Cartagena: Um Roteiro a Pé pelo Centro Histórico 2


A maioria dos pontos históricos de Cartagena estão localizados na região central da cidade, seja no bairro de San Diego, Getsemani ou Centro. Eles ficam tão próximos entre si que você consegue facilmente fazer um roteiro a pé por todos eles e abaixo você encontra os pontos que passamos durante o dia inteiro que fizemos este roteiro.

Roteiro a Pé pelo Centro Histórico de Cartagena

A primeira coisa que você deve saber antes de começar seu roteiro é que o sol da cidade de Cartagena é castigante. Se você não quiser sofrer muito, comece o roteiro bem cedo, se proteja no meio do dia e continue quando o sol estiver mais ameno. Porém, dois pontos do roteiro (Castillo San Felipe e Convento de la Popa) fecham às 18h e às 17h30min, respectivamente. Assim, se programe para chegar nestes locais com uma hora de antecedência em relação ao fechamento.

Torre do Relógio

A Torre do Relógio foi erguida no século XIX e está localizada na Plaza de los Coches. Ela é considerada o grande símbolo de Cartagena e, devido sua altura, ela pode vista de vários pontos da cidade. A entrada localizada sob a muralha na Plaza de los Coches foi o principal ponto de acesso para a cidade amuralhada durante anos. Na mesma praça está localizada a estátua de Pedro de Heredia, fundador da cidade.

Torre do Relogio

Torre do Relógio

Pedro de Heredia

Estátua de Pedro de Heredia

Hotel da Torre do Relógio

O Hotel da Torre do Relógio é um edifício colonial com mais de 180 anos de história e está localizado na Plaza de los Coches, em frente a Torre do Relógio. O Hotel da Torre do Relógio foi totalmente reformado em 2011 e você pode se hospedar em um dos seus quartos. Veja aqui opções de hospedagem no Hotel Torre do Relógio.

Hotel da Torre do Relogio

Hotel da Torre do Relógio

Plaza de la Aduana

A Plaza de la Aduana é um local de encontro do povo de Cartagena para eventos festivos e sociais. Nesta praça há diversos bares para sentar em uma tarde e relaxar com seus amigos, entre eles o Hard Rock Cafe que é um dos locais menos tradicionais da cidade, mas ainda assim muito frequentado. No local há também uma estátua em homenagem à “La Heroica Cartagena”.

Plaza de la Aduana

Plaza de la Aduana

La Heroica Cartagena

La Heroica Cartagena

Igreja San Pedro de Claver

A Igreja San Pedro de Claver se localiza em frente à Plaza de la Aduana e é dedicada à San Pedro de Claver. Sua construção foi realizada entre os anos de 1580 e 1654 e, por seu valor arquitetônico e histórico, foi declarado Monumento Nacional da Colômbia.

Igreja San Pedro de Claver

Igreja San Pedro de Claver

Muralhas de Cartagena

Juntamente com o forte de San Luís em Bocachina e o Castillo San Felipe, as Muralhas de Cartagena foram construídas para proteger a cidade de ataques de piratas franceses e ingleses e tiveram um papel fundamental na manutenção da cidade e do tesouro que era levado para a Monarquia Espanhola. Dos 11Km originais, há atualmente 8Km de muralhas que você pode visitar tranquilamente e passear por toda sua extensão. Neste ponto nós subimos nas muralhas e andamos em direção ao Café del Mar.

Muralhas de Cartagena

Muralhas de Cartagena

Muralhas de Cartagena

Muralhas de Cartagena

Café del Mar

O Café del Mar é um restaurante bar que é considerado o lugar ideal para apreciar o pôr-do-sol na cidade enquanto se refresca com alguma bebida. Ele está localizado em uma área privilegiada da cidade amuralha já que ele se encontra no extremo oeste e sobre a muralha. Ele fica fechado durante o dia e abre às 17h onde você pode se sentar em uma de suas mesas para ver esta paisagem abaixo.

Veja nosso post com todas as informações para visitar o Café del Mar.

Cafe del Mar Por do Sol

Pôr-do-Sol

Plaza Santo Domingo

A Plaza Santo Domingo é a praça mais conhecida de Cartagena e ponto de encontro de turistas para apreciar um dos restaurantes que ficam em volta da praça, principalmente durante a noite ela se enche de cadeiras, mesas, artistas de rua e vendedores ambulantes. É um local com bastante energia e vale mais a pena ser visitado durante a noite (veja no final do post uma foto do local a noite).

Na Plaza Santo Domingo está localizada uma escultura do artista colombiano Fernando Botero chamada de “La Gorda Gertrudis” que segue rigorosamente o estilo do artista que possui um museu dedicado a sua arte em Bogotá.

Plaza Santo Domingo

Plaza Santo Domingo

La Gorda Gertrudis

La Gorda Gertrudis

Convento de Santo Domingo

O Convento de Santo Domingo é a igreja mais antiga de Cartagena com sua construção original datada de 1551. Porém, devido aos diversos ataques que a cidade sofreu durante o período colonial, ela foi totalmente destruída. A sua reconstrução começou em 1578 e foi concluída em 1630.

Há uma lenda que diz que quando a torre da igreja estava quase pronta o próprio Diabo tentou quebrá-la, mas ele apenas conseguiu deixar a torre um pouco torta antes de mergulhar novamente em um poço de enxofre na terra.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Convento de Santo Domingo

Convento de Santo Domingo

Catedral de Cartagena

A Catedral de Santa Catalina de Alejandría, ou apenas Catedral de Cartagena, é a principal catedral da cidade. Assim com o Convento de Santo Domingo, ela passou por reconstruções devido aos ataques no período colonial. Como chegamos um pouco antes do meio-dia foi possível entrar na catedral e ver o seu altar de madeira talhada e recoberto de ouro. Se quiser ver o interior das outras igrejas, é preciso chegar também um pouco antes do meio-dia.

Catedral de Cartagena

Catedral de Cartagena

Catedral de Cartagena Altar

Catedral de Cartagena – Altar

Plaza de Bolivar

A Plaza de Bolivar é um parque urbano que é um ótimo local para descansar um pouco durante o seu roteiro a pé por Cartagena. Esta praça é tipicamente de interior e possui muitas áreas de sombras formadas por árvores bem grandes.

Plaza de Bolivar

Plaza de Bolivar

Muelle de los Pegasos

Desde a Plaza de Bolivar, andamos cerca de 10 minutos para sair da cidade amuralha e começar o nosso roteiro pelo bairro de Getsemani. Uma das primeiras coisas que você observa fora dos muros é o Muelle de los Pegasos que é onde ficava o antigo porto da cidade. Ele conta com duas esculturas de cavalos alados virados para o mar.

Muelle de los Pegasos

Muelle de los Pegasos

Centro de Convenções de Cartagena

Apesar de não ser um ponto histórico, o Centro de Convenções de Cartagena é um dos exemplo de modernização da cidade. Ele foi construído em 1982 e é local de eventos importantes do país. Durante a noite ele recebe uma iluminação especial e se torna ainda mais bonito (veja no final do post uma foto do local a noite).

Centro de Convencoes de Cartagena

Centro de Convenções de Cartagena

Convento de la Popa

Saindo do Centro de Convenções fomos até o Convento de la Popa e seu acesso só é possível através de veículo. A maneira mais fácil é pegar um táxi e pedir para fazer o trajeto ida e volta já que no topo da colina não há serviço regular de táxi. Como nós já tínhamos agendado um serviço com uma agência local, não nos preocupamos com o transporte.

O Convento de la Popa está localizado na “colina da Popa da Galera” que possui este nome por lembrar a parte traseira de um navio e se encontra a 148 metros do nível do mar, se tornando um ótimo ponto para ver a cidade do alto e conhecer mais um pouco da história de Cartagena.

Veja nosso post com todas as informações para visitar o Convento de la Popa.

Cartagena Vista do Alto

Cartagena Vista do Alto

Castillo San Felipe

Voltamos do Convento de la Popa e pedimos para o motorista nos deixar diretamente no Castillo San Felipe. Esta fortaleza foi uma importante construção militar que teve um papel fundamental na manutenção da cidade durante o período colonial. Atualmente ele é um ponto turístico importante de Cartagena e um dos locais mais visitados.

Veja nosso post com todas as informações para visitar o Castillo San Felipe.

Castillo San Felipe

Castillo San Felipe

Igreja da Santíssima Trindade

A Igreja da Santíssima Trindade foi o nosso último ponto do roteiro a pé por Cartagena. Ela está localizada no bairro de Getsemani e ao redor da igreja há um ambiente muito descontraído de encontro de pessoas em Cartagena. É possível ver que a maioria das são locais e há poucos turistas na região. Assim, se você quiser ter uma experiência mais local, este é um bom ponto de referência.

Igreja da Santissima Trindade

Igreja da Santíssima Trindade

Getsemani

Getsemani

Saindo do bairro de Getsemani, voltamos para o Hostel El Viajero que estávamos hospedados e no caminho ainda passamos pelos mesmos pontos e pudemos ver uma cidade muito bem iluminada que se torna ainda mais bonita durante a noite.

Centro de Convencoes de Cartagena Noite

Centro de Convenções de Cartagena – Noite

Plaza Santo Domingo Noite

Plaza Santo Domingo – Noite

Cartagena Noite

Cartagena – Noite

Andar durante a noite é obrigatório na cidade, principalmente se você quer evitar o sol castigante durante o dia. Mas não deixe de fazer um roteiro a pé pelo centro histórico de Cartagena para conhecer mais a história e todos os detalhes desta cidade colombiana.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

2 pensamentos em “Cartagena: Um Roteiro a Pé pelo Centro Histórico

  • Sergio Cavalcanti

    Achei muito úteis as dicas daqui. Estou indo a Cartagena esse ano (em setembro, espero dar sorte e não pegar chuva). Queria tirar uma dúvida: a Catedral e as igrejas de S. Pedro Claver e S. Domingo não ficam abertas o dia todo? Foi falado no texto que para vê-las por dentro é preciso chegar antes do meio-dia. Por que? Elas fecham ao meio-dia ou abrem pouco antes do meio-dia? Por quanto tempo ficam abertas para visitação?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Sérgio, obrigado pelos elogios. Em relação às igrejas, elas abrem para o público nos horários das missas. Como fiz o passeio no domingo, o horário da missa é ao meio dia. Há também horários de visita nos dias de semana, mas é bem mais cedo ou no final da tarde. A San Pedro Claver funciona também durante o dia, mas você precisará pagar para entrar. Já a de Santo Domingo não abre para visitação, apenas missas.
      Abraços