São Paulo: Tour Histórico pelo Centro da Cidade 7


No aniversário de 460 anos da cidade de São Paulo tivemos a oportunidade de fazer um tour histórico pelo centro da cidade, visitando museus, mosteiros e prédios históricos, sempre com um olhar atento de turista. A ideia do passeio partiu do pessoal do Alma Paulista que estava representado pela Roberta (blog Territórios) e pela Gardênia (blog As Peripécias de uma Flor). Além delas, no tour também estava presente o Rafael  Leick (blog The Way Travel que começou a promover encontros interessantes em São Paulo como o PicNic dos Viajantes).

Blogueiros de Viagem no Prédio Martinelli - foto cedida pelo Rafael do The Way Travel

Blogueiros de Viagem no Prédio Martinelli

Infelizmente não deu para passar por todos os locais históricos do centro pois também fizemos um tour pela região da Paulista, Jardins e Ibirapuera, mas já deu para perceber que o centro de São Paulo é historicamente muito rico e vale muito a pena visitar a região várias vezes. Abaixo você encontra os pontos que pudemos passar e o breve relato sobre cada um deles.

Centro de Sao Paulo

Roteiro pelo Centro de São Paulo – Clique para Ver Detalhes

Como Chegar no Centro de São Paulo?

A melhor maneira de chegar até o começo do caminho que foi feito (Ponto A – Café Girondino) é através de metro, descendo na estação São Bento que é atendida pela Linha 01 Azul. Há também a opção de descer na estação Anhangabaú que é atendida pela Linha 02 Vermelha, porém, o Vale do Anhangabaú não é um dos locais mais recomendados para se andar, principalmente se você está com itens de valor. Assim, dê preferência para a estação São Bento.

Café Girondino

Não poderíamos começar o dia sem tomar um café da manhã e o escolhido foi o Café Girondino. Este café foi inspirado no Café Girondino original do final do século XIX que se localizava na Rua XV de Novembro com a Praça da Sé. O atual, por sua vez, funciona há apenas 10 anos e tenta trazer um pouco do passado histórico com ambientes decorados com fotografias antigas.

Cafe Girondino

Café Girondino

Cafe Girondino

Café Girondino – Tradicional Café com Pão na Chapa

Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento é um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo. Ele possui mais de 400 anos de história e no seu interior ainda vivem monges que estão prontos para receber aqueles que procuram por oração e espiritualidade. Não é permitido tirar fotos do interior do Mosteiro de São Bento, mas quando visitar repare no órgão que possui 6.000 tubos e é datado de 1954. Quem gosta de canto gregoriano pode, aos sábados e domingos, assistir às missas de São Bento. No sábado esta missa ocorre às 6h apenas com o canto gregoriano e aos domingos ocorre às 10h com o canto gregoriano e órgão.

Mais Informações: http://www.mosteiro.org.br/

Mosteiro de Sao Bento

Mosteiro de São Bento – Detalhe no Semáforo

Mosteiro de Sao Bento

Mosteiro de São Bento

Edifício Martinelli

O Edifício Martinelli é um riqueza do centro de São Paulo. Sua construção foi iniciada em 1924 e finalizada em 1929 com 12 andares. Após alguns anos as obras foram retomadas e concluídas em 1934, totalizando 30 andares. Este edifício foi, por alguns anos, o mais alto arranha-céu do Brasil e da América Latina. Na época o edifício impressionou não apenas pelo tamanho, mas também pelo acabamento rico e luxuoso. Hoje o edifício abriga repartições públicas e outros escritórios.

Edificio Martinelli Fachada

Edifício Martinelli – Fachada

É possível subir até o topo do edifício onde há um belíssimo terraço do qual se tem uma visão panorâmica da cidade, avistando-se o Pico do Jaraguá, as antenas da Paulista e os milhares de prédios. Neste espaço se localiza a Casa do Comendador que foi construída como moradia para a família Martinelli como prova de que o prédio não cairia.  As visitas podem ser feitas de segunda à sexta das 9h30min às 11h30min e das 14h às 16h. Aos sábados elas ocorrem das 9h às 15h e aos domingos das 9h às 13h. As visitas são gratuitas.

Mais Informações: http://www.prediomartinelli.com.br/

Edificio Martinelli

Edifício Martinelli – Vista a Partir do Topo

Edificio Martinelli

Edifício Martinelli – Vista a Partir do Topo

Edificio Martinelli

Edifício Martinelli – Vista a Partir do Topo

Edifício Altino Arantes – Banespa ou Banespão

O edifício Altino Arantes, mais conhecido como Banespa ou Banespão, é um dos mais emblemáticos da cidade de São Paulo. Foi construído em 1939 para abrigar a sede do Banco do Estado de São Paulo (Banespa) e inaugurado em 1947. Ele é o terceiro edifício mais alto de São Paulo e pode ser visitado gratuitamente de segunda à sexta-feira das 10h às 15h. Não há visitas aos sábados e domingos.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Edificio Altino Arantes Banespa

Edifício Altino Arantes – Banespa ou Banespão

 Edificio Altino Arantes Semaforo

Banespa do Semáforo

Antigo Banco de São Paulo

Este belo prédio está localizado na no calçadão da Rua XV de Novembro, número 347. Ele foi construído em 1938 como sede do antigo Banco de São Paulo.  O prédio possui linhas geométricas e vários detalhes de ferro que combinam com a paisagem do centro da cidade.

Banco de Sao Paulo

Banco de São Paulo

Páteo do Colégio

O Páteo do Colégio não deve ser deixado de lado simplesmente porque neste local ocorreu o nascimento da cidade de São Paulo e o início da catequização dos indígenas. Hoje ele abriga diversos eventos e casamentos, além de atividades religiosas. Há também o Museu Padre Anchieta, a Igreja e uma biblioteca temática. Este é um ótimo lugar para relaxar um pouco já que dento deste complexo está o Café do Páteo do Colégio que possui um ambiente diferente daquele encontrado no centro da cidade.

Mais informações:http://www.pateocollegio.com.br/newsite/ 

Pateo do Colegio

Páteo do Colégio

Pateo do Colegio

Páteo do Colegio – Nascimento de São Paulo

Cafe Pateo do Colegio

Café Páteo do Colégio

Casa da Imagem de São Paulo e Beco do Pinto

A Casa da Imagem de São Paulo fica na rua ao lado do Páteo do Colégio e ela é considerada a Casa Número 1 devido à numeração que recebeu na época de sua construção. Ao longo do tempo esta construção teve diversos usos, desde residência até casa de banho. Atualmente a Casa da Imagem de São Paulo promove algumas exposições sobre a cidade de São Paulo que visa mostrar ao público o passado da cidade, sem prejudicar o contemporâneo. A entrada no museu é gratuita.

A Casa da Imagem de São Paulo também administra o Beco do Pinto. Este beco era uma passagem que ligava o largo da Sé à várzea do rio Tamanduateí e era utilizado como via de trânsito de pessoas e animais que usavam o beco para jogar os excrementos. O seu nome deriva do antigo proprietário do Solar da Marquesa, Brigadeiro José Joaquim Pinto de Moraes, que morava no local e mandou fechar o beco pelo mau cheiro que este causava.

Mais informações: http://www.museudacidade.sp.gov.br/index.php

Casa da Imagem de Sao Paulo

Casa da Imagem de São Paulo

Casa da Imagem de Sao Paulo Interior

Casa da Imagem de São Paulo – Interior

Solar da Marquesa

Do outro lado do Beco do Pinto está o Solar da Marquesa de Santos, o único exemplar de residência urbana do século XVIII. Esta residência foi adquirida por Domitília de Castro e Canto Melo, a Marquesa de Santos, que a transformou numa das residências mais aristocráticas de São Paulo. Hoje o local funciona como um museu dedicado à Marquesa e pode ser visitado gratuitamente.

Mais Informações: http://www.museudacidade.sp.gov.br/index.php

 Solar da Marquesa

Solar da Marquesa

Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo dispensa apresentações. Sua obra foi iniciada pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1903 e foi concluído em 1911. Ao longo tempo o teatro sofreu algumas modificações e restaurações e ainda hoje ele é uma das casas de espetáculo mais importantes da cidade de São Paulo com uma agenda de eventos que inclui óperas, ballets, concertos e etc.

Mais Informações: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/theatromunicipal/

 Teatro Municipal de Sao Paulo

Teatro Municipal de São Paulo – Semáforo

Teatro Municipal de Sao Paulo

Teatro Municipal de São Paulo

Alguns locais ainda ficaram de fora do roteiro como o Centro Cultural Banco do Brasil, Catedral da Sé, Edifício Copan, Praça da República e etc, mostrando a riqueza histórica que possui o centro de São Paulo. Neste link você pode ver todas as atrações da região central da cidade .

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

7 thoughts on “São Paulo: Tour Histórico pelo Centro da Cidade