Catedral de Sal de Zipaquirá: Uma Maravilha da Colômbia 4


A Catedral de Sal de Zipaquirá é uma catedral localizada no interior das minas de sal da cidade de Zipaquirá. Ela faz referência à Via-Sacra de Jesus Cristo e é um patrimônio cultural, religioso e ambiental da Colômbia, sendo considerada a primeira maravilha do país. Visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá é um programa obrigatório para quem visita a cidade de Bogotá.

Como Chegar na Catedral de Sal de Zipaquirá

A Catedral de Sal de Zipaquirá se encontra a 50 km de Bogotá. Você pode chegar por conta própria ou através de uma agência de turismo.

Chegando por Conta Própria:

– ir até o terminal de ônibus de Bogotá (http://www.terminaldetransporte.gov.co/), acessar o módulo 3 (vermelho) e pegar o ônibus com destino a Zipaquirá. O trajeto do terminal de ônibus até a cidade de Zipaquirá demora cerca de 1h30min e o preço é de $4.300 (valor de Junho/2014). O problema deste trajeto é que você precisará chegar ao terminal de ônibus de Bogotá que não possui estação do Transmilenio próxima.
– ir até o Portal del Norte (linha B do sistema Transmilenio), acessar a plataforma 2 sul e pegar o ônibus com destino a Zipaquirá. O trajeto do Portal del Norte até a cidade de Zipaquirá demora cerca de 45min e o preço é de $4.300 (valor de Junho/2014). Na nossa opinião, esta é a melhor maneira de chegar até o local.

Veja aqui tudo que você precisa saber para usar o sistema de transporte Transmilenio em Bogotá.

Onibus para Zipaquira

Portal del Norte – Ônibus para Zipaquirá

Chegando em Zipaquirá,vale a pena pedir para o motorista te deixar no ponto mais próximo da catedral já que o transporte não passa pela entrada. Depois de descer você pode pegar um táxi ou ir a pé até a entrada da Catedral de Sal de Zipaquirá. Nós fomos a pé e o trajeto demora cerca de 15 minutos.

Cidade de Zipaquira

Cidade de Zipaquirá

Entrada Catedral de Sal de Zipaquira

Entrada Catedral de Sal de Zipaquirá

Chegando por uma Agência de Turismo:

Se você quiser mais conforto, é possível fazer todo o trajeto com uma agência que também inclui outros atrativos como almoço, lanche, ingresso para entrar no local e até uma visita na Laguna de Guatavita. Nós recomendamos fazer este translado com a empresa Colômbia4u e você encontra neste link mais informações sobre este passeio. 

Veja mais opções de passeios em Bogotá através deste link da Colômbia 4u. Você consegue um passeio legal por um ótimo preço e ainda ajuda o blog. É uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve na nossa página. Todos ganham.  Colombia4u

Como Visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá

A Catedral de Sal de Zipaquirá funciona todos os dias das 9h às 17h30min e os ingressos podem ser adquiridos na hora.

Há 9 tipos de pacotes de ingressos disponíveis. O mais simples (P1) dá acesso à Catedral de Sal de Zipaquirá, um filme em 3D e um show de luzes que acontece dentro das minas de sal. Você pode pegar outros ingressos mais completos que incluem as atrações acima e também outras atrações de sua escolha como Muro de Escalada, City Tour em Zipaquirá, Museu da Salmoura e a Rota do Mineiro. Nós compramos o ingresso mais simples (P1) e o pagamos $23.000.

Escultura da Catedral de Sal de Zipaquira

Escultura do Mineiro

A maneira que a visita é conduzida é muito interessante. Você faz o caminho de ida com um guia da própria catedral que vai te explicando todos os detalhes da construção e o que cada uma das esculturas representa. No final da visita você volta sozinho pelo mesmo caminho de ida. Isso te dá mais tempo para fotografar e apreciar melhor toda a beleza do local.

Catedral de Sal de Zipaquirá

As montanhas de sal de Zipaquirá datam de milhões de anos atrás e foram usadas durante muito tempo como local de extração de sal. Há evidências de extração desde o século V até o século XVI, antes mesmo da chegada dos espanhóis na região. Nesta época o local já era usado com santuário religioso pelos antigos mineiros. Em 1954 iniciou-se a construção da catedral que foi dedicada à Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos mineiros.

Esta catedral foi fechada em 1990 por motivos de segurança e reaberta em 1995 da maneira que é hoje. O projeto atual da Catedral de Sal de Zipaquirá foi realizado arquiteto Roswell Garavito Pearl e possui 3 seções principais: Via-Sacra, Cúpula e as Naves da Catedral.

Entrada Catedral de Sal de Zipaquira

Túnel de Entrada

O tour começa por por túneis onde estão 14 esculturas de sal que fazem referência às 14 etapas da Via-Sacra. São esculturas muito bonitas e é incrível saber como cada uma foi pensada para representar as etapas da Via-Sacra.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Via Sacra Jesus Condenado Catedral de Sal

Etapa 1: Jesus é Condenado à Morte

Via Sacra Jesus Carrega Cruz Catedral de Sal

Etapa 2: Jesus Carrega a Cruz nas Costas

Via Sacra Jesus Descido da Cruz Catedral de Sal

Etapa 13: Jesus é Descido da Cruz

Via Sacra Sepultamento Catedral de Sal

Etapa 14: Jesus é Sepultado

Após realizar todas as etapas da Via-Sacra, você passa por uma Cúpula e, depois desta, já tem uma linda vista panorâmica da Catedral de Sal de Zipaquirá. Neste ponto você também vê a escultura de um anjo com um trompete simbolizando a ressurreição de Jesus Cristo.

Catedral de Sal de Zipaquira

Catedral de Sal de Zipaquirá

Catedral de Sal de Zipaquira

Catedral de Sal de Zipaquirá

O trecho final te conduz para o centro da Catedral de Sal de Zipaquirá onde está a nave principal que possui uma cruz de 16 metros de altura, o grande altar e também uma escultura em mármore da “Criação de Adão” de Carlos E. Rodríguez Arango que faz referência a obra de Michelango na Capela Sistina. A iluminação da catedral muda constantemente e você consegue ver diferentes cores com o passar do tempo.

Catedral de Sal de Zipaquira

Catedral de Sal de Zipaquirá

Catedral de Sal de Zipaquira

Catedral de Sal de Zipaquirá

Carlos Rodríguez Arango Criacao de Adao

Criação de Adão de Carlos E. Rodríguez Arango

Na naves laterais você ainda encontra outras esculturas menores, um presépio e também a Capilla Virgen de Guasá.

Presepio Catedral de Sal de Zipaquira

Presépio

Capilla Virgen de Guasa

Capilla Virgen de Guasá

No ponto final do trajeto é onde você pode assistir ao filme em 3D e ver o show de luzes, além de acessar a Rota do Mineiro se você comprou um ingresso com esta opção. Há também uma estrutura impressionante com banheiros, diversas lojas de souvenires e uma lanchonete e cafeteria.

Catedral de Sal de Zipaquira Lojas

Lojas

Catedral de Sal de Zipaquira Lojas

La Tienda del Minero

Depois de descer por 180 metros e andar por quase 1km, você retorna passando novamente por todo o caminho e prestando mais atenção em todas as esculturas do local. A Catedral de Sal de Zipaquirá é um programa obrigatório para quem visita a cidade de Bogotá e um dos locais mais incríveis que visitamos na Colômbia.

Mais Informações

Site Oficial da Catedral de Sal de Zipaquirá: http://www.catedraldesal.gov.co/

 

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

4 thoughts on “Catedral de Sal de Zipaquirá: Uma Maravilha da Colômbia

  • Alan Quitério

    Estou indo a Bogotá em janeiro. Quero planejar a ida na Catedral para o dia 2 de janeiro. Será que estará aberto nessa data? Existe um site em que eu possa localizar as datas disponíveis para esse passeio? Obrigado

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Alan, a Catedral fica aberta todos os dias. De qualquer maneira, no post tem um link para o site oficial onde você pode enviar um email e obter mais informações.
      Abraços

  • Eduardo Burgos

    Indo pela segunda opção (transmilenio), para voltar tbm é tranquilo? Mesmo valor e forma? (O valor hoje é outro, claro… Mas pergunto apenas pra saber se a volta, é simplesmente pegar o ônibus voltando no mesmo ponto onde desceu)

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Eduardo, tudo bem? Sim, o caminho de volta é o mesmo que o caminho de ida, pegando o ônibus no mesmo ponto que desceu. É até mais fácil de voltar porque, uma vez que você pega a van em Zipaquirá, é só descer no ponto final para pegar o Transmilênio.
      Abraços