Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno em El Calafate 73


Veja um relato contando como fazer um Mini Trekking sobre o Glaciar Perito Moreno em El Calafate e as diferenças entre o Mini Trekking e o Big Ice.

O Mini Trekking é uma das atividades que podem ser feitas no Glaciar Perito Moreno na cidade de El Calafate. Este relato vai focar em como fazer esta atividade durante a sua estadia em El Calafate, mas o glaciar também possui outras opções de atividades e já escrevemos um post sobre as diversas maneiras de visitar o Perito Moreno.

Mini Trekking ou Big Ice?

No post sobre os passeios do Glaciar Perito Moreno você pode observar que você há duas opções de trekking sobre o Glaciar Perito Moreno: Mini Trekking ou Big Ice. Os dois passeios são operados pela agência Hielo y Aventura que possui o monopólio destas atividades, mas são vendidos por diversas agências de turismo da cidade. A diferença entre os passeios são:

Mini Trekking:
Período de Operação: entre Agosto e Maio – o início e o término podem variar dependendo das condições climáticas
Idade: ter entre 10 e 65 anos
Dificuldade: média
Tempo: caminhada de 15 minutos até chegar ao Glaciar Perito Moreno e 1h30min sobre o Glaciar Perito Moreno

Big Ice:
Período de Operação: entre Setembro e Abril – o início e o término podem variar dependendo das condições climáticas
Idade: ter entre 18 e 50 anos
Dificuldade: alta
Tempo: caminhada de 1h30min até chegar ao Glaciar Perito Moreno e 3h30min sobre o Glaciar Perito Moreno

Em qualquer uma das opções você visita as passarelas, navega perante a geleira e caminha sobre gelo. A diferença entre elas é a intensidade física e visual da caminhada sobre o gelo, sendo o tour do Big Ice mais intenso. Nós fizemos o Mini Trekking que você pode ler o relato abaixo e nós recomendamos um post do blog Colecionando Imãs que conta a incrível experiência de se fazer o Big Ice.

Mini Trekking

Para realizar o passeio você pode entrar em contato diretamente com a Hielo y Aventura, mas eles só fazem a reserva por e-mail depois de fornecer os dados do cartão de crédito. Outra opção é realizar a reserva com a Argentina4u que opera em diversos locais da Patagônia, inclusive em El Calafate. A reserva é feita pela internet e, no dia e horário agendados, uma van passa pelos hotéis pegando as pessoas que fizeram a reserva. Faça sua reserva antecipada para clicando aqui.

Nós temos uma parceria com a Argentina4u e, reservando através dos links do nosso blog, ganhamos uma comissão para ajudar a manter o conteúdo sempre atualizado. Veja aqui outras opções de passeio em El Calafate.

Chegando no Parque Nacional los Glaciares  você deve pagar a taxa de entrada (250 pesos argentinos – turista proveniente do Mercosul). O ônibus faz a primeira parada nas passarelas do Perito Moreno às 11h onde você pode andar livremente até às 13h30min que foi o horário marcado para voltarmos ao ônibus e ir para o ponto de partida do Mini Trekking.

Vista Panorâmica do Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno – Vista das Passarelas

Zona de Ruptura do Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno – Zona de Ruptura

No horário marcado todos retornam ao ônibus que se encaminha até o porto de onde partem os catamarãs em direção à margem oposta para chegar ao Glaciar Perito Moreno.

 Porto Glaciar Perito Moreno

Porto Glaciar Perito Moreno

Após o desembarque você é recebido pelo guia da montanha que te passa as primeiras instruções. No local existem áreas de descanso, alimentação, banheiros e um guarda volume para deixar os seus pertences. Se você está carregando muito peso é recomendado deixar sua mochila com as coisas mais pesadas e ir apenas com uma mochila menor contendo água, máquina fotográfica e outros itens que você ache necessário. O importante é levar pouca coisa para não atrapalhar sua locomoção. A caminhada começa por uma trilha de aproximadamente 15 minutos pela mata até chegar no ponto de início do Mini Trekking.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

Trilha até o Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

Antes de iniciar o Mini Trekking todos precisam colocar os grampos nos pés para a locomoção sobre o gelo. Apesar do peso, este item é extremamente eficiente e indispensável para este tipo de atividade.

Grampos para Trekking no Glaciar Perito Moreno

Grampos para Trekking

Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno

Mini Trekking

O Mini Trekking começa e a sensação de caminhar sobre o gelo é indescritível. Apesar da insegurança inicial, os grampos nos pés fazem com que você se sinta seguro e depois de alguns minutos você já se acostuma com a caminhada. É importante é seguir o caminho que os guias da montanha indicam já que em vários pontos da caminhada você observa fendas e buracos no gelo.

Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno

Mini Trekking

Buraco no Glaciar Perito Moreno

Buraco Perito Moreno

Perito Moreno Agua e Gelo

Água e Gelo no Perito Moreno

Depois da caminhada você ainda tem a oportunidade de se esquentar tomando uma pequena dose de Whisky com gelo, sendo que o gelo é retirado na hora do próprio Glaciar Perito Moreno. É uma ótima maneira de encerrar este passeio que possui paisagens incríveis.

Tomando Whisky no Glaciar Perito Moreno

Whisky Perito Moreno

Há alguns pontos de subida e descida, mas de maneira geral o Mini Trekking é bem tranquilo de ser feito. Apesar de possuir uma duração de 1h30min, este tempo passa muito rápido já que há paradas em diversos pontos para o guia explicar um pouco mais sobre o Glaciar Perito Moreno. Se você procura uma experiência de andar sobre o Glaciar Perito Moreno, o Mini Trekking é uma ótima opção. Agora se você procura por longas caminhadas que exigem mais esforço físico, o Big Ice é uma opção mais adequada.

Informações Úteis

Preço do Passeio Mini Trekking: veja o preço atualizado com a Argentina4u
Preço da Entrada no Parque Nacional: 250 pesos argentinos para turista Mercosul – atualizado em Novembro/2016
Site do Parque Nacional los Glaciareshttp://www.losglaciares.com/en/parque/index.html

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

73 pensamentos em “Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno em El Calafate

  • MAURO PUCCI

    Oi Erick, estou pensando em fechar dois passeios com a Argentina4u: Mini Treking e passeio de catamarã pelos glaciares. Qual você sugere fazer antes? Abraço Mauro

  • Caroline Leite

    Boa noite! Gostaria de saber que horas terminou o Mini trekkinng e que horas você retornou ao hotel, porque meu voo sai de El Calafate às 18h. Você acha que dá tempo fazer o mini trekking e pegar o voo? Obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Caroline, o mini trekking termina de acordo com o horário que você for fazer. Ele tem uma duração aproximada de 90 minutos. Para pegar um voo às 18h, você precisa fazer o Mini Trekking pela manhã (entre em contato com a agência para fazer a reserva para a manhã) e você deve ter um veículo particular para voltar do Parque Nacional. Se for com un transporte da agência, não dá tempo de voltar.
      Abraços

  • Patricia Zolini

    Bom dia! Uma dúvida em relação aos grampos que é colocado na bota/tênis: dá p/ alugar lá ou eles fornecem junto com o passeio do mini-trekking? Obrigada.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Katia, não sei dizer como está o valor do aluguel atualmente em El Calafate. Voltamos recentemente da Patagônia Argentina e os preços estão bem altas pela mudança da economia da Argentina. Porém, não é necessário calças impermeáveis…só uma calça jeans já é suficiente ou uma calça mais larga e confortável. Em relação a bota, se tiver uma impermeável é melhor, mas vimos gente fazendo o Mini Trekking de tênis também.
      Abraços

  • Camila

    Olá! Tenho a seguinte dúvida: pretendemos alugar um carro em Calafate e chegar ao Perito por conta própria. Há apenas um passeio por dia para o minitrekking? Gostaria de fazer o minitrekking pela manhã, pois nosso voo é no fim da tarde. Mas se só houver esse horário das 13h30, para nós não vai dar tempo 🙁 Obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Camila, tudo bem? O horário das 13h30min foi feito pois estávamos com um passeio all day com a Hielo y Aventura. Se estiver de carro, é possível ir até o local e realizar o passeio pela manhã. Porém, mesmo assim é preciso fazer a reserva com antecedência para não ter nenhum problema de disponibilidade.
      Abraços

  • Fernanda

    Olá Erick, estou indo para Calafate semana que vem e gostaria de saber se é necessário fazer a compra do Minitrekking antecipadamente. Já entrei no site da Hielo y Aventuras mas senti uma insegurança em completar a compra, pois não se trata realmente de uma compra on line, e sim temos que passar todos os nossos dados por email para que eles mesmos efetuem a compra.
    E não quero correr o risco de perder esta oportunidade. Você comprou com eles ou de outra forma?
    Abraços,
    Fernanda

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Fernanda, o Mini Trekking é o passeio mais procurado e, por questões de segurança, há um limite de pessoas que podem visitar no mesmo dia. Realmente o sistema não é online, mas fiz o processo por email mesmo e não tive problemas.
      Abraços

      • bruno

        Fernanda, eu fiz a reserva com o pessoal do Hotel ( AMerica del Sur) pelo mesmo preço. eles reservaram o passeio e informaram que caso eu desista de ultima hora eu devo pagar salva engano 50% do valor.
        Não tive que passar nenhuma informação alem do numero de passaporte, data de nascimento e nome completo.
        Farei o minitrekking dia 2/4

        • Erick Stengrat Autor do post

          Obrigado pela contribuição Bruno. Realmente o Hotel é uma opção para este processo, mas infelizmente não são todos que fazem isso. QUe bom que conseguiu reservar desta maneira 🙂
          Abraços

          • Eliane rocha

            Boa tarde Erick! Apesar de está claro no seu blog a faixa etária para o minitrekking, você acha possivel que minha filha com 9 anos consiga realizar esse passeio. Ela está acostumada a trilhas! Obg.

            • Erick Stengrat Autor do post

              Oi Eliane, tudo depende da Hielo y Aventura…eu sugiro entrar em contato direto com eles explicando a situação. Provavelmente você precisará assinar um termo de responsabilidade para que ela possa realizar o passeio.
              Abraços

              • Telma

                Boa Tarde Eliane ! Boa tarde Erick ! Cheguei de lá na semana passada e nao abrem brecha com idade. Realmente nao fazem por problemas de seguro que eles tem embutido e por problemas de ossos. Peguei as informacoes sobre isso ṕois tenho uma parente com crianca e realmente nao poderá fazer o passeio nao.
                Abracos

  • Bruno

    Muito OBrigado pelo relato, Erick. Me ajudou na minha escolha
    Gostaria de uma opinião, se possivel
    Chegarei em El Calafate no dia 1/4 e no dia 2/4 pretendo fazer o Minitrekking, o próximo destino será El Chalten , te pergunto:
    Você acha que devo ir para El Chalten já no mesmo dia as 18h30 (sai o onibus) para arpoveitar o proximo dia inteiro em El Chalten.
    Ou vale a pena fazer algo depois do Mini Trekking e deixar para ir p/ El Chalten no próximo dia pela manha?
    COmo estou com um roteiro apertado ganhar um dia seria importante, mas também não quero de deixar coisas legais para trás.

    Se puder me ajudar, agradeço muito.

    Atenciosamente,

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Bruno, depende muito do seu estilo de viagem. Se gostar de aproveitar a cidade, algum barzinho ou lugar para comer, fique em El Calafate. Porém, se quiser aproveitar o dia todo em El Chaltén, vale a pena ir no mesmo dia. Só recomendo que você deixe para comprar a passagem na hora porque, como a volta do Mini Trekking é no final do dia, pode ser corrido para você pegar o ônibus às 18:30 dependendo do horário que o transfer (assumindo que vc vá de transfer) vá te deixar no hotel/hostel.
      Abraços

  • guacyra fernanda de oliveira veras

    Oi Erick…estou indo no domingo, 07/12 e irei fazer esse passeio. Minha dúvida é quanto ao calçado… precisa ser tênis, ou uma bota de camurça com solado de borracha resolve? e qt ao casaco quebra vento? é mesmo necessário, ou um casaco comum resolve? Obrigada pelas informações!!!!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Guacyra…eu vi gente usando todo tipo de calçado por lá…claro que o melhor é ser de solado de borracha, mas eles irão fornecer os grampos para você andar por lá. Em relação ao casaco, o local é um pouco mais frio…então acredito que seja válido. Só não leve muitas coisas que possam atrapalhar sua locomoção.
      Abraços

      • guacyra

        Oi Erick… não consegui ver sua resposta a tempo, mas deu tudo certo… realmente é um passeio imperdível!! Levei tênis, e mesmo que não servisse eles tem calçados apropriados que cedem aos visitantes… Uma experiência única!! Obrigada pelas dicas!!

  • Regina Abreu

    Olá ! acabei de chegar . Foi uma viagem fantástica e suas dicas foram super úteis para nós chegarmos por lá e já estarmos por dentro do lugar 🙂 e atualizando os valores , o ingresso para o parque agora está custando $200 pesos 😉 .

  • Sofia Cabaleiro

    Olá Eric! Adorei o post! Você reservou o passeio lá em Calafate ou antecipado? Vou agora em outubro e não sei oq é melhor! Outra dúvida é com relação ao grampo pros pés. . A própria agência tem disponibilidade para aluguel desse equipamento? Obrigada!!!!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Sofia…como eu informei no post, é necessário fazer a reserva com antecedência. Ele é muito procurado e é arriscado fazer na hora.
      O uso dos grampos para os pés e outros equipamentos de segurança já estão inclusos no preço.
      Abraços

  • Cleiton Carvalho

    Olá Erick, tenho visto que em julho terei dificuldades em passeios em El Calafate, sabe informar quais passeios é possível fazer em El Calafate em julho/2015, lógico que a prioridade é o perito moreno.

  • Denise

    Oi Erick. Ainda fiquei com uma dúvida. Vou fazer o mini trekking mas ainda vale a pena o passeio do Safari Nautico? (catamarã que chega perto do Perito Moreno).

    • Erick Stengrat Autor do post

      OI Denise, se você fizer o Mini Trekking, já fará uma pequena navegação perto do Perito Moreno. Não acho que vale a pena fazer o Safári Náutico se você já fizer o Mini Trekking…
      Abraços

    • Carla Pacha

      Oi Erick, eu e minhas amigas vamos para Calafate no começo de setembro/2015! queremos fazer o big ice! No pacote q contratamos já consta o passeio das passarelas no perito moreno acredito q seja o mais comum! Vc aconselha cancelar este passeio e pagar o big ice ? Será q precisamos reservar outro dia para fazer o big ice?

      • Erick Stengrat Autor do post

        Olá Carla, minha sugestão é reservar o Big Ice com a Hielo y Aventura (porém, sem transporte) e continuar com o passeio das passarelas com o pacote. Você vai até o Perito Moreno com a agência do pacote e lá você deve ser encaminhar para o porto para realizar o passeio do Big Ice. Só tenha certeza o seu pacote voltará no final da tarde para El Calafate para que dê tempo de você fazer o Big Ice (sugiro fazer na parte da manhã para ficar mais tranquila em relação a volta).
        Abraços

  • andrea

    olá erick td bem ? vou para el calafate dia 06/03/2015 queria fazer o tour all day para torres del paine , vc acha que precisa resevar antes ? e quano custa ? obrigada

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Andrea, tudo bem? Pela época que você vai, dá para reservar na hora com alguma agência, mas é bom verificar os dias que eles acontecem pois como é fora de temporada não há saída todos os dias. A South Road é uma das mais conhecidas e você encontra bastante informação como preços, saídas e horários neste link: http://www.southroad.com.ar/lugares_calafate_9.php
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Reginaldo, o passeio apenas para as passarelas do Perito Moreno fica aberto o ano todo. Já o Mini Trekking tem previsão de início para o começo de agosto…nesta data provavelmente você já conseguirá fazer o passeio.
      Abraços

  • Luciana

    Olá, Erick!

    Adorei o seu post, as fotos estão lindas!

    Pretendo realizar o mini trekking em Janeiro. Você acha que é necessário reservar antes de sair do Brasil?

    Obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Luciana, tudo bem? Para o Mini Trekking eu acho que vale a pena reservar com antecedência sim. Nesta época a procura é grande e é melhor entrar em contato com a Hielo y Aventura antes para que não tenha o problema de não fazer o passeio quando estiver na cidade.
      Abraços

  • EMANOELLE RODRIGUES

    Olá, Erick!
    Sabe me dizer se só com RG é possível fazer jus ao desconto para o mercosul na entrada do parque los glaciares ou é indispensável o passaporte? obrigada!

  • Eduardo Barros Leal

    Bom dia amigo,
    Pretendo visitar El Calafate em Setembro/15, pois quero fazer o mini trecking ao Perito Moreno, e fazer a excursão a Torres Del Paine que fica no Chile, tem ideia do preço destas duas excursões ? Me parece que o Mini Trecking custa 1100 pesos argentinos, e Torres del Paine ?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Eduardo, é o preço do Mini Trekking está atualizado. Como eu não fiz o tour all day para Torres del Paine, realmente não sei te dizer quanto custa pois os preços lá mudam bastante com o tempo !! Como você vai visitar só daqui um ano, os preços de hoje já serão diferentes dos preços que você irá encontrar em setembro.
      Abraços

    • Alexandre

      Oi, Eduardo! Vou pra lá agora em dezembro e desde a temporada 2013/14, o Torres del Paine full day – pela South Road – está custando 146 dólares. Se quiser, quando eu voltar, deixo mais detalhes.

  • alexandre

    Oi, Erick. Tudo bem?

    Vou a El Calafate no fim do ano e adoraria fazer o mini trekking. Você lembra se precisou mostrar o passaporte ou algum documento na hora de fazer a reserva? Teve alguma fiscalização de idade?
    Te explico: minha mãe faz 66 anos menos de uma semana antes da viagem, o que passa da idade limite, mas as condição física dela é muito boa. E ela quer muito fazer. Já mandei e-mail para a Hielo y Aventura, mas eles mandaram uma resposta padrão.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Alexandre, tudo bem? Eu fiz toda a reserva pela internet e eles me pediram o número do passaporte, data de nascimento, nome completo e nacionalidade. No momento do passeio não houve nenhuma fiscalização, apenas no momento da reserva que tive que mandar os dados.
      Acho que você poderia tentar reservar normalmente pela Hielo y Aventura e colocar que sua mãe está em boas condições para a realização…envia os dados de nascimento dela e, se eles falarem alguma coisa, fala que vocês se responsabiliza. Não sei se é possível, mas não custa tentar.
      Abraços

  • Danielle

    Olá Erick. Muito obrigada pelas informações !!

    Estou com um probleminha e espero que vc possa me ajudar.
    Irei com minha família agora em Setembro para Ushuaia e El calafate.Terei 2 dias completos em El calafate e queria muito fazer o minitrekking no perito moreno, mas meus pais e minha filha de 4 anos não poderão fazer por causa da idade. No outro dia pensei em fazer o passeio de todos os glaciares. O que vc sugere para meus pais e minha filha fazerem no dia em que estaremos no minitrekking? Existe algum passeio que vá ao perito Moreno e volte mais cedo ? E o Montain Park, vale a pena conhecer ?
    Obrigada e aguardo resposta.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Danielle, tudo bem? Minha sugestão é que seus pais e sua filha também visitem o Perito Moreno neste dia. A única diferença é que, enquanto você irá fazer o Mini Trekking, os seus pais e sua filha terão mais tempo para ficar nas passarelas do Perito Moreno. Não sei se você viu, mas talvez este post pode te esclarecer mais como funciona o Perito Moreno: http://mydestinationanywhere.com/2013/09/08/glaciar-perito-moreno/
      A única coisa que você precisa verificar é se é possível vocês irem todos no mesmo ônibus para o Perito Moreno (já que apenas você irá fazer o Mini Trekking). Acho que é possível, mas é bom confirmar com a próprio Hielo y Aventura. O horário da volta é parecido para todos os passeios e, para voltar mais cedo, vocês precisariam estar com um carro alugado.
      Não conheço este Mountain Park, mas o maus comum é fazer as passarelas do Perito Moreno mesmo. Ah, e lembre-se de reservar o Mini Trekking com antecedência.
      Abraços

  • Ana Maria

    Oi Erick
    Já estive postando aqui com você anteriormente…. Gostaria que você me tirasse uma dúvida: estarei indo para Argentina em janeiro/15 com minha filha (10 anos) e meu marido. Como estamos com grana curta (rsrsr) faremos somente Buenos Aires e El Calafate (infelizmente Ushuaia ficará para a próxima!). Eu lhe pergunto:
    – posso contratar o mini-treking no Perito Moreno a partir de quando, aproximadamente? É perigoso levar a minha filha?
    – fazendo o mini-treking, não preciso fazer o passeio de catamarã a Todos Los Glaciares?
    – qual a excursão local que vc me recomenda para 1 dia, pois ficarei 4 dias inteiros em El Calafate? Pretendo fazer Perito Moreno, Todos Los Glaciares, Cerro Frias (4×4) e um outro.
    Obrigada mais uma vez!!!
    Ana Maria

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Ana, que legal que vocês vão para El Calafate…será bem legal e tenho certeza que irá curtir muito. Quanto suas dúvidas:
      – É melhor contratar o Mini Trekking com alguma antecedência para não ficar sem vaga. Pode entrar em contato com a Hielo y Aventura de 3 a 2 meses antes da viagem. A idade mínima para o Mini Trekking é 10 anos…na hora da reserva só mencione que estará com sua filha. Não é perigoso, mas precisa seguir as instruções dos guias.
      – O Mini Trekking acontece só nas proximidades do Perito Moreno e o Catamarã para Todos los Glaciares vai em mais 2 glaciares (Upsala e Spegazzini). Recomendo fazer os dois…
      – Como vocês terão um dia inteiro, eu acho que seria interessante vocês visitarem Torres del Paine que fica no Chile. Algumas agências fazem um tour all day..ele sai antes do nascer do sol de El Calafate e só retorna umas 23h pois o caminho até Torres del Paine é grande e você ainda passa pela alfândega. C
      Abraços

  • Ana Flávia

    Olá Erik, bom dia!
    Estou planejando ir para El Calafate e Ushuaia no início de Agosto.
    Você foi em que época? Estou em dúvida se vou ou não pois gostaria muito de fazer o Mini Trakking e também alguns trekkings em outros locais.
    Acha que será possível ou neste mês os passeios costumam não acontecer?
    Agradeço desde já pela ajuda!!
    Btw, lindas fotos!!!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Ana Flávia, tudo bem?
      Eu fui duas vezes para El Calafate: uma em agosto/2012 e outra em dezembro/2013. Todos os passeios descritos na categoria El Calafate foram feitos em Agosto, exceto o Mini Trekking que foi feito em dezembro. Quanto à época, o Mini Trekking geralmente começa no início de Agosto, mas dependendo do clima pode postergar um pouco. O mais garantido para que você faça o Mini Trekking ir para El Calafate a partir do meio de Agosto.
      Quanto à Ushuaia, eu só fui em agosto/2012 e um ótimo lugar para fazer trekking lá é o Parque Nacional Tierra del Fuego, porém, não são todas as trilhas que estão disponíveis no inverno. Dá uma olhada neste post que explica bem as diferenças entre o verão e inverno no Parque Nacional Tierra del Fuego: http://mydestinationanywhere.com/2013/08/04/guia-e-relato-parque-nacional-tierra-del-fuego/
      Me avisa se você precisa de mais alguma informção !!!
      Abraços 🙂

      • marcelo lima

        Comentário ,,,,troque boa parte da grana em ushuaia ,,,, preços melhores que o praticado em buenos aires. pagamos 3,35 contra 3,80 e as vezes em restaurantes até 4 pesos por reais …. e se prepare ….. MUITA AVENTURA

  • Edison

    Prezado Erick, Tenho um vôo de Buenos Aires que está previsto para chegar às 8:40AM. Eu consigo fazer o Mini Trekking no mesmo dia? Se eu reservar e não chegar a tempo eu consigo mudar a data (fazer no dia seguinte) ou ter o reembolso?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Edison. Como o translado para o Mini Trekking passa nos hotéis/hostels por volta das 9h e 9h30min não dá para você pegar o translado da Hielo y Aventura. Porém, este translado é pago a parte e você não precisa ir com eles. Você poderia alugar um carro no aeroporto de El Calafate e já ir direto para o Parque Nacional los Glaciares que fica a 80Km de El Calafate. O parque é bem sinalizado e dá para seguir as placas indicativas para chegar no ponto que parte o Mini Trekking.
      Quanto a mudança da data ou reembolso, geralmente não é possível. Seria melhor entrar em contato direto com o pessoal da Hielo y Aventura para ter certeza.
      Abraços

      • Edison

        Acho que vou fazer no dia seguinte então. Meu horário vai ficar apertado. Que horas termina o Mini Trekking? Vou ficar somente 1 dia em El Calafate e estarei indo para El Chalten. Obrigado pela resposta! Abraço. Edison.

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Edison, indo com o translado da Hielo y Aventura você vai chegar na cidade de El Calafate por volta das 18h. É um passeio que dura o dia todo, mas você já conhece as passarelas, vê um pouco do glaciar desde o barco e também anda sobre o glaciar. Vale a pena !!! Infelizmente não fui até El Chalten, mas ainda está nos meus planos.
          Abraços !!!

  • Maria José dos Santos

    Erick, eu e minha família viajamos dia 4/01. Ficamos em Buenos Aires (3 dias) , Ushuaia (4 dias) e El calafate(4 dias). Relatava algumas vezes minhas dúvidas e gentilmente você procurava me ajudar. Confesso que li, imprimi e levei suas dicas. Acredite, deu tudo certo. Nossa viagem foi maravilhosa! Tudo que você colocou foi muito importante e você tem razão: Ushuaia e El Calafate são lugares únicos. Muiiiito obrigada. Saúde, sucesso… Abraço, MJsantos

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Maria José,
      Fiquei muito feliz de ler o seu comentário e por você voltar ao blog para agradecer as informações. São estes comentários que fazem o nosso trabalho valer a pena !!! Muito obrigado 🙂 !!!
      Que ótimo que você gostou de Ushuaia e El Calafate…acho que não tem como não gostar mesmo…
      Um Abraço e ótimas viagens !!!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Valeu muito a pena Rafael !!! O tempo não ajudou muito com as fotos, mas compensa só a sensação de estar lá já compensa !
      Um abraço e obrigado pelo comentário !

    • Erick Stengrat Autor do post

      Desta vez não peguei sol em nenhum dia na Patagônia, mas mesmo assim o passeio do Mini Trekking valeu a pena !!! Já tenho a desculpa do sol e de não ter feito o Big Ice para voltar 🙂 !
      Abraços e obrigado pelo comentário.

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Sonia, não posso precisar de você pode fazer já que não sei da sua condição. O que posso dizer é que é aproximadamente 1 hora de caminhada com subidas e descidas. Além disso, tem um método para andar que precisa levantar bastante o pé e fixar ele bem forte no gelo…não sei se isso seria problema para você.
          Abraços