Cidade de Ushuaia: A Cidade do Fim do Mundo na Patagônia Argentina 18


Veja mais sobre a cidade de Ushuaia, localizada na Patagônia Argentina, e os principais pontos turísticos para se visitar e como carimbar o seu passaporte.

No nosso último dia na cidade de Ushuaia resolvemos fazer um passeio pela cidade. Se você acompanhou os posts do Canal do Beagle, Parque Nacional Tierra del Fuego e Glaciar Martial você já sabe que a beleza natural da região é magnífica. Porém, mesmo em lugares deste tipo gostamos de dar uma volta pela cidade e conhecer um pouco mais das ruas, ver as pessoas e também como funciona o comércio da região.

Pelo mapa abaixo você pode verificar os pontos que achamos que vale a pena passar na cidade de Ushuaia.

Cidade de Ushuaia Principais Pontos para Visitar

Cidade de Ushuaia

Cidade de Ushuaia

Ushuaia é uma cidade pequena de quase 60 mil habitantes e a maioria do movimento e comércio da cidade ficam na Avenida San Martin e Avenida Maipú, esta última com vista para o porto e o Canal do Beagle. É na proximidade do porto de Ushuaia que você encontra duas placas que são bem famosas na região: placa do fim do mundo e placa com a distância até a Antártida.

Placa Fim do Mundo em Ushuaia

Placa Fim do Mundo

Distância de Ushuaia até a Antártida

Distância Antártida

Na Avenida San Martin, além da concentração do comércio da cidade, você encontra a Secretaria de Turismo de Ushuaia que é um ótimo lugar para você pegar várias dicas do que fazer na região. Além disso, você pode carimbar o seu passaporte garantindo que você fez uma visita ao Fim do Mundo.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Distância entre Ushuaia e Principais Cidades do Mundo

Distância de Várias Cidades

Carimbo do assaporte em Ushuaia

Carimbo Passaporte

Depois de carimbar o passaporte fomos até o outro lado da cidade e chegamos na Plaza de Las Malvinas que é um monumento homenageando os soldados argentinos que lutaram na Guerra das Malvinas. É impressionante ver como este evento é amplamente difundido entre as diferentes cidades argentinas, seja com monumentos ou homenagens. O nosso passeio pela cidade de Ushuaia se encerrou com uma caminhada pela Baia Encerrada que poderia ser um pouco mais estruturada para caminhadas.

Plaza de las Malvinas em Ushuaia

Plaza de las Malvinas

Plaza de las Malvinas em Ushuaia

Plaza de las Malvinas

Baia Encerrada em Ushuaia

Baia Encerrada

Nós gostamos de fazer um passeio pela cidade de Ushuaia, principalmente por causa das placas que encontramos e que sempre estão presentes nos nossos posts e também do carimbo que ficará eternizado no passaporte. Se você tiver umas 4 horas sobrando, vale a pena conhecer um pouco mais da cidade do fim do mundo.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

18 thoughts on “Cidade de Ushuaia: A Cidade do Fim do Mundo na Patagônia Argentina

  • Isabel

    Erick, tudo bem?
    Adorei seu blog…achei muito explicativo.
    Estou indo para o chile em Agosto e ficarei 4 dias em Ushuaia, 3 em Punta Arenas e 4 dias em Terra Luna (Região dos Glaciares).
    Vi que fez uma viagem parecida pelo lado argentino!!!
    Sobre ushuaia poderia nos dar mais informações….vc acha que conseguimos fechar hotel e passeios na hora ou recomenda que façamos isso antes? Vc tem informação sobre onibus para punta arenas para Ushuaia (estou tendo dificuldade de conseguir informação)!
    Escrevi os outros lugares que irei para poder me da dicas do que posso fazer e se consigo hotel na hora!
    Mais uma vez parabens pelo Blog

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Isabel, tudo bem? Que bom que você gostou do blog. Em Ushuaia eu recomendo fechar o hotel com antecedência…não porque você não vai achar vaga, mas porque vendo com antecedência você consegue bons preços e pode comparar as opções com mais calma. Em relação aos passeios, pode fechar na hora !!!
      Em relação ao ônibus de Punta Arenas para Ushuaia, tem algumas companhias como a Buses Pacheco e Bus-Sur que fazem este trajeto…eu falei um pouco sobre elas no post de Torres del Paine onde fiz o trajeto Punta Arenas – El Calafate (http://mydestinationanywhere.com/2014/11/09/torres-del-paine-como-chegar-visitar-trekking-hospedagem/) !!!
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Juliana, não achei nada em El Calafate para carimbar o passaporte…deu uma buscada aqui também e não vi ninguém falando sobre isso. 🙁
      Abraços

  • Luiz Antonio

    Olá Erick, tudo bem ?

    Estarei com meu esposo em Ushuaia, chegando dia 08/10 e saindo 13/10, e, seguindo seus relatos, pretendemos fazer as 6 trilhas do Circuito Lapataia no parque, o Canal de Beagle, incluindo Ilha H, e o Glaciar Martial.

    Para esses programas, e na época que vamos, você acha “necessário” roupas especiais, como impermeáveis ou térmicas. A bota já temos. Em caso positivo, é melhor comprar lá (melhor qualidade e mais baratas) ?

    O aluguel de carro para o parque e o glaciar oferece uma facilidade maior para deslocamentos ou não traz nenhuma vantagem Temos 60 anos e moramos no RJ. Apesar de não nos considerarmos em plena forma, fazemos caminhadas periodicamente na Floresta da Tijuca ?

    Grato por sua atenção

    Rejane

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá, tudo bem? Que bom que vocês vão para Ushuaia…tenho certeza que vão curtir bastante !!!

      Não acho necessário roupas impermeáveis para esta época, apenas a bota mesmo pois em outubro a neve pode não ter derretido completamente (principalmente no Glaciar Martial). Mas vale a pena se agasalhar bem…ainda mais para vocês que são do RJ. A recomendação é se vestir em camadas: segunda pele, blusa e um casaco corta vento para a parte de cima e a segunda pele e uma calça mais grossa (pode até ser jeans) para a parte de baixo. Não acho que vale a pena comprar lá…se você for na Decathlon você já encontra esta blusa e calça segunda pele que são bem importantes para não passar frio…

      Para o Parque Tierra del Fuego e o Glaciar Martial vocês ficarão com mais flexibilidade com o aluguel de carro. No Parque Nacional Tierra del Fuego eu fui de transporte Don Alejo e ele voltava do parque em horários específicos e um pouco espaçados. No Glaciar Martial nem tem transporte público para voltar e você precisa voltar a pé ou agendar um táxi para a volta. Então se vocês não tem problema em alugar um carro, vale a pena pela flexibilidade.

      Abraços

  • MARIO CESAR DE BARROS VIEIRA

    Legal muito interessante estas informações, eu estarei indo agora dia 30/06 e vou ficar em Ushuaia ate o dia 05/07, valeu mesmo pela apresentação.

  • Fernando

    Olá Erick!

    Muito bacana o seu post. Bem completo e direcionado. Parabéns!

    Queria te perguntar uma coisa….Pretendo fazer uma viagem mais rápida (3 dias Buenos Aires e 4 em outro lugar). Estou em duvida quanto a El Calafate e Ushuaia. O que você sugere? A minha intenção é de explorar o lugar, trekking etc.
    abs!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Fernando,
      Em 4 dias eu sugiro visitar apenas um dos lugares mesmo para não ficar muito corrido. Na minha opinião, como você tem poucos dias, acho que vale a pena ir para Ushuaia. Lá tem o Parque Nacional Tierra del Fuego que tem alguns trekkings (se você for no inverno, alguns circuitos não estão disponíveis, mas no verão dá para ficar uns dois dias apenas fazendo trekking) e você também pode fazer navegação pelo Canal do Beagle, fazer trekking no Glaciar Martial (durante o verão) e outras atividades que tem por lá.
      Como você gosta de trekking, El Calafate seria bom se você tivesse mais dias pois de lá poderia pegar um ônibus para El Chalten que é considerada a capital do trekking da Argentina. Assim, vale a pena ir para a região de El Calafate quando tiver mais tempo.
      Abraços

  • Ana Maria

    Olá Erick
    Muito bom o seu blog! Moro no Rio de Janeiro e nunca fui à Argentina e estou querendo ir em janeiro/2015 com meu marido e minha filha de 10 anos. Estamos querendo fazer a rota Buenos Aires-El Calafate-Ushuaia, mas como vamos de milhas, a cia aérea não desdobra as passagens até estes locais. Portanto, vamos ter que comprar as passagens para o roteiro interno. Gostaria de lhe perguntar o seguinte: Precisamos alugar carro? Vale muito a pena incluir Ushuaia no roteiro? Caso contrário, qual outra cidade que poderíamos visitar no lugar de Ushuaia?
    Abraços
    Ana Maria

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Ana, tudo bem? Obrigado pelo elogio. A inclusão de Ushuaia depende de quantos dias vocês irão ficar na Argentina. Eu acredito que 3 dias em Buenos Aires, 4 dias em Ushuaia e 3 dias em El Calafate são suficientes para fazer as atividades principais de cada lugar. Se você tiver este tempo, pode incluir Ushuaia tranquilamente. Em relação ao carro, não é necessário pois as distâncias entre estas cidades são grandes…se você fizer questão de liberdade, eu sugiro alugar um carro em Ushuaia e um carro em El Calafate. Caso não seja necessária esta liberadade, as cidades são pequenas e você consegue fazer todas as atividades com as agências da região que já possuem serviço de transporte.
      Abraços

  • Janine

    Olá Erick
    Adorei teu relato. Tb vou abusar mas vou direcionar minha perguntar para algo bemmm feminino … compras …rsrs
    Li que Ushuaia tem zona franca e com preços sem impostos é bem mais barato, Vc sabe dizer se há lojas mais sofisticadas com perfumes e artigos importados?
    Obrigada

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Janine, tudo bem?
      Obrigado pelo elogio. Sim, Ushuaia é uma zona franca. A maioria do comércio da região está na Av. San Martin e você pode encontrar perfumes, cosméticos e outros artigos importados no Atlántico Sur Duty Free Shop que também fica nesta avenida.
      Abraços.

  • Maria José dos Santos

    Parabéns pelas fotos e pelo excelente relato. Desculpe mas vou abusar um pouco:
    Você fez a viagem através de alguma agência, grupo ou só? A reserva do hotel, em Ushuaia foi feita no Brasil ou depois que já estava em Buenos Aires? Vamos em janeiro, quatro pessoas. vamos ficar 3 dias em Buenos Aires e 3 em Ushuaia. Há vôo diário para Ushuaia?

    • Erick Stengrat

      Olá Maria. Muito obrigado pelo elogio e pelo comentário.

      Eu fiz a viagem por conta própria. Reservei todas as passagens aéreas e hostel com antecedência e quando cheguei na cidade reservei os passeios com as agências locais. Como você vai em janeiro, sugiro reservar o hotel com antecedência já que este período é considerado alta temporada na região. A Aerolíneas Argentinas possui voos diários para Ushuaia partindo dos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires.

      Se tiver mais alguma dúvida me avise…

      Um Abraço