Guia para Passeios no Atacama: Como Planejar seu Roteiro

Ultimamente temos recebido algumas mensagens pedindo ajuda para montar um roteiro para o Atacama já que as informações disponíveis na internet estão um pouco dispersas. Além disso, nada melhor do que a experiência de alguém que já foi para ajudar montar o seu planejamento da melhor maneira possível. Nós escrevemos um relato de viagem para o Atacama e, para resumir, fizemos este pequeno guia com os passeios no Atacama para ajudar na sua viagem para o deserto mais árido do mundo.

Quantos Dias Ficar no Atacama?

Para fazer o básico do Atacama você precisa de 3 dias conforme colocado no roteiro básico. Porém, recomendaríamos ficar na região pelo menos 4 dias para aproveitar e ir ao Salar de Tara que, na nossa opinião, é o melhor passeio da região do Atacama. Se você tiver muitos dias disponíveis, dá até para fazer um roteiro incluindo o Salar de Uyuni.

Passeios no Atacama – Roteiro Básico

Os passeios no Atacama são para todos os gostos: lagoas nos altiplanos andinos, lagoas de sal, geiser, subidas em vulcões e etc. Alguns passeios podem ser feitos por conta própria e em outros é recomendável contratar uma agência. Os horários abaixo são àqueles praticados pela maioria das agências disponíveis em San Pedro de Atacama e a escolha do que fazer depende do seu estilo de viagem:

Valle de la Luna / Valle de la Muerte (horário 16h – 20h)

O Valle de la Luna fica na Cordilheira do Sal e tem este nome pela sua superfície lembrar a superfície da Lua: o terreno é acidentado e é coberto por uma camada de sal, deixando sua superfície branca. Neste passeio você passará pelas Três Marias, a Grande Duna e o Anfiteatro.

Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio ao Valle de la Luna e Valle de la Muerte.

Valle de la Luna

Valle de la Luna

Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas (horário 7h – 16h)

Este passeio tem como ponto alto as Lagunas Altiplânicas, mas antes ele passa por diversos locais como o Salar de Atacama, Laguna Chaxa e os povos de Toconao e Socaire. Este passeio tem uma diversidade de paisagens muito grande, variando de uma lagoa de sal até um lindo lago na base de um vulcão.

Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio ao Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas.

Lagunas Altiplanicas

Lagunas Altiplânicas – Laguna Miscanti

Geyser El Tatio (horário 4h – 12h)

O horário de saída faz com que você pense em não ir neste passeio, mas todo o esforço vale a pena. O Geyser El Tatio fica a 90km de San Pedro de Atacama e está localizado na base da Cordilheira dos Andes. Na volta, você passa pelo povoado de Machuca que é praticamente desabitado.

Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio ao Geyser El Tatio.

Geyser El Tatio

Geyser El Tatio

Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche (horário 16h – 20h)

A Laguna Cejar possui uma concentração de sal tão alta que é impossível afundar. A sensação de boiar sem ter que mexer os braços é inexplicável e demora alguns minutos para se acostumar.  Depois você irá em direção aos Ojos del Salar que são duas lagoas de água doce no meio do deserto formadas por águas subterrâneas.O passeio irá terminar na Laguna Tebinquiche onde você poderá ver o pôr-do-sol.

Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio à Laguna Cejar e como é o pôr-do-sol na Laguna Tebinquiche.

Laguna Cejar

Laguna Cejar

Passeios no Atacama – Roteiro Adicional

Se você tiver mais tempo na região do Atacama, você também poderá fazer:

Salar de Tara (horário 8h – 16h): este foi o nosso favorito no Atacama e o colocamos na lista de prioridades. É um passeio com uma diversidade de paisagens incríveis, talvez mais ainda do que o passeio das Lagunas Altiplânicas: lagoas de sal, flamingos, vulcões e grandes formações rochosas que impressionam.
Você pode ler aqui todo nosso relato do passeio ao Salar de Tara.

Pukara de Quitor (horário 9h – 13h):este passeio te leva para conhecer as riquezas culturais dos Lickan Antay, os primeiros povos que habitavam a região do Atacama.  O sítio arqueológico fica bem próximo à cidade de San Pedro de Atacama e também dá para fazer este passeio de bicicleta por conta própria. Porém, desta maneira você acaba perdendo a informação histórica da região que é passada pelos guias.

Termas de Puritama (horário 14h – 17h): estas águas termais formam uma piscina com temperatura de aproximadamente 33ºC. É uma boa opção se você está querendo relaxar um pouco na sua viagem.

Montanhismo: há várias opções de montanhismo pela região, como o Cerro Toco, vulcão Licancabur, vulcão Lascar, entre outros. Porém, lembre-se que você estará em altitudes elevadas e um tempo de aclimatação é necessário para a ascensão nestes locais.
Você pode ler aqui todo nosso relato da subida ao Cerro Toco.

Dicas para Montar o Roteiro no Atacama

Você pode usar os horários indicados acima para montar o seu roteiro da melhor maneira possível. Segue abaixo algumas dicas adicionais:

1. O passeio das Lagunas Altiplânicas e do Salar de Tara duram o dia todo. Se você quiser fazer ambos, reserve dois dias na sua programação.

2. Os passeios Valle de la Luna, Laguna Cejar/Tebinquiche e o Termas de Puritama são realizados na parte da tarde e você precisará de 3 tardes para fazer todos eles.

3. Combine o dia do Geyser El Tatio com um dos passeios da parte da tarde. Como o Geyser El Tatio tem retorno às 12h para o Atacama, dá para fazer tranquilamente um passeio na parte da tarde.

4. Se possível, tente chegar no Atacama no final da manhã ou no começo da tarde. Assim, você já aproveita esse dia para realizar um dos passeios da tarde. Só tome cuidado para não fazer muito esforço no primeiro dia já que San Pedro de Atacama fica a 2.500m de altitude e você pode sentir os efeitos do soroche nos dois primeiros dias.

Você tem mais alguma sugestão de passeios no Atacama? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.


Siga o nosso blog no Facebook: https://www.facebook.com/myDestinationAnywhere
Siga nosso perfil no Twitter: @mydest_anywhere
Siga nosso perfil no Google+: https://plus.google.com/+Mydestinationanywhere-blog/
Siga nossas fotos no Instagram: @mydest_anywhere


Você precisa fazer uma reserva de hospedagem?

Faça sua reserva clicando no banner do Booking no nosso blog. Você não vai pagar nada a mais por isso e o blog ganha uma comissão do Booking. Você consegue uma hospedagem bacana e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham !




Compre seu Ingresso Conosco e Evite Filas

Faça sua compra de ingressos clicando no banner da TicketBar no nosso blog. Você consegue desconto em ingressos para várias atrações, evita filas e o blog ganha uma comissão da TicketBar. Você vai para sua viagem sem preocupações e é uma ótima maneira de retribuir as informações que você obteve no blog. Todos ganham !

Me encontre

Erick Stengrat

Sou formado em Química pela USP, trabalho com Desenvolvimento de Embalagens e também sou responsável pelo conteúdo do blog my Destination Anywhere. Adoro viajar para destinos isolados, mas também não dispenso uma cidade grande. Já pisei em 11 países e só penso em aumentar a lista.
Me encontre

95 Responses to Guia para Passeios no Atacama: Como Planejar seu Roteiro

  1. Cristina disse:

    Adorei as dicas, vou para lá em julho e estou montando o roteiro agora, ficarei cinco dias, então vou aproveitar bastante as dicas de passeios extras que você indicou. Valeu!

  2. Vanessa disse:

    Oi Erick, tudo bem!!!!
    Vim pra te agradecer todas as dicas! Foram 3 dias otimos no Atacama!!! Consegui fazer os passeios principais, foi cansativo massss valeu muito a pena!!!

    Coloquei sua pagina no meu post sobre o Atacama, espero que não tenha problemas! (se tiver me avise)

    bjos e muito obrigada!!!!

    http://vanbragamendes.blogspot.com.br/2014/12/deserto-do-atacama-em-3-dias-passeios.html

  3. Luiz Alfonso Ciprandi disse:

    Olá Erick,

    Moro na divida do RS com SC, pertinho da Argentina e pretendo no final de janeiro ir até o Pacífico de carro, ficando de 3 a 4 dias no Atacama como principal passeio.

    Já vi que o ideal é reservar a hospedagem antes e os passeios pode ser na hora, mas ainda tenho dúvidas:

    – como tenho alguma flexibilidade de data, quero saber se muda algo entre os dias da semana? Tipo é melhor ou pior no final de semama?
    – pro passeio astronômico, tem alguma fase da lua que é melhor?
    – vi outro blog que alguns passeios posso ir de carro mesmo, o que acha?
    – alguma sugestão?

    Obrigado pela atenção!

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Luiz, tudo bem??
      Eu fui para o Atacama no Natal e fiquei até um pouco antes do ano novo. Não senti muita diferença entre os finais de semana e dias de semana…em janeiro há bastante procura e você não deve ver diferença entre estes períodos. Para o passeio astronômico, a melhor fase da lua é a lua nova e a pior é a lua cheia. A melhor agência e a mais recomendada é a SPACE…e eles nem fazem o passeio durante o período da lua cheia.
      Acho que é válido ir de carro sim já que você estará de carro na região. Dos passeios que eu citei, eu só não recomendaria ir de carro no Geyser El Tatio e no Salar de Tara. No Geyser você precisa chegar lá bem cedo e a estrada a partir de um determinado ponto é ruim…assim, não é legal dirigir por uma estrada ruim no meio da madrugada. Eu acho que vale a pena pegar algum tour. Já o Salar de Tara é praticamente impossível chegar sem um guia pois boa parte do percurso é feita no meio do deserto…sem nenhuma referência.
      Abraços

  4. Mauricio Takumi Ono disse:

    Acabei de voltar de Atacama
    Passei 8 dias lá e 3 em Santiago.
    Gostei muito das 2 cidades e vou voltar ao Chile em mais oportunidades.
    Vou deixar aqui se o Erick deixar minha experiencia lá.

    Chegamos em Atacama dia 17/11 depois de 3 dias em Santiago.
    Como chegamos bem cedo só deixamos nossa malas no North Terra Hostel (ele é novo, somente 2 meses) e fomos fechar os passeios.
    O Hostel fica na Rua Domingo Atienza, 380 fica a 2 quadras da Caracoles q é a principal de Atacama. O Hostel é bem simples somente as camas, 1 armario, e o banheiro. Não tem piscina, TV, AR. Tem somente um wi-fi meio lerdo. Mas por ser proximo do centro valeu muito a pena.

    Por indicação fechamos todos os passeios com a LAYANA q fica na Tocopilla.
    Optamos por fazer 1 passeio por dia, mas quem quiser dá para fazer 2 passeios, mas fica corrido. Somente no ultimo dia q acabamos alugando 2 bikes (alugamos por 1.000 pesos chilenos por hora)e fomos até Quitor de Pukor q fica a 3km em linha reta. Tem um mirante q da umas fotos legais, mas são pelo menos 1 hora de subida. (entrada 3.000 pesos chilenos cada um)

    18 – Valle del Arcoiris (25.000 pesos chilenos) + entrada 2.000 pesos chilenos
    Como eram poucas pessoas acabamos indo com a Whirpolo. Mas o guia foi muito solicito explicando tudo.

    19 – Valle de La Luna e La Muerte ( 10.000 pesos chilenos) + entrada 2.000 pesos chilenos
    Local muito bonito e dá boas fotos na Pedra do Coyote. Vale a pena.

    20 – Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama (35.000 pesos chilenos) + entrada 5.000 pesos chilenos
    Lugar tb bonito

    21 – Geyser del Tatio (22.000 pesos chilenos) + entrada 5.000 pesos chilenos
    FRIOOOOOOOOOOOOOOOOOO estava com 3 blusas e passei muito frio. Se tiver roupa termica leve pq vc vai usar.

    22 – Salar de Tara ( 50.000 pesos chilenos)
    Meio decepcionante na minha opnião. Esperava mais.

    23 – Termas de Puritana ( 12.000 pesos chilenos) + entrada 15.000 de manhã e fds ou 9.000 a tarde pesos chilenos É um passeio q não vale muito a pena na minha opiniao.

    24 – Laguna Cejar e Tebinquiche ( 15.000 pesos chilenos) + 4.000 pesos chilenos
    Muito bonito e foi uns dos q mais gostei.

    TOTAL de 169.000 pesos chilenos cada um. Fechando todos os passeios com eles pagamos cada um 133.000 pesos chilenos fora as entradas.

    Caso alguem queira ir para o Salar de Uyuni, ao lado da LAYANA tem uma operadora q foi muito recomendada.
    O passeio de 3 dias sai por 100.000 pesos chilenos, mas vc tem q ir embora da Bolivia.
    O passeio de 4 dias sai por 160.000 pesos chilenos e vc volta para Atacama.
    Não fizemos e nos arrependemos, pq pelo jeito vale muito a pena. As fotos q vimos são espetaculares.

    Com relação a comida Atacama é uma cidade cara. Nesses dias compramos 18 Litros de agua q deu 4800 pesos chilenos.
    Restaurantes bons são O GRADO 6, Blanco, Casa di Piedra e o La Charrua. Comida boa e preço razoavel.

    Bom acho q é isso.
    Caso queiram saber de mais algo e eu puder responder estarei disponivel.

    Abs

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Maurício, tudo bem? Muito obrigado pelo seu relato e por enviar os preços atualizados !!! Com certeza ajudam muito quem está procurando por outra opinião de quem já foi…
      Que pena que você não gostou do Salar de Tara…foi o que eu mais gostei. Já o da Laguna Cejar e Tebinquiche eu achei legal, mas não faria novamente. É gosto mesmo…
      Abraços e obrigado novamente :) !!!

    • Mauricio, obrigada pelas informações!!

      Você sabe o nome da operadora indicada para fazer o passeio no Salar? Você indica alguma para os passeios no Atacama? Também gostaria de saber se você tem indicação de hostel…

      Obrigada.

      • Bom Dia Franciellen

        Qual Salar? Uyuni? Se for, a operadora é porta colada com a Layana. Mas não lembro o nome dela.

        Qtos aos passeios, depende muito de qtos dias disponiveis vc tem para ficar lá. Eu fiquei 8 dias e fiz 1 passeio por dia.
        Na minha opinião o unico q eu não recomendo é o Termas de Puritana. (Claro a não ser q c vc goste de ficar numa piscina de agua quente por umas 2hs).
        Achei caro demais o passeio e sem graça.

        Os melhores hostels ficam perto da Caracolles q é a rua principal de Atacama. Mas são os mais caros tb. Eu fiquei no North Hostel (Rua Domingo Atienza, 380), em quarto e banheiro privado. Paguei 8 dias U$$ 582. Mas lá é bem simples. Somente cama, um armario e uma net meio lerda. Não tem Piscina, TV, nada de luxo. Caminhando fica 1 min da Caracolles.

        Caso necessite de mais algo pode perguntar.

        Abs

  5. Harumi disse:

    Oi Erick parabens pelo blog, vc saberia dizer se algum passeio pode ser feito com bike e qual empresa me acompanharia, minha preocupação é qto a altitude. Obrigada.

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Harumi, obrigado pelo elogio em relação ao blog. O passeio do Valle de la Luna e Valle de la Muerte pode ser feito com agência através de bicicleta. Tem também o Pukara de Quitor que visita um sítio arqueológico da era pré-colombiana. Como não fiz estes passeios de bicicleta, não tenho nenhuma agência para indicar. Mas na hora você encontra diversas agências que tem esta opção.
      Abraços

  6. Bruna disse:

    Olá Erick, adorei o seu relato sobre o Atacama e gostaria da sua ajuda para a minha viagem.
    Infelizmente não poderei ficar o tempo suficiente pra conhecer bem o deserto então queria fazer passeios marcantes por la.

    Chego em San Pedro de Atacama, aproximadamente, as 20h no dia 28/12 e no dia 29/12 pego o ônibus para Arica as 20h10, ou seja, terei 24h apenas para aproveitar :(

    To pensando em fazer o Tour Astronômico na noite que estarei la – dia 28. (Entrei em contato com a Space e o tour em espanhol começa as 23h.)

    E no segundo dia estou em dúvida entre fazer Pukara de Quitor e Vale da luna/Vale da morte de bike (tem que ser por conta própria pq os tour voltam depois das 20h e meu ônibus sai de San Pedro as 20h10) ou fazer o tour nas Lagunas Altiplânicas e dar uma volta pelo vilarejo no tempo restante.

    Outra dúvida, você lembra o horário que as agências fecham em San Pedro? Pq como chegarei tarde to com medo de pegar as agências fechadas e não conseguir marcar um passeio para o outro dia cedo.

    Se vc tiver alguma outra sugestão pro dia 29 também será muito bem vinda.

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Bruna, tudo bem? Que pena que você terá pouco tempo em San Pedro de Atacama. É um lugar incrível que vale a pena ficar pelo menos 4 dias para aproveitar mais toda a região.
      Em relação ao horário de fechamento, é bem diferente e você encontra agências que fecham mais cedo e outras que fecham mais tarde. Se você fizer o Pukara de Quitor e o Valle de la Luna por conta própria você não precisa se preocupar com o horário de fechamento delas. Agora se você for fazer o Lagunas Altiplânicas, minha recomendação é entrar em contato com alguma agência para tentar reservar antecipadamente. Os hotéis e hostels também fazem a reserva…vale a pena falar com o local onde você vai ficar para avisar que você quer fazer o passeio no dia seguinte.
      Uma outra sugestão é tentar fazer algum tour particular…daria até para conhecer as Lagunas Altiplânicas, o Salar de Atacama e ainda passar no Valle de la Luna…mas neste caso você teria que desembolsar um valor maior e precisaria achar alguém lá que fizesse esse tipo de trabalho (infelizmente não tenho ninguém para recomendar).
      Abraços

  7. Vanessa disse:

    Oi Erick, tudo bem? Vamos pro Chile daqui uma semana! Chegaremos no Atacama da 19 a noite e voltaremos dia 23/11 bem cedo, ficando dias 20,21,22, vc acha que da pra fazer mais de um passeio por dia?
    Pensei nesse esquema o que vc acha? Será que daria certo? Nossa estou muito empolgada e seu blog gera ainda mais expectativas!!

    20/11
    Geyser El Tatio
    Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche

    21/11
    Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas
    Tour astronomico

    22/11
    Salar de Tara
    Valle de la Luna e Valle de la Muerte

    Se for inviavel o que vc aconselha como imperdivel???

    Muito obrigada!!!!

    • Erick Stengrat disse:

      Oi Vanessa, tudo bem? Que bom que gostou do blog e que ele está gerando mais expectativa. Com certeza será uma viagem incrível.

      Em relação ao seu roteiro, você incluiu os principais passeios e, de maneira geral, está bom. Porém, eu mudaria o Geyser El Tatio para o segundo ou terceiro dia já que você acorda muito cedo para fazer este passeio e você ainda estará se acostumando com a altitude de San Pedro de Atacama no primeiro dia. Além disso, eu colocaria o Valle de la Luna e Valle de la Muerte junto com o Geyser. Como o Geyser tem retorno às 12h, é certeza que você consegue fazer um passeio na parte da tarde e o Valle de la Luna e La Muerte é muito mais interessante do que a Laguna Cejar e Tebinquiche. Você pode colocar a Laguna Cejar e Tebinquiche para o mesmo dia do Salar de Atacama ou Salar de Tara, mas não é 100% de certeza que você consiga fazer no mesmo dia já que o horário de retorno destes passeios pode variar um pouco. Assim, ficaria:

      20/11
      Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas
      Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche (se der tempo)

      21/11
      Salar de Tara
      Laguna Cejar e Laguna Tebinquiche (se não conseguir fazer no primeiro dia e der tempo)
      Tour astronomico

      22/11
      Geyser El Tatio
      Valle de la Luna e Valle de la Muerte

      Espero que tenha ajudado ! Se tiver mais alguma dúvida avisa e depois volte para contar como foi a sua viagem e se deu tempo para fazer a Laguna Cejar ! :)

      Abraços

  8. Mauricio Takumi Ono disse:

    Opa e ae Erick blz?
    Me diz uma coisa, vou para Atacama dia 17/11 e volto dia 24/11.

    Fora os passeios tradicionais (Vale de La Luna/La Muerte, Salar Atacama e Lagunas Altiplanicas, Geyser el Tatio, Laguna Cejar e Tebinquiche e Salar de Tara).

    Qual mais vc recomenda? Afina vou ficar na cidade 7 dias.

    Abs e Obrigado

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Maurício, tudo bem? Como você vai ficar na cidade por 7 dias, vale a pena ir até o Salar de Uyuni na Bolívia. Tem agências em San Pedro de Atacama que fazem o roteiro de ida e volta até o Uyuni que dura de 3 dias a 4 dias…acho que no seu caso vale a pena avaliar esta opção já que você terá mais tempo no local.
      Abraços.

      • Mauricio Takumi Ono disse:

        Oq vc acha desse roteiro com 1 passeio por dia?

        1 – Salar de Atacama e Lagunas Altiplanicas
        2 – Geyser el Tatio
        3 – Lascar Volcano
        4- Salar de Tara
        5 – Laguna Cejar e Tebinquiche
        6 – Valle de La Luna e La Muerte
        7 – Cerro Toco

        Obrigado pela ajuda

        • Erick Stengrat disse:

          Oi Maurício, tudo bem? Eu tinha feito uma sugestão para o Salar de Uyuni pois daria para fazer, mas se você não tem a intenção, os passeios que você traçou está bom sim. Só lembre-se que os passeios da Laguna Cejar e Tebinquiche e Valle de la Luna e la Muerte são na parte da tarde e você teria o dia todo disponível.
          Eu só mudaria um pouco a ordem…por exemplo, eu colocaria o Laguna Cejar e o Valle de la Luna depois da subida ao Cerro Toco e ao Lascar. Como as subidas são cansativas, no dia seguinte você poderia descansar um pouco melhor.
          Abraços

  9. Olá, Erick!!
    Parabéns pelo site, as suas dicas estão me salvando =)
    Esses passeios incluem alimentação também ou fica por nossa conta?
    Obrigada!

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Franciellen, que bom que gostou do blog !!! Os passeios que ocorrem o dia todo incluem alguma alimentação leve (até porque você estará a uma altitude considerável): Salar de Atacama/Lagunas Altiplânicas, Salar de Tara e Geyser El Tatio (este último inclui o café da manhã).
      Abraços

      • Erick, você indica alguma empresa para fazer o tour no Salar de Uyuni?

        • Erick Stengrat disse:

          Oi Franciellen, como eu não fiz o Salar de Uyuni, não posso fazer muita indicação em relação a este assunto. Porém, eu sei que a Colque Tours faz o tour para o Salar de Uyuni e eu gostei do serviço deles em San Pedro de Atacama.
          Abraços

          • Franciellen disse:

            Oi, Erik!
            Você sabe me informar se as agências de turismo lá em San Pedro abrem todos os dias e se os passeios acontecem todos os dias também? Eu estou querendo marcar as datas da minha viagem e gostaria de saber se tem algum dia da semana que não seja bom estar lá porque não poderei fechar um pacote e fazer os passeios!
            Desde já, obrigada =)

            • Erick Stengrat disse:

              Olá Franciellen, as agências em San Pedro de Atacama abrem todos os dias sim e os passeios também ocorrem diariamente. Eu cheguei em San Pedro de Atacama no dia de Natal e consegui encontrar muitas agências abertas, bem como passeios ocorrendo no mesmo dia.
              Abraços

  10. Manuel Gomes da Cunha disse:

    Erick, boa tarde!
    Estamos viajando para o Chile em 03/11/2014 e chegaremos em Atacama no dia 09/11/2014 e ficaremos 6 (seis) dias. Por desconhecer totalmente a Região, pois os meus destinos tem sempre sido a Europa, procurei durante muito tempo dicas para programar a viagem. Foi uma felicidade que encontrei tua matéria que se enquadra exatamente naquilo que estava pensando.
    Você foi tão feliz na explanação e nas dicas, bem como nas recomendações que não tenho dúvida em escolher este roteiro.
    Também, certamente vou escolher a agência Colquetours e o “Roteiro Básico” + Salar de Tara.

    Muito obrigado por teres escrito de tal forma que não há duvida alguma a esclarecer.

    Manuel Cunha

    • Erick Stengrat disse:

      Olá Manuel, tudo bem? Muito obrigado pelo seu comentário…fiquei muito feliz de ter ajudado tanto no seu roteiro e espero que a viagem seja ótima. Você vai adorar o Atacama e este local possui paisagens incríveis…
      Depois passa por aqui para contar como que foi e se você tiver alguma dúvida estou a disposição.
      Abraços…

Tire sua dúvida ou faça um comentário legal =)