City Tour em Cusco: Conhecendo a História do Império Inca


Durante a nossa viagem para Cusco tínhamos o objetivo principal de conhecer Machu Picchu. Porém, não é possível conhecer este local sem antes passar por um pouco da história do Império Inca que pode ser entendida através de um City Tour em Cusco e de um roteiro pelo Vale Sagrado dos Incas (leia aqui a nossa experiência).

Como Fazer um City Tour em Cusco?

O City Tour em Cusco pode ser comprado nas diversas agências de turismo na cidade. Como ele acontece duas vezes ao dia (uma pela manhã e outra a tarde), você não deve ter problemas em contratar este tour no momento da sua chegada. O roteiro pode variar levemente entre cada uma das agências e é importante perguntar com antecedência qual é exatamente o caminho que você irá fazer (veja nosso post com um guia para planejar sua viagem para Cusco).

O City Tour em Cusco que fizemos foi adquirido antecipadamente através da Fabulous Peru Tours que foi a agência que fechamos todos os nossos passeios na região. A Fabulous Peru Tours é credenciada no Ministério do Turismo do Peru que dá uma segurança maior para os turistas que procuram por agências sérias na região. O Fredy Medina, responsável pela agência, nos deu todo o apoio durante a nossa viagem, desde a reserva dos passeios até o momento da volta para o Brasil. O custo para a realização do City Tour em Cusco com esta agência é de 18 dólares, já com o transporte incluso (valor de julho de 2014).

City Tour em Cusco

Quem acompanha o nosso blog sabe que estes passeios não são muito do nosso perfil, mas quando você está em um lugar com uma história tão rica é impossível não querer saber mais e este é o fator mais importante de fazer o City Tour em Cusco. Os guias te contam a história do Império Inca com tantos detalhes que não é possível desviar a atenção.

O City Tour em Cusco começa na Catedral de Cusco que está localizada na Plaza de Armas, vai para o Templo de Qorikancha e, depois de visitar estes dois locais, você entra em uma van que se destina a 3 sítios arqueológicos que ficam nos arredores de Cusco: Sacsayhuaman, Qenqo e Tambomachay.

Catedral de Cusco

A Catedral de Cusco está localizada na Plaza de Armas, foi construída sobre um antigo cemitério e foi a primeira catedral da América do Sul. Atualmente ela é a terceira maior catedral das Américas, atrás da Catedral de Lima e do México. A sua construção começou um pouco depois da chegada dos espanhóis e foi uma maneira que eles encontraram de retirar a crenças da civilização inca e implementar o cristianismo.

Plaza de Armas

Plaza de Armas

A Catedral de Cusco foi construída pelos próprios incas que foram escravizados e em várias obras no interior da catedral é possível encontrar vestígios da revolta do Império Inca contra a imposição dos espanhóis. Estes vestígios são detalhes que só é possível conhecer através de um guia especializado.

Catedral de Cusco

Catedral de Cusco

Para entrar na Catedral de Cusco você precisa pagar um adicional de 25 Nuevos Soles ou R$ 20,00 (valores de Julho/2014) e, depois de visitar o interior, você terá certeza que este valor foi bem pago. O interior da Catedral de Cusco é um dos mais bonitos que já vimos e suas paredes e altares possuem uma incrível riqueza de detalhes.

A visita no interior da Catedral de Cusco dura cerca de 45 minutos. O guia falou com tanta paixão sobre o lugar que era possível ficar horas admirando suas esculturas, pinturas e seus altares muito detalhados. Não é permitido tirar foto no interior da catedral. Se você não quiser entrar, é possível permanecer do lado de fora até o guia retornar com o grupo.

Templo de Qorikancha

O Templo de Qorikancha está localizado a dois minutos a pé da Catedral de Cusco. Ele foi construído pelo Inca Pachacuti e originalmente era recoberto com ouro. Com a chegada dos espanhóis o ouro foi completamente retirado e, como estes achavam que o lugar valia a pena ser preservado, eles cobriram as paredes com gesso para esconder a arquitetura inca. O Templo de Qorikancha só foi revelado em um grande terremoto no ano de 1950 em que o gesso caiu e foi possível observar o estilo inca que permaneceu intacto durante os tremores. Se não fosse o terremoto, não seria possível esta descoberta.

Templo de Qorikancha

Templo de Qorikancha

O local é marcado por pedras esculpidas com um polimento incrível onde você observa pedra sobre pedra, ou seja, não há nenhuma argamassa para juntar as duas partes. Em algumas pedras (cerca de 10%) há um sistema de macho-fêmea para estabilizar a construção. O formato piramidal do Templo de Qorikancha faz com que a estrutura seja estável e tenha sobrevivido a todos estes anos, inclusive ao terremoto de 1950.

Templo de Qorikancha Janelas

Templo de Qorikancha – Janelas

Templo de Qorikancha Paredes

Templo de Qorikancha – Paredes no Formato Piramidal

Templo de Qorikancha Pedras

Templo de Qorikancha – Pedras “Macho-Fêmea”

Templo de Qorikancha Bandeira Povos Andinos

Templo de Qorikancha – Bandeira dos Povos Andinos

A bandeira colorida é chamada de Whipala e possui origem andina. Ela representa o arco íris e a composição e estrutura da sociedade comunitária e harmônica dos Andes. O valor para entrar no Templo de Qorikancha é de 10 soles ou R$8,00 (valores de Julho/2014).



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Sacsayhuaman

Neste ponto você sobe em uma van para continuar o City Tour em Cusco nos arredores da cidade. O primeiro sítio arqueológico que você visita é Sacsayhuaman que foi o maior templo construído. Grande parte das pessoas acha que o local é uma fortaleza, mas segundo o nosso guia há estudos recentes que sugerem que o local era usado como templo religioso.

Sacsayhuaman

Sacsayhuaman

Sacsayhuaman

Sacsayhuaman

Uma das evidências está baseada no descobrimento de uma concha durante escavações no local e a concha representava um símbolo religioso para o Império Inca. Além disso, suas paredes formam um raio contínuo que sugere que os incas adoravam a natureza através de Sacsayhuaman.

Sacsayhuaman

Sacsayhuaman

Para visitar Sacsayhuaman você precisa apresentar o seu Boleto Turístico de Cusco. Os boletos turísticos válidos para Sacsayhuman são: Boleto Turístico Geral e Boleto Turístico Circuito I (leia o nosso post com mais informações sobre o Boleto Turístico de Cusco).

Qenqo

O segundo sítio arqueológico visitado durante o City Tour em Cusco é templo espiritual de Qenqo que era focado nos rituais realizados pelos incas. Há diversas galerias subterrâneas e o mais interessante é que a temperatura interna se mantém. Segundo o guia, ele é considerado uma geladeira natural por se manter sempre com a mesma temperatura e os incas o usavam como local de mumificação de muitos de seus líderes. A partir de Qenqo você  tem uma linda vista para a cidade de Cusco e toda a cadeia montanhosa que a cerca.

Qenqo

Qenqo

Qenqo Interior

Qenqo – Galerias Subterrâneas

Qenqo Vista para Cusco

Qenqo – Vista para Cusco

Para visitar Qenqo você precisa apresentar o seu Boleto Turístico de Cusco. Os boletos turísticos válidos para Qenqo são: Boleto Turístico Geral e Boleto Turístico Circuito I (leia o nosso post com mais informações sobre o Boleto Turístico de Cusco).

Tambomachay

O City Tour em Cusco terminou em Tambomachay que era considerando um local sagrado para os incas. Estes observaram que havia água saindo das montanhas, mesmo que não houvesse nenhum rio por perto. Assim, eles acharam que foi um presente da natureza para o seu povo e resolveram  fazer canais com esta água para irrigação e uso humano.

Durante o inverno seco (8 meses) o fluxo de água ficava muito baixo. Para suprir suas necessidades eles construíram um outro canal de 25Km que liga Tambomachay à Cordilheira dos Andes e a água do degelo ajudava a equilibrar o nível de água nos meses de seca.

Tambomachay

Tambomachay

Tambomachay

Tambomachay

Para visitar Tambomachay você precisa apresentar o seu Boleto Turístico de Cusco. Os boletos turísticos válidos para Tambomachay são: Boleto Turístico Geral e Boleto Turístico Circuito I (leia o nosso post com mais informações sobre o Boleto Turístico de Cusco).

Realizar o City Tour em Cusco faz parte do roteiro e é praticamente obrigatório se você quiser conhecer mais a cidade e o Império Inca. Ele será apenas um aperitivo do que você irá encontrar nos outros sítios arqueológicos do Vale Sagrado e a grande cidade inca de Machu Picchu.


Fabulous Peru Tours

O blog my Destination Anywhere recebeu apoio da Fabulous Peru Tours para a realização do City Tour em Cusco e na aquisição dos ingressos para a Catedral de Cusco e Templo de Qorikancha. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)