Guia Inicial para Cartagena: Dicas e Informações Gerais


É sempre válido ter um guia inicial contendo informações gerais sobre a cidade que você irá visitar. Desta maneira, você consegue fazer um planejamento mais adequado sobre sua hospedagem, a época do ano para ir e outros fatores que influenciam no sucesso ou perrengue da sua viagem. Pensando nisto, fizemos este post para ajudar a planejar sua viagem para Cartagena, uma cidade que nos deixou impressionado com sua história incrível durante os nossos 4 dias de viagem (leia aqui o nosso relato completo de viagem).

Cidade de Cartagena

Cartagena se encontra ao norte da Colômbia e é banhada pelo Mar do Caribe e, por estar em um ponto estratégico da América do Sul, foi usada durante o período colonial como porto de embarque para as riquezas que eram levadas para a coroa espanhola. Estas riquezas atraíram os olhos de outras monarquias e a cidade sofria muito com ataques piratas até que a coroa espanhola decidiu fortificar a cidade, construindo muros ao redor do centro e fortalezas em pontos estratégicos que se encontram até hoje nos arredores de Cartagena. Porém, a cidade não possui praias bonitas e você precisa de deslocar mar adentro para curtir mais do mar caribenho com águas cristalinas e areia branca.

Atualmente a cidade está dividida em vários bairros, mas boa parte das atrações se encontram nos bairros do Centro, San Diego, La Matuna e Getsemani.

Mapa de Cartagena

Mapa de Cartagena

Os bairros do Centro e San Diego estão dentro da cidade amuralhada e abriga boa parte das atrações. É lá que você encontra a Cartagena de ruas estreitas, casas com balcões e arquitetura colonial. Do lado de fora da muralha está o pequeno bairro de La Matuna e também Getsemani que é um local mais alternativo de Cartagena com alguns bares e casas noturnas, mas está em decadência.

Uma coisa que você deve ter em mente ao visitar Cartagena é que você será perseguido pelos vendedores ambulantes. Há uma quantidade enorme deles na cidade e nas praias vendendo de tudo: roupas, pulseiras, brincos, colares, artesanatos, CDs e DVDs de música colombiana e etc. Nas praias você também encontra várias massagistas que muitas vezes já começam a fazer massagem sem você pedir. Você terá que conviver diariamente com eles e se torna incômodo, principalmente para quem gosta de relaxar.

Vacina Contra Febre Amarela

A Colômbia é um dos países listados na Organização Mundial da Saúde (veja aqui a lista) como área de risco de contaminação da febre amarela (primeira coluna da lista), mas o país não obriga que viajantes provenientes de outros países tomem a vacina. O Brasil, por sua vez, também não obriga que viajantes voltando de áreas de risco tomem a vacina. Porém, mesmo assim a ANVISA recomenda a vacinação contra a febre amarela.

Para garantir, nós tomamos a vacina contra a febre amarela (validade de 10 anos) e emitimos o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) que é o documento válido durante uma viagem. Para emitir este documento, primeiramente vá até um posto de saúde e tome gratuitamente a vacina contra a febre amarela. Com o comprovante de vacinação em mãos, vá até um dos Centro de Orientação para a Saúde do Viajante da ANVISA (veja aqui a lista) para emitir gratuitamente o seu CIVP (observe que em alguns locais o CIVP só é emitido se a vacinação foi feita na mesma unidade).

Quando Ir para Cartagena?

Em regiões próximas da linha do Equador a temperatura é mais influenciada pela altitude do que pela latitude e, como Cartagena está no nível do mar, a temperatura é muito alta. A média é de 28°C e durante o dia o sol é castigante. Durante a noite pode ventar um pouco, mas a temperatura ainda é alta.

As chuvas são mais intensas entre Setembro e Novembro e é melhor evitar esta época. Opte pelos outros meses do ano para aproveitar tudo o que a cidade e seus arredores tem para oferecer.

Câmbio em Cartagena

A moeda da Colômbia é o Peso Colombiano e em Cartagena há diversas casas de câmbio para trocar o seu dinheiro. Elas estão localizadas no centro, especificamente nas proximidades da Torre del Reloj. Assim como em outros lugares, o câmbio no aeroporto não é muito bom e recomendamos trocar apenas uma pequena quantia de dinheiro necessária para chegar até o seu hotel (pagamos 12.000 pesos colombianos pelo táxi até o interior da cidade amuralhada) e depois procurar por casas de câmbio na cidade. O valor do câmbio nas ruas da cidade era de 1 dólar = 1950 pesos colombianos. Já o real é mais desvalorizado: 1 real = 850 pesos colombianos (mesmos valores que encontramos em Bogotá).



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Hospedagem em Cartagena

Em Cartagena há 3 opções regiões para se hospedar: Centro/San Diego, Getsemani ou Bocagrande.

A região do Centro e San Diego estão localizadas dentro das muralhas da cidade. No Centro estão os principais pontos da cidade, inclusive alguns bares noturnos e restaurantes para aproveitar mais a sua noite. Já o bairro de San Diego é uma zona mais residencial, mas também é uma ótima localização já que você consegue ir facilmente até a região do centro em uma caminhada de 5 minutos. Qualquer um destes locais são ótimas escolhas e você encontra diversos tipos de hospedagens de custos distintos.

O bairro de Getsemani fica do lado de fora da cidade amuralhada e é conhecido por seus bares e casas noturnas. É um bom lugar para sair durante a noite se você curtir um agito maior do que a cidade amuralhada oferece, mas a região está em decadência. Há alguns locais mais sujos e não é difícil encontrar prostituição. Em contrapartida, é a hospedagem mais barata que você irá encontrar.

Já Bocagrande é ideal se você curtir grandes redes hoteleiras como Hilton, Hampton Inn e etc. Este é o bairro mais moderno da cidade e possui, além dos hotéis, redes de restaurantes que são conhecidas mundialmente como KFC, Burguer King e etc. É o local mais perto da praia que você ficará, mas as praias de Cartagena não são tão atrativas para o turismo.

Nós ficamos hospedados no Hostel El Viajero que se encontra dentro da cidade amuralhada e é uma ótima opção para quem deseja uma boa localização e um preço mais acessível dentro dos milites das muralhas.

Veja mais opções de hospedagem em Cartagena e faça sua reserva clicando neste link. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma hospedagem bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você teve no blog. Todos ganham !

O Que Fazer em Cartagena?

A cidade de Cartagena é muito interessante para visitar locais históricos e aprender um pouco mais sobre suas muralhas e fortalezas que foram construídas em pontos estratégicos. Além disso, as ilhas do Arquipélago do Rosário oferecem vários resorts exclusivos e a Playa Blanca possui uma areia branca e águas cristalinas. Abaixo você encontra as principais atrações da cidade (clique para ver o nosso post com mais detalhes):

Pontos Históricos na Cidade

– Roteiro a Pé pelo Centro Histórico
– Castillo San Felipe
– Convento de la Popa

Praias e Ilhas

– Ilhas do Arquipélago do Rosário
– Playa Blanca
– Bocagrande

Diversão

– Café del Mar – restaurante-bar para ver o pôr-do-pol

Transporte em Cartagena

A melhor maneira de se locomover em Cartagena é andando e ocasionalmente você pegará um táxi. Nós só usamos o táxi para ir e voltar do aeroporto (12.000 pesos colombianos para cada trajeto) e para ir até o bairro de Bocagrande onde pagamos 6.000 pesos colombianos. A única coisa que você deve ficar atento é para negociar o valor antes de entrar no carro já que não há taxímetro disponível. O valor mínimo que eles cobram é de 6.000 pesos colombianos, mas mesmo que o trajeto for um pouco mais longo os valores não subirão muito (referência de preço de Junho/2014).

Quantos Dias Ficar em Cartagena?

Esta é uma das perguntas mais difíceis de se responder já que é muito pessoal. Você pode se encantar pela cidade amuralhada e por seus restaurantes e querer ficar na cidade por uma semana ou você pode simplesmente querer visitar os pontos históricos, a Playa Blanca e Arquipélago do Rosário. Na nossa opinião, 3 dias inteiros já são suficiente para conhecer as principais atrações de Cartagena. O nosso roteiro de 4 dias pela cidade pode te ajudar bastante no seu planejamento de viagem.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)