Glaciar Perito Moreno em El Calafate: Visitando a Patagônia Argentina 188


Veja tudo sobre o Glaciar Perito Moreno em El Calafate: como chegar, como visitar (passarelas, navegação, mini trekking ou big ice), preços e informações.

O Glaciar Perito Moreno é o maior motivo para visitar El Calafate. Veja nosso post mostrando como chegar, como visitar, preços e mais informaçõe sobre esta visita incrível na Patagônia Argentina.

Como Chegar no Glaciar Perito Moreno

O Glaciar Perito Moreno fica dentro do Parque Nacional los Glaciares e a uma distância de 80 Km de El Calafate. Você pode chegar por conta própria através de carro alugado ou por transporte público. Se preferir, você pode contratar um serviço em uma das agências de turismo da cidade que foi a opção que escolhemos.

Independentemente da maneira que você escolheu chegar, o caminho até o glaciar é o mesmo e você seguirá por uma estrada que beira o Lago Argentino que é o maior e mais austral dos lagos patagônicos.

Paisagem da Patagônia Argentina no Lago Argentino

Lago Argentino

Como Visitar o Glaciar Perito Moreno

Visitar o Glaciar Perito Moreno é uma experiência única que pode ser feita de diferentes maneiras dependendo do seu objetivo:

Passarelas do Glaciar Perito Moreno: as passarelas possuem diversos ângulos de observação do glaciar e é um passeio básico para ver melhor sua grandeza.

Passeio de Catamarã: nesta opção você entra a bordo de um catamarã para se aproximar um pouco mais da face sul do glaciar e tem duração de aproximadamente uma hora.

Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno: o mini trekking é uma opção para as pessoas que querem realmente ficar em contato com o glaciar. Você embarca em um catamarã e desce em um ponto específico para iniciar sua caminhada pelo glaciar. O tempo de caminhada é de uma hora e meia, a dificuldade é média e você deve ter entre 10 e 65 anos. Leia aqui o nosso post que relata a experiência de se fazer o Mini Trekking.

Big Ice no Glaciar Perito Moreno: enquanto a dificuldade do mini trekking é considerada média, o Big Ice possui uma dificuldade alta e o tempo de caminhada é de três horas e meia. Por conta disso, a restrição de idade também é maior: entre 18 e 50 anos.

Leia aqui o nosso post sobre as diferenças entre o Mini Trekking e o Big Ice e como foi nossa experiência de fazer o Mini Trekking.

As opções acima podem ser combinadas. Por exemplo, se você fizer o Mini Trekking ou Big Ice já terá a oportunidade de ficar nas passarelas e fazer o passeio de catamarã, mas o tempo de permanência nas passarelas será reduzido. Agora se você não fizer o Mini Trekking ou Big Ice, você pode fazer apenas as passarelas ou passarelas + catamarã.

Passarelas do Glaciar Perito Moreno

Nós queríamos fazer o Big Ice, mas como esta opção não estava disponível para a época do ano que fomos, decidimos caminhar pelas passarelas e contratamos o serviço de uma agência de turismo.


A reserva pode ser feita antecipadamente com a agência Argentina4u que opera em diversos locais da Patagônia, inclusive em El Calafate. A reserva é feita pela internet e, no dia e horário agendados, uma van passa pelos hotéis pegando as pessoas que fizeram a reserva. Faça sua reserva antecipada para clicando aqui.

Nós temos uma parceria com a Argentina4u e, reservando através dos links do nosso blog, ganhamos uma comissão para ajudar a manter o conteúdo sempre atualizado. Veja aqui outras opções de passeio em El Calafate.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90


Chegando no Parque Nacional los Glaciares tínhamos a opção de contratar o passeio de catamarã ou ir direto para as passarelas. Resolvemos fazer apenas a passarela por dois motivos: iríamos fazer o passeio Rios de Hielo no dia seguinte (antiga Navegação por Todos los Glaciares) e queríamos ficar mais tempo nas passarelas.

A primeira visão que você terá do glaciar é no Mirador de Los Suspiros, um nome totalmente fiel à reação de todas as pessoas que estavam vendo aquela paisagem.

Foto Panorâmica do Mirador de los Suspiros no Parque Nacional los Glaciares

Mirador de los Suspiros

Após passar pelo mirador, você segue o caminho em direção às passarelas do Perito Moreno que te dão diversos ângulos de observação do glaciar. As passarelas possuem 7 pontos de observação, localizados em diferentes alturas e distâncias, conectados entre si e que podem ser percorridos como você quiser.

Mapa dos Mirantes das Passarelas do Perito Moreno

Passarelas Perito Moreno

As passarelas são muito bem sinalizadas e estruturadas, sendo um passeio bem tranquilo e acessível à todos. Pelas fotos não dá para ter uma dimensão da altura do glaciar, porém, ele tem uma altura de 74m acima do nível da água e uma profundidade de 170m. Ele possui 250 km2 de superfície e 30 km de extensão, sendo a terceira maior reserva de água doce do mundo. Seu nome foi dado em homenagem ao explorador Francisco Moreno que fez o estudo da região no século XIX.

Foto das Passarelas do Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

Foto das Passarelas do Glaciar Perito Moreno width=

Foto das Passarelas do Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

O passeio das passarelas é ótimo e é obrigatório para quem vai à cidade de El Calafate. Com certeza foi um dos pontos altos na nossa viagem para a Patagônia Argentina.

Informações Úteis

Preço do Passeio para as Passarelas: veja o preço atualizado com a Argentina4u
Preço da Entrada no Parque Nacional los Glaciares: 250 pesos argentinos (este é o valor de entrada no parque para turista proveniente da América do Sul. Assim, leve o seu passaporte) – preço atualizado em novembro/2016
Site: http://www.losglaciares.com/en/parque/index.html

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

188 thoughts on “Glaciar Perito Moreno em El Calafate: Visitando a Patagônia Argentina

    • Erick Stengrat Autor do post

      O cartão pré pago é bastante aceito. Mas para passeios você vai precisar contratar o passeio diretamente na cidade.
      Abraços

  • joaofigueiracook

    Alô, Erik,
    De Buenos Aires para Calafate é aconselhável ir de avião ou há transportes terrestres (sem ser alugar carro) confortáveis? E de Calafate para Ushuaia como é aconselha que faça a viagem? Abraço e obrigado.

    • Erick Stengrat Autor do post

      De Buenos Aires para El Calafate é melhor pegar um avião. Já de El Calafate para Ushuaia há um ônibus que demora praticamente o dia todo para chegar…se você não tem pressa, vale a pena ir de ônibus. Mas se tiver com poucos dias, faça o trajeto entre Ushuaia e El Calafate de avião.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      É possível aproveitar sim. Eu fui no mês de agosto e consegui fazer a maioria das atividades, exceto o trekking no Perito Moreno.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi JUliana, você pode ir com ônibus de agências de turismo (o mais comum) e é possível fazer a contratação em diversas delas pela cidade. Há também um ônibus “de linha” que sai da rodoviária de El Calafate…
      Abraços

  • Cristiane

    Erick, excelente post! Fiquei com uma dúvida: para fazer as passarelas é necessário contratar alguma empresa de turismo? Ou entrando no Parque podemos fazer? Obrigada!!!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Cristine, se você estiver com um carro alugado, já é possível entrar no parque e fazer as passarelas. A contratação de uma agência para as passarelas é apenas para te levar até o parque.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Cláudia…se puder leve pesos pois as taxas de conversão do parque não são muito boas. De qualquer maneira, eles também aceitam dólares.
      Abraços

  • Renata Marques

    Oi Erick,
    Parabéns pelo blog e pelo conteúdo incrível sobre o sul do nosso continente.

    Fiquei com a seguinte dúvida: Dá pra fazer Mini Trekking e Catamarã no mesmo dia?
    Vale a pena ir a El Calafate só para esses dois passeios?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Renata, sim..é possível fazer estes dois no mesmo dia pois o passeio de catamarã pelo Perito Moreno só dura uma hora. Em relação ao tempo, os passeios de El Calafate se concentram na visita aos glaciares. De qualquer maneira, acho que vale a pena reservar 3 dias em El Calafate para aproveitar bem a região.
      Abraços

  • Livia

    Olá Erick, tudo bem? Estamos pretendendo ir a El calafate em Outubro e gostaria de saber o Hostel que voce indica. Outra coisa , é possivel fazer somente as passarelas e o passeio de catamarã no perito Moreno?
    muito obrigada,

  • Marcelo Dias

    Boa tarde…

    Pretendo ir em Setembro/2016 para El Calafate e fazer o Big Ice. Quais roupas preciso levar? Comida, indicaram para comprar no Green Market Patagonia, isso mesmo?

    Abraços,
    Marcelo

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Marcelo, precisa levar roupas para um frio mais rigoroso. Geralmente é levado uma segunda pele (blusa e calça), uma outra blusa mais grossa e uma jaqueta corta vento. Além disso, uma bota impermeável também é recomendado. Em relação a comida, você encontra diversos mercados na cidade para comprar. Não conheço este que você mencionou. O mais conhecido de lá é o La Anonima !
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Adriana, tudo bem? Como visitamos o Perito Moreno juntamente com o passeio do Mini Trekking, usamos a própria Hielo y Aventura para fazer este trajeto. Porém, na cidade você irá encontrar inúmeras empresas que fazem este trajeto (sem que você precise contratar um passeio adicional).
      Abraços

  • Fátima Corredoura

    Olá Erick tudo bem?? Li seus posts muito bom. Vou passar 4 dias em El Calafate, viajo no domingo, sei que não é uma época muito boa, mas sabe me dizer o que posso fazer pra aproveitar a viagem?? Quais passeios que consigo fazer??
    Fátima

  • José André

    Muito bom Seus relatos amigo……. gostaria de uma opinião…. estou programando conhecer ushuaia de carro saindo de Florianópolis, vamos em 4 pessoas, eu, esposa e dois filhos menores, estou um pouco inseguro qto valores para se manter e alimentação na região, vc teria alguma ideia do que gastaria por dia? Obs, vou economizar o máximo… pretendo ir em dezembro 2017

  • Bel Lebro

    Erik, adorei seu relato. Vamos a El Calafate em 25 de julho. Estou com algumas dúvidas e veja se pode me ajudar. Vou alugar carro. Vou fazer o passeio Rios de hielo, é possível ir de carro até o lugar de embarque e contratar o barco lá? Quanto ao Parque, entendi que se paga para entrar e também para acessar as passarelas. É isso mesmo? Também dá para andar de barco lá. Dá para contratar tudo direto no parque ou preciso de agência? Você sabe se criança de 4 anos paga esses passeios? Carro comum chega a esses lugares ou a estrada tem neve? Desculpe-me por tantas perguntas, rs.
    Abraços, Bel Lebro

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Bel, em relação ao passeios Rios de Hielo, é melhor contratar o passeio com antecedência e pedir para não incluir o transporte. Assim, você tem a possibilidade de ir de carro até lá. A quantidade de lugares é limitada pelo tamanho do barco e este passeio é bem procurado. Em relação ao parque, se você estiver de carro só precisa pagar pela entrada…não há adicional para visitar as passarelas. Quando já estiver no parque, você pode fazer o passeio de barco (Safári Nautíco) que vai pertinho do Perito Moreno, mas o Mini Trekking/Big Ice é bem mais complicado contratar na hora e, se você tiver interesse, precisa contratar com antecedência também. Não vimos problema em fazer estes passeios com um carro de passeio comum.
      Abraços

  • Jader Nicolau Volpi

    Erick adorei as fotos! Irei ficar em el calafate praticamente um dia apenas, =( mas estava vendo a possibilidade de fazer um passeio que chama hios de hielo durante o dia inteiro que permanecer lá, e tentar ir a perito moreno em meio período! Vc acha que compensa?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Jader…acredito que você só consegue fazer os dois se tiver de carro ! Se for com tranfer, você precisará de um dia para cada passeio. Uma outra opção é ver se tem alguma agência para fazer particular, mas acho que vai ficar bem mais caro do que o aluguel do carro.
      Abraços

  • Patricia Martins

    olá Erik…. estou aqui lendo tudo o que você escreveu sobre a Patagônia!!! seus relatos são ótimos!!! será que você poderia me passar onde ficou hospedado… pretendo ir em janeiro de 2017… obrigada desde já! Parabéns e sucesso!!!

  • Cristina

    Ola Erick
    boa noite
    gostaria de saber se no inicio do mes de junho os mini trekkings estao disponiveis tanto nos glaciares qt no national park.
    obg
    Cristina

  • carolina

    Bom dia Erick!
    Agendei viagem ao chile para junho deste ano, pelo o que eu entendi o parque Torres del Paines fecha neste período, entao nao sei se valeria a pena se hospedar em Torres de Paine ou Puerto Natales, uma vez que nao havera possibilidade de conhecer o parque nacional.. E deste modo eu ficaria apenas em el calafate para conhecer o Perito Moreno, ou ha algo para conhecer na patagonia chilena também?
    Obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Carolina, nas proximidades de El Calafate, o melhor lugar para ir é em Torres del Paine mesmo. Uma outra opção na região de El Calafate é a cidade de El Chalten (se você não programou nada por lá). Só um comentário: o parque Torres del Paine funciona o ano todo, mas no inverno não é possível realizar trilhas e algumas atividades específicas. Porém, se você for de carro ou com algum tour de El Calafate, é possível conhecer um pouco do parque.
      Abraços

  • Mauricio

    Olá Erick! Parabéns pela viagem e pelas dicas!
    Gostaria que desse sua opinião sobre visitar Los Glaciares e Torrer Del Paine em outubro/16. Nessa época ainda é muito frio? Vc comentou que se equipou na Decathlon e pergunto se aqui do Brasil ou em Saniago? Tenho visto que os valores no Chile são um pouco menores que aqui no Brasil. Sou grato se puder responder! Ribamau.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Maurício, o frio começa a ir embora durante essa época, mas é preciso levar agasalho de qualquer maneira, principalmente em Torres del Paine onde venta bastante. Em relação as roupas, comprei tudo no Brasil pois acaba sendo mais fácil para pagar, parcelar e etc…
      Abraços

  • Adriana Keller

    OLA GOSTARAI DE IR NA PROXIMA SEMANA DE JANEIRO, NESTE CASO É VERÃO VC ACHA QUE VAMOS APROVEITAR O PASSEIO? OU É MAIS INDICADO PARA IR NO INVERNO?
    QUANTOS DIAS SÃO NECESSARIOS PARA APROVEITAR

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Cláudio, a partir de Ushuaia você pode ir de avião ou ônibus. A escolha depende do seu orçamento e do seu tempo de viagem, visto que a viagem de ônibus é mais cansativa e dura o dia todo. Em relação a roupas de frio, eu comprei tudo na Decathlon e achei que valeu a pena…os preços de lá não são muito mais baratos do que aqui, fora que você vai precisar reservar um tempo para fazer isso por lá.
      Abraços

  • Alessandra Calcado

    Olá, eu fiz esse trekking em Janeiro de 2012, mas vc disse que eles não abrem. Essa época é inverno la??? Não, né?? Porque eu fiz..rs. Aguardo respostas.

  • Diego Paiva

    Olá Erik! Dar pra fazer um bate volta em Torres del Paine a partir de El calafate? Ou melhor dormir em torres del Paine? Quantos dias vc recomendar ficar em Ushuaia? Grato

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Diego…tem alguns tours all day que saem de El Calafate com destino a Torres del Paine. Eles saem bem cedo e voltam bem tarde. Só recomendo se vc não tiver muito tempo. Se tiver mais tempo, eu alugaria um carro e iria até Torres del Paine, aproveitaria a tarde, dormiria em TDP (ou mesmo em Puerto Natales) e no dia seguintes voltaria para Torres del Paine. Dá para fazer de ônibus também, mas fica mais trabalhoso.
      Em Ushuaia recomendo ficar 4 dias…acredito que já seja suficiente. Tem um relato aqui no blog de 4 dias…
      Abraços

  • Lorenna

    Olá Erick!
    Parabéns pelo blog, muito legal!
    😉
    Estamos planejando uma viagem para a patagônia em maio de 2016. Vc acha q essa época é boa para o passeio? O que é possível ver nessa época?
    Gostaríamos d visitar Perito Moreno El Calafate e ir até parte chilena da patagônia!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Lorenna, maio é uma ótima época pois é um período entre o verão e inverno, o que torna o clima agradável. Todos os passeios que estão descritos aqui no blog podem ser feitos neste época…é só dar uma olhada no menu -> Argentina -> El Calafate que lá tem tudo o que você precisa. Tem também Chile -> Torres del Paine se quiserem dar uma olhada na Patagônia Chilena 😉
      Abraços

  • Katia Portugal

    Oi Erick, super show seus relatos, bastante informação p/ quem quer viajar.
    Vou visitar O Glacial Perito Moreno, e queria visitar as catedrais de mármore no Chile, o que me parece ser possível seguindo a rota 3 para CIDADE Perito Moreno, vc saberia me informar se é realmente possível e como faço isso?
    Valeu, abçs Katia

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Katia…na verdade não existe a cidade Perito Moreno…este glaciar fica nos arredores de El Calafate e o glaciar fica a aproximadamente 70Km desta cidade. Em relação as catedrais de mármore, não fiz essa rota, mas vi pelo mapa que é possível fazê-la. Não parece ser muito longe e, se você alugar um carro em El Calafate, é possível chegar. Só tenha certeza que você terá o tempo adequado para realizar essa viagem para ela não ficar muito corrida e você não conseguir ver nem uma coisa e nem outra 🙂 !
      Abraços

    • Katia Portugal

      Desculpa Erick, acho que não formulei bem minha pergunta.
      Estarei em El Calafate, como faço para ir as catedrais de mármore no Chile.
      Pelo que vi no mapa, a última cidade próxima, na Argentina, se chama Perito Moreno.
      Será que tem ônibus que faça esse percurso, ou outro modo?
      Um abraço
      Katia

      • Erick Stengrat Autor do post

        Oi Katia…na verdade eu não fiz essa rota até as catedrais de mármore no Chile…desta maneira, não consigo fornecer muitas informações. O que eu vi no mapa é que fica perto e daria para ir de carro, mas não sei se tem ônibus fácil para a cidade de Perito Moreno e, se desta cidade, há tour para as catedrais. Quando eu fiz viagens de ônibus pela Argentina, eu busquei neste site: http://www.plataforma10.com/BR
        Abraços

  • Maria Cristina Alves de Lima

    Bom dia Erick!
    Tenho 53 anos e meu marido 54 e pretendemos conhecer os glaciares.
    Embora não sejamos atletas, fazemos caminhada e gostamos de passeios de aventura.
    Considerando essas características, qual o tempo ideal de permanência em El Calafate e que passeios você nos indicaria?
    Abraço,

    Cristina

  • Ana Claudia

    Boa tarde, Erick. Queremos um lugar bonito para comemorar o aniversário de 15 anos da nossa filha e por acaso encontramos Perito Moreno nas indicações de passeios pela América do Sul. Pode nos ajudar a montar um roteiro de quatro dias (estaremos com duas adolescentes) e indicar um local de hospedagem sem gastar muito dinheiro?

  • Natalia Emmerich

    Olá! Estarei em Calafate em julho, serão 4 dias, mas somente 2 dias inteiros, gostaria de fazer do Rios de Hielo, as passarelas do Perito Moreno e o Calafate Mountain Park. Assim, imaginei fazer os Rios de Hielo e as Passarelas num mesmo dia. Assim, quando o barco retornar no Porto Punta Bandera (por volta das 14f) nós iríamos para as passarelas de taxi ou outro transporte. Você acha que isso seria possível? Ou seria melhor cancelar o Mountain Park? Obriagda

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Natalia, tudo bem? Quando eu fiz o passeio ainda era Navegação por Todos los Glaciares e voltava para Punta Bandera só no final do dia. Agora está voltando mais cedo e, se realmente chegar às 14h, dá tempo de ir. Porém, não tem táxi para chegar lá e se você quiser seguir por este caminho eu recomendaria alugar um carro.
      Como sugestão, eu faria o Rios de Hielo em um dia e deixaria o passeio do dia seguinte em aberto para você decidir na hora se conseguirá fazer o Mountain Park no dia seguinte ou se precisará retornar para o Parque Nacional los Glaciares para fazer as passarelas.
      Abraços

  • Nicole Godoi

    Olá! Estou indo para Ushuaia. Meu foco é o esqui mas estou com dó de chegar tão perto de el calafate e não conhecer as geleiras. Quantos dias vc acha que é o mínimo pra fica em el calafate? Seu eu chegar de Ushuaia e ficar o outro dia inteiro em El Calafate e ir embora no outro dia vc acha que compensa? Muito obrigada!!!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Nicole, na minha opinião você precisa de no mínimo 2 dias inteiros para fazer o básico de El Calafate: conhecer apenas o Perito Moreno em um dia e no outro dia fazer a Navegação pelos outros glaciares (Spegazzini e Upsala). Se você não conseguir estes dois dias, foque em Ushuais e volte em El Calafate em outra oportunidade pois na região de El Calafate tem mais coisas para fazer (você poderá visitar El Chalten e até mesmo o Parque Nacional Torres del Paine).
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Nizia, se você deseja temperaturas mais amenas ou deseja fazer o Big Ice ou Mini Trekking, opte por ir em outubro. Se não faz questão de temperaturas mais amenas ou destes passeios que eu mencionei, também é possível ir em julho.
      Abraços

  • Marta

    Ola Erick, tudo bom?! Gostaria de saber qual a melhor epoca pra conhecer El calafate e os glaciares. Gostaria de aliar com sky em Ushuaia . Mas ouvi falar que os glaciares no inverno e muito frio? Vc acha aconselhavel visitar no inverno ? Junho, julho ou agosto. E quanto ao visual dos glaciares e o mesmo durante todo ano? Muito obrigada , Marta

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Marta…é mais frio sim, mas não é nada insuportável. É só se vestir em camadas que não terá problema quanto a isso. Na minha opinião, vale a pena visitar no inverno…a única atividade que você não consegue fazer é o Mini Trekking ou Big Ice no Perito Moreno, mas se não tiver intenção de fazer estas atividades, vale a pena visitar no inverno sim.
      Abraços

      • Marta

        Olá Erick, estou indo semana que vem, e pelo que vi já dá para fazer o mini treking nesta época . Vc acha que consigo fazer em um dia o mini trecking , as passarelas e o passeio de catamarã? Vc comentou que se fizer isto, a pessoa tera menos tempo nas passarelas e no catamarã. E este barco que leva ao minitreking tenho a impressão que não dá pra ver as geleiras tão bem como o passeio de barco exclusivo (aquele que só faz o passeio de barco). O que vc acha ? Obrigada!

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Marta…se você fizer o Mini Trekking você terá algum tempo para visitar as passarelas e, como no Mini Trekking você precisa cruzar o rio, acaba fazendo uma Mini navegação também. Particularmente não acho necessário fazer mais a navegação apenas no Perito Moreno já que você irá fazer o Mini Trekking.
          Porém, aquela navegação por todos Los glaciares (chamado atualmente de Rios de Hielo) deve ser feita por ela passa em outros glaciares.
          Abraços

  • MARLI

    OLÁ , ADOREI SEU BLOG E ESTÁ ME AJUDANDO MUITO PORQUE EU E MEU ESPOSO VAMOS PARA EL CALAFATE EM JUNHO E ESTOU AINDA COM ALGUMAS DÚVIDAS. PODEMOS IR ATÉ O PERITO MORENO COM ALGUM ONIBUS DE LINHA OU VAN QUE SAI DE EL CALAFATE OU TEMOS SO A OPÇÃO DE CONTRATAR O PASSEIO POR AGENCIAS .? OUTRA COISA, O PASSEIO DE BARCO POR TODOS OS GLACIARES SAI DE PERITO MORENO? SE FIZER ESSE NAO PRECISAMOS FAZER O CATAMARÃ ,CERTO?
    A ENTRADA AO PERITO MORENO E AS PASSARELAS PODEM SER ADQUIRIDAS NA ENTRADA DO PARQUE MESMO? MUITO OBRIGADA DESDE JA. ABRAÇOS.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Marli, não conheço nenhum ônibus de linha que vá até o Parque Nacional los Glaciares. Se quiser ir por conta, é melhor alugar um carro. Se você não quiser alugar um carro, acredito que seja melhor pegar algum translado de uma agência. O passeio de barco por todos os glaciares sai de Puerto Bandera que fica dentro do Parque Nacional los Glaciares, mas ele não passa mais no Perito Moreno. Veja o post específico sobre isso para ter mais detalhes: http://mydestinationanywhere.com/2013/09/12/navegacao-todos-los-glaciares/.
      O preço da entrada para o Parque Nacional los Glaciares já está incluso as passarelas do Perito Moreno…você compra na portaria do parque (indo de carro alugado ou com o transporte de alguma agência).
      Abraços

  • Alyssa

    Erick!! Preciso de ajuda quanto a reserva dos passeios (Minitrekking e Safari Naútico) em El calafate, já mandei 3 e-mails para a Hielo Y Aventura e eles não respondem, existe alguma agência confiável para fazer essa reserva? Não quero deixar de fazer esse passeio e sei que deve-se reservar antes por ser bastante concorrido…

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Alyssa…a Simone deu uma dica boa de entrar em contato pelo página do Facebook. Tem uma agência confiável chamada de Argentina 4u onde você consegue fazer a reserva pela internet…porém, como é uma agência de turismo receptivo, você pagará um valor maior do que reservando pela própria Hielo y Aventura. Se tiver interesse, o site deles é: http://www.argentina4u.com/pt
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Rosmarino, tudo bem? Que bom que você está planejando uma viagem para El Calafate. Com certeza é uma grande opção para quem deseja ver uma maravilha da natureza. Em relação as suas perguntas, vamos lá.

      O preço do passeio para as passarelas estão no post e são os preços relativos a uma reserva com uma agência de turismo + o preço da entrada no Parque Nacional los Glaciares. A própria agência de turismo já possui a opção de translado ida e volta até o parque. Este translado é feito de ônibus ou van, mas você pode falar com a agência da sua condição para que eles estejam preparados no dia. Nas passarelas a acessibilidade é muito boa e você conseguirá ver uma boa parte do Glaciar Perito Moreno.

      Já a Navegação por Todos los Glaciares é feito em um navio muito bem estruturado, mas a acessibilidade é mais difícil. De qualquer maneira, este passeio é reservado na própria agência em El Calafate e você pode ir até lá pessoalmente para avisar de sua condição para que eles também estejam preparados. Se você quiser ver como foi o passeio, veja o nosso post: http://mydestinationanywhere.com/2013/09/12/navegacao-todos-los-glaciares/ ! No post também tem o preço do passeio !

      Em relação aos translados, há uma van que vai e volta da cidade, mas no seu caso acredito que seja melhor e mais confortável pegar um táxi no aeroporto…há muita opção de táxi no local e você não deve ter problemas para encontrar um quando chegar.

      Abraços

  • Rosmarino Ranzer Costa Oliveira

    Olá ,
    Meu nome é Rosmarino Ranzer, sou cadeirante e estou sonhando à anos conhecer El Calafete e os Glaciares Perito Moreno, como não sou de muitos meios tudo tem que ser bem calculado.
    Sempre sonhei desde tenra infância conhecer um lugar assim e o mais perto para mim é esta região da Patagônia Argentina.
    Gostaria de pedir um favor, se possível, que é o valor estimado que vou precisar para visitar as passarelas e se no passeio de barco, tem acesso para cadeira de rodas. Estou fazendo um pacote com, aéreo/hotel. más não tem traslado , podem me sugerir alguém que preste este serviço aí ?
    Me desculpe por incoincomodá-los mas não tenho mais muito tempo para realizar este sonho.
    Tenho me preparado já por algum tempo, pois uma doença degenerativa do sistema nervoso central (ELA) ou CIDP- Polineuropatia Desmielizante Inflamatória Crônica, a cada dia que se passa consome mais minhas forças físicas. Em minha preparação estou tomando 34 comprimidos por dia, sendo um deles duas vezes mais forte que a morfina.
    Espero em Deus poder realizar este sonho de a muito e vossa ajuda facilitará em muito meus planos. No aguardo antecipadamente agradeço.
    Meu email é ranzer500@ig.com.br

  • Marcela

    Gostaria de visitar o Perito Moreno e a Torre Del Paine,no início do mês de junho poderia informar se neste mese esta aberto para visitação? Outra pergunta, qual a melhor localização para hospedagem? Verifiquei no mapa que os parques encontram-se em lados opostos. Seria melhor ficar hospedado cada dia em um lugar diferente?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Marcela, a base para visitar o Perito Moreno é El Calafate e para visitar Torres del Paine é a cidade de Puerto Natales no Chile. Se você quiser se hospedar apenas em Em Calafate é possível, mas você teria que fazer um tour all day em Torres del Paine a partir de El Calafate. Particularmente acho cansativo, mas funciona bem se você tem pouco tempo. Se você tem mais tempo, fiquei pelo menos uma noite em Puerto Natales e visite dois dias o Parque Nacional Torres del Paine.
      Abraços

        • Erick Stengrat Autor do post

          Sim, estes funcionando no início do mês de junho. Em Torres del Paine algumas trilhas podem estar fechadas, mas pelo que eu vi não será o seu caso já que você pretende fazer um tour all day que é feito apenas pelas estradas dentro do parque.
          Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Reginaldo….o passeio de barco que se aproxima mais do Perito Moreno pode ser contratado próximo as passarelas do Perito Moreno dentro do Parque Nacional los Glaciares (chama Safári Náutico). Ele funciona em agosto sim…
      Abraços

  • andrea caxilé

    olá erick , vou para el calafate dia 06/03/2015 e fico até o dia 10/03/2015 . Gostaria de fazer o passeio pelas passarelas e catamarã , quero alugar um carro e visitar torre del paine . Voce pode me dizer quanto gastaria com passeios porque fiquei confusa !!! obrigada
    andrea caxilé

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Andrea, tudo bem? Se você alugar o carro e visitar por conta própria o Parque Nacional los Glaciares em El Calafate e Torres del Paine no Chile você deve pagar apenas pela entrada destes parques (90 pesos argentinos para o primeiro e 15.000 pesos chilenos para o segundo – preços de 2014). Porém, se você quiser adicionar o catamarã na sua visita as passarelas do Perito Moreno você terá que pagar um adicional na hora de embarcar (não deve ser caro já que o passeio dura aproximadamente uma hora).
      Abraços

  • Claudete Gomes

    Oi Erick, estou aqui novamente com duvidas. Minha viagem esta quase toda planejada com a sua ajuda. Terei 15 dias para visitar, Santiago, Torres Del Paine e El Calafate, e por causa disso, tenho que deixar os roteiros bem fechados para aproveitar a melhor e visitar o que eu mais quero. Estou tentando reservar o passeio para o minitrekking no site do hieloyaventura, mas não estou conseguindo, pagarei com cartão de credito, o que devo fazer para efetuar este pagamento e reservar meu passeio, sera em fevereiro de 2015? Outra coisa, sera que na alta temporada conseguirei as passagens de ônibus para os horários desejados ou tenho que compra-las com antecedência? (de Punta Arenas-Puerto Natales e depois para El Calafate) Eu mandei e-mail para uma das empresas indicadas por você, mas ate agora não me responderam. Muito Obrigada, Claudete

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Claudete, tudo bem? Realmente o MIni Trekking precisa ser reservado com antecedência, principalmente se você tiver uma agenda apertada. Sugiro continuar tentando com a Hielo y Aventura e, se eles não responderem, um plano B é reservar com uma agência de turismo receptivo. A Argentina4U faz este tipo de reserva…é um pouco mais caro, mas pelo menos é garantido: http://www.argentina4u.com/pt/tours-em-el-calafate/tours-as-geleiras/mini-trilha-geleira-perito-moreno.html
      Em relação aos ônibus, depende bastante do trecho. Dá para comprar no dia, mas pode ser que você não consiga para o horário mais próximo (apenas o próximo). No site da Bus-Sur tem um formulário que você preenche já para a compra da passagem…você entrou por este formulário? Segue o link: http://www.bussur.com/opensite/index.php?page=ventas-asistidas
      Abraços

    • Ana Maria

      Claudete
      Tomarei a permissão do Erick para lhe responder com relação à Hielo y Aventura. Eu irei em janeiro e enviei dois e-mails com solicitação e depois de uns 2 dias eles me responderam. Enviaram a autorização de cartão de crédito para eu preencher e reenviar. Ao final, eles me enviaram o voucher do passeio. Se vc tiver a oportunidade de ligar para lá, irá agilizar o atendimento. A pessoa do comercial se chama Cyntihia e foi com ela que tratei. Espero ter lhe ajudado!!
      abçs
      Ana Maria

      • Claudete Gomes

        Oi Ana Maria, obrigada por sua resposta, irei insistir com a hielo y aventura, pois acho que ficara mais barato e sem intermediários, vou ver se telefono para agilizar as coisas. Muito obrigada novamente, Claudete

  • Patricia Pilão

    Olá Erick
    Gostaria que você me ajuda-se Eu e meu marido gostaríamos muito de fazer o Mini Trekking em Perito Moreno. Sairíamos de Santiago em 13/04/14 e voltamos para Santiago em 18/04/14.Você acha que vale a pena?são poucos dias.Como chegamos até Perito Moreno?
    Obrigada

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Patrícia, a melhor maneira para chegar em El Calafate é de avião partindo do aeroporto de Buenos Aires. Acredito que seja a maneira mais rápida para você que tem pouco tempo. Pelo que vi, você teria 4 dias em El Calafate e vale a pena ir por este período sim.
      Para chegar no Perito Moreno você tem que sair de El Calafate e nos post tem mais informações sobre as opções !
      Abraços

  • Claudete Gomes

    Oi Erick, mais uma vez recorro a este blog muito útil no planejamento de nossa viagem. Irei para Punta Arenas de avião com o desejo de conhecer o Parque Torres del Paine e o Perito Moreno, em El Calafate. Pensei em ir primeiro para El Calafate, por ser mais longe, e depois ir a Puerto Natales, mais perto de Punta Arenas, onde embarcarei com destino a Santiago. Não estou conseguindo encontrar empresa de ônibus que faça o trajeto Punta Arenas-El Calafate, você sabe me informar alguma empresa onde eu possa pesquisar horários e valores?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Claudete, tudo bem? Para ir até El Calafate você vai precisar ir antes até Puerto Natales que já é a cidade base para você visitar Torres del Paine. Minha sugestão é ir para Puerto Natales, visitar Torres del Paine e depois ir para El Calafate. O voo de Santiago até Punta Arenas dura umas 4 horas, o ônibus de Punta Arenas até Puerto Natales dura mais umas 3 horas e o de Puerto Natales até El Calafate dura umas 5 horas por causa do Controle de Fronteira. Assim, você não conseguiria fazer todo esse caminho em apenas um dia e vale a pena ficar antes em Puerto Natales para visitar Torres del Paine.
      Eu acabei de publicar um post sobre as empresas de ônibus que fazem os trajetos e você pode ler no link: http://mydestinationanywhere.com/2014/11/09/torres-del-paine-como-chegar-visitar-trekking-hospedagem/
      Abraços

  • claudete Gomes

    Estou com muitas dúvidas no planejamento de minha viagem para a Patagônia chilena e argentina. Irei de avião de Santiago a Punta Arenas dia 30jan15 e depois irei a El calafate de ônibus. Quero conhecer o Perito Moreno e fazer o minitrekking, pergunto: preciso reservar com antecedência? Sabe o preço atual. Há outro passeio interessante em El Calafate?
    Minhas maiores dúvidas começam em Puerto natales, porque não pretendemos fazer trekking de 4 ou 5 dias no Parque Torres del Paine, há trekking pequenos de 1 dia ou meio dia? Vale a pena contratar passeios de carro pelo parque? Apenas um dia ou mais dias? E onde seria melhor a hospedagem no meu caso que nao quero caminhar muito? O ingresso do Parque e para 3 dias, vale a pena ficar indo e vindo ao parque todos os dias de Puerto Natales?
    Em Punta Arenas tem outro passeio legal sem ser ao Torres del Paine?
    Obrigada, Claudete

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Claudete, tudo bem? Nesta época é bom reservar o MiniTrekking com antecedência mandando um e-mail para a Hielo y Aventura. A última pesquisa de preço que eu fiz foi em agosto de 2014 e os valores estão no post do Mini Trekking: http://mydestinationanywhere.com/2014/01/19/mini-trekking-glaciar-perito-moreno/.
      Em relação a Torres del Paine, eu já visitei e vou começar a fazer os posts em breve. Minha indicação para quem tem pouco tempo no parque é fazer de carro mesmo…o parque é bem grande e você consegue visitar diversos pontos de carro. Alguns locais tem até algumas pequenas caminhadas para serem feitas, locais para andar de caiaque, bicicleta e etc. Não acho que vale a pena fazer com agência. Em relação a hospedagem, depende do quanto você estiver disposta a pagar. Dentro de Torres del Paine há várias opções incríveis com vistas para lugares impressionantes, mas também são mais caras. A opção mais em conta é ficar em Puerto Natales que fica a uma hora de carro de Torres del Paine.
      Punta Arenas eu não conheço pois só passei para chegar até Puerto Natales, mas eu sei que um local bem conhecido é a Isla Magdalena onde há observação de pinguins.
      Abraços

      • claudete gomes

        Erick muito obrigada pelo carinho e atenção na resposta, foi muito útil. Estou decidida em alugar um carro e conhecer o parque fazendo pequenas caminhadas. Um abraço e parabéns!

  • Ana Maria

    Erick
    Estou indo em janeiro para El Calafate e gostaria de saber como posso comprar o mini-treking com a Hielo y Aventura. Entrei no site deles e não existe um link para efetuar a compra mas apenas um email para contato. Enviei a minha solicitação para eles e ainda não tive resposta. Eles demoram para responder? Existe outra forma de contato? Mais uma perguntinha: é só este passeio que preciso reservar com antecedência ou existe algum outro?
    Mais uma vez obrigada!
    Ana Maria

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Ana, tudo bem? Realmente não dá para reservar online e tem que enviar um email mesmo. Não sei o e-mail que você está tentando enviar, mas minha compra foi feita pelo e-mail: ventas@hieloyaventura.com ! Eles me responderam depois de dois dias que eu mandei o e-mail…
      Os outros não precisa reservar com antecedência…só este mesmo !
      Abraços

        • celio roberto

          Bom dia. Fui em Setembro e comprei o passeio pelo hotel. O cambio foi 12 pesos por 1 dolar. Acho que compensa comprar na hora e em qualquer hotel e feito o transfer. Não esqueça de separar 150 pesos por pessoa (em dinheiro) para o pagamento da entrada do parque. Não aceitam cartão so peso!

          • Erick Stengrat Autor do post

            Oi Célio, realmente dá para comprar em outros locais como hotéis e hostels. Como você foi em setembro, a procura ainda é um pouco menor…em janeiro a procura é bem grande pelo Mini Trekking e Big Ice. Eu fiz em dezembro e conversei com algumas pessoas na cidade que só conseguiram fazer o passeio para 3 dias depois de chegarem.
            Abraços e obrigado pela ajuda nos comentários !

  • Raimundo

    Erick, parabéns pelo blog!
    Estou planejando viajar com minha esposa para El Calafate e Ushuaia e, pelo seu blog, já incluí Torres del Paine no roteiro, que eu nem sabia que tinha um passeio de um dia pra lá.
    Vc já me tirou um bocado de dúvidas, mas pode me ajudar ainda mais. Vc disse q no inverno algumas atividades não estão disponíveis e q o mini trekking funciona de agosto a maio. Eu gostaria de fazer esse passeio mas também queria aproveitar para conhecer a neve, se possível com alguma atividade. Qual mês vc recomenda para conseguirmos juntar passeios + neve?
    Estava pensando em abril ou maio, mas fiquei na dúvida.
    Obrigado e um abraço.

    • Celio Roberto

      Bom dia. Vou ajudar na resposta…a temporada de passeios se inicia no fim de agosto, no inicio de setembro. No inverno tem algumas atividades como uma pista para esquiar. Fui no mes passado, também queria ter ido a Torre del Paine, só que é muito longe e não compensa fazer o bate e volta…sobre a neve você vai conseguir ver ainda em Setembro no Ushuaia, aproveite a oportunidade e vá conhecer El Chalten, é próximo 200 km e lindo, quando fui não consegui ver as paisagens mais tive o prazer de ver a neve caindo…é difícil nessa época…tem uma empresa acho que e calafat mountain park’..a empresa fica na avenida principal, eles tem um passeio e administram o esqui. Você vai para as montanhas em um caminhão 4×4 e consegue vê neve. E imperdível! Desta forma pelo que vi e senti, indico o mes de Setembro, sai de Sampa dia 16/09 e retornei dia 21. Caso queira conhecer outras cidades reserve pelo menos 1 noite em casa local.na Patagônia a natureza demostra todo seu poder. Então vc deve estar atento as condições meteorológicas, nos hoteis os atendentes sempre estão atualizando isso. Se pegar um dia fechado e com bento você não consegue aproveitar. Boa sorte!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Raimundo, tudo bem? Obrigado pelos elogios em relação ao blog e que bom que você tirou as suas dúvidas. Em relação às outras, o Célio deu uma descrição muito boa sobre a época que ele foi (no início de setembro) e ajudou bastante. Como ele falou, se você quiser pegar neve na região (Ushuaia) e ainda fazer algumas atividades de neve e também fazer o Mini Trekking, vá no mês de agosto ou no começo de setembro. No meio de setembro já começa a ficar mais arriscado para pegar as atividades de neve pois ela começa a derreter com a chegada da primavera.
      Em relação a Torres del Paine, o ideal seria ir de carro para lá e ficar uns 3 dias no parque. Se você gostar muito de trekking e tiver um bom físico, há algumas trilhas que são feitas em 4 dias ou mais. Para quem tem pouco tempo, só quer conhecer as coisas principais e não pretende voltar apenas para Torres del Paine, um tour partindo de El Calafate é uma boa opção…El Chaltén também é uma ótima opção, mas depende também do seu tempo de viagem !!
      Abraços

  • Rafael

    Boa noite Pessoal ! Em primeiro lugar, o blog é completo e incrível. Gostaria de fazer uma pergunta: sabem a questao de acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção ? No parque ?
    Gostaria muito de levar a minha mãe, é a visita do sonho dela, porém sua saude não esta ajudando muito e portanto perdeu parte da locomoção e se cansa com facilidade. Num passeio leve de Catamarã e nos pontos de vista ao Glacial, tem estrutura legal ? Que uma pessoa possa se sentar ?

    Agradeço a atenção.

    • Celio Roberto

      boa noite. para visuallizar o Glacial tem passarelas que e possivel o acesso. agora fazer o Trekking nao sera possivel…e um pouco puxado principalmente para quem tem limitacoes. tem os passeios com o Catamara que recomendo no caso da sua mae.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Rafael, tudo bem? Concordo com os pontos que o Célio colocou no comentário dele. O Parque Nacional los Glaciares possui uma estrutura muito boa e você e sua mãe conseguirão ver muito bem o Perito Moreno. Em vários pontos há até mesmo acessibilidade para cadeirante, o que facilita muito para locomoção. Você pode levá-la para alguns pontos das passarelas e também o passeio de Catamarã. Dá para fazer também a Navegação por Todos los Glaciares que é a bordo de um catamarã bem confortável (http://mydestinationanywhere.com/2013/09/12/navegacao-todos-los-glaciares/), mas neste você fica o dia todo dentro do barco.
      Abraços

      • Rafael

        Agradeço muito a voces, Celio e Erick. Ja comprei o Guia O viajante Argentina e estou me informando pra conseguir montar um roteiro legal. Tenho certeza, pelos comentarios dos colegas aqui no site, que se trata de um passeio unico. Vou tentar usar aviao e carro, vamos ver quais sao os caminhos mais legais que posso fazer.

  • David Borges

    Olá Erick, boa noite!
    De pronto, parabéns pelo blog, é isso que eu estava procurando. Já aprendi muito, mas restam dúvidas e agradeço pelos esclarecimentos.
    Sou um viajante que busca não utilizar os usuais serviços de passeios em grandes grupos, no máximo uma van com 2 ou 3 casais, em alguns casos negocio com taxistas. Naqueles tours do tipo ônibus não escapamos dos tradicionais pingas nos hotéis, horários definidos e nem sempre cumpridos, roteiros fixos e nenhuma flexibilidade. Ao passo que negociado com um guia ou motorista particular, tudo é viável de acordo com o custo/benefício. A locação de um carro ficaria numa segunda alternativa, visto desconhecermos tudo acerca do local. Diante do exposto, pergunto se sabes da possibilidade ou da facilidade em encontrar esse tipo de serviço em Calafate (tour para poucas pessoas ou só o casal). Pelo que li, gostaria de realizar os passeios das passarelas e do catamarã. Para “ver” e identificar o local seria bastante completo, correto? Tipo um city tour? Confirmando, essas atrações ficam a 80Km de El Calafate? Pelo que descreveste no blog esses passeios seriam viáveis ocorrerem num dia, em seqüência.
    Peço desculpas pela extensa descrição e preciosismo na abordagem das dúvidas e renovo agradecimentos pela atenção.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá David, tudo bem? Obrigado pelos elogios em relação ao blog e fico feliz que ele esteja te ajudando.
      Em relação aos tours privados, algumas agências de lá possuem esta opção…eu prefiro esta opção do que a do motorista particular pois as agências já disponibilizariam um guia para te explicar mais sobre a região. Já o motorista pode te enrolar. Eu acho que a opção de carro seria também bem viável se você que quer fugir das agências…todo o local é bem sinalizado e as estradas são boas para chegar no Parque Nacional los Glaciares.
      Os glaciar Perito Moreno, a principal atração da cidade, fica dentro do Parque Nacional los Glaciares que fica a 80km de El Calafate…a estrada é boa, sinalizada e totalmente asfaltada. Dentro do parque também a sinalização é boa. Lá dentro você pode visitar o Perito Moreno e fazer uma pequena navegação de catamarã em torno deste glaciar. Se você estiver falando deste passeio de catamarã, eles podem ser feitos no mesmo dia. Agora se você quiser fazer o Perito Moreno + Navegação por Todos los Glaciares (http://mydestinationanywhere.com/2013/09/12/navegacao-todos-los-glaciares/), você precisará de dois dias.
      Abraços e espero que tenha ajudado !

    • Celio Roberto

      Ola boa noite! Retornei domingo de Calafate…acho que não é necessário utilizar serviço privado. Os horários são bem programado, você so acessa o Glacial através da Hielo y aventura, alem disso após a visita as passarelas + andar pelo gelo você vai querer dormir de tão cansado.

      • Erick Stengrat Autor do post

        Oi Célio, obrigado pelo complemento. Que bom que sua viagem para El Calafate foi tudo bem…
        Só um detalhe…para quem for fazer o Mini Trekking, realmente só dá para ir com a Hielo y Aventura. Agora se for fazer as passarelas, praticamente todas as agências de El Calafate fazem este passeio.
        Abraços…

        • Celio Roberto

          Não esqueçam de visitar El Chalten e também o Passeio do Calafat moutain park
          Sobre moeda: Levem Dolar! Eles pagam 12 pesos. Evitem utilizar cartão. Todos os passeios contratei direto no hotel com essa cotação. Fiquei no Marcopolo suites na pista do antigo aeroporto. Restaurantes: Fui 3 vezes no La Letuza…a melhor Empanada da Galáxia! 20 a 22 pesos…obs! A temporada de turismo esta começando agora, os preços estão sempre aumentando. Paguei 1.100 Pesos para a visitação ao Glacial + 150 na entrada do parque. Levem dinheiro! Não aceitam cartão!

  • Claudete Gomes

    Oi Erick. Estou planejando uma viagem para o Chile em fevereiro de 2015, mas estou com muitas dúvidas. Pensei em chegar em Puerto Natales visitar o Parque Torre del Paine, e depois ir a El Calafate de ônibus para visitar o Perito Moreno. O que você acha dessa opção? Depois iria para Puerto Mont, regiao dos Lagos, e depois, Santiago. Mas sei que estaremos no verao entao pergunto: vale a pena fazer este percurso no verao? O meu roteiro esta coerente?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Claudete, você poderia começar seu roteiro por Santiago e depois ir para Puerto Natales. De lá, visitar o Parque Torres del Paine e depois El Calafate (eu fiz este roteiro no final do ano passado e vou começar a escrever sobre isso ainda no próximo mês no blog). De lá você pode seguir para San Carlos de Bariloche e depois pegar um ônibus para Puerto Mont…o ônibus de El Calafate para San Carlos de Bariloche demorará muito tempo e só é viável se você tiver programando uma viagem longa…
      Em relação à época, o verão você pegará dias mais longos e dá para aproveitar mais. Porem, não terá nenhuma atividade relacionada à neve.
      O seu roteiro é coerente sim…mas pense nos tempos de deslocamento e se você terá dias suficientes para visitar cada local.
      Abraços

  • Wilson Ferrari

    Olá preciso de algumas informações, estou fazendo cotação de passeios em Puerto Natales e El Calafate e gostaria de saber quais os meios de pagamento voces usaram para contratar a Tolkeyen Patagonia, Hielo y Aventura e Tour Express.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Wilson, destas que foram citadas só fizemos reserva com a Hielo y Aventura em El Calafate. A reserva para o Mini Trekking foi feita com antecedência através de cartão de crédito.
      Abraços

  • Moisés

    Muito bacana teu blog!!
    Estou planejando passar por El calafate no meu roteiro em Janeiro, vou ficar 3 dias inteiros, pelo que li nos comentários da pra reservar todos os passeios por lá.. Não tem perigo de não haver vagas? Mesmo se os passeios estiverem cheios existe a opção de alugar um carro e ir até o Parque para visitar as passarelas certo?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Moisés, obrigado pelo elogio. Janeiro é uma época mais movimentada em El Calafate. Se você quiser realizar o Mini Trekking ou Big Ice no Perito Moreno você precisa sair com a reserva daqui do Brasil…estas atividades possuem vagas limitadas e são bastante procuradas.
      Quanto à Navegação por Todos los Glaciares, esta atividade será realizada apenas com a Solo Patagônia (várias agências vendem, mas apenas a Solo Patagônia opera) e, mesmo no site oficial deles, não é possível fazer reserva e você reserva na própria agência em El Calafate. Se você realmente quiser sair daqui com esta reserva, eu recomendo entrar em contato com uma agência de turismo receptivo que fará a reserva junto à Solo Patagônia. O preço será maior, mas se você não está confortável de reservar na hora é a melhor opção. A mais recomendada e conhecida é a Argentina4u: http://www.argentina4u.com/pt/
      Se você não for fazer o Mini Trekking ou Big Ice e quiser fazer só as passarelas do Perito Moreno, é bem tranquilo e várias agências fazem o transporte…não tem perigo de não ter vaga para as passarelas…você também pode alugar um carro caso não queira ir em um ônibus com horário de saída e de retorno.
      Abraços

      • Moisés

        Ahhhh Beleza.. Queria saber em qual língua você entrou em contato com a Hielo & Aventura pra fazer a compra dos tickets por email.. Não falo muito bem espanhol rs

        • Erick Stengrat Autor do post

          Oi Moisés, o contato foi todo em inglês. Você também tem a opção para realizar o tour em inglês ou espanhol…depende do que você está mais familiarizado ! 🙂
          Abraços

  • Luiz

    Ola Erick, tudo bem ?

    Ja peguei algumas informações contigo sobre roupas para out/2014 ja que vou com a esposa para Ushuaia e El Calafate.

    Lendo este seu relato, gostaria de esclarecimentos sobre alugar carro para ir ao Parque e fazer as passarelas. Farei o passeio aos glaciares em outro dia pois ficarei 4 dias inteiros na cidade (5 noites).

    1. É fácil alugar carro na cidade ?
    2. Estarei no Mirador del Lago, sabe se eles tem alguma facilidade para o aluguel ?
    3. O caminho para o Parque é fácil, saindo do hotel ?
    4. Para a entrada no Parque é pago somente o valor de 90 pesos ou existe algo adicional por estar com carro ?
    5. O deslocamento de carro dentro do Parque é fácil, não havendo como se perder ?
    6. Existe algo mais que voce ache conveniente informar no caso de eu alugar o carro ?

    Grato por sua atenção mais uma vez.
    Luiz

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Luiz, tudo bem? Eu não aluguei carro por lá, mas pelo que eu vi é muito tranquilo fazer este processo. No próprio aeroporto tem uma Hertz onde você pode alugar o seu carro…acredito que seja a melhor opção para você já que o aeroporto é um pouco afastado da cidade. Também há opções dentro da cidade para o aluguel de carros caso o seu plano seja outro…como você estará bem no centro, é tranquilo achar alguma locadora por lá.
      Para chegar no Parque Todos los Glaciares a estrada é boa, asfaltadas e bem sinalizada, assim como depois que você passa na portaria do parque. No site oficial do parque não fala nada sobre taxa extra, então acredito que seja a mesma para quem vai de transporte coletivo.
      A dica adicional é em relação a quilometragem…já vi um relato mencionando que eles limitam a quilometragem/dia do carro e vale a pena perguntar se isso realmente se aplica e, se for aplicável, qual é o valor adicional a cada Km rodado. É bom perguntar para não ter surpresa depois…
      Abraços

  • Raquel Puiati

    Olá! Gostaria de um esclarecimento. Irei a El calafate em novembro. Sei que nesta época os passeios são mais disputados. Ficarei 3 dias inteiros na cidade e gostaria de visitar um dia as Passarelas, outro o passeio de barco em todos os glaciares e no terceiro dia, El Chaltén. Gostaria de reservar esses passeios com antecedência aqui do Brasil mesmo(principalmente o dos glaciares e à cidade de El Chaltén). Você poderia me indicar algumas agências? Grata e Parabéns pelo site.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Raquel, tudo bem? Geralmente os passeios são reservados em El Calafate. O passeio das passarelas do Perito Moreno pode ser realizado com várias agências, o da navegação será realizado apenas com a Solo Patagônia (várias agências vendem, mas apenas a Solo Patagônia opera) e do El Chaltén também tem algumas agências. Se você realmente quiser sair daqui com alguma reserva, eu recomendo entrar em contato com uma agência de turismo receptivo que fará as reservas juntamente às agências de El Calafate. O preço será maior, mas se você não está confortável de reservar na hora é a melhor opção. A mais recomendada e conhecida é a Argentina4u: http://www.argentina4u.com/pt/
      Abraços

  • Wilson Ferrari

    Olá Erick, tudo bem?
    Vou ficar 2 dias em Puerto Natales e vou visitar o Parque Nacional Torres del Paine em um dia e no outro a Navegação pelos Glaciares Balmaceda e Serrano, depois vou ficar em El Calafate 3 dias inteiros, pretendo fazer o mini trekking em um dia e o Passeio Todos los Glaciares no outro dia e gostaria de saber se tem outros passeios interessantes (alem do cerro Frias citado) em El Calafate para aproveitar o terceiro dia.
    um abraço,

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Wilson, tudo bem??
      Além do Cerro Frias, você conseguiria fazer uma ida e volta para El Chaltén que seria interessante. Tem algumas agências que levam para o Glaciar Viedma que incluem uma navegação e também um mini trekking sobre este glaciar. Acho que esta é uma opção interessante já que você vai e volta no mesmo dia. Uma outra opção seria tentar ir no dia anterior para El Chaltén e ficar por lá o dia todo e fazer uma ou duas trilhas por conta própria e voltar para El Calafate ao final do dia…
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Patrícia, o Parque Nacional Torres del Paine fica no Chile e, saindo de El Calafate, pode ser feito de carro alugado ou contratando o serviço de alguma agência de turismo que já passa em alguns mirantes do parque. Se for de carro alugado, eu acho que vale a pena dormir um dia no Parque Nacional ou na cidade próxima ao parque (Puerto Natales) pois é cansativo chegar até lá de carro e depois voltar dirigindo a noite. Uma opção é contratar o serviço de uma agência de turismo em El Calafate que faz este tour que sai bem cedo e volta para El Calafate no final da noite.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Marcelo, tudo bem?
      Olha…depende da época que você vai. Se você for no inverno, vale a pena comprar uma roupas um pouco mais grossas de frio. Se for no calor, dá para passar bem com as roupas que usamos no inverno aqui no Brasil. Eu acho que não vale a pena alugar lá pois não há necessidade…levando roupa aqui do Brasil já é suficiente. Se não for, lá você consegue alugar também se precisar.
      Abraços

    • Roberto

      Ola boa Noite! estou indo com minha esposa para El Calafate dia 16 de Setembro, sera que e muito frio? minha duvida e se tenho que comprar os passeios agora ou vou conseguir quando estiver la…

      • Erick Stengrat Autor do post

        Olá Roberto, tudo bem? Olha, em setembro ainda faz frio sim, apesar do inverno já estar terminando. Vale a pena levar algumas blusas para não ter problemas. Quanto aos passeios, dá para reservar na cidade sem problemas…
        Abraços

        • Roberto

          To vendo no site os valores dos passeios, eles estao aproveitando e enfiando a faca…tem a possibilidade da compra online. Vou tirar as dúvidas e comprar.valeu!

  • Vinícius Costa

    Erick, bom dia. Parabéns pelo blog bastante esclarecedor. Estou chegando em El Calafate nesta quinta 12-Jun as 12:00 e volto em 15-Jun as 17:00. Vou ter 2 dias inteiros e 2 meios dias. Já que muita coisa não funciona no inverno, gostaria de aproveitar 1 dia em Torres del Paine, vc sabe dizer se teria condições de ir de carro até lá? Em caso de neve, as vias ficam intransitáveis? Para a visita ao Perito Moreno, eu conseguiria fazer o passeio de todos os Glaciares e no mesmo dia visitar as passarelas onde tiramos aquelas fotos de cima, ou teria que gastar 2 dias com isso? Caso não seja possível, pensei em fazer as passarelas num destes meios dias. Última pergunta, tem algum treking no gelo possível no inverno?
    Abraço.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Vinícius, sei de gente que fez o trecho de carro sim e não teve problemas. Nesta época tem neve, mas as rodovias não chegam ficar intransitáveis.
      Você não consegue visitar as passarelas do Perito Moreno e fazer a Navegação Todos los Glaciares no mesmo dia. Você vai precisar de dois dias para fazer isso pois o passeio Todos los Glaciares te consome o dia todo. Se você estiver de carro, até dá para fazer as passarelas em um dia. Caso contrário, você fica o dia todo por lá por causa do horário da agências.
      Não tem trekking disponível em junho. Neste post do Mini Trekking fala um pouco sobre isso: http://mydestinationanywhere.com/2014/01/19/mini-trekking-glaciar-perito-moreno/
      Abraços

  • João I. Ceconi

    Erick gostei de suas dicas, mas tenho uma pergunta:
    Qual é o tempo diurno no inverso, ou seja final de junho (29) e inicio de julho até (05) é pequeno como dizem por aí? Algumas horas de dia e grandes horas a noite..rsrsrs

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá João, tudo bem? Durante o inverno o sol nasce umas 9h30min e se põe umas 18h…o dia é mais curto, mas mesmo assim dá para você aproveitar os passeios de El Calafate.
      Abraços

  • João Osório

    Erick, tudo bem?
    Estou com dificuldades para contratar somente os serviços para visitar o Perito Moreno pois já tenho o hotel reservado por conta e a agencia somente que fazer “pacote”. Você tem alguma dica ou recomendação de como contratar isso com antecedência? Em ultimo caso, é possível contratar o serviço ao Perito Moreno chegando em El Calafate?

    Estou indo agora em 19 de junho.

    Abs

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá João, tudo bem?
      Eu recomendo você falar diretamente com o seu hotel pois provavelmente eles já podem reservar o transporte para você. É bem tranquilo e vários hotéis/hostels da região oferecem este serviço…assim o transporte já te pega e busca no próprio hotel. Mesmo se eles não tiverem este serviço, você consegue reservar na hora com alguma agência de El Calafate.
      Abraços

  • Petrônio

    Relato muito interessante! Poderias informar a duração da caminhada nas plataformas para contemplar Perito Moreno? Estou pensando em fazer um bate volta a El Calafate para ver glaciar e fazer um full day em Torres de Paine. Nesse caso, eu teria um dia livre para as torres e provavelmente uma manhã para ver o glaciar. Será que é possível? Aconselhas viajar no final de junho? Abraço e parabéns pelo blog.

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Petrônio, tudo bem? Obrigado pelos elogios em relação ao blog.
      O período de permanência nas passarelas depende de cada pessoa…se você passar por todo o trajeto andando rápido, você conseguiria terminar em 90 minutos. Porém, é legal parar para contemplar a paisagem e curtir mais o momento…eu recomendaria reservar umas 3 horas para as passarelas. Dá para fazer apenas na parte da manhã, mas neste caso você teria que alugar um carro ou buscar um transporte particular já que as agências apenas retornam do Parque Nacional Todos los Glaciares ao final do dia.
      Se você estiver interessado apenas nas passarelas e no full day em Torres del Paine, junho é uma boa época para viajar sim…
      Abraços

  • Vanessa Gonçalves

    Olá Erick! Obrigada pelo seu relato. Estou indo para Calafate agora em maio e tenho dúvidas, digamos, burocráticas pra esclarecer. Se tu puder me ajudar eu ficaria muito feliz, porque estou com certo receio. É o seguinte, eles aceitam Real lá ou é melhor eu chegar com peso já? Há casas de cambio que trocam meus reais por pesos ou preciso ir com dólares para, assim, trocar por pesos? Tinha pensado em levar real e fazer a troca em Calafate mesmo. Será que dá? Muito obrigada!

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Vanessa, tudo bem?? O real é aceito em algumas agências, lojas, restaurantes e bares…nestes locais você paga em real e eles te devolvem o troco em pesos com uma cotação que eles definem. Porém, não são todos os lugares que aceitam fazer este câmbio. De qualquer maneira, você consegue fazer a troca dos seus reais ou dólares por pesos nas casas de câmbio de El Calafate. Geralmente quem vai para a Patagônia fica alguns dias em Buenos Aires já que os voos passam por lá. Se for o seu caso, prefira trocar o seu dinheiro em Buenos Aires pois a cotação será melhor do que em El Calafate. Não vale a pena trocar pesos aqui no Brasil…vale a pena levar seus reais ou dólares e trocar nas casas de câmbio de lá.
      Abraços.

  • Andreza

    Erick estou pensando em ir para El Calafate em Agosto, mas meu agente de viagens está falando que 90% dos passeios estarão fechados. Queria ao menos ir ver os glaciares. Você foi em qual época? Sabe se seria plausível ir em agosto para la?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Andreza, em Agosto é plausível sim, tanto que eu fiz a minha viagem no final de agosto. Realmente no inverno algumas coisas ficam prejudicadas – você não consegue fazer o Big Ice e, dependendo de como estiver o tempo, o Mini Trekking também não é possível. Porém, dá para você visitar as passarelas do Perito Moreno, fazer o passeio de 4×4 pelo Cerro Frias e fazer a Navegação por Todos los Glaciares (no inverno este último ocorre uma vez a cada dois dias).
      Abraços

      • Andreza

        Olá Erick,

        Com base na sua ajuda resolvemos passar 2 dias em El Calafate na nossa Lua de Mel =) Montamos um roteiro com El Calafate (2 dias), Ushuaia (4 dias), Villa La Angustura (4 dias) e Mendonza (3 dias).

        O que você sugeriria para fazermos nesses dias em El Calafate e também em algumas dessas outras cidades caso também conheça (Passeios, restaurantes e etc?)?

        Já que o período é curto sabe se tem como reservar os passeios com antecedência e onde poderia fazer essa reserva?

        Teria também alguma ideia de valor para fazer o passeio por todos os Glaciares (ele está disponível em agosto?)?

        • Erick Stengrat Autor do post

          Olá Andreza,
          Legal que vocês vão em Lua de Mel. Tenho certeza que será inesquecível. Quanto à El Calafate, em dois dias eu sugiro fazer o passeio da Navegação Todos los Glaciares e também visitar as passarelas do Perito Moreno. Você não irá conseguir fazer muito mais do que isso. Quando eu fui tinha disponível no inverno sim, porém, não era realizado todos os dias. Você pode pedir mais informações para a própria agência que realiza este tour (http://www.solopatagonia.com/). No site tem o contato e o preço atual. Porém, acredito que eles ainda não façam nenhuma reserva com antecedência, apenas no dia anterior ao passeio.
          Das outras cidades que você mencionou, eu já fui para Ushuaia e fiz um roteiro de 4 dias pela cidade. Se você não viu, dá uma olhada neste link (http://mydestinationanywhere.com/2013/01/24/relato-de-viagem-patagonia-argentina-ushuaia/) e se tiver alguma dúvida me avise 🙂
          Abraços

  • Zaney Jose

    Eaê Erick blz? Vc acha que compensa combinar o passeio de catamarã + passeio nas passarelas + o Big Ice ( ou mini trekking ) ? Acha que é muito repetitivo? Tenho 3 dias completos para explorar El Calafate e arredores, vc tem mais alguma sugestão de passeio ? Abraços !

    • Erick Stengrat

      Oi Zaney, se você fizer o Mini Trekking/Big Ice já poderá ficar um pouco nas passarelas e precisará pegar o catamarã para chegar ao ponto de partida destes trekkings. Assim, está tudo incluso quando você faz a reserva com a Hielo y Aventura. Agora se você não quiser fazer o Mini Trekking/Big Ice, acredito que para você não vale a pena pegar o catamarã pois você já irá fazer o Passeio Todos los Glaciares.
      Quanto aos outros passeios, eu fiz um passeio de 4×4 no Cerro Frias que dura uma manhã ou uma tarde e gostei bastante (http://mydestinationanywhere.com/2013/09/15/cerro-frias-4×4/). Agora se você tiver disposição dá até para fazer o tour de um dia pelo Parque Nacional Torres del Paine, mas ele sai de El Calafate por volta das 4h e volta umas 23h.
      Abraços e se tiver mais alguma dúvida me avise.

      • andrea

        Olá erick, cheguei de el calafate ontem e realmente aproveitei todos os seus toques . Os passeios são lindos , só que a entrada do parque nacional subiu! Para quem é do Mercosul esta custando 150 pesos argentinos.
        De resto estava tudo o mesmo preço, a internet em el calafate é horrível rsrsr
        Pegamos uma agencia maravilhosa chamada Rumbo sur , e depois foi só aproveitar. O torre del paine eu fiz pela argentina 4u e eles são super profissionais também . Um abraço

        • Erick Stengrat Autor do post

          Olá Andrea…nossa, realmente aumentou bastante o preço da entrada para turista Mercosul. Já atualizei o post com esta informação…muito obrigado 🙂 !
          Que bom que escolheu boas agências para a realização dos passeios…este é um dos fatores mais importantes para a viagem dar certo !
          Abraços e obrigado por voltar para contar sua experiência !!!