Centro Histórico e La Candelaria: Roteiro a Pé em Bogotá 10


Os bairros do Centro Histórico e La Candelaria precisam ser conhecidos na cidade de Bogotá. O primeiro por conservar toda a história do país com seus edifícios governamentais, sua arquitetura colonial e seus museus. Já o segundo é um bairro que também faz parte do centro histórico e é onde Bogotá foi fundada, além de possuir ruas estreitas com muita arte urbana. Fizemos um roteiro a pé pelos principais pontos do Centro Histórico e La Candelaria e abaixo você encontra um mapa pelos locais que passamos.

Centro Historico e La Candelaria

Centro Histórico e La Candelaria – Clique para Ver Detalhes

Como Chegar no Centro Histórico e La Candelaria?

Se você não estiver hospedado na região do Centro Histórico e La Candelaria em Bogotá e quiser começar o roteiro pelo mesmo lugar que começamos, ou seja, Museu do Ouro, você pode pegar o ônibus do Transmilenio e descer na estação Museo del Oro atendida pela linha J. Saindo da estação você estará a apenas uma quadra da entrada do museu que fica localizado na esquina da Carrera 6 com a Calle 16. Veja aqui tudo o que você precisa saber para usar o sistema de transporte Transmilenio.

Centro Histórico e La Candelaria

O roteiro demorou o dia todo para ser feito, incluindo a entrada em dois museus e a subida ao Cerro de Monserrate. Fizemos o roteiro com calma, mas também não fizemos muitas paradas para descanso. Se quiser conhecer todos os pontos, é bom separar um dia inteiro para este roteiro pelo Centro Histórico e La Candelaria.

Museu do Ouro

Começamos o nosso roteiro pelo Museu do Ouro que é um dos principais museus do mundo relacionados ao ouro e possui um dos maiores acervos. Sua coleção é constituída de peças pré-colombianas dos povos que viviam na região e usavam este metal como matéria-prima para fabricação de vários itens.

Veja neste link um post com tudo o que você precisa saber para visitar o Museu do Ouro.

Museu do Ouro Bogota

Museu do Ouro

Plaza Bolívar

A Plaza Bolívar está no coração do Centro Histórico de Bogotá e possui a estátua de Simon Bolívar, o líder militar e político que teve papel fundamental na independência de várias colônias espanholas. Uma imagem tradicional da Plaza Bolívar são os pombos que são muito bem alimentados pelos turistas. Ao sul da Plaza Bolívar você encontra o Capitólio Nacional, ao norte está o Palácio de Justiça e ao leste está a Primeira Catedral de Bogotá.

Plaza Bolivar

Plaza Bolívar

Capitólio Nacional da Colômbia

O Capitólio Nacional da Colômbia está ao sul da Plaza Bolívar é onde está o Congresso Nacional da Nação. Sua construção foi iniciada em 1846 e só foi finalizada em 1926 devido a conflitos internos no país.

Capitolio Nacional da Colombia

Capitólio Nacional da Colômbia

Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça está ao norte da Plaza Bolívar e onde está localizada a Suprema Corte do país. O primeiro Palácio da Justiça, datado de 1921, se localizava mais ao norte da cidade e foi destruído durante o movimento Bogotazo em 1948. O segundo prédio já foi colocado na Plaza Bolívar e também foi destruído em 1985 pelo movimento M-19. O Palácio da Justiça da maneira que é hoje foi construído 4 anos após sua segunda destruição e ainda é alvo de protestos que acontecem pelo país.

Palacio da Justica

Palácio da Justiça

Primeira Catedral de Bogotá

A Primeira Catedral de Bogotá está ao leste da Plaza Bolívar e é a maior catedral da Colômbia. Ela foi construída entre os anos de 1807 e 1823 e possui os restos de Gonzalo Jiménez de Quesada, fundador de Bogotá. Seu interior é simples, mas muito bonito e vale a pena visitar.

Primeira Catedral de Bogota

Primeira Catedral de Bogotá

Primeira Catedral de Bogota Interior

Primeira Catedral de Bogotá – Interior

Casa de Nariño

A Casa de Nariño ou Palácio de Nariño é a sede do governo da Colômbia e residência oficial do presidente. O palácio foi inaugurado em 1908 e possui uma arquitetura incrível, além de jardins bem espaçosos. Como já tínhamos programado todo o roteiro pelo Centro Histórico e La Candelaria, acabamos não visitando o local. Se você tiver interesse, através do site oficial você pode agendar com antecedência um dia e horário para sua visita.

Agendamento: http://wsp.presidencia.gov.co/dapre/atencion/Paginas/visita-casa-narino.aspx

Casa de Narino

Casa de Nariño

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Sabe aquele local que você acaba descobrindo por acaso e se torna marcante? Assim foi a nossa visita à Igreja Nossa Senhora do Carmo. Ela é caracterizada por faixas vermelhas e brancas no seu exterior e possui estilo gótico. O seu interior é tão bonito quanto o exterior e o padrão das faixas se mantém. Sua construção se iniciou em 1927 e, na nossa opinião, foi a igreja mais bonita que visitamos na Colômbia.

Igreja Nossa Senhora do Carmo Bogota

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Igreja Nossa Senhora do Carmo Bogota Interior

Igreja Nossa Senhora do Carmo – Interior

Centro Cultural Gabriel García Márquez

O Centro Cultural Gabriel García Márquez é um espaço dedicado à cultura na cidade de Bogotá. Ele foi batizado em homenagem ao escritor colombiano Gabriel García Márquez, o mais emblemático do país e Prêmio Nobel de Literatura. O centro cultural abriga uma bilbioteca, uma livraria e espaços públicos para exposições.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez

Centro Cultural Gabriel García Márquez

Museu Botero

O Museu Botero é um museu de arte dedicado ao artista colombiano Fernando Botero, um dos mais conhecidos do país e que possui um estilo único. No Museu Botero é possível encontrar 123 obras deste artista e 85 obras internacionais.

Veja neste link um post com tudo o que você precisa saber para visitar o Museu Botero.

Mona Lisa Fernando Botero

Mona Lisa – Fernando Botero

Biblioteca Pública Luis Ángel Arango

A Biblioteca Pública Luiz Ángel Arango fica no mesmo quarteirão do Museu Botero e do Centro Cultural Gabriel García Márquez. Ela possui uma coleção de mais de 1 milhão de livros e quase 2000 locais de leitura, sendo considerada a biblioteca mais importante de toda América Latina.

Biblioteca Publica Luis Angel Arango

Biblioteca Pública Luis Ángel Arango

Igreja da Candelaria

A Igreja da Candelaria pode não ser tão imponente quanto à Primeira Catedral de Bogotá ou a Igreja Nossa Senhora do Carmo, mas é emblemática por manter muito bem conservada sua arquitetura colonial.

Igreja da Candelaria

Igreja da Candelaria

Praça Chorro de Quevedo

A Praça Chorro de Quevedo foi o local estabelecido para o assentamento militar de Gonzalo Jiménez de Quesada em 1538. Apesar da fundação de Bogotá ter acontecido na Plaza Bolivar em 1539, a Praça Chorro de Quevedo é considerada o ponto de nascimento da cidade.

Praca Chorro de Quevedo

Praça Chorro de Quevedo

Praca Chorro de Quevedo

Praça Chorro de Quevedo

Uma coisa muito interessante de se observar nas proximidades da Praça Chorro de Quevedo é a arte urbana que está estampada nos grafites dos muros da região. Além disso, há várias manifestações culturais na região e ela vale a pena ser visitada com mais atenção.

La Candelaria Bogota

La Candelaria

La Candelaria Bogota

La Candelaria

Avenida Jiménez

Saindo um pouco do Centro Histórico e La Candelaria, nos encaminhamos para a Avenida Jiménez que é uma das mais conhecidas da cidade. Ela possui uma extensão de 2,8km e canaliza o rio São Francisco. Seguindo o curso do rio você chegará até o ponto de partida para subir ao Cerro de Monserrate, um dos locais para ver a cidade de Bogotá do alto.

Avenida Jimenez

Avenida Jiménez

Cerro de Monserrate

O tour que fizemos pelo Centro Histórico e La Candelaria terminou no Cerro de Monserrate, um ótimo local para relaxar depois de um dia inteiro de passeio. O local possui uma ótima estrutura para o turismo, contando com teleféricos e funiculares para fazer o trajeto de subida e descida. Para os colombianos este local é um santuário de demonstração de fé e gratidão ao Senhor Caído de Monserrate. Do topo do Cerro de Monserrate você tem uma linda vista de toda a cidade de Bogotá.

Veja neste link um post com tudo o que você precisa saber para subir no Cerro de Monserrate.

Entrada Cerro Monserrate

Entrada Cerro Monserrate

Fazer um tour pelo Centro Histórico e La Candelaria é um programa obrigatório na cidade de Bogotá. Você pode fazer este tour por conta própria como nós fizemos ou ir com alguma agência de viagem para ter mais informações sobre cada um dos locais. Nós recomendamos fazer com a empresa Colômbia4u e você encontra neste link mais informações sobre o tour e os preços atualizados.

Veja mais opções de passeios em Bogotá através deste link da Colômbia 4u. Você consegue um passeio legal por um ótimo preço e ainda ajuda o blog. É uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve na nossa página. Todos ganham.  Colombia4u

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

10 pensamentos em “Centro Histórico e La Candelaria: Roteiro a Pé em Bogotá

  • Joemir Takeo

    Parabéns Erick! Seus relatos estão sendo muito úteis; através de sua explicação simples e objetiva, estou conseguindo ter uma noção melhor da cidade, muito obrigado!
    Tenho duas dúvidas: existe um horário limite para entrar em Monserrate? Para ir ao Museo del Oro através do Transmilenio (saindo do aeroporto), só preciso ingressar na Calle 26, ir até Universidades e me transferir para linha J?
    Abraços!

  • Lucia dos Anjos

    Preciso mesmo fazer uma crítica! Me perdoa. Mas, o comentário sobre a igreja da Candelária “não ser tão imponente” quanto a catedral, que é séc XIX e a do Carmo, já releitura do gótico?!?! Um Neo, ter mais imponência que uma igreja colonial?! No. No.No.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Lucia, obrigado pela sua crítica. O sentido que quisemos expor no texto é em relação a dimensão da catedral e a visibilidade que ela dá perante ao seu entorno. Não nos expressamos em relação a importância histórica e o seu período já que cada período possui uma particularidade.
      Abraços

  • Diogo Costa

    Fala Erick. Parabéns pelo conteúdo. Estou usando bastante suas informações para ir à Colômbia no próximo mês. Me diga uma coisa: é possível ir a pé do Centro Histórico/La Candelária até a estação do funicular de Monserrate, ou você me aconselha a pegar um táxi?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Diogo, tudo bem?? Que bom que o blog está ajudando nas informações para a Colômbia. Olha, eu achei bem tranquilo ir do centro história/la candelária até a estação do funicular. É bem tranquilo o trajeto. Só no finalzinho da Avenida Jimenéz que você acaba pegando uma subida maior em uma pequena estrada, mas tem uma calçada para andar e muita gente transita por ali. No post sobre o Monserrate tem mais informações: http://mydestinationanywhere.com/2014/06/29/cerro-de-monserrate-bogota/
      Abraços