Guia para Passeios no Atacama: Como Planejar seu Roteiro

Ultimamente temos recebido algumas mensagens pedindo ajuda para montar um roteiro para o Atacama já que as informações disponíveis na internet estão um pouco dispersas. Além disso, nada melhor do que a experiência de alguém que já foi para ajudar montar o seu planejamento da melhor maneira possível. Nós escrevemos um relato de viagem para o Atacama e, para resumir, fizemos este pequeno guia com os passeios no Atacama para ajudar na sua viagem para o deserto mais árido do mundo.

Quantos Dias Ficar no Atacama?

Para fazer o básico do Atacama você precisa de 3 dias conforme colocado no roteiro básico. Porém, recomendaríamos ficar na região pelo menos 4 dias para aproveitar e ir ao Salar de Tara que, na nossa opinião, é o melhor passeio da região do Atacama. Se você tiver muitos dias disponíveis, dá até para fazer um roteiro incluindo o Salar de Uyuni.

Passeios no Atacama – Roteiro Básico

Os passeios no Atacama são para todos os gostos: lagoas nos altiplanos andinos, lagoas de sal, geiser, subidas em vulcões e etc. Alguns passeios podem ser feitos por conta própria e em outros é recomendável contratar uma agência. Os horários abaixo são àqueles praticados pela maioria das agências disponíveis em San Pedro de Atacama e a escolha do que fazer depende do seu estilo de viagem:

Valle de la Luna / Valle de la Muerte (horário 16h – 20h)

O Valle de la Luna fica na Cordilheira do Sal e tem este nome pela sua superfície lembrar a superfície da Lua: o terreno é acidentado e é coberto por uma camada de sal, deixando sua superfície branca. Neste passeio você passará pelas Três Marias, a Grande Duna e o Anfiteatro.

Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio ao Valle de la Luna e Valle de la Muerte.

Valle de la Luna

Valle de la Luna

Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas (horário 7h – 16h)

Este passeio tem como ponto alto as Lagunas Altiplânicas, mas antes ele passa por diversos locais como o Salar de Atacama, Laguna Chaxa e os povos de Toconao e Socaire. Este passeio tem uma diversidade de paisagens muito grande, variando de uma lagoa de sal até um lindo lago na base de um vulcão.

Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio ao Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas.

Lagunas Altiplanicas

Lagunas Altiplânicas – Laguna Miscanti

Geyser El Tatio (horário 4h – 12h)

O horário de saída faz com que você pense em não ir neste passeio, mas todo o esforço vale a pena. O Geyser El Tatio fica a 90km de San Pedro de Atacama e está localizado na base da Cordilheira dos Andes. Na volta, você passa pelo povoado de Machuca que é praticamente desabitado.

Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio ao Geyser El Tatio.

Geyser El Tatio

Geyser El Tatio

Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche (horário 16h – 20h)

A Laguna Cejar possui uma concentração de sal tão alta que é impossível afundar. A sensação de boiar sem ter que mexer os braços é inexplicável e demora alguns minutos para se acostumar.  Depois você irá em direção aos Ojos del Salar que são duas lagoas de água doce no meio do deserto formadas por águas subterrâneas.O passeio irá terminar na Laguna Tebinquiche onde você poderá ver o pôr-do-sol.

Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio à Laguna Cejar e como é o pôr-do-sol na Laguna Tebinquiche.

Laguna Cejar

Laguna Cejar

Passeios no Atacama – Roteiro Adicional

Se você tiver mais tempo na região do Atacama, você também poderá fazer:

Salar de Tara (horário 8h – 16h): este foi o nosso favorito no Atacama e o colocamos na lista de prioridades. É um passeio com uma diversidade de paisagens incríveis, talvez mais ainda do que o passeio das Lagunas Altiplânicas: lagoas de sal, flamingos, vulcões e grandes formações rochosas que impressionam.
Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio ao Salar de Tara.

Pukara de Quitor (horário 9h – 13h):este passeio te leva para conhecer as riquezas culturais dos Lickan Antay, os primeiros povos que habitavam a região do Atacama.  O sítio arqueológico fica bem próximo à cidade de San Pedro de Atacama e também dá para fazer este passeio de bicicleta por conta própria. Porém, desta maneira você acaba perdendo a informação histórica da região que é passada pelos guias.

Termas de Puritama (horário 14h – 17h): estas águas termais formam uma piscina com temperatura de aproximadamente 33ºC. É uma boa opção se você está querendo relaxar um pouco na sua viagem.

Montanhismo: há várias opções de montanhismo pela região, como o Cerro Toco, vulcão Licancabur, vulcão Lascar, entre outros. Porém, lembre-se que você estará em altitudes elevadas e um tempo de aclimatação é necessário para a ascensão nestes locais.
Você pode ler aqui todo nosso relato da subida ao Cerro Toco.

Dicas para Montar o Roteiro no Atacama

Você pode usar os horários indicados acima para montar o seu roteiro da melhor maneira possível. Segue abaixo algumas dicas adicionais:

1. O passeio das Lagunas Altiplânicas e do Salar de Tara duram o dia todo. Se você quiser fazer ambos, reserve dois dias na sua programação.

2. Os passeios Valle de la Luna, Laguna Cejar/Tebinquiche e o Termas de Puritama são realizados na parte da tarde e você precisará de 3 tardes para fazer todos eles.

3. Combine o dia do Geyser El Tatio com um dos passeios da parte da tarde. Como o Geyser El Tatio tem retorno às 12h para o Atacama, dá para fazer tranquilamente um passeio na parte da tarde.

4. Se possível, tente chegar no Atacama no final da manhã ou no começo da tarde. Assim, você já aproveita esse dia para realizar um dos passeios da tarde. Só tome cuidado para não fazer muito esforço no primeiro dia já que San Pedro de Atacama fica a 2.500m de altitude e você pode sentir os efeitos do soroche nos dois primeiros dias.

Você tem mais alguma sugestão de passeios no Atacama? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.


Siga o nosso blog no Facebook: https://www.facebook.com/myDestinationAnywhere
Siga nosso perfil no Twitter: @mydest_anywhere
Siga nosso perfil no Google+: https://plus.google.com/+Mydestinationanywhere-blog/
Siga nossas fotos no Instagram: @mydest_anywhere


Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Faça sua reserva clicando no banner do Booking no nosso blog. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma hospedagem bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham !

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 8 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

69 Responses to Guia para Passeios no Atacama: Como Planejar seu Roteiro

  1. Mauricio Takumi Ono disse:

    Opa e ae Erick blz?
    Me diz uma coisa, vou para Atacama dia 17/11 e volto dia 24/11.

    Fora os passeios tradicionais (Vale de La Luna/La Muerte, Salar Atacama e Lagunas Altiplanicas, Geyser el Tatio, Laguna Cejar e Tebinquiche e Salar de Tara).

    Qual mais vc recomenda? Afina vou ficar na cidade 7 dias.

    Abs e Obrigado

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Maurício, tudo bem? Como você vai ficar na cidade por 7 dias, vale a pena ir até o Salar de Uyuni na Bolívia. Tem agências em San Pedro de Atacama que fazem o roteiro de ida e volta até o Uyuni que dura de 3 dias a 4 dias…acho que no seu caso vale a pena avaliar esta opção já que você terá mais tempo no local.
      Abraços.

      • Mauricio Takumi Ono disse:

        Oq vc acha desse roteiro com 1 passeio por dia?

        1 – Salar de Atacama e Lagunas Altiplanicas
        2 – Geyser el Tatio
        3 – Lascar Volcano
        4- Salar de Tara
        5 – Laguna Cejar e Tebinquiche
        6 – Valle de La Luna e La Muerte
        7 – Cerro Toco

        Obrigado pela ajuda

        • Erick Stengrat disse:

          Oi Maurício, tudo bem? Eu tinha feito uma sugestão para o Salar de Uyuni pois daria para fazer, mas se você não tem a intenção, os passeios que você traçou está bom sim. Só lembre-se que os passeios da Laguna Cejar e Tebinquiche e Valle de la Luna e la Muerte são na parte da tarde e você teria o dia todo disponível.
          Eu só mudaria um pouco a ordem…por exemplo, eu colocaria o Laguna Cejar e o Valle de la Luna depois da subida ao Cerro Toco e ao Lascar. Como as subidas são cansativas, no dia seguinte você poderia descansar um pouco melhor.
          Abraços

  2. Olá, Erick!!
    Parabéns pelo site, as suas dicas estão me salvando =)
    Esses passeios incluem alimentação também ou fica por nossa conta?
    Obrigada!

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Franciellen, que bom que gostou do blog !!! Os passeios que ocorrem o dia todo incluem alguma alimentação leve (até porque você estará a uma altitude considerável): Salar de Atacama/Lagunas Altiplânicas, Salar de Tara e Geyser El Tatio (este último inclui o café da manhã).
      Abraços

  3. Manuel Gomes da Cunha disse:

    Erick, boa tarde!
    Estamos viajando para o Chile em 03/11/2014 e chegaremos em Atacama no dia 09/11/2014 e ficaremos 6 (seis) dias. Por desconhecer totalmente a Região, pois os meus destinos tem sempre sido a Europa, procurei durante muito tempo dicas para programar a viagem. Foi uma felicidade que encontrei tua matéria que se enquadra exatamente naquilo que estava pensando.
    Você foi tão feliz na explanação e nas dicas, bem como nas recomendações que não tenho dúvida em escolher este roteiro.
    Também, certamente vou escolher a agência Colquetours e o “Roteiro Básico” + Salar de Tara.

    Muito obrigado por teres escrito de tal forma que não há duvida alguma a esclarecer.

    Manuel Cunha

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Manuel, tudo bem? Muito obrigado pelo seu comentário…fiquei muito feliz de ter ajudado tanto no seu roteiro e espero que a viagem seja ótima. Você vai adorar o Atacama e este local possui paisagens incríveis…
      Depois passa por aqui para contar como que foi e se você tiver alguma dúvida estou a disposição.
      Abraços…

  4. Alex disse:

    Olá Erick, adorei suas dicas. Agora eu queria te perguntar. Tenho 20 dias de férias em janeiro de 2015 e queria passar todo ou quase todo rssss esses dias no norte do Chile. Pelo que vi não precisa ficar tanto tempo assim por lá para curtir o que a região tem de melhor. O que vc indica? Ir para Bolivia tb? Fazer de SPA de base para todos os passeios e ficar em mais de uma cidade? Não tenho experiencia em montar roteiros entre várias cidades e países e fico perdido com tanta informação que encontro nos blogs e fóruns kkkkk. Meu problema é que não dirijo portanto meu deslocamento é mais complicado. Vou agora em outubro ficar 8 dias em Rapa Nui, mas lá é tranquilo pq é uma ilha. Brigadão e se puder me dar mais dicas eu agradeço, senão seguirei seu roteiro e ficarei uma semana por lá. Abraços e parabéns pelos relatos. Obrigado.

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Alex, tudo bem? No norte do Chile eu só fui para a região do Atacama que é a mais recomendada para ir por lá. Você pode fazer a sua base em San Pedro de Atacama para visitar todos os locais por lá em 5 dias e também ir para o Salar de Uyuni a partir do Atacama. Isso te daria 8 dias para aproveitar aquela região. Com os dias restantes eu recomendaria continuar pela Bolívia e visitar outros locais deste país ou voltar para Santiago (de onde você irá sair para ir ao Atacama) e fazer a parte sul do Chile…não sei se é a sua intenção, mas acho que fica 20 dias apenas no norte é muito tempo.
      Abraços

  5. Priscila Sato disse:

    Olá Erick, tudo bem?
    Tive a ideia de viajar para o Atacama hoje e já li várias coisas bacanas em muitos blogs, mas não achei em nenhum lugar falando quanto fica em média todos os passeios indispensáveis de se fazer, você consegue me dar uma média?!

    Obrigada e parabéns pelo blog!!!

    Beijos

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Priscila, tudo bem?
      Eu acabei falando deste valor no relato que eu fiz dos seis dias que fiquei por lá. Acho legal ler com mais detalhes este post do relato que, além do preço, tem também informações de como chegar até lá e etc: http://mydestinationanywhere.com/2013/02/12/relato-de-viagem-chile-san-pedro-de-atacama/
      Porém, para resumir…o custo dos passeios foi de 85.000 pesos chilenos reservando apenas com uma agência todos os principais (Valle de la Luna/Muerte, Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas, Geyser El Tatio, Laguna Cejar e Tebinquiche, Salar de Tara).
      Beijosss…

  6. Liana disse:

    muito legal este post. Estou indo pro Atacama no reveillon. Será que devo reservar os passeios com antecedencia ou compro assim que chegar lá? Ficarei lá por 8 dias.
    obrigada
    Liana

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Liana, tudo bem??? Pode reservar tudo quando chegar lá. Eu também fiquei com receio de fazer isso, mas lá tem muita agência disponível e você até consegue negociar um melhor preço pessoalmente…
      Abraços

  7. Vanessa disse:

    Oi Erick!
    Parabens pelo post!

    Vou pra Santiago em novembro e queria passar em Atacama para conhecer (já que não tem neve…rs) mas terei no maximo 3 dias e 2 noites. Será que da pra curtir? Qual passeio você mais recomenda?

    Outra coisa: você fechou o hotel daqui ou fechou em Santiago? Recomenda o local que ficou? poderia passar o contato?

    Obrigada!!!

    Abraços.

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Vanessa, obrigado pelo elogio em relação ao post :) !!!
      Com 3 dias e 2 noites dá para curtir sim…não é o ideal, mas você já consegue fazer básico. Neste tempo eu recomendo o Valle de la Luna/Valle de la Muerte (parte da tarde) e Lagunas Altiplânicas + Salar de Atacama (o dia todo). No outro dia você pode fazer o Salar de Tara ou o Geyser…depende de qual você acha mais interessante pelo posts que eu fiz. Eu gostei muito do Salar de Tara, mas isso é bastante pessoal…
      Eu fiquei hospedado no Hostal Corvatsch, mas nem fiz nenhuma menção no blog pois eu não curti minha hospedagem por lá…
      Abraços

  8. andrea f magalahes disse:

    oi
    chegarei em Calama às 22:00 horas , é perigosos viajar de noite para São Pedro, é melhor dormir em Calama e sair de manhã para São Pedro?

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Andrea, não compensa ficar em Calama pois para isso você terá que sair do aeroporto, dormir em algum local da cidade e depois se locomover no dia seguinte apenas para ir para San Pedro de Atacama. Quando chegar em Calama, do próprio aeroporto você consegue pegar o transfer para San Pedro do Atacama e é bem tranquilo…o transfer já te deixa na porta do seu hotel/hostel em San Pedro de Atacama.
      Abraços

  9. neigroove disse:

    Oi Erick, parabéns pelo blog, várias dicas esses posts =D

    Vi em outro site que fez o tour astronômico mas não pela SPACE. Vamos numa época que é lua cheia e vi que eles não fazem esse tour =/ Saberia informar outras agências que fazem esse tour? E o que achou sobre o tour por outra agência?

    Obrigado

    • Erick Stengrat disse:

      Oi Neigroove, obrigado pelos elogios dos posts =) !
      Eu fiz com a agência Vision Atacameña, mas não gostei muito. Foi uma experiência legal pois eu nunca tinha feito nada parecido, mas eles só tinham 3 telescópios e eu achei que poderia ter sido melhor. De qualquer maneira, tenta passar no endereço da agência SPACE e ver se eles estão abertos. Não custa tentar antes de procurar uma outra opção na hora…
      Abraços

  10. Paulo disse:

    Opa! Eu novamente! Estou em dúvida se fecho a hospedagem com antecedência ou se seria tranquilo pesquisar ao vivo. Pensei em fechar para os dois primeiros dias e pesquisar lá para os outros quatro. Talvez até procurar em Calama um local para passar a primeira noite e conhecer um pouco esse local.
    Será que terei dificuldades, considerando que chegarei por volta de 18:30 do dia 16/06 em Calama?

    Grande abraço!

    • Erick Stengrat disse:

      Oi Paulo, eu sempre prefiro fechar pelo menos dois dias da hospedagem para não ter problema. Se você não está muito seguro com sua hospedagem, acredito que vale a pena fazer isso e depois procurar por outras opções quando estiver na cidade. Em relação a Calama, nunca pesquisei sobre o local para saber se vale a pena conhecer…tem bastante coisa para se fazer no Atacama e se você ficar muito tempo em Calama pode ser que acabe perdendo tempo e não consiga fazer tudo que queira em San Pedro de Atacama.
      Abraços

  11. Oi, Erick! Seus posts estão ótimos e nem preciso pesquisar mais nada por aí. Nosso objetivo é conhecer os mais atrativos, porém estou receosa de me cansar muito, pois vou no início de setembro.

    Pretendo chegar em um voo até 16h. Por enquanto, pensei num roteiro assim:

    Dia 1: Valle de la Luna / Valle de la Muerte (horário 16h – 20h)

    Dia 2: Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas (horário 7h – 16h)

    Dia 3: não sei

    Dia 4: não sei

    – Você acha que vale a pena visitar a Laguna Cejar em setembro, que ainda deve estar frio? Pelo seu post, parece que é mais legal no verão.

    – Esses passeios, no geral, caminham muito e há muitas subidas? Pergunto isso porque o Thiago odeia caminhar rs e no frio vai ser mais difícil ainda. Meu receio é sentir falta de ar…

    – Quais passeios você acha que cansam demais? Salar de Tara pelo que li é bem cansativo. Cerro Toco pra ele acho que também não vai rolar, porque você relata que não é fácil a subida.

    Quero fazer passeios, mesmo que poucos, que não sejam tão cansativos. Se tiver algum que não seja fácil mas também não seja impossível, acho que rola. O que você me indicaria para colocar em mais dois dias do roteiro? Caso não tenha opção, dentro desses limites de ser cansativo, acho que vou diminuir os dias lá…

    Abs,
    Aline

    • Erick Stengrat disse:

      Oi Aline, tudo bem? Obrigado pelo comentário e fico feliz que esteja cogitando ir para o Atacama. Vale muito a pena.

      Quanto às suas dúvidas:
      – Mesmo em setembro seria legal visitar a Laguna Cejar pois depois tem um por-do-sol muito bonito na Laguna Tebinquiche. No verão é mais interessante pois você entra na água sem pensar por causa da alta temperatura, mas no inverno a temperatura neste ponto não fica muito baixa e até daria para arriscar entrar um pouco.
      – Não tem muitas caminhadas não. O que mais possui caminhada é o Valle de la Luna na hora que você vai subir a Grande Duna (é opcional e a subida demora uns 15 minutos…vale a pena pois lá de cima você consegue tirar uma foto panorâmica do lugar). O restante dos passeios é bem tranquilo e a agência te leva direto nos pontos mais interessantes e não precisa andar a ponto de ficar cansativo.
      – O Salar de Tara é cansativo pois demora o dia todo e ele é um pouco longe da cidade, mas você quase não anda a pé. Vale a pena cogitar fazer este passeio. Quanto ao Cerro Toco, pelo que eu entendi realmente não rola para vocês irem…ele é bem puxado para quem não está acostumado a andar e a altitude atrapalha muito.

      Neste dois dias, eu recomendaria colocar o Salar de Tara em um dia e o Geyser el Tatio + Laguna Cejar no outro. Se você não curtiu muito o post do geiser (é interessante, mas de todos os passeios que fiz foi o que menos gostei), eu tentaria jogar a Laguna Cejar para o mesmo dia das Lagunas Altiplânicas e você ficaria um dia a menos por lá. Neste caso é bom ver com a agência se dá pois não são todas que fazem estes dois no mesmo dia já que dependendo do guia o passeio não volta a tempo da saída para a Laguna Cejar.

      Me avise se tiver mais alguma dúvida.
      Abraços

      • Opa! Se é tranquilo, me empolguei mais. Já avisei ao Thiago que você recomendou os passeios e montei um roteiro assim, veja o que acha:

        02- chegada em Calama

        03- Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas (horário 7h – 16h) Li uma dica que diz: começar por passeios que não subissem muito rápido a altitude e este passeio foi recomendado para ser o primeiro. O que acha?

        04- Valle de la Luna / Valle de la Muerte (horário 16h – 20h)

        05 – Salar de Tara (8h- 16h) mais longe

        06 – Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche (horário 16h – 20h)

        Tirei o Geyser El Tatio porque não me atraiu muito… Vou deixar a Laguna Cejar separado das Altiplânicas para não ficar cansativo. Você acha que essa ordem acima está boa, ou mudaria alguma coisa?

        Ah! Em algum desses dias quero fazer o Tour de las estrellas. Você fez com outra agência sem ser a SPACE, não foi isso? E acabou que não era o que você esperava, pelo que li. Já vi que nessas datas sera lua nova ;)

        Acho que vou procurar essa agência Colquetours que você recomendou. Fico com receio de procurar outras e o serviço não ser bom. Já que você recomendou, melhor ir no certo ;)

        Muito obrigada pelos seus esclarecimentos. Com certeza vou linkar seu post lá no blog, futuramente! Ele está ótimo!

        • Erick Stengrat disse:

          Oi Aline…é tranquilo sim…eu achei que iria andar bastante, mas no final você anda bem pouco. Apenas o Cerro Toco que é beeem puxado.

          Em relação ao seu roteiro, eu acho que você poderia trocar o dia das Lagunas Altiplanicas pelo dia do Valle de la Luna. O Valle de la Luna é um passeio bem perto da cidade de San Pedro de Atacama e a altitude é menos de 3.000m. Já as Lagunas, acontece em altitudes de um pouco mais de 4.000m. Assim, você vai se acostumando com a altitude aos poucos se fizer o Valle de la Luna antes das Lagunas Altiplânicas.

          O tour astronômico eu fiz por uma agência chamada Vision Atacameña, mas acabei nem escrevendo porque não gostei muito. A mais recomendada é a SPACE mesmo e, como você estará em lua nova, será melhor ainda :) !!!

          Eu fiz tudo com a Colquetours e gostei bastante…não tive problemas com eles e consegui um preço com fechando tudo em um só lugar. Eles tem um site que ajuda bastante (várias agências de lá não possuem site).

          Se precisar de mais alguma coisa me avisa Aline… :)

          Beijos

  12. Monique disse:

    Adorei o Blog!

    Olá Erick! Tudo bem?

    Vou para o Atacama em agosto de 19 a 24 , sabe como vai estar o tempo la?

    Quais os passeios indicados para essa época?

    Obriagada

    • Erick Stengrat disse:

      Oi Monique, tudo bem? Obrigado pelo elogio.
      A temperatura nesta época do ano é mais amena…durante o dia é cerca de 22C, mas durante a noite ela pode chegar próximo de 5C na cidade. Você pode fazer todos os passeios que eu listei (http://mydestinationanywhere.com/category/chile/san-pedro-de-atacama/). Porém, os passeios que acontecem em altitudes mais elevadas (cerca de 4.000m) são bastante frios como o das Lagunas Altiplânicas, Geyser el Tatio e Salar de Tara. É bom levar blusa corta vento, bota impermeável, touca e luva, principalmente para o Geyser onde a temperatura pode facilmente ficar abaixo de zero nesta época. Como as temperaturas são mais amenas, entrar na Laguna Cejar também é um pouco mais complicado…mas depende da vontade da pessoa e se a temperatura do dia não está baixa para entrar na água…
      Abraços

      • Monique disse:

        Olá Erick!

        Muito obrigada pelas dicas!

        Com relação a hospedagem o que você indica?

        Obrigada!

        Monique

        • Erick Stengrat disse:

          Oi Monique,
          Infelizmente eu não tive uma hospedagem muito boa lá, então acabei nem escrevendo nada sobre o lugar (Hostel Corvatsch). A melhor coisa seria dar uma procurada no Booking por boas recomendações…
          Abraços.

          • Barbara disse:

            Pessoal, não querendo me intrometer mas já me intrometendo..rs
            Eu fiquei no hotel La Casa de Don Tomas e adorei. É bem localizado a poucos metros da Caracoles e bem confortável. Gostei muito do preço e do que eles oferecem.
            Erick, queria agradecer a sua ajuda que foi muito util. Fui para o Deserto mês passado e foi maravilhosoooooo…Fiquei apaixonada pelo deserto e realmente quero voltar um dia.
            Da proxima vez quero ficar mais tempo e incluir a Bolivia no roteiro até o salar de Yunni.
            Bom, eu fiz os seguintes passeios:
            Primeiro dia que eu cheguei nao fiz nada pois cheguei já era 19:00.
            No segundo dia fizemos somente Vale de La Luna / Vale de la Muerte com o Vale do Coitote. Adorei!
            No terceiro dia fizemos Lagunas Altiplanicas Completas. Ela sendo completa, inclui além das Lagunas Altiplanicas normais (Minisque, Myscanti, Chaxa), o Salar de Aguas Calientes, Piedras Rojas e Laguna Tuyajcto que eu queria muito conhecer. Foi um dos passeios que eu mais gostei.
            No quarto dia fizemos Termas de Puritama pela manhã e realmente recomendo pois é muito gostoso apesar de ser carinho. Aliás fechei meus passeios com a agencia Ayllu Expediciones e ameiiii! Eles tem vários diferenciais….Na Termas de Puritama, eles levam até roupão para você andar pelas termas (detalhe, até o Tierra Atacama que é um 5* estava lá e nao tinha esse diferencial para os passageiros). Amei…O legal de fazer pela manhã é que está mais vazio do que de tarde. Nesse mesmo dia pela tarde fizemos a Laguna Cejar (aquela que boia como no mar morto), foi bem legal e mais uma vez a Ayllu nos surpreendeu! Eles levam cadeiras para os passageiros, levam água doce para dar um banho quando sai da Laguna salgada (lá tem um chuveiro, mas fica longe da laguna e sempre tem fila). Saindo de lá fomos para a Laguna Tebinquiche que é SENSACIONAL o por do sol. Mais uma vez o diferencial da Ayllu é que somos os últimos a sair de lá. Então ficamos até o anoitecer para ver as estrelas que saltavam do céu. Saimos de lá mais de 20h00 e a lua ainda nao tinha aparecido, com isso o céu estava impressionante.
            Por fim no meu ultimo e quinto dia, fizemos os Geisers el Tatio. Mais um passeio imperdível apesar de não ser o meu predileto. Mas é um “must to do”.
            Não tive tempo de ir ao Salar de tara e nem fazer o tour Astronômico pois era lua cheia, então não quis gastar dinheiro com isso. Mas certamente voltarei ao Deserto e da próxima vez quem sabe não incluo uma subida ao vulcão Lascar??
            O Deserto é encantador e nos deixa enfeitiçados por tamanha beleza em um lugar de extremos…
            Obrigada mais uma vez Erick por tirar tantas duvidas minhas antes da minha viagem.
            Até a próxima!

            • Erick Stengrat disse:

              Oi Barbara, tudo bem?
              Você não está se intrometendo não…na verdade é ótimo ter a opinião dos leitores depois que eles visitaram os locais que eu dou dicas aqui no blog. Muitíssimo obrigado por ter voltado aqui para contar sua experiência e também indicar uma agência e um hostel.
              Eu também quero ir para a Bolívia a partir de San Pedro de Atacama e subir o vulcão Lascar…quem sabe na próxima vez :) !!!
              Abraços e obrigado novamente pelo seu relato !!!

          • Monique disse:

            Que pena!

            Bom, reservei o hotel.

            Agora só esperar, depois te conto como foi!

            Obrigada!

            Bjs

            • Erick Stengrat disse:

              Muito legal Monique. Depois passa aqui e nos conta como foi essa sua experiência do hotel e também do Atacama.
              Beijos e ótima viagem !!!

  13. André disse:

    Opa, Erick!

    Parabéns pela iniciativa. Seu blog é realmente um sucesso!

    Estou programando minha viagem para o Chile e chegarei à Calama no dia 16 de maio (em torno de 16:30) e partirei em 24 de maio ( 07:20). Logo terei 7 dias inteiros no deserto, onde, sem dúvida quero incluir o passeio que leva ao Salar de Uyuni, que me toma 4 dos 7 dias de viagem pela região. A ideia é utilizar os meus 3 dias pelo Atacama da forma mais racional e respeitando os limites do corpo, é claro.

    Pensei em distribuir o meu roteiro da seguinte forma:
    15/16 – Recife – São Paulo – Santiago – Cálama – San Pedro de Atacama (23:59 – 03:20 09:05 – 12:30 – 16:15 – 18:25) ou (23:59 – 03:20 – 07:35 – 10:35 TAM – 14:05 – 16:15 LAN)
    Compra dos passeios
    17 – Atacama – aclimatacão – Museu Gustavo Le Paige e Igreja de San Pedro. Compra dos passeios
    Valle de la Luna y Valle de la Muerte (16 a 20h)
    18 – Atacama – Geysers del Tatio (04 a 12h) – Lagunas Cejar/Tebinquiche (horário 16h – 20h)
    19 – Salar de Uyuni
    20 – Salar de Uyuni
    21 – Salar de Uyuni
    22 – Salar de Uyuni – San Pedro de Atacama
    23 – Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas (horário 7h – 16h) – Calama
    24 – Calama – Temuco (07:20 – 09:25 – 11:05 -12:30) – Pucón

    Pensei em dispensar o vulcão Lascar porque já vou ter uma experiência em Pucón, no vulcão Villarica.
    Vi que vc recomenda bastante o passeio do Salar de Tara, então pensei que poderia trocar o passeio do dia 23 (Lagunas Altiplanicas) por ele.

    O que vc acha do roteiro? É possível? Muito cansativo? Alguma sugestão? Desnecessária a aclimatação do primeiro dia?

    Outra coisa, pensei nesse plano de voltar da Bolívia pro Atacama porque imaginei que poderia deixar o grosso da bagagem no depósito do hotel e viajar só com o mínimo. Você viu gente fazendo isso ou soube de hotéis que guardam suas bagagens por alguns dias? Da pra confiar?

    Abraço

    • Erick Stengrat disse:

      Olá André, tudo bem? Gostei demais do seu roteiro e acho que você programou tudo certinho !!! Só queria fazer alguns comentários:

      – se possível chegue em Calama por este voo da LAN às 16:15. Assim, você terá mais tempo para chegar no Atacama e avaliar vários preços com as agências da cidade antes de fechar com alguma delas. Eu fechei com a Colquetours que me ofereceu um preço legal por tudo, mas vale dar uma nova pesquisada.
      – acho a aclimatação no primeiro dia bem necessária e como o passeio do Valle de la Luna e la Muerte já fica perto da cidade, você consegue ter uma boa aclimatação no primeiro dia.
      – você não precisaria voltar para Calama no próprio dia 23…você pode agendar sua volta para o dia 24 na parte da manhã com o pessoal da Trans Licancabur (eu fiz isso e o meu voo saiu às 09:45 de Calama). Assim, você teria mais uma noite no Atacama (pode até pegar um tour astronômico com a agência SPACE).
      – eu curti demais o Salar de Tara mesmo, mas ainda acho que você poderia fazer as Lagunas Altiplânicas. O passeio das Lagunas é mais completo e com uma diversidade de paisagens maior do que o do Salar de Tara.

      Como não tinha tempo para fazer o Salar de Uyuni, acabei nem vendo esta questão da mala. No hostel que eu fiquei não permitiam nem deixar a mala para voltar para pegar no mesmo dia (caso uma pessoa tivesse um voo no período da tarde). Se você ficar em algum hotel, é mais provável e seguro de que eles guardem para você, mas é bom mandar um email para eles antes para ter certeza.

      Abraços !!!

  14. Paulo disse:

    Olá, Erick. Tudo bem?

    Estou planejando um passeio com minha esposa para San Pedro do Atacama, possivelmente também passear em Santiago na volta. Pretendo fazer um montanhismo, mas também gostaria de fazer o tour astronômico na região. Você o fez? Que dica você tem sobre isso?

    Outra pergunta, penso em comprar as passagens para Junho, apesar da copa, mas você acha que seria mais interessante fazê-lo na época em que você foi, em dezembro?

    Um abraço e obrigado.

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Paulo, tudo bem? Eu também fui para Santiago e vou colocar os posts em breve…assim você já pega algumas dicas sobre lá também.

      Eu cheguei fazer o tour astronômico com a agência Vision Atacameña, mas não gostei muito. Já li vários relatos dizendo que o melhor tour astronômico na região é feito pela agência SPACE e recomendo procurar por essa agência. O único ponto é que a SPACE não faz tour durante a lua cheia. Como era meu caso, peguei a Vision Atacameña mesmo.

      Quanto a melhor época, junho é bom pois as temperaturas estão mais amenas. Em contrapartida, neva bastante nos altiplanos e os passeios das Lagunas Altiplânicas e do Geyser podem ser um pouco prejudicados pelo mau tempo. Em dezembro faz bastante calor, mas é melhor do que ir no inverno já que você consegue fazer todos os passeios sem problemas (inclusive os que entram na água como Laguna Cejar).

      Abraços

      • Paulo disse:

        Muito obrigado, meu caro. Mas eu não vou aguentar esperar até o fim do ano.
        Já mandei um e-mail para a SPACE e comecei a fazer os planos. Vou aguardar suas dicas para Santiago, então, decidi passar 3 dias lá.

        Tudo de bom!

  15. Jeter disse:

    Erick,

    muito legal esse seu blog, está sendo muito útil pra mim.
    Estou indo pro Atacama e espero chegar dia 27/04 as 12:00.
    Vou ter 1 tarde e 4 dias inteiros.
    Estou com dúvida, quem sabe você me ajuda.
    Meu roteiro:
    dia 1 – Valle de la Luna

    dia 2 – Geyser El Tatio
    Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche

    dia 3 – Salar de Tara

    dia 4 –
    dia 5 –

    Minha dúvida é se faço o Licancabur ou o passei o das Lagunas Altiplânicas
    Se eu fizer o Licancabur são necessários dois dias, ai não vou poder fazer o passei o das Lagunas Altiplânicas.
    Estou mais inclinado a fazer o Licancabur.
    Já fiz uma mochilada no Peru, e não tive problema com altitude, mas sei que subir 400m quando se está a 5000m de altitude é uma tarefa hercúlea hehehe.

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Jeter, tudo bem?
      Obrigado pelos elogios. Tenho certeza que você vai curtir muito o Atacama…vale muito a pena ir para lá. Quanto ao seu roteiro, eu tenho duas sugestões:
      – se você realmente quiser fazer o Licancabur e tiver preparo para fazer, faça. O Salar de Tara foi o passeio que eu mais gostei, mas isso é bem pessoal. Acredito que para quem vai pela primeira vez vale mais a pena fazer as Lagunas Altiplânicas. Assim, você faria as Lagunas Altiplânicas e o Licancabur. Deixaria o Salar de Tara para outra oportunidade.
      – outra possibilidade (eu gosto mais dessa) é fazer o Salar de Tara, as Lagunas Altiplânicas e fazer um montanhismos de um dia. Eu fiz o Cerro Toco, mas você também pode subir o Vulcão Lascar (ativo) em um dia que parece ser bem legal.
      Abraços !!!

      • Jeter disse:

        Obrigado Erick,
        Acho que vou ficar com a sua dica
        Salar de Tara, Lagunas Altiplânicas e Vulcão Lascar ou Cerro Toco.
        Preparo físico para fazer o Licancabur eu acho que tenho, mas não gostaria de perder os outros passeios.

        Abraços,

  16. Tuany e Ricardo disse:

    Oi Erick!

    Muito legal seu post! Ajudou-me muito! Em que mês você foi para o Atacama (em agosto mesmo?). Meu marido e eu estaremos indo agora em maio… E já tô quase colocando o coração pela boca!

    Abraço.

    • Erick Stengrat disse:

      Olá, tudo bem? Obrigado pelo comentário !!! Eu fui para o Atacama no mês de dezembro e peguei bastante calor durante o dia, porém, nos passeios que acontecem nos altiplanos como Lagunas Altiplânicas, Salar de Tara e principalmente o Geyser fazio frio mesmo no verão. Como você vai em Maio, fique mais preparada para o frio desta região…mas com certeza valerá muito a pena :) !!!
      Abraços

  17. Simone b disse:

    Oi, Erick! Obrigada por sua generosidade em nós relatar e dar dicas sobre o Atacama. Estou indo pra lá em abril e muitas das coisas que você escreveu me ajudou a formatar a minha viagem. Valeu!

  18. Biamorim disse:

    Oi Erick! Quero subir o Lascar e vc sabe qual seria a agencia que oferece o elhor preco?? Ate agora o melhor que conegui custa 360 reais….. pela Ayulli. Vou em Maio ! Mal posso esperar!

    • Erick Stengrat disse:

      Oi Bia !!! Conheço uma pessoa que acabou de voltar do Atacama e fez a subida ao Lascar com a agência Cumbres 6000 … eles cobraram 150 dólares !!! Usando a conversão de hoje dá mais ou menos o mesmo valor que você encontrou pela Ayulli…
      Eu lembro que quando subi o Cerro Toco o preço ficava um pouco menor com mais pessoas no passeio…então se você conseguir juntar um grupo você consegue um preço melhor negociando pessoalmente lá na agência. Como a subida é recomendada para ser feita depois de uns dias que você estiver lá, daria tempo de ver se alguém quer fazer o mesmo passeio !!!
      O Atacama é demais…você não perde por esperar mesmo…um dos lugares mais incríveis que já fui !
      Um Abraço

  19. Barbara disse:

    Erick, faltam 3 meses e estou ansiosa…rs
    Lendo de novo os seus posts você fala que o Salar de Tara é prioridade.. :-(
    Entre ele e o Salar de Atacama qual você recomenda?
    #arrependida de ficar somente 4 noites/3 dias inteiros

    • Erick Stengrat disse:

      Oi Barbara, obrigado pelo comentário.

      Se você chegar na cidade antes das 15h, até daria para fazer todo o roteiro básico neste tempo que você tem. No dia da sua chegada dá para fazer o Valle de la Luna/la Muerte, no dia seguinte o Salar de Atacama + Lagunas Altiplânicas (várias agências fazem este passeio em conjunto), no outro dia fazer o Salar de Tara e no último fazer o Geyser el Tatio + Laguna Cejar/Tebinquiche. Agora se você chegar na cidade muito tarde e não conseguir fazer o Valle de la Luna, recomendo substituir a Laguna Cejar pelo Valle de la Luna pois o Valle de la Luna é único.

      Me avise se tiver mais alguma dúvida ou se precisar de mais ajuda :)

  20. Barbara disse:

    Erick, obrigada pelas respostas.
    Acho que vou fazer:
    Geiser del Tatio pela manha e vale da lua e da morte de tarde com a GRADO 10 (eles fazem essas dobradinhas)
    Lagunas Altiplanicas com Salar de Atacama pela manha e a Cejar a tarde a Grado 10 tbm faz essa dobradinha) e meu ultimo dia pensei em ir para o lado Boliviano para visitar as Lagunas Verde e Blanca. Eu deixaria de visitar o Salar de Tara.
    Mas vi umas fotos das Lagunas verde e blanca e fiquei apaixonada. Alguma outra laguna do lado chileno tem a mesma tonalidade?
    Não sei se você esteve do lado boliviano, mas dá uma olhada no google images na cor dessa agua…
    Obrigada desde já!

    • Erick Stengrat disse:

      Oi Bárbara.
      A dobradinha do Geiser del Tatio é tranquila pois este passeio chega na cidade às 12h, então dá tempo suficiente para fazer qualquer passeio da tarde. Bom saber que esta agência também faz a dobradinha do Salar de Atacama/Laguna Cejar. Acho que as Lagunas Altiplânicas também é imperdível e você tinha que fazer :) !
      Eu consegui ver a Laguna Blanca quando subi no Cerro Toco, mas foi bem de longe. Deve ser bem legal ir mais perto e não conheço nada no Chile que tenha a mesma tonalidade. Depois conta para a gente como que foi este passeio…
      Abraços e obrigado pela visita :)

      • Barbara disse:

        Erick, tudo bem? Continuo com a minha busca por uma agencia que fosse para a Laguna Verde e Blanca (lado Boliviano). E a unica que pelo menos por enquanto, eu pesquisei e achei, é a sua! Colque Tours. Acabei de escrever para eles para saber o valor. Na verdade eles levam até a Laguna Colorada (Bolivia) passando por Laguna Blanca, Laguna Verde, Salvador Dali desert, Hot Springs, Sol de Mañana Geysers e por fim a Laguna Colorada.
        Mas descobri outra Laguna com a coloração parecida, que é uma continuação das Lagunas Altiplanicas, mas quando chega nas Lagunas Miscanti & Minisques normalmente os passeios voltam, e esse não, esse continua até o Salar de Aguas Calientes e ali do lado está a Laguna Tuyajto que é lindissima. Não vejo a hora…Agora vou esperar a cotação da Colque Tours para definir se vou para o lado da Bolivia ou se faço essa Laguna Tuyajto. Acho que vou acabar indo para a Bolivia mesmo, ainda mais que chega até a Laguna Colorada. E no outro dia faço as Lagunas Altiplanicas normal. Obrigada tá?
        Depois venho postar o que defini e como foi. Obrigada pela ajuda até agora.

        • Erick Stengrat disse:

          Olá Bárbara, infelizmente eu não consegui ir para o lado boliviano (só consegui ver a Laguna Blanca do topo do Cerro Toco), mas este lado boliviano é incrível mesmo !!! Não conhecia esta Laguna Tuyajto, mas vi algumas fotos agora e com certeza vale a pena, ainda mais se você conseguir fazer junto com as Lagunas Miscanti & Miniques. Depois posta aqui o que você conseguiu fazer pois serve de referência para quem quiser fazer o mesmo roteiro que você.
          Obrigado pela sua contribuição :)
          Abraços

  21. Barbara disse:

    Erick,
    Estou indo em abril de 2014. Fechei um pacote de 4 noites no Atacama. Mas chego lá no dia 15/04 no fim da tarde (18:00) certamente não terá mais nada para fazer. Você sabe me informar que horas as agencias fecham? Estou com medo de chegar lá e não ter tempo de contratar nenhum passeio para o dia seguinte. Bom, terei o dia 16, 17 e 18 inteiros. Dia 19/04 volto para Santiago.
    Estou tão em dúvida quanto aos passeios. Estou apaixonada pela Laguna Verde que fica no lado Boliviano. Parece que a cor da agua é muitooo mais linda do que a do Salar do Atacama.
    Estou pensando em fazer:
    – Salar de Tara ou Laguna Verde/Blanca em um dia
    – Geyseres pela manha/ Vale de la Luna e de La Morte no outro dia
    – Salar de Atacama
    Li alguns posts que a Laguna Cejar fica proxima do Salar de Atacama….
    enfim…perdidinha..rs

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Barbara, tudo bem?
      As agências costumam ficar abertas até umas 20h pois elas esperam o pessoal retornar dos passeios na parte da tarde. Você não deve ter problemas para encontrar algumas agências abertas. Mesmo se estiverem fechadas alguns hostels fazem a reserva para você. Você pode mandar um email antes para o seu hostel e pedir para ele reservar ou já perguntar se dá para reservar quando você chegar no hostel. A Laguna Cejar fica na mesma reserva que o Salar de Atacama. Porém, nas agências que eu visitei o Salar de Atacama é feito juntamente com as Lagunas Altiplânicas e a Laguna Cejar é feito juntamente com os Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche. Como você tem pouco tempo, acho que você poderia tentar fazer a Laguna Cejar no mesmo dia das Lagunas Altiplânicas. Só veja com a sua agência se dá tempo pois o retorno das Lagunas Altiplânicas é bem próximo com a saída para a Laguna Cejar.
      Espero ter ajudado e se tiver mais alguma dúvida me avisa.

  22. Erik Gomes disse:

    Erick, tudo bem?! Adorei seu relato. Você fez esses passeios todos com agência ou alugou um carro lá no Atacama? É mais vantagem fechar um hostel e de lá se programar para fazer estes passeios? Qual que você recomendaria lá?
    Um grande abraço e parabéns pelo blog, mais uma vez!

    • Oi Erik, tudo tranquilo? Obrigado pelos parabéns =) ! Vamos lá…

      Todos os passeios acima eu fiz com agência pois eu estava sozinho por lá. Se a sua intenção é fazer de carro, eu só não recomendaria fazer o Geyser e o Salar de Tara por conta. No Geyser você precisa chegar lá muito cedo para pegar o campo geotérmico ativo, então é complicado dirigir no escuro por um lugar que você não conhece e ainda com prazo para chegar. Já o Salar de Tara é impossível chegar por conta…o guia dirige pelo meio do deserto por uma hora sem referência nenhuma…rsrs

      SIm, é melhor você deixar pelo menos uma noite reservada em um hostel para não ter surpresa quando chegar. Se por acaso você não curtir o hostel, pelo menos uma noite está garantida e lá você procura por outro. Eu fiquei no Hostel Corvatsch mas não curti…já ouvi pessoas falando que o Hostel Elin é bom, mas como não fiquei neste não posso te garantir.

      Os passeios dá para reservar na hora…eu fui em dezembro (alta temporada) e reservei tudo quando cheguei. Tem bastante opção por lá…

      Abraços e se precisar de mais alguma informação me avisa !

  23. Aline disse:

    Tem uma margem de preço dos passeios??

    • Oi Aline…eu reservei os passeios do “Roteiro Básico” + Salar de Tara com a agência Colquetours e o valor foi de 85.000 pesos chilenos para todos eles !!! É melhor fechar com a mesma agência que você consegue uns preços mais acessíveis. Além disso, eu subi o Cerro Toco e o valor apenas desta subida foi de 60.000 pesos chilenos (mas este é um passeio que não é comum de se fazer). Se tiver mais alguma dúvida é só entrar em contato..
      Abraços e obrigado pelo comentário.

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)