Lagunas Altiplânicas: Um Passeio Obrigatório no Atacama 1


O passeio que leva às Lagunas Altiplânicas é um dos mais bonitos para serem feitos na região do Atacama. Assim, ele se torna praticamente obrigatório para todas as pessoas que visitam a região. Juntamente com o Salar de Tara e o Valle de la Luna e Valle de la Muerte, o passeio das Lagunas Altiplânicas foi um dos nossos favoritos já que nele você tem uma diversidade de paisagens muito grande, variando de uma lagoa de sal até impressionantes lagoas na base de vulcões.

Como Chegar nas Lagunas Altiplânicas?

As Lagunas Altiplânicas ficam a uma distância de um pouco mais de 100Km da cidade de San Pedro de Atacama. Você pode acessar este local através de veículo próprio ou carro alugado. Se você escolher fazer o passeio com uma agência de turismo que foi a opção que eu escolhemos, você também tem a oportunidade de conhecer no mesmo pacote o Salar de Atacama, Laguna Chaxa e os Povoados de Toconao e Socaire.

Como Visitar as Lagunas Altiplânicas?

Tanto o setor do Salar de Atacama quanto o setor das Lagunas Altiplânicas fazem parte da Reserva Nacional de los Flamencos e você terá que pagar 2.500 pesos chilenos para entrar em cada um dos locais já que eles são afastados entre si.

As agências de turismo geralmente fazem o seguinte roteiro: Povoado de Toconao, Salar de Atacama, Laguna Chaxa, Povoado de Socaire e Lagunas Altiplânicas. Você sai da cidade por volta das 7h e retorna às 16h.

Salar de Atacama

Antes de chegar no Salar de Atacama, você tem a oportunidade de conhecer o Povoado de Toconao que fica a 39km de San Pedro de Atacama. É um vilarejo bem simples com povos de origem pré-hispânica e na praça há uma igreja do século XVIII.

Povoado de Toconao

Povoado de Toconao

Povoado de Toconao

Povoado de Toconao – Igreja do Século XVIII

Após esta visita você se encaminha para o Salar de Atacama que fica a 24km do Povoado de Toconao. O Salar de Atacama é o terceiro maior salar do mundo com 3.000 Km2 de extensão, perdendo para o Salar de Uyuni na Bolívia com 10.582 Km2 e o Great Salt Lake nos EUA com 4.400 km2 de extensão. Mesmo assim, o Salar de Atacama é único pela sua superfície altamente acidentada, resultado da alta evaporação da região.

Salar de Atacama

Salar de Atacama

Salar de Atacama

Salar de Atacama

No Salar de Atacama se encontra a Laguna Chaxa em que é possível se observar os Flamingos que se alimentam de artêmias, uma espécie de camarão que tem em média 1cm de comprimento e vivem nas regiões salinas. As artêmias são as grandes responsáveis pela coloração dos flamingos. Nesta região há três espécies de flamingos: James, Chileno e Andino.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto.

Laguna Chaxa

Laguna Chaxa

Laguna Chaxa

Laguna Chaxa

Nós ficamos impressionados com as paisagens do Salar de Atacama, principalmente quando avistamos os flamingos com sua coloração tão viva fazem parte deste sistema tão inóspito. Porém, ficaríamos ainda mais impressionados com as paisagens que viriam a seguir.

Lagunas Altiplânicas

Saindo do Salar de Atacama, fomos ao povoado de Socaire que possui 380 habitantes e vive da produção de hortaliças. Dependendo da agência que você fizer o passeio, você poderá entrar no povoado ou apenas observar da estrada. A agência que fizemos a reserva apenas levou para observar o povoado da estrada.

Povoado de Socaire

Povoado de Socaire

Após a vista para o povoado de Socaire, a van seguiu direção às Lagunas Altiplânicas que ficam a 18km do povoado de Socaire e 4000m acima do nível do mar. As Lagunas Altiplânicas contém as Lagunas Miscanti e Miñiques que ficam na base dos vulcões de mesmo nome. Há mil anos uma erupção no vulcão Miñiques causou o estancamento das águas que se moviam do topo do vulcão para a sua base, formando os dois lagos na base dos vulcões. O resultado deste fenômeno é uma das paisagens mais bonitas que já vivenciamos.

Lagunas Altiplanicas

Lagunas Altiplânicas – Laguna Miscanti

Lagunas Altiplanicas

Lagunas Altiplânicas – Laguna Miscanti

Lagunas Altiplanicas

Lagunas Altiplânicas – Laguna Miscanti

Lagunas Altiplanicas

Lagunas Altiplânicas – Laguna Miñiques

Depois destas paisagens voltamos para a van que nos deixou em San Pedro de Atacama por volta de 16h. No caminho de volta ficamos absorvendo toda a beleza que apenas o Atacama pode nos proporcionar.

Mais Informações

Preço do Passeio Lagunas Altiplânicas: avulso por cerca de 24.000 pesos chilenos (fechamos todos com a Colquetours e tivemos desconto no pacote completo)
Preço da Entrada na Reserva Nacional los Flamencos: 5.000 pesos chilenos para os dois setores
Site da Colquetours: http://www.colquetours.com/

obs: os preços são referência de Dezembro/2012.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

One thought on “Lagunas Altiplânicas: Um Passeio Obrigatório no Atacama