Passeios em Cusco: Guia para Planejar seu Roteiro 13


Veja um guia para você planejar os seus passeios em Cusco e qual o melhor horário e roteiro para fazer diversas atividades na região.

A região de Cusco e Machu Picchu possuem diversas atividades para serem realizadas que te levam para explorar um pouco mais da história do império inca e dos povos andinos e, para ajudar a fazer sua programação da melhor maneira possível, resolvemos criar este pequeno guia de passeios em Cusco com os horários e algumas dicas para você montar o seu roteiro.

Quantos Dias Ficar em Cusco?

Esta é uma pergunta muito difícil de ser respondida e depende muito do que você deseja conhecer. Para conhecer bem a cidade e ter tempo para fazer os melhores passeios em Cusco, como os passeios pelos sítios arqueológicos ao redor da cidade, Maras e Moray, Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu, aconselhamos ficar pelo menos 5 dias inteiros (veja o nosso relato de viagem de 5 dias na região). Se tiver mais dias disponíveis, você pode ir até Arequipa e Puno e conhecer o Lago Titicaca, na divisa com a Bolívia.

Guia de Passeios em Cusco

City Tour – período da manhã ou tarde

O City Tour em Cusco é bem diferente dos city tours tradicionais das outras cidades e precisa ser feito com um guia especializado já que apenas desta maneira você terá diversas informações de cada um dos locais visitados dentro da cidade e nos sítios arqueológicos do seu redor.

O City Tour em Cusco começa na Catedral de Cusco que está localizada na Plaza de Armas, vai para o Templo de Qorikancha e, depois de visitar estes dois locais, você entra em uma van que se destina a 3 sítios arqueológicos que ficam nos arredores de CuscoSacsayhuaman, Qenqo e Tambomachay.

Veja aqui o nosso post com o relato de fazer um City Tour na cidade de Cusco.

Plaza de Armas está inclusa em um dos passeios em Cusco

Plaza de Armas está inclusa em um dos passeios em Cusco

Moray e Maras – 9h às 15h

O tour começa com uma visita aos terraços de Moray que ficam a 45Km da cidade de Cusco e é um incrível vestígio da civilização inca e de como eram realizadas as suas experimentações agrícolas. De lá você segue para as salineras de Maras que ficam a apenas 12Km de Moray e, apesar de não terem relação com os incas, são um ótimo exemplo de como os povos andinos sobrevivem através da extração de recursos naturais na região. É importante mencionar que geralmente este tour não possui almoço e a volta para Cusco é apenas às 15h, assim, é recomendado levar alguma coisa leve para comer entre um tour e outro e água.

Veja aqui o nosso post com o relato de fazer um tour por Moray e Maras.

Moray Vista Superior

Moray – Vista Superior

Vale Sagrado dos Incas – Pisac e Ollantaytambo – 8h às 17h

O tour pelo Vale Sagrado dos Incas começa com uma visita ao povoado de Ccorao que possui artesanato local. Depois você se encaminha para impressionantes ruínas de Písac, almoça em Urubamba e termina o dia por volta das 16h em Ollantaytambo. Neste ponto você possui duas opções: voltar para Cusco ou ficar em Ollantaytambo para pegar o trem com destino a Machu Picchu.

Veja aqui o nosso post com o relato de fazer um tour pelo Vale Sagrado dos Incas.

Ollantaytambo - o nosso preferido passeio em Cusco

Ollantaytambo – o nosso preferido passeio em Cusco

Machu Picchu – Um ou Dois Dias

A visita nas ruínas da cidade inca de Machu Picchu é o passeio em Cusco mais procurado e é um dos maiores motivos de tantos turistas visitarem a cidade.  Há algumas maneiras para chegar no local e montar um roteiro adequado é essencial para aproveitar melhor a sua viagem.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto. Seguro viagem geral 728x90

Atualmente há duas maneiras de se chegar em Machu Picchu: trem ou andando. A primeira é a mais tradicional onde você pega um trem na estação Poroy em Cusco ou na estação Ollantaytambo no Vale Sagrado dos Incas. Os trens chegam no povoado de Aguas Calientes que é o vilarejo mais próximo de Machu Picchu e de lá você pega uma van que anda por mais 20 minutos até chegar na entrada do parque. O custo da van é de 19 dólares para o trajeto ida e volta e 10 dólares para apenas um trajeto (ida ou volta) caso o visitante queria subir de van e descer a pé ou vice-versa (valores são referente à Julho de 2014). Para quem procura por longas caminhadas, uma opção é ir caminhando através da Trilha Inca que é mundialmente conhecida e atrai aventureiros de vários países.

Como você precisa de diversas informações para montar o seu roteiro para Machu Picchu, nós fizemos alguns posts que podem te ajudar na sua programação, seja para você que quer visitar a cidade inca por um dia ou se você quiser aproveitar um pouco mais e visitar por dois dias:

Machu Picchu - o principal passeio em Cusco

Machu Picchu – o principal passeio em Cusco

Roteiro a Pé pela Cidade de Cusco

Com um bom planejamento de viagem você precisa de 4 dias para fazer todos os passeios em Cusco citados (caso fique apenas um dia em Machu Picchu) ou 5 dias (caso fique dois dias em Machu Picchu). Porém, acreditamos que vale a pena reservar um dia adicional para conhecer outros pontos da cidade de Cusco que não são conhecidos através do City Tour, como o Centro Artesanal de Cusco, Museu Arqueológico do Sítio de Quorikancha, Museu Pachacuti e Monumento Pachacuti.

Veja aqui o nosso post com um roteiro a pé que fizemos por conta própria pelo centro de Cusco.

Convento de Santo Domingo

Convento de Santo Domingo

Dicas Adicionais para os Passeios em Cusco

– o Boleto Turístico de Cusco é um item essencial para visitar as diversas atrações da cidade e dos seus arredores. Providencie este bilhete assim que você chegar na cidade (veja nosso post com as informações sobre o Boleto Turístico de Cusco).

– Sempre leve uma garrafa de água com você. Você gastará uma fortuna se tentar comprar água fora de Cusco;

– Algumas pessoas sentem o mal de Soroche mais do que outras, depende do organismos de cada um. Tome chá de coca e descanse no primeiro dia que chegar, isso ajuda a se aclimatar. Há bombinhas de oxigênio a venda na cidade e também há o Soroche Pills, um remédio que ajuda a aliviar os sintomas do mal de Soroche;

– Se não se acostumar com o chá de coca, você pode comprar bala de coca em qualquer mercado da cidade;

– Em época de chuvas (de dezembro a março), ande sempre com uma capa de chuva;

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Real Seguros

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Katia Nunes
Me encontre

Katia Nunes

Katia Nunes é autora do blog my Destination Anywhere. Adora viajar para cidade grande, mas também gosta de ir para lugares mais isolados. Já pisou em 7 países e só pensa em aumentar a lista a cada ano que passa.
Katia Nunes
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

13 thoughts on “Passeios em Cusco: Guia para Planejar seu Roteiro

    • Erick Stengrat

      Olá Denise, se você ler os posts individuais sobre cada passeio (incluindo o Vale Sagrado), você verá que fizemos os passeios com a Fabulous Peru Tours que nos atendeu muito bem. Recomendamos fazer com eles…
      Abraços

  • Maria José dos Santos

    Erick. estou fascinada. É outro sonho meu. Lembra quando comentei com você sobre a El Calafate, Uschuaia…. ( sua maneira de contar a viagem era o que faltava para eu partir… e deu muito certo). Hoje, ao ler sobre Machu Picchu fiquei me vendo junto com vocês. Em 2015. eu e a família rumo ao paraíso Inca. Preciso avisar que vou perguntar muito? Sei que podemos contar contigo. Parabéns pelo relato (10), fotos lindas, Tudo muito bacana. Abraços

    • Erick Stengrat

      Olá Maria, tudo bem? Você sabe que eu adoro os seus comentários e sempre fico feliz de receber suas mensagens. Eu lembro quando você perguntou de Ushuaia e El Calafate e eu espero novamente que você pergunte sobre Machu Picchu…é uma outra viagem incrível que é ótima de ser feita. Eu ainda vou publicar mais uns 4 posts sobre o local…então dá para pegar mais informações. Mas claro que fico a disposição para esclarecer mais dúvidas…
      Um abraço e obrigado novamente pelo comentário…te espero na América do Sul no próximo ano 🙂 !

  • Mateus

    A famosa Machu Picchu creio que seja um objeto de desejo de muitos mochileiros. Recentemente passagens a R$ 500 (ida e volta) estão me aproximando cada vez mais dessa viagem, evitar pegar uma chuva é sempre bom. Valeu pelas dicas.

    • Katia Nunes

      Olá! Obrigadaaa… eu ja estou planejando Bolivia para o ano que vem e pretendo voltar ao Peru para conhecer outros lugares! Me apaixonei por la, é lindo e cheio de história… se precisa de mais alguma dica avise, ok?