Templo Zu Lai: Visitando um Templo Budista perto de São Paulo

O Templo Zu Lai é um dos templos do Monastério Fo Guang Shan que estão espalhados por todo o mundo e é uma das maiores organizações dentro Budismo. O objetivo do templo é propagar os ensinamentos do Budismo através de quatro essências: educação, cultura, social e prática religiosa. Nós visitamos o templo no feriado de Carnaval com o Rafael Leick, do blog The Way Travel, como parte do projeto ExploraSampa e abaixo você encontra a nossa impressão da visita.

Explora Sampa

ExploraSampa é uma iniciativa dos blogs The Way Travel, my Destination Anywhere e Seu Mochilão para explorar a cidade de São Paulo sob novos olhares. Use #ExploraSampa

Como Chegar no Templo Zu Lai?

O Templo Zu Lai se localiza na cidade de Cotia próximo à Rodovia Raposo Tavares. A melhor maneira de chegar é de carro, pegando a Rodovia Raposo Tavares e saindo no Km 28,5 para a Estrada Municipal Fernando Nobre. O templo se localizada nesta estrada a uma distância de 1,5Km da Raposo Tavares.

Você também pode ir de transporte público, pegando o ônibus da linha Pinheiros-Cotia na Praça Waldemar Ortiz próximo ao Metro Butantã e descer no Km 28,5 da Raposo Tavares. De lá não há linhas de ônibus e você precisará andar por 1,5Km para chegar ao templo.

Entrada Templo Zu Lai

Entrada – Templo Zu Lai

Templo Zu Lai

O Templo Zu Lai está aberto para receber todas as pessoas, mas ainda é um local de descanso e meditação. Na sua visita você deve estar atento a algumas regras básicas da etiqueta budista que estão disponíveis no site oficial através deste link. Logo na entrada do templo você pode observar dois caminhos. Um deles leva ao Lago e ao Centro de Meditação Samadhi e o outro aos locais principais como a Sala do Grande Herói, Museu e também os Refeitórios e Cafeteria.

Primeiramente fomos à região do Lago que é um ótimo ponto para descanso, mas acaba ficando um pouco barulhento com a quantidade de pessoas que o visitam. A partir do lago você pode subir por um pequeno caminho até uma área um pouco mais tranquila que possui diversas estátuas relacionadas ao Budismo.

Lago Templo Zu Lai

Lago

Lago Templo Zu Lai

Lago

Estatuas Budistas Templo Zu Lai

Estátuas

Já o outro caminho te leva à entrada principal do templo e começa passando pelo Jardim dos 18 Arhats que são monges iluminados que perceberam as verdades do “não eu”. O título Arhat identifica aquele que seguiu o Nobre Caminho e alcançou a libertação da existência ilusória neste mundo. A diferença entre um Arhat e um Buda é que este último alcança a iluminação por si mesmo enquanto o Arhat atinge a iluminação seguindo os ensinamentos de outros. Apesar de não seguirmos o Budismo, é muito interessante toda a filosofia por trás destas imagens e mais detalhes podem ser vistos no site oficial do Templo Zu Lai.

Entrada Templo Zu Lai

Entrada – Templo Zu Lai

Arhats Templo Zu Lai

Arhats – Templo Zu Lai

Subindo as escadarias chegamos ao templo propriamente dito. Ao fundo está a Sala do Grande Herói onde você pode entrar para meditar, porém, neste local você deve seguir estritamente as etiquetas do budismo descritas no site. Há diversas outras salas de meditação neste complexo, porém, nenhuma delas estava aberta ao público. Um local muito interessante para ser visitado é o Museu que trás toda a filosofia do Budismo e também peças belíssimas, dentre elas uma estátua de bronze do Bodisatva que é um ser iluminado que já tem um considerável grau de esclarecimento e procura usar sua sabedoria para ajudar outros seres humanos.

Templo Zu Lai

Templo Zu Lai – Sala do Grande Herói ao Fundo

Templo Zu Lai

Templo Zu Lai

Templo Zu Lai

Templo Zu Lai

Visitar o Templo Zu Lai é um ótimo programa para ser feito em um dia nos arredores da cidade de São Paulo. Vale a pena passar uma manhã ou uma tarde no local para aprender um pouco mais sobre o Budismo e, quem sabe, começar colocar em prática seus ensinamentos.

Mais Informações

Site Oficial: http://www.templozulai.org.br/


Siga o nosso blog no Facebook: https://www.facebook.com/myDestinationAnywhere
Siga nosso perfil no Twitter: @mydest_anywhere
Siga nosso perfil no Google+: https://plus.google.com/+Mydestinationanywhere-blog/
Siga nossas fotos no Instagram: @mydest_anywhere


Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Faça sua reserva clicando no banner do Booking no nosso blog. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma hospedagem bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham !

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 8 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)