Escadaria Selarón e Arcos da Lapa no Rio de Janeiro


Durante nossas viagens gostamos de conhecer diferentes partes da cidade e no Rio da Janeiro não poderia ser diferente. Assim, reservamos uma tarde para visitar a zona central, especialmente a Escadaria Selarón e os Arcos da Lapa.

Como Chegar na Escadaria Selarón?

Há várias opções de transporte público, principalmente para quem vai de ônibus. Para quem vai da região do Leblon e Copacabana, uma boa opção é pegar o ônibus da linha 161 (Lapa – Leblon Via Jóquei) mas há outras linhas disponíveis se você está saindo de um ponto diferente da cidade. Uma outra opção é ir de metrô e descer na estação Cinelândia que é atendida pelas linhas 1 e 2 do metrô.

A Lapa

O bairro da Lapa fica no centro do Rio de Janeiro e é tradicionalmente conhecido pela grande quantidade de bares, pubs e boates que agradam vários tipos de público.  Há várias opções para quem está procurando por estes locais, principalmente durante a noite. Infelizmente só visitamos o bairro durante o dia e, na nossa opinião, ele poderia ser mais cuidado pelas autoridades locais. Assim como outros centros de grandes cidades brasileiras, o bairro da Lapa possui ruas sujas e fachadas de prédios que precisam ser restauradas.

Bairro da Lapa

Bairro da Lapa

Arcos da Lapa

Os Arcos da Lapa ou Aqueduto Carioca é um dos cartões postais do Rio de Janeiro e localiza-se na região central da cidade. Originalmente os arcos possuíam 270 metros de comprimento e quase 18 metros de altura. Sua construção data do período colonial e, para que ela fosse concretizada, foi usada mão de obra escrava de origem indígena e africana. É um monumento que vale a pena ser visitado mais pela história que ele possui do que pela sua beleza pois é visível a má conservação do aqueduto. O mais interessante foi ver uma pequena apresentação de um grupo chamado Rio Maracatu.

Arcos da Lapa

Arcos da Lapa

Arcos da Lapa - Rio Maracatu

Arcos da Lapa – Rio Maracatu

Escadaria Selarón

O principal motivo para visitar a região da Lapa é para ver uma obra de arte do chileno Jorge Selarón, chamada de Escadaria Selarón ou Escadaria do Convento de Santa Teresa. Esta escada possui diversos azulejos trabalhados com uma riqueza de detalhes impressionante, desde a sua base até o seu topo após 215 degraus. A obra foi tombada pela prefeitura em maio de 2005 e é muito visitada por turistas do mundo inteiro.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (use o código promocional ANYWHERE5 para ter 5% de desconto).

Escadaria Selarón

Escadaria Selarón

Escadaria Selarón

Escadaria Selarón

Teatro Municipal e Câmara Municipal

Como fomos de ônibus para a Lapa, resolvemos voltar de metrô para explorar um pouco mais do centro da cidade e tivemos a oportunidade de ver a fachada do Teatro Municipal que é uma belíssima construção. Além disso, na mesma praça do teatro se encontra a Câmara Municipal do Rio de Janeiro em que alguns protestos vêm ocorrendo há algum tempo.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Na nossa opinião, tirar uma parte do dia para fazer visita ao centro do Rio de Janeiro vale a pena. Porém, se você tiver pouco tempo na cidade não priorize este passeio e faça antes aqueles que são mais tradicionais, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)