Canal do Beagle: Navegação pela Terra do Fogo, Ushuaia


A navegação pelo Canal do Beagle é o passeio mais tradicional para ser feito na região de Ushuaia. É uma experiência incrível com paisagens sensacionais. O Canal do Beagle liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e separa a Ilha Grande da Terra do Fogo de diversas pequenas ilhas ao sul. Sua parte oriental marca a fronteira entre o Chile e a Argentina, mas sua parte ocidental pertence ao Chile.

Como Chegar no Canal do Beagle

Há diversas agências de turismo ao longo da cidade e na região do porto de Ushuaia que prestam o serviço de Navegação pelo Canal do Beagle. Você pode ir pessoalmente em uma destas agências ou contratar este passeio através do hotel ou hostel que você tiver hospedado, se ele oferecer este serviço. Após a contratação, você precisa se dirigir ao porto de Ushuaia no horário marcado que é de onde os passeios tem partida. O nosso passeio foi contratado com a agência Patagônia Explorer.

Como Visitar o Canal do Beagle

No ato da compra você poderá escolher entre uma embarcação de pequeno porte ou um catamarã. O guia nos recomendou navegar em um barco de pequeno porte já que esta opção seria mais atrativa pois a quantidade de pessoas é menor do que o catamarã e a embarcação consegue se aproximar mais das ilhas.

Há um trajeto mais longo que é feito somente no verão que passa por uma pinguinera e um mais curto que é feito no inverno que não passa pela pinguinera. Assim, se você for no inverno não tenha esperança de ver os pinguins já que nesta época do ano eles migram para o norte.

Embarcação Canal do Beagle

Embarcação Canal do Beagle

Navegação Canal do Beagle

O trajeto que fizemos foi Isla de los Pájaros, Isla de los Lobos, Faro les Eclaireurs e Isla Bridges. Todo este trajeto tem uma duração total de 4 horas, já contando com o tempo que você desce para uma pequena caminhada na Isla Bridges.

Com a saída do porto, você já começa observar a cidade Ushuaia ficando cada vez mais distante.

Canal do Beagle

Canal do Beagle

Primeira Parada: Isla de los Pájaros

Após meia hora de navegação pelo Canal do Beagle você chegará na Isla de los Pájaros onde é possível ver uma grande quantidade de aves, além dos cormoranes reais e imperiais que são característicos desta região. Os cormoranes são caçadores e podem submergir até 30 metros abaixo da água em busca de alimento.

Isla de los Pájaros

Isla de los Pájaros

Segunda Parada: Isla de los Lobos

A segunda parada será na Isla de los Lobos onde é possível avistar uma grande quantidade de lobos marinhos. Apesar da visão agradável, o cheiro é bem forte. Neste ponto é bem complicado tirar boas fotos pois a embarcação balança bastante.

Isla de los Lobos

Isla de los Lobos

Isla de los Lobos

Isla de los Lobos

Terceira Parada: Faro les Eclaireurs

Este é um dos principais pontos turísticos de Ushuaia e o ponto alto da Navegação pelo Canal do Beagle. O Faro les Eclaireurs foi aberto em 1920 e ainda está em funcionamento, de forma automática e não é aberto ao público. Apesar de se situar em Ushuaia, conhecida como Cidade do Fim do Mundo, este não é o Farol do Fim do Mundo. Na verdade o Farol do Fim do Mundo é o Farol de San Juan de Salvamento que é famoso por estar impresso na capa do livro de Julio Verne. De qualquer maneira, a sensação é de estar na porta de entrada para o fim do mundo.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Faro les Eclaireurs

Faro les Eclaireurs

Faro les Eclaireurs

Faro les Eclaireurs

Última Parada: Isla Bridges

Depois do Faro les Eclaireurs você poderá tomar um café, chocolate e comer umas bolachas que são servidos pelo guia. Enquanto isso, o barco volta por um caminho diferente da ida e terá sua última parada na Isla Bridges. Neste ponto você poderá descer da embarcação e fazer uma pequena caminhada de 10 minutos até o ponto mais alto da ilha.

Isla Bridges

Isla Bridges

Isla Bridges

Isla Bridges

Erick Stengrat, o Marinheiro

Neste ponto eu já tinha feito bastante amizade com o marinheiro, um gaúcho fanático pelo Grêmio e perguntei se eu poderia tirar uma foto navegando com o barco. Ele fez um upgrade no meu pedido e me deixou navegar por aproximadamente 10 minutos em direção ao porto de Ushuaia.

Navegando pelo Canal do Beagle

Navegando pelo Canal do Beagle

No começo é complicado já que quando você virá o leme para a esquerda o barco vira para a direita e vice-versa. Além disso, o tempo de resposta é um pouco lento, o que faz com que você ache que o barco não tenha virado o suficiente e depois acaba virando demais. Com certeza foi um dos pontos altos deste passeio.

Informações Úteis

O preço que você irá pagar depende da embarcação que você escolher e a época do ano que você estará em Ushuaia.

Agência do Passeio: Patagônia Explorer
Preço do Passeio pelo Canal do Beagle: 400 pesos argentinos com embarcação de pequeno porte
Taxa de Embarque no Porto de Ushuaia: 10 pesos argentinos

Obs: o preço é referência de Agosto/2014.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre