Navegação Todos los Glaciares: Navegar pelos Glaciares em El Calafate 30


Veja como fazer a navegação todos los glaciares em El Calafate (chamada de Rios de Hielo) onde irá conhecer o Upsala, Spegzanini e Perito Moreno

A Navegação Todos los Glaciares te leva para conhecer 2 glaciares do Parque Nacional los Glaciares: Upsala e Spegazzini. Abaixo você encontra mais informações sobre este passeio el El Calafate, como fazer sua reserva e mais sobre a experiência de navegar pelos glaciares.

Como Fazer o Passeio Todos los Glaciares em El Calafate?

A Navegação Todos los Glaciares deve ser reservada com alguma agência de turismo, porém, ela é operada unicamente pela Solo Patagonia. Você pode fazer a reserva em qualquer agência da cidade e eles já possuem o serviço de transfer ida e volta para Puerto Bandera, que é o local de onde sai o catamarã para a navegação.

Se quiser fazer a reserva antecipadamente, recomendamos a agência Argentina4u que opera em diversos locais da Patagônia, inclusive em El Calafate. A reserva é feita pela internet e, no dia e horário agendados, uma van passa pelos hotéis pegando as pessoas que fizeram a reserva. Faça sua reserva antecipada para clicando aqui.

Nós temos uma parceria com a Argentina4u e, reservando através dos links do nosso blog, ganhamos uma comissão para ajudar a manter o conteúdo sempre atualizado. Veja aqui outras opções de passeio em El Calafate.

Rios de Hielo

Quando fizemos este passeio em Agosto de 2012, ele passava pelos três principais glaciares da região (Upsala, Spegazzini e Perito Moreno), mas a Bruna, do blog Contando as Horas, nos informou que a navegação não passa mais no Glaciar Perito Moreno. O nome do passeio também foi mudado para Rios de Hielo.

Assim, o Perito Moreno só poderá ser conhecido através de um dos passeios que vão especificamente para este local (veja as opções para visitar o Perito Moreno).

Navegação Todos los Glaciares

O passeio começa no em Puerto Bandera e, nossa sugestão é entrar na fila para o barco o quanto antes. A fila é única para pagar a taxa portuária que não está inclusa no valor do passeio e, depois de pagar, você já embarca em direção ao catamarã. Quanto mais cedo você embarcar, maiores serão as chances de você conseguir um bom lugar para sentar.

Catamarã para a Navegação Todos los Glaciares

Catamarã

O catamarã tem toda a estrutura para o seu conforto. As poltronas são muito confortáveis com um bom espaço entre as fileiras, existem telas indicativas que mostram o seu caminho e há também uma espécie de café que possui algumas coisas para comer e beber. Porém, é recomendado levar um lanche para comer durante o dia já que as opções do café são bem limitadas e os preços são abusivos.

Conseguimos um lugar na janela onde deixamos nossas coisas. Demos uma volta pelo Catamarã e já observamos um mapa na parede que tinha os pontos que iríamos visitar.

Mapa Navegação Todos los Glaciares

Mapa Navegação Todos los Glaciares

O passeio da Navegação Todos los Glaciares se inicia com catamarã passando pela Boca del Diablo para chegar ao Brazo Norte. Neste ponto já é possível se observar algumas formações de gelo na superfície da água que vão se intensificando a medida que o barco se aproxima dos glaciares.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Formação de Gelo em El Calafate

Formação de Gelo

Formação de Gelo em El Calafate

Formação de Gelo

Terminando o Brazo Norte, o barco começa a sua trajetória pelo Brazo Spegazzini que terá término no glaciar que leva o seu nome. O Glaciar Spegazzini é o mais alto no Parque Nacional los Glaciares, chegando a 135 m de altura. O seu nome é uma homenagem ao botânico Carlos Luis Spegazzini que foi o primeiro a estudar a flora local. Na nossa opinião, este é o glaciar mais bonito dos 3 que foram visitados já que sua formação vem desde a parte de cima da montanha.

Glaciar Spegazzini Navegação Parque Nacional los Glaciares

Glaciar Spegazzini

Glaciar Spegazzini Navegação Parque Nacional los Glaciares

Glaciar Spegazzini

Neste ponto o barco dá meia volta e começa a sua trajetória pelo Brazo Spegazzini em direção ao Brazo Upsala que terá término no glaciar que leva o seu nome. O nome Glaciar Upsala se deve ao fato da Universidade de Uppsala, da Suécia, ter realizado o primeiro levantamento da região no século XX. Porém, não foi possível se aproximar da parede do glaciar pela alta quantidade de gelo que estava bloqueando a passagem (o Glaciar Upsala está em retrocesso).

Glaciar Upsala Navegação Parque Nacional los Glaciares

Glaciar Upsala

Como dissemos no começo do post, este passeio não passa mais no Glaciar Perito Moreno. Agora, no passeio Rios de Hielo, o barco volta para Puerto Bandera.

Quando fizemos o passeio em Agosto de 2012, o barco voltou ao Brazo Norte, passou novamente pela Boca del Diablo e seguiu o seu caminho em direção ao Canal de los Tempanos para chegar à parede sul do Glaciar Perito Moreno.

Glaciar Perito Moreno Navegação Parque Nacional los Glaciares

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno Zona de RupturaGlaciar Perito Moreno Navegação Parque Nacional los Glaciares

Glaciar Perito Moreno – Zona de Ruptura

Infelizmente o passeio não passa mais pelo Perito Moreno, mas mesmo assim acreditamos que vale a pena ser feito. De qualquer maneira, você consegue ver o Perito Moreno com mais detalhes e de outras maneiras (veja aqui o nosso post).

Informações Úteis

Preço do Passeio para Navegação Todos los Glaciares: veja aqui o preço atualizado
Preço da Entrada no Parque Nacional: 250 pesos argentinos (atualizado em Novembro/2016)
Duração da Navegação Todos los Glaciares: aproximadamente 6 horas – 8h às 14h

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

30 thoughts on “Navegação Todos los Glaciares: Navegar pelos Glaciares em El Calafate

  • Rafael Cabral

    Boa tarde, Erick!

    Cara, vou pra El Calafate no final de dezembro. Por ser alta temporada, gostaria de saber se devo reservar os passeios com antecedência (online) e qual a empresa mais barata entre as confiáveis para fazer tudo?

    Obrigado

    Abraço,

    Rafael

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Rafael, o Mini Trekking ou Big Ice precisa ser feito a reserva com antecedência. Para a Navegação Todos los Glaciares a reserva só é feita na hora, mas tem agências de turismo que reservam com antecedência para você. Nós recomendamos a argentina4u que já fizemos algumas coisas com eles na região da Patagônia: http://www.argentina4u.com/pt/tours-em-el-calafate.html?___store=pt&acc=cfcd208495d565ef66e7dff9f98764da
      Abraços

      • Rafael Cabral

        Muito obrigado, Erick! Farei só mais poucas perguntas sobre os pontos abaixo:

        1) Essa antecedência para reservar o Mini Trekking é de quanto tempo? Pretendo fazer esse passeio no dia 26 de dezembro. Posso reservar no dia 26 de novembro ou corro risco de perder?

        2) Posso ficar tranquilo sobre fazer a reserva da navegação Todos Los Glaciares na véspera mesmo?

        3) Sobre El Chaltén, tem algum ônibus de linha que sai de El Calafate e vai até lá? Qual é a melhor trilha para fazer que veja o Cerro Fitz Roy e permita voltar para El Calafate no mesmo dia?

        4) Para sair do aeroporto de El Calafate para o centro da cidade (Av. San Martin), tem alguma parada de ônibus no aeroporto?

        Mais uma vez, valeu mesmo! O blog está ótimo.

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Rafael, segue abaixo as respostas:
          1 – um mês de antecedência já é o bastante.
          2 – a navegação por Todos los Glaciares tem bastante lugar para ir, mas já vi casos que pessoas chegaram e só conseguirão para dois dias depois. Meu conselho é chegar na cidade e já procurar para fazer esta reserva ou, se você não tiver muito limite de tempo, faça com antecedência pelos links que te mandei.
          3 – Tem um ônibus que sai da rodoviária de El Calafate e vai para El Chalten. Em relação as trilhas de El Chaltén, nunca fui para lá e não vou poder te ajudar com isso.
          4 – Tem um transfer coletivo que vai até o centro da cidade. No post seguinte tem mais informações: http://mydestinationanywhere.com/2013/01/27/relato-de-viagem-patagonia-argentina-el-calafate/
          Abraços

  • Aline de Carvalho Nelson

    Olá Erick, tudo bem?
    Muito legal todas as suas dicas! Gostaria de saber se devo fechar o pacote p o passeio de barco nos glaciares e o minitrekking com antecedência? Chego em El Calafate dia 17/12, vi que esse período já é considerado alta temporada, estou com receio de não encontrar vagas, mas se deixar p reservar lá consigo uma economia de mais ou menos 550 reais por pessoa. O que vc me recomendaria?

    Obrigada!!!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Aline, tudo bem? O passeio de barco é procurado, mas é possível reservar quando você chegar na cidade…talvez você consiga apenas para depois de dois dias, mas é bom chegar na cidade e já reservar este passeio. Já o Mini Trekking recomendo que você faça a reserva com antecedência…
      Só não entendi o ponto da sua economia…se você tiver fazendo por agência, realmente vai ficar mais caro. Sugiro que entre no site de Hielo y Aventura para reervar o Mini Trekking com antecedência.
      Abraços

      • Erick Stengrat Autor do post

        Oi Aline…entendi. De qualquer maneira, no seu caso, acredito que pelo menos o Mini Trekking você deva reservar com antecedência. Esse passeio é muito concorrido…
        Abraços

  • Simone Souza

    Olá Erick, td bem? meu nome é Simone, viajaremos em outubro para El Cal.! Você sabe dizer se eu consigo fechar todos os passeios lá mesmo? obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Simone…pode fechar tudo em El Calafate. Apenas o Big Ice ou Mini Trekking que você precisa fechar com antecedência pois a procura é bem grande.
      Abraços

  • Raimundo

    Oi Erick, tudo bem? Que bom esse seu post me esclareceu, por isso que as agências só me ofereceram o Rios de Hielo, não há mais o Todo los Glaciares, uma pena. Estou indo a El Calafate de 03/04 a 08/04 e estou tentando reservar os passeios com antecedência porque é Semana Santa, mas estou encontrando uns problemas: a agência do hotel cobra mais caro pelos passeios, e a Hielo y Aventura e a Patagonia Chic exigem pagamento antecipado no cartão de crédito, que não quero utilizar. Também ainda não encontrei uma agência que faça o full day a Torres Del Paine, q vc citou acima. Por qual agência vc fez esse passeio? Vc pode me indicar alguma agência para eu reservar os passeios e só pagar lá, em cash? Desde já, obrigado.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Magdala, é possível sim…mas até ano passado a Solo Patagônia não fazia reserva para este passeio…tinha que reservar com um dia de antecedência no próprio local.
      Abraços

  • Bruna

    Oi, Erick

    Estou planejando minha viagem a Patagonia Argentina e queria te dizer que gostei bastante das suas informações e da atenção com todos que participam nos comentários.

    Eu tenho uma duvida: li em alguns sites de agencias que a parte do Perito Moreno não está mais inclusa no Todo Glaciares desde junho ou julho de 2014. Quando vc fez essa viagem? Eu tenho três dias na cidade e penso em fazer o seguinte:
    1 dia: Big Ice
    2 dia: Todo Glaciares
    3 dia: Safari Nautico com as passarelas (caso realmente não seja possivel mais navegar no Perito Moreno, senão eu farei apenas as passarelas) e no fim da tarde o Museu do Gelo. O que vc acha?

    Obrigadaaa!! =D

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Bruna, tudo bem? Obrigado pelos elogios em relação as informações e aos comentários. Sempre tento dar a maior quantidade de informação para os leitores 🙂 !

      Eu fiz a viagem em Agosto de 2012 e eu vi no site da Solo Patagonia que o percurso realmente mudou e ele não passa mais no Perito Moreno. Eu fiz a atualização do post, já mencionando o Contando as Horas…espero que não tenha problema 🙂 . É uma pena pois era uma parte muito legal do passeio, mas mesmo assim vale a pena, principalmente pelo Glaciar Spegazzini.

      Em relação ao seu roteiro, acho que você pode deixar o terceiro dia como “coringa”. Quando você faz o Mini Trekking ou o Big Ice, você já fica um pouco de tempo nas passarelas e faz uma pequena navegação pelo Perito Moreno pois você precisa atravessar o lago. O tempo nas passarelas (principalmente no Big Ice) e da navegação é menor do que se você fizer apenas as passarelas + Safári Náutico (navegação pelo Perito Moreno), mas se você achou que não é suficiente no primeiro dia, faça no terceiro dia como você colocou. Se você achar que já valeu a pena, daria para encaixar algo no terceiro dia (full day em Torres del Paine ou um 4×4 no Cerro Frias). Neste caso, você poderia fazer o Museu de Gelo no mesmo dia do Todos os Glaciares porque este passeio agora termina mais cedo…

      Se tiver mais alguma dúvida me avise e obrigado pela informação da navegação 🙂 !

      Abraços

      • Bruna

        Oi, Erick

        Então, eu tinha enviado email pra diversas agencias e ontem recebi a resposta de algumas dizendo que esse tour “Todo Glaciares” não existe mais. Agora o nome passou a ser “rios de hielo”. O Perito Moreno não está mais incluido mesmo, uma pena!

        Enfim, levando em consideração essa informação e a tua opinião, decidi deixar o terceiro dia em aberto. Ai eu vejo se preciso voltar ou se faço algum outro tour.

        Muito obrigada pela resposta e por citar meu blog! =D

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Bruna, uma pena mesmo porque o Perito Moreno é incrível, mas você acaba tendo uma ótima visão dele a partir das passarelas e você também irá fazer o Big Ice…então vai aproveitar bastante.
          Eu deixaria o terceiro dia em aberto mesmo…se você achar que o Big Ice foi suficiente, faça um outro tour. Só lembre-se de mandar um email com antecedência para a Hielo y Aventura para reservar o Big Ice porque ele é concorrido…
          Abraços e obrigado novamente pela informação 🙂

  • Waldemar joão Ioriatti Junior

    Oi Erik Stengrat : vou ficar um dia e meio, em El Calafate; na sua opinião, qual e o melhor passeio, ( todos os Glaciares ou o mini trakking; ) gosto muito de caminhar, não vai dar tempo de fazer os dois passeios. Um grande abraço

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Waldemar, tudo bem? Olha…o melhor passeio é bem relativo…no Mini Trekking você tem a oportunidade de andar sobre o glaciar, fazer uma pequena navegação perto do Perito Moreno e visitar as passarelas que te dão ângulos diferentes deste glaciar. Na navegação você não pode descer do barco, mas em compensação você vê 3 glaciares diferentes. Na minha opinião, o Mini Trekking é mais interessante pois faz com que você interaja um pouco mais com o glaciar e, se você gosta de andar, este é o mais recomendado já que no outro você vai ficar apenas dentro do barco e pode se decepcionar.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Dora, tudo bem? A taxa é baixa…na época pagamos 8 pesos argentinos e agora deve estar por volta de 10 pesos argentinos.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Tatiana,
      Eu acabei reservando no próprio hostel, porém, as reservas dos hostels e das agências da cidade vão todas para uma agência que tem o monopólio desta atividade que é a Solo Patagonia (http://www.solopatagonia.com/). No site eles mencionam que não fazem reserva com antecedência e que dá para comprar no dia anterior da sua navegação.
      Abraços

  • Zaney José

    Muito bacana seu relato. Vou me basear nele também para que minha viagem seja bem sucedida. A respeito do passeio Todos os glaciares vc pode dizer qual lado do catamarã é melhor para se visualizar e tirar fotos?

    • Erick Stengrat

      Oi Zaney, tenho certeza que você vai adorar El Calafate. Em relação ao melhor lado para sentar no catamarã, não tem muita diferença. Quando o barco chega para observação dos glaciares muita gente se aglomera do lado que o barco está virado para o glaciar para tirar fotos. Porém, depois o barco vira com a outra face para o glaciar e a multidão vai junto. Se você for tranquilo, no primeiro momento dá para ficar do lado oposto ao glaciar quando o barco virar você terá uma visão privilegada 🙂 !
      Isso tudo acima é feito na parte de fora do barco. Você ficará mais dentro do barco durante o trajeto, mas também não importa o lado já que o caminho é ida e volta pelo mesmo trajeto. Então, depois que você sentou, na ida você observará as paisagens de um lado e na volta de outro.
      Abraços e se tiver mais alguma dúvida me avisa.

        • Erick Stengrat

          Oi Zaney. O Safari Nautico é diferente do Todos os Glaciares. No Safari Nautico você navega apenas pela parede sul do Perito Moreno (por cerca de uma hora) enquanto no Todos los Glaciares você navega o dia todo pelo Upsala, Spegazzini e parede norte do Perito Moreno. O Safari Nautico é aquele que você consegue contratar juntamente com o passeio das passarelas do Perito Moreno…
          Na minha opinião não vale a pena pois você já irá fazer o Todos los Glaciares. Além disso, se você reservar o Mini Trekking/Big Ice necessariamente irá fazer um pouco deste Safari Nautico, porém, com menos tempo…