Moray e Maras: Um Passeio Adicional nos Arredores de Cusco


Durante a nossa viagem para Cusco tínhamos o objetivo principal de conhecer Machu Picchu. Porém, não é possível conhecer este local sem conhecer também os arredores de Cusco que possui diversas atrações. Como já tínhamos passado pela história do Império Inca através do City Tour em Cusco (leia aqui o post com o nossa experiência) e de um roteiro pelo Vale Sagrado dos Incas, também fomos conhecer os terraços de Moray e as salineras de Maras.

Como Visitar Moray e Maras?

O tour por Moray e Maras pode ser comprado nas diversas agências de turismo na cidade. Ele dura o dia todo, sendo que a van sai de Cusco por volta das 9h e retorna às 15h. Mesmo passando apenas por Moray e Maras, o roteiro pode variar um pouco sendo que algumas agências fazem um destes locais juntamente com a ida ao Vale Sagrado dos Incas que já tínhamos realizado anteriormente. Assim, é importante perguntar com antecedência qual é exatamente o caminho que você irá fazer para programar todos os passeios de acordo com seus planos (veja um guia para você planejar seus passeios em Cusco).

O nosso tour por Moray e Maras foi adquirido antecipadamente através da Fabulous Peru Tours que foi a agência que fechamos todos os nossos passeios na região. A Fabulous Peru Tours é credenciada no Ministério do Turismo do Peru que dá uma segurança maior para os turistas que procuram por agências sérias na região. O Fredy Medina, responsável pela agência, nos deu todo o apoio durante a nossa viagem, desde a reserva dos passeios até o momento da volta para o Brasil. O custo para a realização do tour por Moray e Maras com esta agência é de 19 dólares, já com o transporte incluso (valor de julho de 2014).

Moray e Maras

Uma das Paisagens do tour Moray e Maras

Moray e Maras

Quem acompanha o nosso blog sabe que estes passeios não são muito do nosso perfil, mas quando você está em um lugar com uma história tão rica é impossível não querer saber mais e este é o fator mais importante de fazer o tour por Moray e Maras através de uma agência com um guia especializado.

O tour começa com uma visita aos terraços de Moray que ficam a 45Km da cidade de Cusco e é um incrível vestígio da civilização inca e de como eram realizadas as suas experimentações agrícolas. De lá seguimos para as salineras de Maras que ficam a apenas 12Km de Moray e, apesar de não terem relação com os incas, são um ótimo exemplo de como os povos andinos sobrevivem através da extração de recursos naturais na região. É importante mencionar que geralmente este tour não possui almoço e a volta para Cusco é apenas às 15h, assim, é recomendado levar alguma coisa leve para comer entre um tour e outro e água.

Moray

As ruínas incas de Moray eram um dos locais que os incas faziam experimentações agrícolas. Já tínhamos visto este mesmo padrão em Písac e Ollantaytambo, mas Moray impressiona pelo tamanho e formato circular. As experimentações agrícolas eram realizadas nos diversos níveis dos solos onde cada um deles proporcionava uma zona de diferente pressão e temperatura, sendo que eles sabiam exatamente qual era o microclima ideal para cada tipo de alimento cultivado. O formato circular foi dado para seguir o formato das montanhas da região, evitando uma depredação da natureza e riscos de erosão. No centro deste complexo é possível observar um pequeno quadrado que indicava uma casa para acomodação dos incas já que os depósitos de comida ficavam mais no alto para ajudar na refrigeração.

Moray Vista Superior

Moray – Vista Superior

Moray

Moray

Moray Terracas

Moray – Terraças

Você pode descer até o último nível do solo, mas lembre-se que terá que subir tudo novamente. A subida e descida são feitas por degraus de pedras que estão colocados nas paredes. Além de ter a finalidade de locomoção, o guia nos explicou que estes degraus também proporcionavam uma orientação da posição do sol e ajudavam os incas em relação às estações do ano.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Moray

Moray

Moray Pedras

Moray – Pedras

Moray Vista Superior

Moray – Vista Superior

Para visitar Moray você precisa apresentar o seu Boleto Turístico de Cusco. Os boletos turísticos válidos para Moray são: Boleto Turístico Geral e Boleto Turístico Circuito III (leia o nosso post com mais informações sobre o Boleto Turístico de Cusco).

Maras

Saindo de Moray, passamos nas Salineras de Maras que estão localizadas na cidade de mesmo nome. Dos 6000 habitantes da cidade, 500 trabalham nas salineiras. As salineiras funcionam apenas na época de seca onde a água salgada proveniente da montanha fica represada nos tanques e, com o calor deste período, a água evapora e forma o sal.

Maras Salineras

Maras – Salineras

Nestas salineras são extraídos três qualidades de sal. O primeiro sal formado é mais barrento e produz o sal marrom para fins medicinais. O segundo sal produzido é mais puro e é usado para alimentação. Já o terceiro sal é o mais puro de todos e é conhecido como flor de sal, bastante usado em produtos mais sofisticados. O valor para entrar na salineira é de 7 soles e não está incluso no boleto turístico pois é um local que não possui relação como o Império Inca.

Maras Salineras

Maras – Salineras

Maras Salineras

Água Sendo Captada da Montanha

O tour de Moray e Maras retorna para Cusco às 15h e é bastante interessante de ser feito como um passeio adicional na região. Porém, se você tem pouco tempo na cidade, priorize o tour pelas ruínas ao redor de Cusco, Vale Sagrado dos Incas e  a cidade de Machu Picchu.


Fabulous Peru Tours

O blog my Destination Anywhere recebeu apoio da Fabulous Peru Tours para a realização do tour por Moray e Maras. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)