Parque Nacional Tierra del Fuego: Guia e Relato 20


O Parque Nacional Tierra del Fuego é um parque nacional com quase 70.000 hectares que fica a 12Km a oeste da cidade de Ushuaia. Este parque é atração obrigatória para todos que visitam esta região já que ele conta com magníficas paisagens ao longo de suas trilhas. Não é preciso ser um esportista para caminhar pelo parque já que existem trilhas mais fáceis que fazem parte do Circuito Lapataia e também trilhas mais complicadas que se estendem ao longo do parque.

Como Chegar no Parque Nacional Tierra del Fuego?

A melhor maneira de chegar ao Parque Nacional Tierra del Fuego é através da via terrestre, seguindo de carro pela Ruta Nacional Nº3 ou contratando um transfer na própria cidade. Existem várias empresas que fazem esse transporte que sai de hora em hora de Ushuaia pela manhã e voltam para a cidade no fim do dia.

Há também a opção de pegar o Trem do Fim do Mundo que era o trem usado pelos presos de Ushuaia que eram levados para trabalhar nos bosques como carpinteiros, serralheiros, marceneiros e etc. Nós lemos relatos de viagem que falavam que, apesar das paisagens maravilhosas, a viagem de trem é bem monótona e o preço para chegar ao parque nacional através de trem é mais alto. Entretanto, deve-ser levar em consideração que você estará no fim do mundo e terá uma oportunidade única para viver um pouco da história que fez com que Ushuaia se desenvolvesse como cidade.

Quando Visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego?

Você consegue visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego durante o ano todo. Porém, se você tem a intenção de fazer as trilhas mais longas ao redor do parque você deverá ir nas estações mais quentes pois no inverno estas trilhas ficam fechadas. Agora se a sua intenção é fazer as trilhas do Circuito Lapataia ou apenas visitar o final da Ruta Nacional Nº3 e a Baia Lapataia, você pode ir durante o ano todo.

Parque Nacional Tierra del Fuego

O mapa geral do Parque Nacional Tierra del Fuego contendo os locais em que o transfer para, banheiros, alimentação, trilhas com suas respectivas distâncias e caminhos pode ser visto abaixo:

Mapa Parque Nacional Tierra del Fuego

Mapa Parque Nacional Tierra del Fuego

Observe que existem 4 trilhas principais enumeradas de 1 até 4 ao longo do parque. Estas são as trilhas que devem ser feitas durante as estações mais quentes já que no inverno é quase impossível vê-las. Além disso, estas trilhas possuem uma dificuldade maior e distâncias mais longas. A informação sobre cada uma delas pode ser vista abaixo:

Trilhas Principais Parque Nacional Tierra del Fuego

Trilhas Principais Parque Nacional Tierra del Fuego

Além das trilhas acima, também existe o setor Lapataia que é o setor mais visitado pelos turistas. Neste local termina a Ruta Nacional Nº3, uma importante via Argentina que atravessa todo o país desde Buenos Aires até Ushuaia. Além disso, se tem uma linda visão da Baia Lapataia.

As trilhas deste setor são mais fáceis e são àquelas escolhidas pela maioria dos turistas. Elas podem ser feitas durante o ano todo e as informações sobre cada uma delas podem ser encontradas no mapa abaixo:

Setor Lapataia

Setor Lapataia

Parque Nacional Tierra del Fuego: Relato no Inverno

Realizamos a visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego no inverno e, como mencionado no guia acima, nesta época existem algumas restrições de trilhas para serem feitas. Como era inverno, achamos que era melhor contratar um transfer na cidade de Ushuaia (Don Alejo) que nos deixou dentro do parque. O transfer nos deixou no ponto azul e falou que nos buscaria no ponto amarelo, às 15h ou às 17h.



Vai Viajar? Faça seu Seguro Viagem com Desconto (“Insira o cupom de desconto ANYWHERE5 no campo “VOUCHER DE DESCONTO” na tela de pagamento e, em seguida, clique em APLICAR. Assim você garante 5% de desconto em sua compra).

O transfer me deixou no ponto azul e buscou no ponto amarelo

O transfer me deixou no ponto azul e buscou no ponto amarelo

Achamos um pouco estranho ele nos deixar ali no meio do parque apenas com um mapa como referência. O nosso objetivo era chegar na Baia Lapataia e no final da Ruta Nacional Nº3 e pelo mapa acima dá para ver que nós conseguiríamos fazer este trecho rapidamente seguindo pela trilha número 3, Senda del Mirador Lapataia. Porém, havia nevado bastante no dia anterior e quase não conseguíamos ver a trilha. Assim, continuamos seguindo pela estrada que tem o caminho mais longo, mas com a certeza que estávamos no caminho certo.

Final da Ruta Nacional N3

Final da Ruta Nacional N3

Baia Lapataia

Baia Lapataia

Depois de passar um tempo na Baia Lapataia a neve já tinha derretido bastante e conseguimos voltar tranquilamente pela trilha número 3 que estava bem visível, o que nos economizou bastante tempo para chegar no ponto que o transfer iria nos buscar.

Senda del Mirador

Senda del Mirador

Parque Nacional Tierra del Fuego

Parque Nacional Tierra del Fuego

Visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego é essencial se você vai para Ushuaia. É magnífico ver o parque todo coberto de neve durante o inverno, bem como as montanhas da região. Porém, esta época acaba ficando um pouco prejudicada se você tem a intenção de fazer trilhas mais longas pela região.

Informações Úteis

Preço do Transfer Don Alejo ida e volta: 100 pesos argentinos
Preço de Entrada no Parque Nacional Tierra del Fuego: baixa temporada é gratuito e na alta temporada é de 100 pesos argentinos no verão para residentes do Mercosul com apresentação do passaporte.
Preço do Tren del Fin do Mundohttp://www.trendelfindelmundo.com.ar/servicios_tarifas.php

Faça suas reservas com a gente!

 

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão para continuarmos trazendo novos conteúdos e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham!

1477164494_city Reserve seu hotel pelo Booking.com

1477164553_car Alugue seu carro com a RentCars

1477164568_add Adquira seu seguro viagem com a Seguros Promo

1477164715_camera Reserve seus tickets para atrações pela Ticket Bar (EUA e Europa) e com a DayTour4u (Argentina, Colombia e Uruguai, e Brasil)

1482250327_mobile Compre câmbio com Melhor Câmbio

1482250327_mobileCompre seu chip com a EasySym4U

1477164599_editdocument Quer um roteiro de viagem pronto? Conheça a coleção 3 Days Anywhere

Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)

20 pensamentos em “Parque Nacional Tierra del Fuego: Guia e Relato

  • Katia Portugal

    OI Erick, show seus comentários! Me tire uma duvida! Alugando um carro a gente ganha tempo na visitação do parque ou não adianta, pois onde o carro vai o transfer também vai??? Grata Abçs

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Katia, você ganha tempo apenas para não esperar o transfer passar em outros locais para pegar outros visitantes e também não fica presa ao horário de volta. Porém, o trajeto é o mesmo que você faria de carro.
      Abraços

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Fernando…no mapa do post tem a rota que é possível fazer de carro. É bem restrito e você não acessa tantos lugares, mas pelo menos ela te leva até o final da estrada onde está a placa e a Baia Lapataia. Para conhecer bem o parque, apenas com trilha mesmo.
      Abraços

      • Patricia

        Olá, Parabéns pelo seu relato!
        Adorei a matéria!! Vou em Maio e você indicaria 1 dia ou 2 para reservar apenas para o Parque?
        De todas as trilhas que fez no Parque, quais as q vc acredita que não podem faltar? 🙂

        • Erick Stengrat Autor do post

          Olá Patrícia, obrigado pelo elogio. Em relação ao tempo, depende do que você vai fazer. Se fizer o circuito W, precisa reservar 4 dias inteiros e ter disposição para longas caminhadas. Se você tiver um ou dois dias, recomendo alugar um carro e conhecer o parque desta maneira.
          Abraços

  • Jean Osmond

    Oi Erick, tudo ok? parabéns pela matéria.
    Então, qual é a época do ano em que tem menos neve (os meses) ?
    Levando em conta q tenho todo o tempo do mundo, seria ruim fazer tudo a pé?

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Jean, se você não quiser pegar neve e aproveitar bastante o parque, vá entre outubro e abril. De carro você irá conseguir apenas chegar até o final da Ruta Número 3, mas as trilhas só são acessadas a pé mesmo ! Se você tem bastante tempo, dá para ficar dois dias no parque.
      Abraços

  • Geysa

    Erick, estou adorando os seus relatos! Mas fiquei tensa com este relato do transfer lhe deixar em um ponto e apenas falar que lhe buscará em outro ponto. Não tem como se perder pelo caminho? O local é realmente bem sinalizado?
    Grande Abraço

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Geysa, obrigado pelo elogio em relação aos relatos. Os caminhos são bem demarcados sim e tem o tempo aproximado de percurso !!! É difícil se perder !!! De qualquer maneira, dependendo da época do ano que você for, você encontrará diversas pessoas fazendo as trilhas.
      Abraços

  • Luciene Santos

    Olá Erick, estou pesquisando alguns destinos internacionais e gostei do seu relato. Se eu for para Ushuai, qual o melhor custo-beneficio? Saindo de Buenos Aires ou outro local? Pretendo ir em dezembro. É um bom período?
    Desde já agradeço,

    • Erick Stengrat Autor do post

      Oi Luciene, para chegar em Ushuaia você precisará partir de Buenos Aires…é a melhor maneira de chegar até lá se você pretende ir apenas para Ushuaia. Quanto ao período de dezembro, é um ótimo período…você não verá nada (exceto no topo das montanhas), mas há muitas atividades para serem feitas durante esta época…além disso, os dias são bem longos e você consegue aproveitar bastante.
      Abraços

  • Cesar Castaldi

    Legal seu post! Muito útil. Dúvida: quanto tempo levou para fazer estas trilhas no inverno? Acabou optando para o transfer lhe buscar às 15h ou 17h? Visitou todos os pontos (1 a 5) do mapa mais simples (de inverno)? abs

    • Erick Stengrat Autor do post

      Olá Cesar, tudo bem? Acabei fazendo as trilhas número 2, 3 e 5 e consegui pegar o transfer das 15h. Porém, acabei perdendo muito tempo para chegar a Baia Lapataia pois fui pelo caminho da estrada…se você já estiver acostumado com caminhadas, de 3 a 4 horas você consegue terminar todas as trilhas deste circuito mais simples.
      Abraços