de chegar até a o local.

Trem para Machu Picchu

O trem para Machu Picchu é a maneira para tradicional para se chegar até a cidade inca. Ela é indicada para quem tem pouco tempo na região, não possui um preparo físico muito bom para longas caminhadas e acampamento ou ainda para quem está apenas interessado em visitar Machu Picchu. A estação mais próxima de Machu Picchu é Aguas Calientes e para chegar nela você deve pegar o trem nas estações de Poroy ou Ollantaytambo.

Mapa Sitios Arqueologicos de Cusco e Vale Sagrado dos Incas

Mapa Mostrando a localização de Poroy, Ollantaytambo e Aguas Calientes

Trem para Machu Picchu a partir da Estação Poroy em Cusco: a estação de trem de Poroy está localizada nas proximidades de Cusco e o tempo de viagem até a estação Aguas Calientes é de aproximadamente 3h30min. Este trajeto é realizado pela companhia Peru Rail e as saídas de Cusco são feitas apenas na parte da manhã, chegando em Aguas Calientes aproximadamente às 10h.

Trem para Machu Picchu a partir da Estação Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas: a estação de trem de Ollantaytambo está localizada no Vale Sagrado dos Incas e o tempo de viagem até a estação Aguas Calientes é de aproximadamente 2 horas. Este trajeto é realizado pelas companhias Peru Rail e Inca Rail e possui saídas durante o dia todo.

Estacao Ollantaytambo

Trem para Machu Picchu – Estação Ollantaytambo

Estacao Aguas Calientes

Estação Aguas Calientes

Qual a Melhor Opção de Trem para Machu Picchu?

A melhor opção de trem para Machu Picchu depende do seu planejamento. Por exemplo, se você tiver programado dois dias para visitá-la, é possível pegar o trem em Poroy na manhã do primeiro dia, chegar em Aguas Calientes um pouco antes do almoço, visitar Machu Picchu durante a tarde e se hospedar em Aguas Calientes para visitar novamente a cidade inca no dia seguinte. Se você tiver programado dois dias para visitar Machu Picchu e quiser aproveitá-los por completo, pegue o trem no final da tarde ou começo da noite em Ollantaytambo para chegar em Aguas Calientes no mesmo dia e aproveitar os dois dias seguintes na cidade inca.

Se você tem menos tempo e programou apenas um dia para visitar Machu Picchu, é recomendado pegar o trem a partir de Ollantaytambo no final da tarde ou começo da noite para chegar em Aguas Calientes no mesmo dia e aproveitar o dia seguinte por completo na cidade inca. Achamos que a viagem que sai de Poroy de manhã, chega em Aguas Calientes por volta das 10h e depois retorna para Poroy a noite não vale a pena pois você irá passar apenas uma tarde em Machu Picchu, praticamente um pecado para quem se dispõe chegar até lá.

A nossa recomendação para quem vai sair de Ollantaytambo, seja na nossa sugestão de um dia ou dois dias, é realizar um tour pelo Vale Sagrado dos Incas no mesmo dia que você for pegar o trem para Aguas Calientes. Neste tour você conhece Písac e Ollantaytambo e tem a possibilidade de permanecer no local para pegar o trem no final da tarde ou começo da noite. Com certeza é uma ótima maneira para aproveitar o seu tempo durante esta viagem.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Como Comprar o Bilhete de Trem para Machu Picchu

Você pode chegar em Machu Picchu a partir da estação de Poroy que fica nos arredores de Cusco ou a partir da estação de Ollantaytambo que fica no Vale Sagrado dos Incas. A empresa Peru Rail faz estes dois trajetos enquanto a empresa Inca Rail faz o trajeto apenas a partir de Ollantaytambo. É importante reservar o trem com uma certa antecedência pois ele é bastante procurado já que não há outra opção para chegar em Machu Picchu que não seja através do Caminho Inca.

Se você estiver viajando com excursões, provavelmente o bilhete de trem para Machu Picchu já estará incluso, mas fique atento ao que falamos anteriormente pois sair de Cusco (estação Poroy) e voltar no mesmo dia é cansativo e você aproveita pouco o seu tempo em Machu Picchu. Se você estiver fechando o trem com alguma agência de Cusco há mais opções de horários, contanto que você feche outros passeios com a mesma agência já que eles raramente vendem apenas o bilhete de trem. Se optar por comprar seu bilhete através de uma agência em Cusco, verifique os preços no site oficial das companhias para saber se a sua agência não está colocando um valor muito alto.

Agora se você quiser ter melhores preços e ainda poder fazer uma programação da maneira que quiser, a melhor opção é comprar os bilhetes de trem para Machu Picchu por conta própria através dos sites oficiais das companhias de trem.

Peru Rail

Para comprar o seu bilhete de trem para Machu Picchu com a Peru Rail você precisa entrar no site oficial (https://www.perurail.com), escolher o trajeto (se vai sair de Poroy em Cusco ou de Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas) e o melhor horário. O pagamento é feito com cartão de crédito Visa ou Mastercard que precisam ser Verified by Visa ou MasterCard SecureCode, respectivamente. Além disso, você terá 3 opções de trem que possuem preços e serviços distintos:

Expedition: este foi o trem que pegamos para ir de Ollantaytambo para Machu Picchu. Ele possui o menor valor entre os trens da Peru Rail e o serviço é básico: foi servido um chá de coca e algumas bolachas no trajeto de 2 horas. Apesar disso, ele é muito confortável e possui banheiros limpos em todos os vagões.

Trem para Machu Picchu Peru Rail Expedition

Trem para Machu Picchu – Peru Rail Expedition

Vistadome: este foi o trem que pegamos para voltar de Aguas Calientes em direção a Poroy. No geral, ele é um pouco mais caro que o Expedition e o serviço é um pouco melhor: foi servido água, refrigerante e um pequeno lanche durante o trajeto de 3h30min. Além disso, houve um pequeno show com danças e trajes típicos peruanos. Assim como o Expedition, ele é muito confortável e possui banheiros limpos em todos os vagões.

Trem para Machu Picchu Peru Rail Vistadome

Trem para Machu Picchu – Peru Rail Vistadome

Hiram Bingham: se você procura por conforto máximo, um jantar elaborado com vinho ou champagne e uma experiência bem exclusiva, o Hiram Bingham é o mais indicado. Nesta opção o tempo de viagem é um pouco maior e o valor é aproximadamente 4 vezes maior do que as duas primeiras opções.

Depois do ingresso comprado, ele é enviado de forma eletrônica ao e-mail escolhido e deve ser impresso e apresentado no momento da entrada no trem, juntamente com o documento de identificação.

Inca Rail

Para comprar o seu bilhete de trem para Machu Picchu com a Inca Rail você precisa entrar no site oficial (http://incarail.com/) e escolher o melhor horário já que ele apenas faz o trajeto de Ollantaytambo para Aguas Calientes (ida e volta). O pagamento é feito com cartão de crédito Visa ou Mastercard que precisam ser Verified by Visa ou MasterCard SecureCode, respectivamente. Além disso, você terá 3 opções de trem que possuem preços e serviços distintos: Machu Picchu Train (econômico), Inca Train Classe Executiva e Inca Train Primeira Classe. Como não usamos esta empresa para realizar os trajetos, não podemos falar sobre a qualidade dos serviços de bordo. Se você já usou, deixe nos comentários para os outros leitores.

Depois do ingresso comprado, ele é enviado de forma eletrônica ao e-mail escolhido e deve ser impresso e apresentado no momento da entrada no trem, juntamente com o documento de identificação.

Como Voltar de Trem para Cusco

A volta é mais interessante de ser feita através do trem que parte de Aguas Calientes em direção a Poroy, nas proximidades de Cusco. De Poroy para Cusco você vai pagar aproximadamente 12 dólares por um táxi e há vários taxistas disponíveis já que eles ficam aguardando os trens chegarem de Aguas Calientes. Muitos hotéis em Cusco possuem este serviço e você pode perguntar sobre esta possibilidade antes de partir para Machu Picchu.

A nossa recomendação é pegar um horário de trem a partir de Aguas Calientes no final do dia para que você aproveite mais todo o dia em Machu Picchu, a cidade inca mais incrível e que deve ser visitada por todos que vão até Cusco.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

2 thoughts on “Trem para Machu Picchu: Como Comprar, Dicas e Informações

  • walmavilela

    Comprei as passagens de trem com chegada e partida de Ollamtaytambo,e estou preocupada com minha volta a Cusco. Sabe me dizer qual a melhor opção de Ollamta a Cusco por volta de 20:30h?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá, tudo bem? Parar em Ollantaytambo é uma opção também e de lá você pode pegar uma van que vai até Cusco. Estas vans ficam ao lado da bilheteria da Peru Rail na saída da estação de Ollantaytambo e é bem fácil encontrá-las pois os motoristas estarão gritando “Cusco”. Geralmente estas vans correm bastante e elas esperam por muitos passageiros, mas é uma boa opção para voltar para Cusco…há também opção de motorista particular que é mais confortável, mas é preciso negociar o preço.
      Abraços